Adriano Machado/Crusoé

As próximas etapas do pedido de extradição de Allan dos Santos

21.10.21 20:00

O ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou nesta quinta, 21, a prisão preventiva e a extradição do blogueiro Allan dos Santos (foto), que mora nos Estados Unidos desde o ano passado. Os próximos passos do processo seguirão o disposto no Tratado de Extradição entre o Brasil e os Estados Unidos, promulgado em 1965.

Por ora, o pedido é considerado uma “extradição instrutória“, pois é fundamentada em uma ordem de prisão, mas quando ainda não existe uma condenação.

Como a prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, o relator Alexandre de Moraes deve encaminhar a ordem para a autoridade central, que no caso é o Ministério da Justiça. É esse o órgão que irá conversar com o seu homólogo nos Estados Unidos, para viabilizar a extradição.

Como a ordem é de prisão, a informação já foi passada para a Polícia Federal, que por sua vez repassou a solicitação para a Interpol, a polícia internacional.

Uma corte americana receberá e analisará o pedido, que não passará pela Suprema Corte (nos Estados Unidos, essa instância cuida apenas de questões constitucionais). A instituição que se encarregará disso é o braço da Justiça federal na jurisdição onde Allan dos Santos se encontrar.

Esse órgão da Justiça federal então irá analisar se os pressupostos do Tratado entre o Brasil e os Estados Unidos estão sendo cumpridos. Entre outras coisas, o órgão irá avaliar se o pedido partiu de uma autoridade competente e se não ocorreu alguma ilegalidade no processo e na ordem de prisão.

Em seu artigo 5º, o Tratado traz as situações em que a extradição poderá ser negada. O primeiro caso é quando o estado requerido, no caso os Estados Unidos, decida exercer sua jurisdição por entender que um crime possa ter sido cometido em seu território ou que as leis americanas sejam aplicáveis. Nesse caso, Allan dos Santos poderia ser processado por lá.

Outra possibilidade é quando se considera que o crime em questão possa ter um “caráter político“. Se Allan dos Santos alegar isso, ele não evitaria a extradição se estiver em jogo uma infração da lei penal comum. Então, caberia ao Brasil assumir um compromisso de que o fim ou motivo político não contribuirá para agravar a pena. Nos demais casos, a extradição dependeria de uma análise da Justiça americana quanto à natureza jurídica da infração, se de caráter político ou não.

Crime político pode ser um delito de opinião, uma manifestação contra uma instituição daquele país, como o STF. É claro que, dentro de uma manifestação de opinião, pode-se cometer um crime contra a honra de alguém. Nesse caso, seria um crime comum. Mas isso também pode ser considerado como liberdade de expressão. Então não se pode dizer com certeza que ele será extraditado. Ainda acredito que é bem provável que a extradição seja negada“, diz o advogado Dorival Guimarães Pereira Jr, professor de direito internacional e relações internacionais do Ibmec de Belo Horizonte.

Mas há outro problema em jogo. O visto de turista de Allan dos Santos expirou em fevereiro, o que faz com que ele esteja ilegalmente nos Estados Unidos. Nesse caso, os processos podem se acelerar. Mesmo sem que o pedido tenha sido formalizado, Allan dos Santos poderia ser preso preventivamente e extraditado. Outra opção seria que os Estados Unidos simplesmente decidissem deportá-lo. Nesse caso, não se trataria de uma extradição, que depende de um acerto entre países. Uma deportação seria simplesmente um país exercendo um ato de soberania, como pode fazer com qualquer estrangeiro em situação irregular.

Um processo de deportação provavelmente seria iniciado caso Allan dos Santos consiga alegar que o pedido de extradição teve natureza política. Mas, nesse caso, o grau de defesa dele seria severamente reduzido e seria muito difícil evitar a deportação“, diz o advogado Luis Fernando Baracho, professor de direito internacional da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. idiota os EUA não são este país de merda onde um sinistro arrogante faz o que quer . quem deveria cagar em buraco são os ladrões idolatrados por imbecis todos impunes . vai te limpar tu tá todo cagado e como fede.

  1. ESSE SIM UM GRANDE JORNALISTA! POR ISSO ESTA GANHANDO FAMA E DINHEIRO! ENQUANTO VOCES DA MIDIA CANALHA E INCONPETENTE ESTAO DERRETENDO! ACORDEM! BRASILEIROS. BOLSO.22 PARA O BRASIL CONTINUAR MELHORANDO!

    1. Alan Santos e pra quem tem inteligência! Então não adianta vocês lerem o q ele escreve ou fala q não vão entender! Captou? Vocês só 2 neurônios! Um tá defeituoso!

    2. Hahahahahaha, grande jornalista, hahahaha, vc certamente não sabe distinguir um camelo de um canário.

  2. o dr. Moraes a tutelar uma nação de poderes acovardados por sua politicalha refém do judiciário em dezenas de processos só fará o segundo exilado político já que os EUA não lhe negarão guarida por opinião e descabida intromissão do STF no caso . é o Brasil a nadar em lama lixo e vergonha sob a ignorância de um povo suicida algoz de si mesmo em urnas ditas fraudáveis . o pior virá em 2023? quiçá,

  3. É bom Jair se acortumando. Vai pra tranca, o mentiroso vocacional. Mas não ficará sozinho por muito tempo: Bozo chega já, já, com os filhos 01, 02 e 03, palhaços sem graça (o palhaço 04, Renan, ainda está em formação). Brasil acima de tudo. Deus acima de todos nós, coitados.

    1. Paulo .. cansou de se dizer apoiador de Moro? levou puxão de orelha do dono? a máscara caiu meu véi.

  4. COMEÇOU! __ Nova enquete para presidente 2022, a partir de 20/OUT/21, com pequenas mudanças nos atores principais, eis a new rela: __Bolsonaro MITO __ ex-detento nine __ CangaCiro __ Iscariotes __ Agripino __ Datena __ Mutretta __ CB-Daciolo __ Marina "ET" Silva __ Santos "Melancia" Cruz. __ Corram MUARES! ... corram todos votar no Iscariotes porque ele anda muito fraquinho. __ Aguardando zurros. ,,,

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO