Reprodução/redes sociais

EUA aplicam sanções à estatal russa Rosneft para estrangular Maduro

18.02.20 14:11

Desde que os Estados Unidos aplicaram sanções para minar a exportação de petróleo venezuelano, no início do ano passado, a ditadura de Nicolás Maduro (na foto, com o presidente russo Vladimir Putin, em 2019) passou a vender principalmente para a estatal de energia russa Rosneft.

Nesta terça-feira, 18, os Estados Unidos decidiram apertar ainda mais o cerco e atingir também a Rosneft.

“Hoje nós aplicamos sanções à empresa de energia russa Rosneft Trading, cortando o principal ‘tubo de oxigênio’ de Maduro para evadir as sanções impostas ao setor de petróleo venezuelano. Aqueles que apoiam o regime corrupto e permitem a repressão do povo venezuelano serão responsabilizados”, escreveu no Twitter o secretário de estado americano, Mike Pompeo.

A Rosneft Trading é uma subsidiária da estatal Rosneft e está registrada na Suíça. Foi criada para ajudar a companhia russa em suas operações externas. Seu presidente é o russo Didier Casimiro, que também foi alvo de sanções.

“A Rosneft Tradinig e seu presidente negociaram a venda e o transporte de petróleo cru venezuelano”, disse o secretário do Tesouro americano, Steve Mnuchin. “Os Estados Unidos estão determinados a impedir o saque dos ativos de petróleo da Venezuela pelo regime corrupto de Maduro.”

De acordo com as sanções, todas as propriedades e interesses da Rosneft Trading e de Didier Casimiro nos Estados Unidos serão bloqueados.

“A tentativa dos Estados Unidos é de interromper todos os canais de comercialização da PDVSA no mercado internacional”, diz o economista venezuelano Giorgio Cunto, da consultoria Ecoanalítica, em Caracas. “Com isso, começa o jogo de gato e rato das sanções. O resultado dependerá da capacidade americana de fazer com que elas sejam cumpridas e da habilidade da PDVSA em contorná-las.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um bloqueio naval resolve, é só o Trump querer. Mas ele não tem grandes motivos para gastar dinheiro com a Venezuela, os Países que estão arcando com os refugiados que têm que fazer algo. Sugiro fechar as fronteiras e deixar os insatisfeitos lá dentro, para derrubarem o Governo.

  2. Pô, my President, você foi tão objetivo em eliminar o porco Iraniano, por que não usa dois drones agora, um para o Maduro e outro para o Cabello? O Putin que se lasque e o "Chi Jin Pin", sei lá se esse é o nome correto, tá muito ocupado com o Corona virus.

    1. Penso que Trump vai matar sr. Podre no bolso. Melhor, na bolsa. Putin vai se descapitalizar com a debacle dos papéis lastreados na estatal venezuelana de óleo. O lance de Tio Donald é financeiro.

    2. Isso será feito após as eleições ou na véspera kkkk

  3. No planeta, pelo que tenho lido, somente a nossa esquerda defende Maduro e lhe atribui uma democracia. Nesse aspecto tenho que parabenizar a esquerda da Folha de SP, por ter, em seu editorial de 05/08/2017, feito a seguinte consideração, "a partir de hoje trataremos o presidente da Venezuela, como o Ditador Maduro e, seu governo, como uma Ditadura." (fácil de verificar por quem duvidar). Nossa esquerda tem essa mania de estar "sempre certa". Ruim para o Brasil apoiar e mais ruim para a esquerda.

Mais notícias
Assine agora
TOPO