Entidades cobram corte de supersalários: ‘Economia pagaria Bolsa Família para 1,1 milhão de pessoas’
Dez entidades integrantes da coalizão Unidos pelo Brasil assinaram uma carta em defesa da aprovação do projeto de lei que proíbe os “supersalários” no funcionalismo público. A proposta foi aprovada pelo Senado e está parada na Câmara há quatro anos. O texto e um abaixo-assinado devem ser entregues a deputados federais nesta quarta-feira, 2. De...
Dez entidades integrantes da coalizão Unidos pelo Brasil assinaram uma carta em defesa da aprovação do projeto de lei que proíbe os “supersalários” no funcionalismo público. A proposta foi aprovada pelo Senado e está parada na Câmara há quatro anos. O texto e um abaixo-assinado devem ser entregues a deputados federais nesta quarta-feira, 2.
De acordo com estimativas do Centro de Liderança Pública, signatário da carta, o governo gasta 2,6 bilhões de reais por ano para bancar remunerações acima do teto constitucional, cujo valor é de 39,2 mil reais. A cifra bilionária, diz a entidade, seria suficiente para pagar o Bolsa Família para 1,1 milhão de famílias por um ano, considerando o valor médio de 190 reais mensais.
Na carta, os dez movimentos mencionam que até mesmo a média remuneratória de alguns tribunais supera o teto. Os tribunais militares, por exemplo, pagam em média 51,8 mil reais por mês aos juízes. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a cifra sobe para 61,1 mil reais. Os números são do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ.
As entidades argumentam que barrar os supersalários, limitando as remunerações no setor público ao teto, mostra-se urgente, porque os contracheques astronômicos burlam a lei. “Hoje, 36% da remuneração de juízes é composta por estes extra salariais. O que era um teto, virou uma base”, escreveram.
Para as organizações, a aprovação do projeto resultará em “impactos positivos para a população mais vulnerável do país, onerando apenas uma fatia muito rica da população, além de ser mais um marco da postura republicana do Congresso Nacional”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2020-12-07 16:17:08Que vergonha , este judiciário que deveria dar bom exemplo. A culpa é sem duvida do nossos legisladores . Se o povo brasileiro,em sua grande maioria não vende-se seus votos. um projeto desse não passaria tanto tempo na camara federal. o povo são os verdadeiro culpados.
Pedrês
2020-12-04 09:14:00Nada mudará enquanto durar a relação incestuosa entre o congresso e o judiciário. Os processos de impeachment aos Levandovskis e Gilmares não decolam no senado, nem os processos contra deputados e senadores corruptos decolam no STF. Tá bão demais para essas "turminhas". Como será que desaguará o pleito inconstitucional da reeleição dos sem vergonhas dos presidentes da câmara e senado que o STF julgará em breve? De olhos neles, cidadãos!
JOSE João
2020-12-03 10:49:05vergonhoso e indecente e forma de burlar a constituição. E pior ainda quando quem deveria dar o exemplo são os membros do próprio judiciário que burlam a lei. E a lava toga?
Dalton
2020-12-03 10:22:34Será verdade o que leio? Será que algum dia esse povo irá ver que o congresso brasileiro faça algo em prol desse povo? Todos deveriam ter salário e não inúmeras gratificações penduradas na folha de pagamento. Um parlamentar não precisa ter inúmeras gratificações, que se sustente com o que ganha.
Martim
2020-12-03 10:08:26O Congresso precisa criar coragem para cortar na carne as mordomias da elite publica que sufoca a populaçāo pobre do Brasil.
Mc
2020-12-03 08:59:49Os deputados limparam a bhunda com o projeto das 10 medidas, imagina o que vão fazer com esse projeto ?
Marly
2020-12-03 07:38:45só acredito vendo isso acontecer...a casta de servidores públicos beneficiaria dos supersalarios é muito poderosa...
SILVANA
2020-12-03 00:32:44Seria um bom começo.
Inês
2020-12-02 23:43:45O botafoguense da lista da Odebrecht é um hipócrita que se passa por liberal, só que a máscara caiu, engavetando todos os projetos de lei em benefício dos brasileiros, daremos o troco nas eleições.
EDER
2020-12-02 21:58:18#corta o fura-teto