Mateus Bonomi/Crusoé

Em campanha contra Renan, bolsonaristas tentam mudar composição da CPI

19.04.21 11:05

Parlamentares bolsonaristas se mobilizam desde o fim de semana contra a indicação do senador Renan Calheiros, do MDB, para a relatoria da CPI da Covid. Apesar da determinação do MDB para manter o alagoano no cargo, o presidente Jair Bolsonaro ainda tenta mudar a composição da comissão parlamentar de inquérito.

Renan é crítico da condução do governo federal no combate à pandemia. O senador e aliados veem as digitais do chamado “gabinete do ódio” na campanha contra sua indicação para o CPI.

Muito próxima do Planalto, a deputada federal Carla Zambelli, do PSL de São Paulo, está entre os parlamentares que aderiram à cruzada contra o senador emedebista. A bolsonarista usou suas redes sociais para atacar o alagoano. “Quer ajudar o país? Hoje é o dia explodir a tag #RenanSuspeito”, argumentou Zambelli, que pediu aos internautas que pressionassem os outros integrantes da CPI.

Alê Silva, do PSL mineiro, também divulgou a tag contra Renan Calheiros e estimulou os demais senadores a barrarem sua indicação. O deputado federal Carlos Jordy fez coro. “Renan Calheiros ser escolhido como relator revela a seriedade da CPI da Covid. Num país sério, um réu em processo no STF, investigado em 20 inquéritos e pai do governador de Alagoas, jamais assumiria a presidência de uma comissão para investigar ilícitos”, afirmou.

A pressão dos bolsonaristas não deve surtir efeito para mudar a composição da CPI, mas pode aumentar o mal-estar da oposição contra o governo, diante de mais uma tentativa de interferência do Planalto no Congresso.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. São dois assuntos distintos. (1) Renan é o cidadão que todos conhecemos e que merece ser investigado e quiçá punido por tudo que já fez de mal ao país. (2) Renan é membro do Senado e dessa CPI e pode ocupar qualquer cargo desde que dentro das regras.

    1. Assim como foi com o Eduardo Cunha. Outro escroque, mas capaz de promover o Impeachment da Dilma de forma constitucional (a parte inconstitucional do impeachment só ocorreu no Senado com Ricardo Lewandovski preservando os direitos políticos dela)

    2. Perfeito comentário. E além da legalidade dele como relator da CPI, estratégicamente é uma excelente escolha para a relatoria (apesar de considerá-lo um escroque). Isso devido à sua vasta experiência politica e com investigações, além de seu desejo pessoal de investigar Bolsonaro e ter uma reascenção no senado.

  2. Nessa os bolsonaristas estão certos. O Renan é uma unanimidade nacional, todo mundo sabe que é ladrão e mau caráter.

  3. Não temos democracia. Não com esta Constituição "cidadã" que inviabiliza o país com as suas utopias inexequíveis. Não com um desgoverno como o do atual louco de plantão. Não com governos petistas corrosivos e tóxicos, que destróem qualquer decência e honestidade ao governar. Não com uma "suprema corte" como a nossa, que brinca de teatro com a Constituição: não a cumpre, não a guarda, apenas a "interpreta" de tempos em tempos, dependendo de seu humor. Ora para um extremo, ora para o outro.

    1. Infelizmente, creio que o Brasil existe no mundo para servir de anti-exemplo, ou para ser uma eterna piada. Triste sina. Ai de nós.😔

  4. Bolsonaro gastou 3 bilhões para eleger um bandido igual ou pior que Renan o Dep Lira cheio de processos o Pacheco e outro com diversos processos o líder da câmara já foi preso pela federal o do senado Bezerra tbm foi preso e responde a diversos processos e os Bolsonaristas vem falar do Renan seus líderes estão mais sujos que pau de galinheiro são todos iguais corruptos bandidos

  5. O Renan Calheiros não pode ver digital em lugar nenhum, jornalista! O que ele mais faz na política é tentar esconder suas digitais! Indiciado 22 vezes pela PGR, réu em um processo e ainda respondendo a 10 processos, essa coisa pode investigar algo ou alguém? Se ele tivesse o mínimo caráter ele passaria longe essa CPI!

