Adriano Machado/Crusoé

Após alarde, Bolsonaro admite não ter provas de supostas fraudes nas eleições

29.07.21 20:52

O presidente Jair Bolsonaro (foto) admitiu nesta quinta-feira, 29, não ter como atestar a ocorrência de fraudes nas eleições. O chefe do Planalto havia prometido mostrar provas de irregularidades durante a tradicional live semanal, mas, ao longo de 2 horas, limitou-se a transmitir teorias conspiratórias que circulam há anos na internet e vídeos disponíveis no YouTube.

Os materiais do acervo utilizado por Bolsonaro já foram desmentidos em ocasiões anteriores por projetos de checagem de fatos e pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE.

Não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas. São indícios. Crime se desvenda como vários indícios”, disse Bolsonaro. “Ah, não tem prova de fraude. Também não tem que não há”, completou.

Em meio à live, Bolsonaro transpareceu o receio com o resultado das urnas em 2022. “Como eu posso ser recebido em qualquer lugar do Brasil, como serei, se Deus quiser, em Presidente Prudente no próximo sábado e o outro cara não consegue ir em um bar sem ser vaiado. Esse é o candidato que tem voto? A imprensa, em grande parte, produz fake news, a pesquisa diz que eu estou mal para justificar a manipulação de votos na ponta da urna. Isso é uma certeza? Não é uma certeza. É um indício fortíssimo“, esbravejou.

O presidente iniciou a transmissão ao vivo com um discurso de 40 minutos, no qual distribuiu ataques — Bolsonaro fez menção ao PSDB, ao PT e ao ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, por exemplo. No entanto, as investidas centraram-se, principalmente, no presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

Na sequência, Bolsonaro deu a palavra a um homem que identificou apenas como Eduardo e que, segundo disse, é analista de inteligência. Foi ele quem fez a passagem dos vídeos apresentados. O primeiro deles transmitiu a narração da mensagem de que é possível fraudar o código fonte para computar o voto de um candidato para o outro.

Minutos depois, o TSE publicou nas redes uma checagem do Projeto Comprova, do qual Crusoé faz parte. O material mostra que, de acordo com a própria corte e um especialista ouvido pela reportagem, o programa que é utilizado na gravação como simulador da urna eletrônica é muito mais simples que o equipamento em si, que conta com inúmeros dispositivos de segurança que impedem que ela funcione com um arquivo modificado.

Em outro exemplo, Bolsonaro resgatou um vídeo feito por uma emissora de televisão que mostra que dois técnicos contratados por uma coligação política afirmam terem encontrado indícios de fraude nas urnas eletrônicas durante eleições municipais realizadas em Caxias, no Maranhão, em 2008.

Em tempo real, o TSE esclareceu, em seu site oficial e nas redes, que, a pedido da Justiça Eleitoral, a PF periciou as urnas eletrônicas utilizadas no pleito e concluiu que não foram identificados sinais de violação física dos lacres que envolvem os aparelhos.

No documento, a PF descartou as hipóteses de instalação de softwares fraudulentos e de adulteração dos programas autenticados pelo TSE. Também não foram encontrados arquivos contaminados por vírus nas urnas eletrônicas examinadas pela instituição“, explicou, em nota.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E claro que está provado! Não e possível com a entrada dos votos da região sudeste onde Bolsonaro levava vantagem a porcentagem dele diminuir. Isso é contra a lógica! Quanta burrice! O PT deve estar rindo e o PSDB vai morrer na praia mais uma vez com esse sistema eleitoral! Abram os olhos!!! Só Dirceu sabe como tomar o poder com um pouquinho de chantagem! Olha a cortina de fumaça,gente!

  2. A maior fraude ocorreu em 2018. Fomos fraudados pelo candidato vencedor que prometeu acabar com a corrupção, fazer reformas importantes e privatizar a maioria das estatais. E só vimos achaques às poucas instituições que funcionavam e agora estão destruídas.

  3. Jamais houve presidente tão tosco e idiota na república. O presidente bêbado, analfabeto e ladrão ensina política para esse mentecapto.

  4. De fato, alguém tem convocar uma junta médica para avaliar a sanidade mental do presidente. Não fala coisa com coisa. Quem ainda não desembarcou, desembarca logo, pois o cara tá doidin que dá dó.

  5. Esse Boca de Fossa só fala m... É o gado aceita e ingerem o escremento. Tal qual os burros do Lularápio, são um bando de acéfalos.

  6. Tá na hora de jair embora. A renúncia seria uma saída muito mais simples que o impeachment. Ninguém aguenta mais esse traste!

    1. Pode ser um harakiri baiano. Querem que eu desenhe?

  7. Me pergunto quanto tempo o candidato "com votos" consegue andar na rua, sem segurança ou asseclas previamente convocados, antes de ganhar de presente uma gravata de cânhamo de algum dos milhões de enlutados, que tiveram parentes, cônjugues ou amigos assassinados por ele, só para forçar o superfaturamento de vacinas e sua estrutura de transporte.

    1. Por isso que eu digo aos ex-bozistas. Para limpar suas biografias vocês precisam remover o criminoso que vocês colocaram no poder. Façam isso para si próprios e em nome das 550 mil vítimas do genocida.

