Adriano Machado/Crusoé

Narrativas de Gilmar e Lewandowski contra a Lava Jato em xeque

13.04.21 07:29

O relatório da Polícia Federal que concluiu não ser possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba mina a estratégia dos detratores da operação de usar o material roubado por hackers em investigações contra os procuradores do Paraná ou até como provas para anular condenações.

No documento, o delegado Felipe Leal, chefe do Serviço de Inquéritos da PF em Brasília, afirma que “não se presume”, com base nos laudos feitos pelos peritos federais, a autenticidade e integridade dos diálogos apreendidos pela Operação Spoofing, e que há “indícios de que o invasor agiu com o dolo específico não apenas de obter como também de adulterar os dados”.

O relatório foi feito a pedido do subprocurador da República José Adonis Callou de Araújo Sá, que encaminhou a seguinte pergunta à Polícia Federal: “É possível, tecnicamente, atestar a integridade e a cadeia de custódia do material digital no intervalo entre a obtenção original pelos hackers e a apreensão pela Polícia Federal?”

Na resposta feita com base em um laudo dos peritos da corporação, o delegado afirma que as mensagens hackeadas da força-tarefa liderada por Deltan Dallagnol (foto) “não possuem assinatura digital, resumos criptográficos, carimbos de tempo emitidos por autoridade certificadora ou outro mecanismo que permita identificar a alteração, inclusão ou supressão de informações em relação aos arquivos originalmente armazenados nos servidores do aplicativo Telegram”.

O relatório foi anexado ao habeas corpus impetrado pelos procuradores contra o inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, para investigá-los por suposta tentativa de intimidação dos ministros da corte, com base em trechos das mensagens hackeadas. O inquérito foi suspenso no fim de março pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, com parecer da Procuradoria-Geral da República contra a investigação.

Em relação com o inquérito do STJ, Felipe Leal afirma no relatório que “a invasão de dispositivo resulta na coleta de dados indelevelmente marcados por um vício de ilegalidade, circunstância que não pode – ou ao menos não se espera – ser superada com flancos de investigação em face das próprias vítimas”. Para ele, “investigação lastreada por provas com prévio conhecimento de sua ilicitude, configura crime de abuso de autoridade”.

No mesmo documento, o delegado da PF vai além, e expõe um argumento que contesta a narrativa apresentada pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que já fizeram uso informal das mensagens hackeadas durante o julgamento que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, na Segunda Turma do Supremo.

Tanto Gilmar, mas principalmente Lewandowski, afirmaram nas sessões de julgamento sobre a parcialidade de Moro que as mensagens tinham sido periciadas pela Polícia Federal, o que afastaria qualquer possibilidade de adulteração dos diálogos pelos hackers. Para o delegado da PF, contudo, “o atesto da cadeia de obtenção da prova da invasão não significa confirmar autenticidade e integridade do teor das conversas obtidas”.

Em outro trecho do relatório, o delegado Felipe Leal explica que a perícia da PF assegurou a integridade do material após a apreensão com o hacker. “Esclarecendo de maneira técnica, não se deve confundir o atesto de autenticidade e integridade de um item digital antes de sua coleta com o atesto de autenticidade e integridade da cadeia de prova relacionada a um item digital entre a sua coleta e o seu armazenamento em mídia anexa a um laudo pericial. São momentos distintos, fazendo-se necessário inserir um dique entre eles para evitar discussões inesgotáveis sobre o tema”, afirma o delegado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso parece mais um circo do que um STF Como podem julgar , condenar espinafrar heróis nacionais que mostraram a podridão de políticos canalhas e ladrões usando provas e informações que sabiam ilegais e agora vistas como imorais e inverídicas Esse país vai mal Precisamos mostrar nossa indignação Somos Moro e procuradores e não se pode imaginar quererem trocar os heróis para bandidos como alguns do STF fizeram

  2. Triste é o país que tem na Suprema Corte Juízes que são partidários e não imparciais. Quem pode confiar numa Corte que sem prova nenhuma condena um juiz e todo o corpo de investigação por ter condenado ( com provas) um amigo ou aliado político da sua turma?