  6. "O senador e aliados veem as digitais do chamado “gabinete do ódio” na campanha contra sua indicação para o CPI." Entrevistou o senador? Quais são esses denominados "aliados". E quais são as provas da existência e atuação desse "gabinete do ódio"?

  7. "o presidente Jair Bolsonaro ainda tenta mudar a composição da comissão parlamentar de inquérito" Qual a evidência dessa informação, qual a fonte?

  8. "Parlamentares bolsonaristas se mobilizam desde o fim de semana contra a indicação do senador Renan Calheiros". Quais deputados bolsonaristas? Quais foram as mobilizações?

  9. Acho que é jogada ensaiada,Renan calheiros jamais será a favor de nenhuma condenação e o melhor em termos de melar qualquer punição.Pode chingar que ele não leva a sério, vergonha ou carater nunca teve.🤮💩

    1. PARABÉNS POVO BRASILEIRO- TEMOS O GOV QUE MERECEMOS. PAIS DE FAZ DE CONTA.

  10. Rapaz, esses governistas ( gado ) são burros de mais kkkkk só estão querendo apagar o fogo com gasolina kkkk o Renan Canalheiros vai chegar na CPI vim gosto de gás.

  11. Título da matéria pior do que a própria indicação de Renan ! A INDICAÇÃO DE RENAN DEVERIA CAUSAR NÁUSEAS E INDIGNACAO A TODOS OS SENADORES! Só não causa nojo aqueles pares iguais a ele!

  12. Título da matéria completamente errado pois parece que os outros senadores concordam com um TRASTE como este na relatoria! Ou será apenas os bolsonaristas que não tem o rabo preso com a corrupção? ACEITAR RENAN COMO RELATOR DEVERIA SER UM ABSURDO E CAUSAR INDIGNAÇÃO EM TODOS!!!!

    1. kkkkkkk bolsonarista sem rabo preso.Qual motivação então para a começar do filho retiraram assinaturas da CPI lava toga????

  13. ... é necessário fazer uma faxina no Senado e na Câmara. Se não fizermos, é esta nossa realidade, a começar pelo Presidente protegendo seus filhos, senadores (Renan e Jader) seguindo o exemplo. Então.... esta é nossa realidade! Vamos mudar.

  14. Este sujeito nem deveria mais ser senador, uma figura deplorável que ainda é parlamentar por causa do povo alagoano que elege gente como ele, o filho e os Colors da vida.... Triste Alagoas...

    1. Triste Brasil. Os partidos lançam os piores nomes nas eleições. De norte a sul, o cenário é o mesmo. Alagoas é só um exemplo.

    2. EM 521 ANOS DEPOIS DO SEU DESCOBRIMENTO?? O BRASIL 🇧🇷 NUNCA MELHOROU AO CONTRÁRIO SO PIOROU.EM QUANTO O BRASIL NO INVESTIREM NA EDUCAÇÃO PARA COLHER OS FRUTOS DA A 50 ANOS NÃO VEJO NENHUMA FUTURO PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES

    3. Não é só Alagoas nao Nilson, é o Brasil todo. Basta olhar os deputados e senadores que estão no Congresso hj. Deixei de acreditar no STF, STJ e Congresso. Infelizmente a corrupção é endêmica em nosso país.

  15. Contra essa aberração, um investigado presidir uma CPI, suspeitíssimo, os esquerdistas nada dizem, sabendo de antemão que ele é contrário ao governo, independentemente de investigação. O STF se cala; se fosse favorável ao governo, alguns ministros iriam fazer lives para criticar. Se querem uma investigação séria, devem colocar um senador que não seja investigado, porque esse aí não tem moral para nada nesse país. Sua vida pregressa denuncia, e todo mundo sabe disso!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO