Adriano Machado/CrusoéDe todos os ministros escolhido na era petista, Lewandowski é o mais fiel

Corregedor do Conselho Nacional do MP receberá mensagens roubadas da Lava Jato

12.04.21 18:50

O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira, 12, o envio ao corregedor-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, de todas as mensagens hackeadas de contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato “para as providências cabíveis“. O material faz parte do acervo da Operação Spoofing.

Em fevereiro, Rinaldo recebeu um pedido para investigar eventuais infrações administrativas de membros da extinta força-tarefa de Curitiba. A requisição partiu do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. A documentação foi encaminhada ao corregedor pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Agora, as mensagens apreendidas na Spoofing poderão municiar sindicâncias.

No mesmo despacho, Lewandowski ainda permitiu que Martins acesse novas mensagens hackeadas da Lava Jato, que foram anexadas aos autos depois da remessa do primeiro material ao STJ.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça pretende usar os dados em um inquérito instaurado de ofício — por conta própria, sem requisição do Ministério Público — em fevereiro. O processo foi suspenso por ordem da ministra Rosa Weber, do STF, em março. A palavra final sobre o futuro do inquérito, no entanto, caberá ao plenário do Supremo, e ainda não há data marcada para o julgamento.

Na decisão, Lewandowski frisa que o uso das conversas poderá ocorrer somente se o STF decidir que a investigação aberta pelo STJ é legal. “Considerando que o mencionado ofício foi expedido às 15h37 do dia 30 de março de 2021, ou seja, antes da liminar deferida às 22h55 da mesma data pela ministra Rosa Weber, mediante a qual suspendeu o inquérito que tramita naquela Corte para apurar supostos constrangimentos impostos a seus integrantes por membros da Operação Lava Jato, e tendo em conta ainda que, não apenas o presidente, como também os demais ministros têm legítimo interesse em conhecer o conteúdo das referidas mensagens, em especial aquele que lhes diga respeito diretamente, defiro o pedido”, afirmou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Trata-se de uma material manipulado e furtado. Somente no Brasil uma "suprema" corte tenta, de todas as formas, dar autenticidade a um lixo, com o intuito claro de salvar políticos corruptos. Um judiciário em descrédito.

    1. E veja só: STF não devia ser o Guardião da Constituição? Por que cargas d'água interfere em todos os setores ? Investiga, julga,condena e absolve casos até de ladrão de galinhas?

  2. Material que pode ter sido até manipulado pelos hackers, assumindo identidade falsa se fazendo passar por integrantes da Lavajato.

  3. Somos uma colônia de ministros e advogados de bandidos, que roubam muito e, com esse dinheiro, podem pagar gordos honorários. Esse presidente do STJ, também, é pai de um advogado com inúmeros processos na corte.

  4. Não há providências cabíveis, dado que o material obtido por hackeamento criminoso, NÃO pode ter sua autenticidade comprovada segundo laudo oficial da PF solicitado pela PGR. Lewandovsky sabe disto. Isto não configura abuso de autoridade ?

  5. Não foi agora a pouco que um Delegado especializado da PF acabou de confirmar que não tem como garantir que esses textos são legítimos, uma vez que vc tem acesso aos dados do cellular da pessoa aonde ele pode digitar o que quiser. Mas uma prova que o Lewan não tem bagagem jurídica para estar no STF e que ele eh soh um advogado dos PeTralhas e do Lularapio plantado dentro do supremo. Imagina os familiares dele, devem morrer de vergonha e provavelmente moram fora do pais. Lewan vergonha nacional!!

  6. Hoje estou aposentado mas quando ainda na ativa, existia o chamado "fruto da árvore envenenada". Nada que vem de crime pode ser usado como prova lícita. Triste Brasil.

  7. Um jornalista americano provoca todo esse rebuliço no Brasil. Promove o enterro do maior movimento de combate à corrupção q tivemos, divulga mensagens hackeadas q influenciam julgamentos, ressuscita corruptos condenados. Somos ainda uma colônia.

    1. Disse tudo. Povo medíocre. Merece tudo o que está acontecendo. Única preocupação é o BBB!!!

    1. Sugiro rackear os telefones dos bandidos togados. Imaginem o que iria aparecer. Estas conversas do Moro e Dallagnol seriam café pequeno.

  8. Rapaz, o Brasil precisa investir em publicidade no exterior. É preciso mostrar o que esses caras tão fazendo por aqui. É aberração atrás de aberração! E todo mundo só enxerga o Presidente da República?! QUE zona é essa? Fatiam julgamento, libertam narcotraficantes, soltam corruptos, impedem investigações contra bandidos contumazes, acabam com operações premiadas no exterior pelo combate à corrupção sistêmica, tornam lícitas "de ofício " mensagens roubadas e as compartilham! QUE é isso???

    1. Muito bem falado ! Infelizmente, não é só o presidente é todo um esquema de corrupção montado e blindado.

    2. Concordo contigo Jaime. Só faltou dizer que o Bolsonaro se empenhou pra acabar com a lava jato. Aras e Kassio Marques, dois petistas, haja paciência!!!

    3. Absolutamente corretos seus questionamentos! É de corar até estátua de pedra... vergonha!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO