Biden discute com Netanyahu escalada da guerra no Oriente Médio
"Não podemos e não vamos ver o Líbano se transformar em uma nova Gaza", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), a escalada da guerra no Oriente Médio nesta quarta-feira, 9 de outubro, no primeiro contato entre os dois líderes desde agosto.
A conversa se deu por ligação telefônica.
"Não podemos e não vamos ver o Líbano se transformar em uma nova Gaza", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, sobre a chamada durante coletiva de imprensa.
Substituto de Nasrallah é eliminado
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou nesta terça-feira, 8 de outuvro, que Hashem Safieddine, possível substituto de Hassan Nasrallah no Hezbollah, foi eliminado.
“Nós degradamos as capacidades do Hezbollah; eliminamos milhares de terroristas, incluindo o próprio [Hassan] Nasrallah, e o substituto de Nasrallah [Hashem Safieddine], e o substituto de seu substituto”, disse Netanyahu em vídeo dirigido ao povo libanês nas redes sociais.
“Hoje, o Hezbollah está mais fraco do que esteve por muitos e muitos anos”, acrescentou.
Segundo Netanyahu, quem realmente conquistou o Líbano foi o Irã, “que financia e arma o Hezbollah” para servir aos interesses de Teerã, não Israel.
“O Hezbollah transformou o Líbano em um estoque de armas de munição e uma base militar iraniana avançada”, acrescentou o primeiro-ministro.
“A escolha é sua”
Netanyahu também incitou o povo libanês a retomar o controle do país.
“Agora vocês, o povo libanês, estão em uma encruzilhada significativa. A escolha é sua. Agora vocês podem retomar seu país. Vocês podem devolvê-lo a um caminho de paz e prosperidade. Se não o fizerem, o Hezbollah continuará tentando lutar contra Israel em áreas densamente povoadas às suas custas. Não se importa se o Líbano for arrastado para uma guerra maior”, afirmou.
“Levantem-se e tomem seu país de volta. Vocês têm uma oportunidade que não existia há décadas. Uma oportunidade de cuidar do futuro de seus filhos e netos. Vocês têm a oportunidade de salvar o Líbano antes que ele caia no abismo de uma longa guerra que levará à destruição e ao sofrimento como vemos em Gaza. Não precisa ser assim”, acrescentou.
“Eu digo a vocês, povo do Líbano: libertem seu país do Hezbollah para que esta guerra possa acabar. Libertem seu país do Hezbollah para que seu país possa prosperar novamente, para que as futuras gerações de crianças libanesas e israelenses não conheçam nem guerra, nem derramamento de sangue, mas finalmente vivam juntas em paz”, completou.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, já havia dito a oficiais no centro de comando norte do exército israelense Safieddine estava provavelmente eliminado.
“O Hezbollah é uma organização sem cabeça. Nasrallah foi eliminado, seu substituto provavelmente também foi eliminado.”
Leia também: Cessar-fogo no dos outros é refresco
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)