Antonio Augusto/ASCOM/TSE

TSE faz checagem e rebate falas de Bolsonaro sobre as urnas em tempo real

29.07.21 19:46

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, montou um esquema de checagem das declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro durante transmissão ao vivo, na noite desta quinta-feira, 29. O presidente usa a live para levantar suspeitas sobre a segurança das urnas eletrônicas. A corte desmentiu em tempo real, no site oficial e nas redes sociais, informações falsas propagadas.

Bolsonaro prometeu apresentar na transmissão ao vivo provas da ocorrência de suposta fraude no segundo turno das eleições de 2014, em que o tucano Aécio Neves saiu derrotado pela petista Dilma Rousseff. Ao longo de quase 40 minutos de fala, porém, o presidente da República ainda não indicou tais elementos.

Durante a live, a equipe do TSE esclareceu, por exemplo, que a apuração de votos não é feita de forma secreta em uma sala da corte, como dito por Bolsonaro. O tribunal explicou que ela ocorre automaticamente, logo após o encerramento da votação, pela própria urna eletrônica.

O equipamento, então, imprime, em cinco vias, o Boletim da Urna, que indica a quantidade de votos registrados para cada candidato e partido, além dos nulos e brancos. Uma das vias impressas é afixada no local de votação, visível a todos, de modo que o resultado da urna se torna público e definitivo. Vias adicionais são entregues aos fiscais dos partidos políticos”, emendou o tribunal.

A corte acrescentou que o processo de apuração é realizado antes da transmissão dos resultados, que acontece por uma rede de transmissão de dados criptografados. Ao chegarem ao TSE, a integridade e a autenticidade dos sufrágios são verificadas e, então, um supercomputador realiza a soma dos votos. “O resultado final divulgado pelo TSE sempre correspondeu à soma dos votos de cada um dos boletins de urna impressos em cada seção eleitoral do país”, lembra a nota.

O tribunal explicou, ainda, que, ao contrário do que diz Bolsonaro, não são apenas três países que usam as urnas. O TSE frisou que, de acordo com o Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional, o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 nações.

Ainda segundo o Idea, 16 países adotam máquinas de votação eletrônica de gravação direta. Isso significa que não utilizam boletins de papel e, assim, registram os votos eletronicamente, sem qualquer interação com cédulas“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tem pouca informação sobre o sistema de urnas eletrônicas.Dizem que a nossa e de primeira geração e já tem outros sistemas que permitem auditar

    1. Almir é porque ele não caga pelo toba e sim pela boca. O sujeito e nojento,desprezível. Tem que ir pra cadeia.

  2. É o jogo sujo a que está acostumado. Nas três décadas no Baixo Clero, o Genocida acumulou as técnicas das milícias do Rio às técnicas de terrorismo, por sua passagem no Exército .

    1. Marcos você é Fale News. Robô controlado pela filha do Bozobosta.

    2. A maior fraude esta sentado por enquanto no planalto. Bravateiro inconsequente.

  3. Agora está certo o TSE , tem que parti para cima deste vagabundo, mentiroso e encantador de GADO, não pode deixar se criar as fake News!!!! O Bozobosta fica louco , se perde todo pois , ele não consegue pensar direito de tão burro que é !!!! Pressão nele , daqui a pouco ele mete o os pés pela mãos e chuta o centrão e se mata politicamente!!! Só isto que queremos , este louco infeliz fora!!!

  4. TSE acabou mais uma vez com as mentiras do Bozo genocida. Qualquer pessoa que conhece o sistema de votação e alheação sabe que o sistema é seguro e inviolável. O Bozo é um traste criminoso. Temos que colocá-lo imediatamente na Papuda, de preferência com outros bandidos de alta periculosidade.

    1. Odair, aqui não tem petista. Só tem gente inteligente. As poucas exceções são os Bozistas que zurram de vez em quando. Você é um deles?

    2. Em votei no BozoMerda, nem por isso sou Petista, apenas analiso os fatos. É O PIOR PRESIDENTE JÁ ELEITO NESTE PAÍS. Pior que a Dilma. Fora este retardado que só mancha cada vez mais a imagem do país, além de ter destruído a economia e a esperança.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO