Dallagnol: 'É cada vez mais difícil combater a corrupção no Brasil'
Coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, o procurador da República Deltan Dallagnol (foto) afirmou, nesta terça-feira, 10, que o combate à corrupção no Brasil tornou-se mais complicado desde a deflagração da primeira fase da Operação, há seis anos. "É cada vez mais difícil combater a corrupção. A Lava Jato se adaptou diante de...
Coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, o procurador da República Deltan Dallagnol (foto) afirmou, nesta terça-feira, 10, que o combate à corrupção no Brasil tornou-se mais complicado desde a deflagração da primeira fase da Operação, há seis anos. "É cada vez mais difícil combater a corrupção. A Lava Jato se adaptou diante de dificuldades, mas não é como era antes”, observou.
O procurador listou, entre as dificuldades, a sanção da Lei de Abuso de Autoridade e a decisão do Supremo Tribunal Federal que ordenou o julgamento pela Justiça Eleitoral de casos de corrupção relacionados ao processo eleitoral. "Antes éramos um carro acelerado com ampla possibilidade de movimentação. Hoje somos um trem carregando uma série de vagões numa ladeira cada vez mais inclinada", avaliou, durante o balanço da Operação.
Apesar dos entraves, o superintendente Regional da Polícia Federal do Paraná, Luciano Flores, disse que a as investigações estão “longe de acabar”. “Estamos diante da maior investigação de combate à corrupção da humanidade”, afirmou.
Em seis anos, a Lava Jato contabilizou 70 fases, 1.343 buscas e apreensões, 130 prisões preventivas, 163 prisões temporárias, 118 denúncias, 500 pessoas acusadas, 52 sentenças e 253 condenações a 2.286 anos e 7 meses de pena. Além disso, foram propostas um total de 38 ações civis públicas.
Mais de 4 bilhões de reais foram devolvidos aos cofres públicos por meio 185 acordos de colaboração e 14 de leniência. Ao todo, conforme a força-tarefa, 14,3 bilhões de reais devem ser retomados ao total.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2020-03-11 22:43:21As coisas se complicaram por causa de Flavio Bolsonaro e seu pai! A fraqueza de Jair ante Gilmar Mendes e Toffoli animou estes juízes a mudar a prisão em 2ª instância e a soltar Lula et caterva. Francamente, Bolsonaro me decepcionou, fala muita bobagem e atua mal e muito pouco, é muito despreparado! Também não lutou pela aprovação do pacote de Sergio Moro e contra a lei do abuso de autoridade! Triste!
SERGIO
2020-03-11 19:11:54O Brasil tem o sistema de Justiça mais caro do mundo, gasta-se uma enormidade de recursos para prender julgar e condenar e outro tanto para outra parte da Justiça trabalhar para soltar condenados, principalmente se forem defendidos com apoio da OAB ou de advogados amigos!!!
Márcio
2020-03-11 18:24:54Sim, com certeza. Por outro lado, abre espaços para soluções de nós górdios, com as consequências imprevisiveis. Nós, velhos (67) temos uma visão meio bisonha da realidade. Não tão aguerrida como os jovens, não tão contemporizadoras pelos da meia idade. Ficamos numa posição desgraçada. O que nos parece óbvio, todo o mundo diz que não. Passamos para outra opção, também não. Em nãos e nãos, vamos para um confronto onde ninguém sabe aonde desembocará. No caso presente, muito difícil
NEUSA
2020-03-11 16:51:42Palhaço Bozo você enriqueceu os comentários, mais precisos impossível, parabéns.
AMELIA
2020-03-11 14:44:13dia 15 nas ruas !! # Pra frente Brasil com as Forças Armadas no comando # ;STF fechado#; Congressistas Corruptos afastados sendo julgados pelo STM# Congresso funcionando sem a "banda podre" # ;
Jose
2020-03-11 13:57:14Não desista DALAGNOL , mire-se sempre em seu amigo Sérgio MORO, q largou sua estabilidade, se unindo a nós contra a CORRUPÇÃO. Já mapeamos Boa parte dos facínoras, e os soldados deste exército que esta nas RUAS desde 2.013, voltaremos neste domingo 15, para avançarmos com nossas pautas ANTICORRUPÇÃO enquadrando o LEGISLATIVO brasileiro, pela PRISÃO em SEGUNDA INSTÂNCIA e FIM DO FORO PRIVILEGIADO. Bora lá pessoal.
Leao
2020-03-11 13:02:23Bozo, o malandrão inútil, tem grande responsabilidade pelo enfraquecimento da Lava Jato.
SIDNEY
2020-03-11 12:49:10seis anos de trabalho árduo e a Lava Jato recuperou, até agora, 4 bilhões. O Congresso, de uma tacada só, quer 3 bilhões do nosso dinheiro para gastar nas próximas eleições. Absurdo!
Barros
2020-03-11 12:01:42Claríssimo, procurador. O essetêefe tem grande responsabilidade em tudo isso. Eu, se fosse o presidente da República, usaria o artigo 142 da Constituição Federal, e dissolveria esse arquipélago de onze ilhas ineficientes e corruPTas.
Getulio
2020-03-11 11:22:26A recuperação de dinheiros públicos deveria ser celebrada pelos próceres responsáveis do País. Aplaudida pelo contribuinte, que a todos remunera, é vilipendiada por bandidos travestidos de políticos, seus padrinhos e afilhados. O desmame é especialmente difícil onde as instituições não passam de transplantes, caricaturas, silhuetas, simulacros. Consequentemente, o erário é sangrado sistematicamente, fundos de pensão são estuprados e estatais se convertem em vacas leiteiras de caciques políticos.