Jefferson Rudy/Agência Senado

Após pedir saída de Kajuru, Cidadania corre para não perder ‘QG da oposição’ no Senado

13.04.21 09:15

A decisão do Cidadania de convidar Jorge Kajuru “a deixar o partido”, em razão da divulgação da gravação de uma conversa mantida com Jair Bolsonaro, pode custar caro à bancada do partido no Senado.

Caso a perda do senador não seja reparada a tempo com uma nova filiação, o Cidadania pode perder o seu principal gabinete no Senado, que hoje funciona como uma espécie de “QG da oposição” a Bolsonaro, já que um de seus membros, o senador Alessandro Vieira (foto), é atualmente um dos parlamentares mais ativos no trabalho de fiscalização do governo.

Somente tem direito à estrutura administrativa de liderança – o que garante um gabinete a mais e um time mais robusto de servidores –, uma bancada com três integrantes. Com a saída da Kajuru, o Cidadania passará a contar apenas com dois senadores: além de Alessandro Vieira, a maranhense Eliziane Gama.

Vieira, que hoje lidera a sigla, admite haver tratativas em andamento para recompor a bancada, mas ainda não há nada fechado. No ano passado, a legenda chegou a sondar a senadora Leila Barros, do PSB de Brasília, sobre uma possível filiação, só que as conversas não avançaram.

A partir do momento em que o partido perde o número necessário de integrantes para constituir uma bancada, as normas do Senado determinam o prazo de 90 dias para desconstituir o gabinete. Atualmente, a liderança do Cidadania emprega 11 funcionários comissionados para assessorar os parlamentares da legenda, de acordo com dados oficiais do Senado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um velho ditado " dois ouvidos e uma boca ", ou seja devemos mais ouvir q falar, quem fala muito dá nisso, acaba falando m....!!

  2. O que leva um partido político, Cidadania e durante décadas PCB, a defender atitudes de um presidente, que por toda sua vida o perseguiu com unhas e dentes 🦷 ? O que estaria provocando essa atitude desse partido?

  3. André, tá certo que vc recebe ordens dos seus donos, mas seria pedir muito, sem colocar seu pescoço na forca dos intere$$e$ dos seus donos, destrinchar o caminho do dinheiro que irriga copiosamente o " Mamata Connection "? Seguindo o caminho do dinheiro o Moro, colunista de Crusoé botou figurões na cadeia. Na dúvida, consulte seu colega Moro para achar o caminho da grana. Tenho oito milhões de razão para antecipar que vc fará ouvidos de mercador. Literalmente, mercador. De Veneza, André?

    1. Lourival aqui não é lugar de fack,segue o Carlixo que você não se perde. Moro Presidente 2022

    2. Essa coisa de 8 milhões é puro fake news. Vá se informar.

    3. Que tal destrinchar de onde vem a grana que paga a mansão do Bozokid e que pagou a campanha do Bozo? Nem precisa. As fontes são duas: milicianos e grileiros!

    4. Eu não perderia uma aula de Politica do do professor Mainardi. um nativo da Ilha.

    5. Isso.. !!!! Amanhã, QUARTA é dia de MAMATA CONNECTION..!!!!!!!! 22 horas. TV Cultura.. Obrigada LOURIVAL..!!! Vc tbém é fã..!!! INICIATIVA PRIVADA no Patrocínio..na TV CULTURA.... MAMATA CONNECTION.. !!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO