Vice-Presidência da República

‘É preciso ver quantas vezes foi usado’, diz Mourão sobre AI-5

13.12.19 11:40

Depois da controvérsia que gerou ao ser mencionado pelo deputado Eduardo Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o AI-5, que marcou a fase mais repressiva da ditadura, foi minimizado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (foto).

Em entrevista ao site Huffpost Brasil, Mourão admitiu que o ato institucional, que completa 51 anos nesta sexta-feira, 13, foi um “grande instrumento autoritário”, mas foi pouco usado “efetivamente”.

“O ato istitucional número 5 surgiu fruto de uma situação que se vivia no País no final dos anos 60”, afirmou o vice. “Foi o grande instrumento autoritário que os presidentes militares tiveram à mão. É importante que depois se pesquisa quantas vezes ele foi utilizado efetivamente durante os 10 anos que vigorou. Porque muitas vezes se passa a ideia de que todo dia alguém era cassado, alguém era afastado. E não funcionou dessa forma. É importante ainda que a história venha à luz de forma correta”, defendeu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Mourão está errado??? Quem viveu naquela época é que sabe. Talvez o Lula que disse que o Tiradentes foi "crucificado' saiba????

  2. Mourão está errado e muito errado. Ele sabe disso. De qualquer forma, ele é melhor do que o Bozo. Com a saída do Bozo em 2020, Mourão assume o poder e faz o Brasil crescer novamente.

  3. Quem não devia não temia! Anarquistas eram presos, façam um plebiscito para saber o que a população quer , políticos tenham coragem ! Provável que teremos um congresso menor , sem Senado e com in poder legislativo enxuto e produtivo ! Políticos seguem nos provocando , sorte dedes que todos estão empenhados em se manter trabalhando , mas um dia vaomos cansar dai será o caos

  4. Tenho 70 anos. Passei pelo governo militar e me lembro muito bem !Não tive nenhum parente nenhum conhecido que tenha sido molestado por eles.Eram trabalhadores estudantes e úteis à sociedade. Sou a favor do AI 5. Sou a favor da volta da Ordem e Progresso e não contribui em nada a libertinagem a quem a esquerdalha tira o chapéu ! Pra que serve ESSE congresso ? Pra quê está servindo ESSE STF ?

    1. Apoiado! Tenho 86 anos e também me lembro muito bem das décadas de 60/80. Andávamos na rua sem medo, até à noite, tinha ORDEM E PROGRESSO mesmo.

  5. Nos meus 60 anos de idade, digo com segurança: os anos do período militar foram prósperos, seguros e com dignidade para todos os honestos. Quem era guerrilheiro e contraventor sabia que em uma guerra, tem matança.

  6. Meus avós, pais e tios, todos passaram pelo "regime militar" sem nenhum problema, sabe porque? trabalhavam, andavam direito com os deveres e obrigações e não ganharam nada que caiu do céu. Meu avô ainda antes de morrer sempre comentava que os brasileiros de bem ainda teriam saudades dos militares no poder. Dito e feito.

    1. Então o Lula está lascado. Ele por roubar bilhões causou mortes direta e indiretamente da população pois esse dinheiro deixou de ir para os hospitais, segurança pública e educação.

  7. Durante muitos anos prevaleceu a versão que os bandidos e cafajestes da esquerda contaram. E até hoje continuam com a mesma ladainha. Do lado deles só tinha anjo igual a honestidade do Chefe da quadrilha.

  8. Bem, vivi minha juventude no seu explendor justamente nesse período, lembro-me bem oquanto eu e colegas eramos felizes, não havia tráfico nem violencia a solto, estudei em colegios públicos com excelentes professôres e tinha todo o apoio didático inclusive com a aquisição de livros conceituados inteiramente grátis cedidos pelos gremios estudantis, participei efetivamente dos movimentos estudantis da época e nunca fui importunado, também não me consta que outros colegas tenham sido.

    1. Nos meus 72 anos posso afirmar que vivi durante o regime militar (1964/85) os melhores anos da minha vida. Havia pleno emprego com segurança e boa educação. Só não era bom realmente para os "Ferrabrás" da esquerda comunista.

    2. Toda minha adolescência maravilhosa. Só crítica quem ouviu falar mas nunca viveu.

  9. poxa general... havia visto uma entrevista que até lhe admirei. o fato é que, o q importa quantas vezes foi usado? será que uma lei errada quando nasce sempre comete erros? tipo assim: o psicopata, no dia em que não mata, pode ter seus crimes amenizados por esta razão?

  10. Não, caro general Hamilton Mourão.... sejamos "sinceros"..... foi usado uma vez só: o tempo todo!.... Vamos combinar....qualquer um do ""governo"" podia entrar a qualquer hora, e entrava, na casa de qualquer cidadão comum impunemente, não é mesmo???!!!

    1. O AI 5 petralha funcionou do mesmo jeito mas, em cima do erário: podiam entrar e roubar o imposto do cidadão comum a qualquer hora!!!!.....

  11. Respeito as opiniões acordantes porém, não comungo com ela. Não se pode atenuar o AI-5 em função do número de vezes em que foi usado. Se alguém te diz que passando por essa rua irá levar uma surra, mesmo que nunca passe, portanto nunca irá apanhar, não deixa de ser absurdo.

    1. Mas de qualquer forma é importante ser fiel à história e não ao que se quer que qualquer coisa signifique segundo critérios pessoais. Até mesmo a ditadura já foi chamada de ditabranda. Então é legítimo o repúdio ao autoritarismo, que o vice reconhece, mas é relevante a consistência histórica dos fatos. Ser consistente historicamente não é amenizar nada. Houve autoritarismo? Houve! Representou um instrumento mortal de perseguição? Pesquisa histórica sensata pode esclarecer.

  12. Concordo plenamente. SÓ COM ESSE INSTRUMENTO PODERIAMOS TIRAR OS MAIAS, OS ALCOLUMBRES, E OS TOGADOS PETISTAS E PSDBISTAS QUE APOIAM OS CORRUPTOS E SOLTAM OS BANDIDOS

  13. Precisaria ser usado hoje e com muita urgencia, mas com gente competente, nao marcha lenta, precisamos limpara a patria amada, esta tomada de uma democracia angustiante, onde roubar e soltar bandidos fazem parte do paragrafo unico.

  14. Só que a história é escrita pelos comunistas, então fica nisso daí. Esse mesmo general aí é um melancia, é suspeito em dizer algo sobre esse ato institucional.

Mais notícias
Assine agora
TOPO