  3. Se são criminosas, roubadas e até supostamente forjadas ou adulteradas para o STF melhor pois mais se assemelham à verdade por eles perseguida, se de origem criminosa mais verdadeira fica entre os 11, que julgam pelas preferências pessoais o que é melhor para o país se sobrepondo aos que foram eleitos pelo povo para decidir o que é melhor para o povo sem terem sido eleitos pelo povo. Quem decide pelo povo sem ter sido eleito, dita as regras onde não há democracia.

  4. Este STF é envergonha a nação com os julgamentos sem pé e sem cabeça! As cortes Supremas de outra nações deve está estarrecida com afrontas as leis!

  5. Desculpem-me....PQP! E ainda pagamos os salários e outras tantas benesses ,cortesias e amenidades para falharem deste jeito! Será que suas excelências também não sabem ler ou são incapazes de entender um texto ...ou propositalmente os no nobres togados o fazem para confundindo os alhos com os bugalhos descaradamente maltratarem a verdade para o qual repito, são pagos para protege-la! Quando o Lelê e o Gigi avacalham connosco tudo bem...mas qd Da Caca também..e preocupante!

    1. O Brasil, infelizmente, é um país de Juízes corruptos e partidários.

  6. Com base no relatório do delegado Felipe Leal acho que só resta aos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski se desculpar publicamente com o ex-juiz Sergio Moro é o Procurador Deltan Dallagnol

    1. São tão discarados que vão perseguir o delegado Felipe Leal.

    2. Com certeza a fortuna dele não é advinda do salário que recebe com nosso dinheiro.

    3. Esse beiçola FDP que vive nababescamente às minhas custas acha que ficará impune. O ataque ao moro reside no fato de que ele tem uma inveja visceral desse ex juiz e outro é que nunca foi laureado por nenhuma instituição internacional. Outra é que esta no cargo pra defender seus amigos corruptos do PMDB e PSDB. seu dia de prestar contas com a lei está próxima e isso ocorrerá logo no inicio de 2023

  7. Com todo respeito, admitir em sede de habeas corpus essas provas ilícitas para anular ações penais julgadas e confirmadas as condenações em três instâncias, é uma vergonha que ficará marcada nos anais do Poder Judiciário do Brasil. Esperamos que o Plenário do STF restabeleça a licitude e o direito.

    1. Par mim são todos iguais nas suas necessidades de defender amigos e coadjuvantes.

  8. E agora Sapo Cururu ? se usou provas falsas na suspeição do dr Moro, como fica a decisão, que você. Carmem e Lewandowski tomaram ??

  9. Assim se confirma a grande parcialidade dos ministros Gilmar Mendes e Lewandowisk com relação à Operação Lava Jato e especificamente contra Sergio Moro. É preciso haver uma reparação dos danos causados por estes ministros.

  10. Por favor, a foto é a carranca do GM, não do Deltan. Não vamos esquecer aquela senhora que mudou seu voto e assim perdeu toda a credibilidade que tinha, os outros dois nós já conhecemos.

    1. Que confiava na Carmem Lúcia? Não é a primeira vez que faz esse tipo de papelão.

  11. E agora! liberaram as gravações que foram utilizadas pela defesa do Lula, que levou ao julgamento da suspeição do Moro...Como vai ficar esse angú? A segunda turma pode ser processada por expor um juiz e colocando nele a pecha de parcial?

  12. Ministros do #CorrompidoSTF já rasgaram a #CFB em plenário do também #CongressoCorrupto e os seus pares de ambas as casas nada fizeram. #CorrupçãoMata #BrasilSemFuturo com os #TrêsPodresPoderesCorrompidos

  13. Sabe aquela historinha do rei que estava nu? Pois é essa a situação do STF,não tem mais como esconder a parcialidade,a incompetência e a irresponsabilidade ao liberar bandidos e traficantes

  14. A parcialidade de Gilmar Mendes e Lewandowski, ficou evidente naquele nefasto julgamento da Segunda Turma do STF. SERGIO MORO nunca teve qualquer oportunidade de defesa. Aos seus algozes, coube a comemoração do resultado, antecipadamente previsto, com direito até a choro de emoção.

    1. Sr. Beiçola, saiba que o tempo é mãe da história e amanhã o sr e e seus colegas serão enquadrados como inimigos dos bons costumes. aguarde porque syas ações não ficarão impunes, nunca.

