Adriano Machado/Crusoé

Em evento com americanos, Guedes sobe o tom: ‘Vocês desmataram suas florestas’

06.08.20 17:31

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), subiu o tom nesta quinta-feira, 6, em um evento com norte-americanos ao ser questionado sobre a política ambiental do governo Jair Bolsonaro, criticada pelo empresariado e por investidores internacionais.

“Entendemos a preocupação de vocês, porque vocês desmataram suas florestas. Vocês querem nos poupar de desmatar a floresta como vocês desmataram as suas”, disparou durante o Aspen Security Forum, organizado pelo Aspen Institute. “Sabemos que vocês tiveram guerras civis, também tiveram escravidão e só pedimos para que vocês sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram”.

O chefe da equipe econômica ainda afirmou que a preservação da Amazônia é um assunto que cabe apenas ao Brasil, usando como argumento a soberania nacional. “Os militares estão dizendo, obrigado pela preocupação, mas essa é nossa terra. Não precisamos desmatar a Amazônia para produzir produtos agrícolas”, acrescentou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fica evidente a pressão externa contra um país que tem mais de 60% de sua área coberta por florestas . Quais países no mundo e quantos possuem tal portfólio ambiental E conseguem utilizar para agricultura competitivamente apenas 7% de sua área, realmente da medo aos concorrentes Americanos do Norte e aos Europeus , que tentam travar de todas as formas e com todos artifícios que podem a potência agrícola que e o Brasil

  2. Parabéns ministro, a nossa soberania não pode ser delegada à terceiros. E a diplomacia na entrevista, não deixa dúvidas, você é o cara!

  3. CORRETO O PAULO GUEDES, PORQUE OS EUA NÃO DEFENDE SEU POVO CONTRA O VÍRUS QUE A CHINA SOLTOU NO MUNDO? QUER SE METER NO NOSSO PAIS?

  4. Se foi isso que o Gudes disse, estou fechado com ele. Provavelmente estes empresários, se americanos, eram todos de esquerda e todos contra a Trump.

  5. O Ministro Paulo Guedes é um excelente candidato a herói do Brasil. Ele falou o que milhões de brasileiros gostariam de falar. Com certeza, no futuro, haverá ruas com o nome dele em muitas cidades do nosso país.

  6. Esse comentário do Guedes é muito triste. Enquanto alguns poucos enriquecem cortando árvores centenárias e milenares p/ fazer madeira, roubando os índios ou formar pastos e áreas p/ agricultura, o Brasil queima seu imenso potencial turístico, mata suas fauna e flora maravilhosas e nos condena a sermos eternamente um povo de imbecis ignorantes. Temos o maior potencial de pesquisas c/ a flora nativa e q vai acabar com o incentivo do idiota Jair Bolsonaro, que destrói o futuro do nosso Brasil.

    1. Perfeito seu comentário, Jose. Estou cansado de ver defensores da Amazônia que nem sequer sabem se o esgoto da cidade onde moram é tratado. Que jogam tudo nos rios, poluem praias, etc. Se querem fazer alguma coisa pelo meio ambiente, seria ótimo tratarem o esgoto das cidades, que estão destruindo rios e mares. As ONGs internacionais poderiam pagar o Tratamento de Esgoto de Salvador, Manaus, Belém, Recife, Rio de Janeiro e aí sim estariam ajudando a melhorar rios e oceanos e nosso planeta.

    2. Enquanto aqui no Rio de janeiro a mata atlântica e devastada por centenas de comunidades que estão na mão de narco traficantes e milicianos escravizando seus moradores a uma rotina de violência e medo com total ausência e omissão do poder público Municipal e Estadual ainda tem idiotas com esse discurso antigo e obsoleto que só serve a interesses colonialista . Lamentável.

  7. "Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém". Sem dinheiro no bolso, convém não desdenhar ajuda. Mais do que isso: arrogância e impulsividade, garantem, no máximo, indigestão.

  8. Prá que ficar nervoso, tudo isso que os americanos fizeram nós vamos conseguir também, não precisa ficar histérico, até porque se o Trump colocar o indicador na boca e... piisssss, voce vai ficar quietinho.

  9. Temos que ser pragmáticos nesse tema. O agro precisa dos consumidores internacionais e também temos obrigação de cuidar do nosso patrimônio ambiental. Claro que também temos que fazer valer nossa soberania sobre o nosso território. Nesse ponto, aplausos para o Guedes, agora falta o governo mostrar que é capaz de cuidar do nosso patrimônio ambiental, acabando de vez com a grilagem e as queimadas criminosas, assim como os garimpos ilegais e invasão de reservas indígenas. Aí seremos respeitados.

  10. Alguém precisa dizer a verdade... O mundo precisa respeitar a soberania do Brasil sobre nosso território. Por que o mundo só cobiça a área da Amazônia que é nossa? Devido a diversidade de riquezas que lá existe. Não é só por causa dos nossos irmãos indígenas que lá vivem . Infelizmente os nossos governantes não têm interesse em um desenvolvimento sustentável da Região Norte. Só pensam saquear os nossos impostos!

    1. Não se engane,minha cara,as riquezas do Brasil pertencem a Eles,os mandatários.Se ainda existe floresta é devido a pressão externa.Dois erros não fazem um acerto.

  11. Acho que o Ministro não está querendo justificar as nossas ações ou inacões equivocadas com aquelas de outros países, não? ou está abrindo caminho pra contratar Búfalo Bill pra matar nossos índios e de repente tacar fogo em alguma cidade contaminada pelo corona vírus, só porque Nero fez isso contra a peste em Roma.

  12. Compreende-se a ira do Ministro. Cabe, porém, notar que algo se pode aprender com os tropeços alheios; não há razão para repetir os erros dos demais. Corretíssimo o Min. ao afirmar que o Brasil não precisa queimar o Cerrado, torrar o Pantanal ou contribuir para fazer da Amazônia um deserto, no seu esforço de desenvolvimento agrícola. O País é um gigante no setor primário, sendo a bandidagem inexplicável. A Min. da Agricultura tb pensa assim, pois a pressão demográfica no País é cada vez menor.

  13. Contra fatos não há argumentos. Recomendo assistir ao vídeo de um diretor da Embrapa, responsável pelos estudos da Amazônia, o qual confirma as palavras do ministro Paulo Guedes.

Mais notícias
Assine agora
TOPO