  8. Nenhum palhaço profissional se expõe às palhaçadas idiotas às quais se expõe esse broncossauro completamente demente, com o perdão dos demais dementes!!!! Vai ser ridículo assim fora do Sistema Solar!!!! Esse subespécie com certeza tem uma colônia de fungos no lugar do cérebro!!!! Só faz besteiras, só fala bobagens, só desprende asneiras, envergonha o BRASIL e o resto do planeta, esse subespécie!!!!

  9. Iniciou o Governo com muito respaldo, terminando um desGoverno de forma melancólica, não convence nem os fiéis que defendem essas bobagens de forma cada dia mais acanhada

  10. Inventa outra Jair. Essa de voto auditável ou voto impresso foi mais uma fumaça sem fogo para esconder o desgoverno. E cuidado com o Centrão, a facada e a rasteira não vão demorar. Taoquei?

  11. Patético , ridículo, mente descaradamente para logo depois se gastar em explicações sem pé nem cabeça , julgando a própria imbecilidade como coisa comum aos demais mortais ...Inqualificável !

  12. BOLSOPAI PECULATO ESTÁ DESESPERADO COM O DERRETIMENTO DA SUA POPULARIDADE, QUEMMANDOU SER NEGLIGENTE NA PANDEMIA E FAZER UM PÉSSIMO GOVERNO! IMPEACHMENT JÁ!!!!

  13. Ridículo! fala que tem provas e não as apresenta! Presidente bobão, incentivador do desmatamento e queima de florestas, genocida por negar o uso de máscaras, promover aglomerações, corrupto causador de milhares de mortes devido sua indiferença com a prevenção, com as vacinas. Impeachment já!

    1. Fraude é o bolsonaro. O povo achou que elegeu um presidente, mas elegeu um paranóico-psicopata.

    2. Verdade. O ardo bozista é o fraude em pessoa. Pessoa não, muar!

  14. Não voto nele, tampouco no outro, mas eu não confio no que os olhos não veem, e como boa brasileira, as mãos não podem tocar.

    1. Então você está morta. Não acredita em Deus. Não acredita no ar que respira.

  15. Que sujeito im.be.cil! Em março de 2020, nos EUA, ele esbravejou que tinha provas de que a eleição dele havia sido fraudada, tais provas demonstrariam que ele teria sido eleito no primeiro turno. Tem como ser mais ba.ba.ca????

  16. O TSE acerta em rebater imediatamente todas às mentiras do Bozo. É verdade que o Lula não pode sair às ruas. Como é verdade, que o Bolsonaro sai às ruas em ambientes controlados por ser PR. Com relação às pesquisas, o eleitor acha que um corrupto é melhor que um genocida. Quando tivermos uma 3a Via, a maioria do eleitorado vai dizer NÃO, tanto para o CORRUPTO, quanto para o GENOCIDA. Aliás, tanto um, quanto o outro, é corrupto e genocida, a diferença é dr escala.

  17. O Genocida já ultrapassou o limite da decência e da moral. Nem sangrando o Sociopata consegue comover o povo brasileiro. O máximo que consegue é contar um monte de mentiras , delírio de sua mente conturbada, para o gado do cercadinho e para seus asseclas ambiciosos, sem caráter e sem moral, usuários contumaz das Rachadinhas e benesses do cargo publico, os sanguessugas do Erário, civis e militares da banda podre .

  18. Muito certo o PR., ELE quer transparência e o Lulu B.V quer manter essa mutreta. Certíssimo também está o PR ao questionar a soltura do ex-detento e do nada, torná-lo elegível, sendo que o Lulu vai jogar solto naquela sala escura do TSE manipulando os votos ao seu bel prazer. Por isso eu digo, voto auditável pra ontem e Bolsonaro a última TRINCHEIRA contra o comunismo reeleito em 2022 já no primeiro turno.

    1. 2- Só não enche mais o saco com seu "feeling", pois quem vai pagar 2,5 bi somos nós.

    2. 1- O Nyco sofre da mesma síndrome do general Braga Netto, síndrome do cachorro vira lata. O fato de vocês serem limitados intelectualmente, não significa que todos os brasileiros são limitados intelectualmente. Vocês acham que não podemos ser vanguarda em algo, como somos na urna eletrônica? É óbvio que é malandragem. Mas discutir malandragem não leva a nada. Bolsonaro acha por "feeling" que a urna eletrônica é vulnerável. Faça como Morris Albert, escreva uma música.

    3. Nyco Penyco, como sempre, zurrando os seus delírios. O sonho erótico dele é que os vermelhos saiam debaixo da cama dele para possuí-lo pela eternidade. Esquece Penyco, nem os vermelhos te querem.

  19. Transparente e cristalino as explicações de como se fraudar uma urna em busca de votos escusos. Parabéns aos técnicos e especialistas no assunto.

  20. Atenção boiada, na próxima quinta-feira vai ter live comprovando que a terra não é redonda., que o Mar Vermelho é vermelho, o chapéu do Panamá é do Panamá.🐂🐂🐂🐂🐂🐂 é que o Palmeiras tem mundial

  21. Kkkkkkkkmk. Covarde, mentiroso, delinquente, genocida e devoto do satanás. Em breve estarás na cadeia como pena pelas mais de 550 mil pessoas inocentes que você e seus seguidores mataram sem dó.

    1. Sociopata. Manipula, mente, DELIRA. As instituições têm que tirar esse cara do governo a tempo de se evitar o caos. Não dá mais!

    2. Enquanto isso ele está na mídia. Falem mal mas falem de mim.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO