"Bem-vindo de volta", diz Biden a Trump na Casa Branca
Esse foi o primeiro encontro entre o atual e o futuro presidente dos EUA desde que o republicano foi eleito na semana passada
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu nesta quarta-feira, 13, no Salão Oval da Casa Branca, o presidente eleito Donald Trump.
Esse foi o primeiro encontro entre eles desde que o republicano foi eleito na semana passada.
Diante de uma lareira crepitante, Biden parabenizou Trump pela vitória contra Kamala Harris e disse: "Bem-vindo de volta".
Biden também disse estar "ansioso" para promover uma "transição tranquila" de governo, prometendo fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que Trump fique bem acomodado em seu retorno ao cargo.
"A política é difícil, e em muitos casos o mundo não é muito bom, mas hoje é um mundo bom, e eu aprecio muito uma transição que seja tão suave que será a mais suave possível, e eu aprecio muito isso, Joe", respondeu Trump, que assumirá a presidência americana em 20 de janeiro.
A primeira-dama Jill Biden se juntou ao marido para cumprimentar o presidente eleito em sua chegada.
Segundo a Casa Branca, ela deu a Trump uma carta escrita à mão endereçada à sua esposa, Melania Trump, e "expressou a prontidão de sua equipe para ajudar na transição".
A transição nada tranquila de 2020
Ao ser derrotado por Biden em 2020, Trump não convidou o democrata para um encontro na Casa Branca. Alegando falsamente que a votação foi fraudada, o republicano deixou Washington sem participar da posse de Biden, rompendo a tradição pela primeira vez em 155 anos.
Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram e depredaram o Capitólio, a sede do Congresso americano em Washington, para tentar interromper a sessão da contagem oficial de votos do Colégio Eleitoral que confirmou a vitória de Joe Biden.
Durante a campanha de 2024, o republicano tratou o episódio como um "dia de amor".
"Eles pensaram que a eleição foi uma eleição fraudada, e é por isso que eles vieram. Não foi feito nada de errado. E uma ação foi tomada. Uma forte ação", afirmou Trump a eleitores latinos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)