Erasmo Salomão/MS

‘Se eleições não aumentaram contaminações, não podemos mais falar em lockdown’, diz Pazuello

02.12.20 11:16

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), frisou nesta quarta-feira, 2, que o novo coronavírus permanecerá entre a população ao longo dos anos. Em justificativa à avaliação, observou que fatores externos, como as mudanças de estações e eventos que provocam aglomerações, a exemplo das eleições, provocam altas na contaminação.

Pazuello falou sobre o assunto durante audiência da comissão mista que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia. O ministro, inclusive, fez uso da ironia ao falar sobre o enrijecimento do isolamento social agora após os políticos avalizarem a realização das eleições municipais.

Se esse vírus se propaga por aglomeração e contato pessoal e nós tivemos a maior campanha democrática que poderia ter no nosso país, que é a municipal, nos últimos dois meses, se isso não trouxe nenhum tipo de aumento em contaminação, não podemos falar mais em lockdown nem em nada. É claro que há um pequeno aumento por isso”, disse.

O ministro criticou o que chamou de “lockdowns com base no medo”, implementados ao início da crise sanitária. No que viu como um erro, disse que algumas cidades, no início da pandemia, decretaram o isolamento “antes mesmo dos primeiros casos” da doença. Entretanto, afirmou que os gestores não podem ser condenados pelas medidas, porque “não tinham informações”.

O general ressaltou que somente a vacina e antivirais levarão os brasileiros de volta à normalidade. “O que vai nos dar normalidade no futuro breve é termos a vacina e o antiviral. Sem isso, nós temos que lidar com consequências e reflexo do que acontece”, observou.

Ainda assim, o ministro repetiu que o governo federal não pretende determinar a obrigatoriedade da vacinação contra o novo coronavírus. Na avaliação do ministro, promover campanhas de conscientização sobre a importância da imunização será suficiente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. É IMPRECIONANTE COMO UM PAU MANDADO MESMO TENDO UMA PATENTE ALTA FALA TANTA MERDA PARA A IMPRENSA SOB ORDEM DO CAPITÃO MALUQUINHO. É MAIS IDIOTA QUE O CHEFE.

  1. Fala sério! O PAZUELLO ainda NÃO "entendeu" nem "observou", pois mais uma vez foi na "conversa mole" do BOLSONARO, que nas eleições foram obrigatórias o uso de MÁSCARA, ÁLCOOL e DISTANCIAMENTO SOCIAL. O que não acontece nas PRAIAS, BALADAS, etc. Lamentável e vergonhoso, né cara? Acorda pra vida!

    1. O BOZOBOSTA PODE DAR O GOLPE QUANDO QUISER. ELE TERÁ O APOIO DOS MILICOS MUITOS DEPUTADOS E SENADORES SEM FALAR EM ALGUNS DO STF. QUE BOSTA.

  2. Um governo que nega a pandemia , a máscara , o isolamento social , a vacina , diz que morrer e natural e todos vamos morrer um dia .... O que podemos esperar ?? Tem que haver uma ação do congresso e STF para que não sejamos os últimos a sairmos desta pandemia .

  3. Primeiro eu li o que esse general falou. Mas vendo as suas microexpressões ao falar, entendi tudo. Para os que acham que chamar esse general de capacho, genocida, vai ter algum efeito, esquece. Externou como o virus* tem demonstrado, ser também um sociopata. E o sociopata não tem empatia e nem mesmo remorso das suas ações e conduta, mesmo que essas ações causem milhares de mortes.

  4. Este logístico da saúde não sabe, coitado(a)s de nós, que existe a chamada incubação depois da contaminação. Nunca aumentaria a contaminação depois de dois dias de aglomeração. Entendi agora o que é uma República de Bananas. Os Bananas somos nós.

  5. Que declaração infeliz desse Ministro da Saúde. Ele esquece que o governo presidido por um louco que ele representa instou todos os eleitores a irem votar pois seria seguro. O Brasil esta sendo governado por lunáticos

    1. O bom do Brasil é q temos a solução pra td e não se resolve NADA. Vamos ter consciência em nos cuidar e ficarmos atentos, pois qdo fizeram Algo por nós (povo) ??? Seja governos, imprensa e qq outro meio de vida pra nos iludir.

  6. Ô general não tô acreditando que estas falando uma besteira dessas. Pensa e fala de novo. não foi um dia de eleição que aumentará a pandemia,mas vários dias e meses de aglomerações em bares, festas,shows, shoppings,etc.

  7. E não é que te n uns que chamam esse sujeito de "nobre" e considere que ele está trabalhando bem. Para esses caras nunca vai ter vacina, a não ser para aftosa, parvovirose ou outras.

  8. Adianta gastar dinheiro com campanhas de conscientização em favor das vacinas se o presidente faz propaganda contrária, colocando em dúvida a eficácia das vacinas todo santo dia? É o mesmo que pomada em focinho de cachorro: quanto mais se coloca, mais ele lambe...

  9. Parabéns nobre ministro realmente chegou a hora de enfrentar a vida e suas consequências O trabalho e a unica saída para o país sair rumo ao desenvolvimento

    1. Sr Decio.. kkkkk desculpa rir.. mas 1ªvez q vejo alguém parabenizado,por falta de conhecimento.. Aquele senhor lá, fazendo papel de bobo,sequer saberia conceituar saúde públ. e está respondendo pela saúde de MAIS DE 210 MILHÕES DE PESSOAS. Incluídas aí sua família.. seus irmãos.. ou filhos se já os tiver.A nenhuma criança de sua fam vai faltar antipólio pq pessoas q não eram como aquele sr trataram de estabelecer meios seguros dela ser adquir.distr.aplicada. Mas se prefere falta de conhecimento.