  15. Aguardem! Lamentavelmente, o Ministro Lewandowski, que tinha cabedal para se entronizar na história dos grandes membros do STF, encontrará "um jeito" de contornar o laudo da Polícia Federal, "lendo" nele o que não diz. Basta aguardar o próximo julgamento em que se refira à prova manifestamente inconstitucional, ilegal e ilícita, se invocá-la for imprescindível para alguma absolvição de réu ou para "seguir seu mestre"!

  16. Surpreende é esse delegado ser tão sucinto e determinado. A olho nu, com a PF dominada pelo Bolsonaro é suspeitíssimo essa "contra prova". Olho no lince!

    1. Conheço o Dr. Felipe de longa data e posso atestar sua integridade tanto como agente público como ser humano.

    2. Deixa ver se entendi: a seu ver a PF do Bolsonaro livraria a cara do “traidor” do Moro como é tratado pelos Bolsonaristas??? Teu discurso nao para em pé...

  17. O que esses ministros super antigos entendem de tecnologia para julgar a autenticidade das provas?Garanto que nada!Precisam de assessoria de jovens e ainda assim,sem entender,se julgam no direito de condenar com base em provas ilícitas!Absurdo essa justiça

  18. A pressa de gilmar, Lewandowisk e cia em julgar o caso Lula e atribuir a MORO parcialidade, é imperdoável e fica claro de onde parte a parcialidade. O q vão fazer agora com o julgamento q fizeram? O q vão dizer a sociedade? Sérgio Moro a meu ver deveria entrar com um processo no mínimo contra o relator Gilmar Mendes e exigir desculpas públicas.MORO22

    1. Sujaram tanto o nome do Moro que vai ser difícil ele sair dessa, ainda mais com pessoas como Reinaldo Azevedo que em todos os comentários, faz questão de acusar o pessoal da Lava Jato.

  19. Do Beiçola e adogadozinho da viúva de Lula eu não esperava nada sério naquela votação. Mas a mudança de voto da Carmen Lúcia, baseado nestas gravações criminosamente obtidas e adulteradas ao gosto dós detratores da LJ, foi demais.

    1. Benta Carneira faz qq coisa por um pincelada de brocha do Beiçola ou do Lele.

  20. E agora seu gilmar, como explicar a sua lambança?!!! O STF é realmente uma vergonha. O STJ não fica atrás com o atual presidente. Um país que tem o judiciário como esse não tem como evoluir. Lamentável

    1. Rezo para que não aconteça isso, pois é um profissional ímpar

  21. A Instituição Polícia Federal é um órgão que merece todo nosso respeito e admiração pelo trabalho de qualidade que presta ao País. Parabéns aos técnicos da Polícia Federal (Delegados, Agentes e Administrativos).

  22. Alô, Alô, Alô, Carminha planeta terra ouvindo. Fale Carminha, fale. Pede para mudar o voto novamente ainda é tempo. Salve sua biografia.

  23. A narrativa dos anti-lavajatistas começa a ruir. Agora gostaria de ouvir o que a ministra Cármem Lúcia tem a dizer a respeito.

  24. Parabéns aos peritos e ao delegado da Polícia Federal por mostrarem, aos Semi-deuses do STF, a diferença básica entre autenticidade e integridade de uma prova. Como vivemos no país do Faz de Contas, onde tudo é ao contrário, agora é que essas ilicitudes serão a prova definitiva para santificar o ex-presidente e ex-presidiário.

  25. E agora, Beiçola e seu companheiro de chicana Lewan (somente para os íntimos), como fazer para seguir a narrativa de imputar a Sergio Moro suspeição no caso do Lularápio. Como prosseguir usando provas ilícitas? Haverá ainda uma Carminha acreditando no empresário juiz? Quem em sã consciência realmente acreditou nos Hasckers pés de chinelo e que os mesmos como anjos, repassariam tudo da forma como foram encontradas as mensagens originais? Só o nervoso João Plenário.

  26. Para a verdade é os fatos q a comprovação só existe uma versão..!! Trabalhar com mentiras tem muitas versões .. .quem usa disso vai pagar seu preço ....!! Cedo ou tarde será desmoralizado..!!

  27. Cala a boca todo mundo. O Beiçola e companhia podem fazer o que quiserem o provas ilícitas e com CF. Não é o que vêm fazendo?

