Com 70 prisões, polícia do Peru diz que derrotou braço político do Sendero Luminoso
A polícia peruana prendeu nesta quarta, 2, 70 membros do grupo terrorista Sendero Luminoso (foto) e do Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais (Movadef). Segundo a polícia, que realizou uma investigação de cinco anos para encontrar os criminosos, eles estavam criando empresas de fachada para realizar atentados terroristas em Lima e Callao, onde fica o...
A polícia peruana prendeu nesta quarta, 2, 70 membros do grupo terrorista Sendero Luminoso (foto) e do Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais (Movadef).
Segundo a polícia, que realizou uma investigação de cinco anos para encontrar os criminosos, eles estavam criando empresas de fachada para realizar atentados terroristas em Lima e Callao, onde fica o principal porto do país. Os membros do grupo obedeciam a ordens e bandeiras da cúpula, dirigida por Abimael Guzmán, o professor de filosofia que fundou o Sendero Luminoso e hoje está em prisão perpétua.
"Hoje é um dia histórico porque estamos acabando com a estrutura política do Sendero Luminoso e podemos dizer que a tarefa foi cumprida", disse o ministro do Interior, Rubén Vargas, em uma coletiva de imprensa. "A polícia do Peru, ao defender a democracia, acabou por derrotar militar e politicamente essa organização criminosa."
O Sendero Luminoso foi criado nos anos 1960 com uma ideologia maoísta, que buscava realizar a revolução a partir do campo. Ao assumir o controle de cidades pequenas, matou mais de 30 mil pessoas, principalmente pobres, indígenas e integrantes de outros grupos de esquerda. O grupo foi derrotado militarmente pelo ex-presidente Alberto Fujimori, na década de 1990.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jose
2020-12-03 09:38:43Notem as similaridade. O líder deles era um professor de filosofia picareta que pregava o radicalismo, subversão e ditadura. Se vocês substituírem o Maoísmo pelo Fascismo, então descobriremos que o Senderismo = Bozismo.
Elmo.
2020-12-02 20:19:17Fux suspende decisão de Marco Aurélio que libertou líder do PCC. André do Rap saiu da prisão neste sábado por força de um habeas corpus concedido por Marco Aurélio, mas deve ser preso novamente por ordem do presidente do STF. Fonte: Estado de Minas Nacional - 10/10/20
FELIX
2020-12-02 14:12:59Depois de muitas mortes, quedou-se o Sandero Luminoso. Agora me expliquem:- Como o Peru conviveu com isto desde 1960. Ou nao tem explicaçao para isto?