    2. Isso mesmo Decio, agradece o ministro pela cumplicidade no genocídio, darwinismo social que ele e o virus* estão fazendo. E para isso eles realmente estão trabalhando bem. * o Bozo pode ser encarado como uma praga violenta, egoísta e insensível aos outros. Uma espécie de vírus.

    3. Patriotão!! rss o capitão falou, o bobo vai atrás!! E dizer que votei nesses idiotas.....também, não tinha escolha!! Votar na esquerdalha, não dá, né? Em 2022 aparecerá alguém decente...

    1. Isso mesmo Marcelo. Espero que o capacho leia a sua msg. Na vida nem tudo é dinheiro. Por mais dinheiro que ele esteja recebendo para ser cúmplice nesse genocídio... Espero que quando ele estiver apreciando um bom vinho, ele consiga pensar: "fui um capacho, poderia ter mudado a sorte de muitos, mas preferi isso, beber um bom vinho sem nenhuma culpa".

  10. Muita inveja do Reino Unido ouvindo a responsável pela aprovação da vacina por lá enquanto por aqui a gente fica ouvindo esses bostas do ministério da saúde, burocratas da anvisa, um presidente demente, etc etc.

  11. Como não chamar de idiota e imbecil, um ministro q afirma não te havido aumento da pandemia no decorrente das eleições ?.

  12. Não entendi os comentários sendo feitos sobre essa matéria. Parecem todos estar chamando o ministro de incompetente por defender o fim do lockdown. Ele é incompetente por ser militar ou por sua posição em relação ao lockdown. Nesse caso, aonde está o erro?

    1. Não Edna, nenhum dos dois motivos. É só porque ele fala bobagem mesmo.

    2. Edna, ele afirmar q não houve aumento da contaminação decorrente das eleições quando todos nós sabemos q já está morrendo pessoas nas portas dos hospitais por falta vagas , e muito pior q erro, e uma nítida intenção de tampar o sol com peneiraapenas pra agradar o Bolsolula ou BOLSOBURO . lamentavelmente.

    1. Exatamente, Maria. E cria teorias (que recita como verdades) e conclusões tiradas de "opinião". Vergonha alheia do princípio ao sempre... é. Horror..

  13. #NovaEsquerdaVerde#. O que esperar de um general de 3 estrelas que fica atrás da mesa com o .. na mão. Compraram kits, não se planejaram para a distribuição. Estão totalmente perdidos e nós brasileiros largados a sorte. Esse imbecil contraiu a covid e teve todos os recursos à sua disposição. Um senhor do Rio morreu numa UPA, pois não tinha vaga. Esse imbecil, capacho, incompetente e seguidor do virus*. Os predecessores saíram com a consciência tranquila. Esse aí parece não ter isso.

    1. * o Bozo pode ser encarado como uma praga violenta, egoísta e insensível aos outros. Uma espécie de vírus.

  14. o "especialista" em logistica do exercito brasileiro. o mesmo especialista que afirmava que o inverno do nordeste é o mesmo da europa. AINDA BEM QUE NÃO CONTAMOS COM ESSE general PAZZO.

  15. Pra que ciência.. quando se tem um pazuello. Pior foi vê-lo se apropriando de resultados q nada tiveram a ver com a ingerência dele ou de sua equipe, se é q ele tem uma. Se apropriou de resultado menos pior.. q só não foi pior mesmo pq contou com o planejamento de outros antes dele q levavam ciência em conta. E ele, assim mesmo, continua mandando contra a ciência. Usando lógica da própria cabeça pra fazer afirmações.. Vergonha.. Ainda tenho medo do q vai acontecer em saúde.. e não falo da pan.

    1. Sr aurélio, o correto seria escrever a palavra "ministro" com letra minúscula. Não se incomode de responder.. só retórica divertida.. Deixe o meu estilo.. sou simples, do povo, sei só o q sei.. e tento apenas me COMUNICAR.. não ligo pras suas maiúsculas.. minúsculas, em... determinadas circunstâncias. Melhor o senhor prestar atenção nos erros de pessoas q tem visibilidade e, portanto, responsabilidade com a língua q utilizam.. E ESTÃO FALANDO ERRADO. currije elis.. Abraço.

    2. Nádia, o correto não seria escrever o sobrenome do Ministro com letra maiúscula?

    3. Alguém avisa pro secretário do centrão - Sr arnaldo - q se diz REGISTRAR.. não REZISTRAR.. Por fvor..

    1. Ricardo, vendo como esse governo dizia como ia funcionar e como funciona, eu acho que tenho muito mais qualificação do quê você para pertencer ao alto escalão do governo por eu ser um ignorante total em qualquer área.

    2. Se um leigo, arrivista e neófito pode assumir o comando da Saúde , por silogismo , eu civil posso também assumir o comando do Exército , pois além de conhecimentos de planejamento , organizacao etc, próprios de engenheiros e de tantas outras profissões civis , bastaria pegar alguns assistentes militares e assumir esta função . Com a palavra o Bozo !!!!

Mais notícias
Assine
TOPO