  28. Como disse o senador Alessandro Vieira "O Gilmar Mendes não tem nenhum limite moral". O GM e o Lawandovski também, de maneira repetitiva, costumam ignorar a Constituição.

  29. E agora José? Como ficam os ministros Gilmar Mende$, Levandovi$k? Será que o pleno, ainda que usando essas provas, ratificarão ou retificarão o que foi votado?

    1. Zezinho diarreia ficou sem argumentos? E os mugidos revoltados?seu dono mandou ficar quieto? Vai pastar recalcado!!!

  30. Os bozolulistas, tal como o Joãozinho Muar, estão alvoroçados agora. O que eles farão para proteger a duplinha Bozo-Lula? Estão como jegues sem pasto. Coitados!

  31. BEÇOLA E SEU ESCUDEIRO IRÃO AMARGAR UMA DERROTA AMANHÃ NO PLENO. O IMBECIL ATÉ QUE TENTOU MAS NEM TUDO ESTÁ DOMINADO NA PF, ALIÁS MAIS DE 95% NÃO VISAM STATUS DENTRO DA CORPORAÇÃO OU SE SUBMETEM AO RIDÍCULO ENTÃO AINDA TEMOS QUE CONFIAR NA INSTITUIÇÃO. SE O GÂNGSTER DE TOGA TENTAR DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM SERÁ DESBARATADO, OU SEJA A VERDADE VENCERÁ!!! MAS DO QUE NUNCA MORO PARA PRESIDENTE EM 2022 E OS ANTIGOS GUERREIROS DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO E MINISTROS DE ESTADO. FORÇA E HONRA🤜🤛🚔⚔🔪☠

    1. É isso aí. Amanhã o beiçola vai dizer que o relatório da PF é fake. E bola pra pra frente tratorando 200 milhões de patos..

  32. Enquanto isso na sala da injustiça, dentre baforadas de charutos sofisticados, um dos supremos ordena ao garçom: traz o lagostim graúdo e as garrafas de vinho superpremiadas e..... o povo que se EXPLODA

  33. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Esqueça isso Sir Claiton! Com o congresso que é eleito de quatro em quatro anos o Moro não conseguiria governar e ainda seria boicotado pelo sistema que impera neste Brasil há anos! Só se ele for maluco em largar o atual emprego e se aventurar no esgoto da política brasileira. Ele já fez, e muito, pelo Brasil. Deveria agora cuidar do seu sustento e segurança de sua família...

  34. O senado representa o povo e a maioria do povo quer o impeachment não somente destas duas figuras deploráveis como de outros seus pares. Estas figuras levaram a instituiçâo ao descrédito e não merecem ali continuar.

  35. Ainda assim, a vergonha para Minas permanece. Carmem "apequenou-se", termo que ela gosta muito de usar, e de quebra diminuiu o Estado. Moro 2022!

  36. E agora Gilmar e Lewando como vão se explicar, por defender, descaradamente, provas ilícitas para perdoar bandidos e sujar a biografia de quem os investigou e condenou. E você Carmen Lúcia, que seguiu os votos desses dois advogados de bandidos, comprovados legalmente, como explica sua mudança de postura. Dobrou a coluna para o Gilmar? Foi medinho, foi?

    1. Como disse nos pingos nos is o jornalista Augusto Nunes, Carmem Lucia nada fazia sem consultar o pai e após sua morte ficou a deriva e pressionada por Gilmar votou contra o Moro. Falta-lhe personalidade e maturidade pra decidir qdo julga.

  37. Lewan e beiçola devem responder a um processo por abuso de autoridade e voltar aos bancos escolares para reaprender o óbvio: mensagens roubadas são ilegais

  38. E agora Gilmar e Lewandowisk? Vocês estão constrangidos com o que fizeram com nosso futuro Presidente Sérgio Moro? Não devem estar não, pois o que lhes falta é caráter e vergonha na cara. Vocês são dois abutres. MORO 2022!!!

  39. Será que estes ditos Min.do Supremo não devem um pedido de perdão ao Moro? Moro se você se candidatar a Presidente tem meu voto.

  40. Marilza Não consigo entender como esses dois ministros não tem vergonha de seus atos . A verdade pode tardar mas chega a tempo de desmascarar os desonestos

    1. " José não vai comentar". kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO