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    Anatel e operadoras propõem vale de R$ 30 para clientes mais humildes

    A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, encampou um pleito dos presidentes de operadoras de telecomunicações e sugeriu ao governo federal a criação de um vale mensal para que clientes de menor porte aquisitivo consigam manter as contas de celular em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações...

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    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 07.04.2020 20:04 comentários 10
    O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participa da abertura do 26ª Bett Educar, maior encontro de educação e tecnologia da América Latina, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
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    A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, encampou um pleito dos presidentes de operadoras de telecomunicações e sugeriu ao governo federal a criação de um vale mensal para que clientes de menor porte aquisitivo consigam manter as contas de celular em meio à pandemia do novo coronavírus.

    A proposta chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, comandado por Marcos Pontes, na última semana. Pessoas que participaram das discussões afirmam que a ideia é que o voucher seja de 30 reais e vigore pelos próximos três meses. O custeio ocorreria com recursos do Fundo de Fiscalização de Telecomunicações, o Fistel.

    Conforme o projeto, receberiam o auxílio somente beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único. Para implementar o programa, as operadoras pedem a postergação do recolhimento para esse fundo por ao menos 90 dias.

    O Fistel é um conjunto de obrigações anuais, recolhidas mês a mês: a Taxa de Fiscalização de Funcionamento, a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional. O valor a ser pago neste mês é de cerca de 4 bilhões de reais, segundo as empresas.

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    Redação Crusoé

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Tíndaro

    2020-04-08 10:02:19

    'FISTEL'? Outro desconhecido que pagamos na conta e não sabemos pra quê. Dá uma boa reportagem investigativa, ainda mais por serem as Agencias Reguladoras autônomas. Fica a sugestão.


    Orchidea

    2020-04-08 08:34:51

    É uma boa medida , pois vai ajudar a população de menos recursos ...


    L.

    2020-04-08 06:24:03

    A dona Claro / Net simplesmente não atende no app ou no 10621 onde o Cliente é submetido a uma quantidade enorme de questões inúteis naquele menu . Após vários minutos, vem uma mensagem: Não podemos atender no momento. Claro que a fatura continua vindo com lançamentos do pacote Premiere futebol, apesar não estar havendo transmissão de jogos. lamentável.


    Renato

    2020-04-08 06:10:28

    A existência desse FISTEL é um acinte!


    Cap. Kirk

    2020-04-08 01:27:09

    Pois é. Como já foi dito, faltou definir "clientes mais humildes", para justificar o título romântico da matéria. Ademais, essa distribuição, como tantos outros altruísmos que se observa nesta fase da "pandemia" (entre aspas, sim) que decorrências terão, após transposta a tempestade? Que acontecerá com os preços/tarifas/taxas? O passado ensina que em mercados majoritariamente cartelizados e cruelmente monetizados por bancos, após a tempestade NÃO vem a bonança. Só para eles. A conferir.


    Rozenval

    2020-04-07 23:04:19

    O que significa um "cliente humilde"? "Humildade", jornalistas da Crusoé, não é uma categoria socioeconômica, mas uma virtude. Portanto, pessoas ricas e pobres podem, indistintamente, ser HUMILDES ou o contrário: SOBERBAS. No Brasil, a classificação das classes socais, de acordo com a renda familiar, é dividido basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. E tal estratificação é representada por letras: classe A, B, C, D e E.


    Rosa

    2020-04-07 23:02:46

    Respeito o ministro Marcos Pontes, mas vejo apenas um propósito nessa proposta: Anatel e operadoras oportunistas querendo levar vantagem até da pandemia do coronavírus. Em nome dos pobres, o dinheiro vai parar nas mãos deles, herdeiros das tramoias do lulopetismo que destruiu a seriedade nos serviços públicos. Tudo é motivo para multiplicar o lucro dos espertalhões de plantão. (Desculpem aqueles que que estão no bolo mas não são farinha do mesmo saco.)


    LuisR

    2020-04-07 20:35:19

    Deveria ser sim aprovado esse plano, mas limitar aos modelos de aparelhos, caso seja tecnicamente possível, descontinuados ou atuais com preço de mercado abaixo de, digamos R$ 2.000. Digo isso porque tem maluco(a) que ganha salário mínimo, mas compra Iphone de R$ 5.000!!


    Welington

    2020-04-07 20:34:07

    Já é um PARADOXO pessoas que vivem de Bolsa Esmola terem Celular. >>> Esses trocados, as operadoras vigaristas tiram de todos os consumidores a qualquer hora. >>> Não Geram Boletos nos dias dos vencimentos de contas. Ganham automaticamente com pagamento após data de vencimento. >>> Tenho um Cyber que presta serviços, e sei muito bem o que estou afirmando. >>> ANATEL trabalha pras mesmas. >>> --- 'A NET/Claro é uma Empresa Vigarista' - Mario Sabino.


    SILVIA

    2020-04-07 20:31:45

    Ridiculo, conta de celular nao e necessidade basica.


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    Comentários (10)

    Tíndaro

    2020-04-08 10:02:19

    'FISTEL'? Outro desconhecido que pagamos na conta e não sabemos pra quê. Dá uma boa reportagem investigativa, ainda mais por serem as Agencias Reguladoras autônomas. Fica a sugestão.


    Orchidea

    2020-04-08 08:34:51

    É uma boa medida , pois vai ajudar a população de menos recursos ...


    L.

    2020-04-08 06:24:03

    A dona Claro / Net simplesmente não atende no app ou no 10621 onde o Cliente é submetido a uma quantidade enorme de questões inúteis naquele menu . Após vários minutos, vem uma mensagem: Não podemos atender no momento. Claro que a fatura continua vindo com lançamentos do pacote Premiere futebol, apesar não estar havendo transmissão de jogos. lamentável.


    Renato

    2020-04-08 06:10:28

    A existência desse FISTEL é um acinte!


    Cap. Kirk

    2020-04-08 01:27:09

    Pois é. Como já foi dito, faltou definir "clientes mais humildes", para justificar o título romântico da matéria. Ademais, essa distribuição, como tantos outros altruísmos que se observa nesta fase da "pandemia" (entre aspas, sim) que decorrências terão, após transposta a tempestade? Que acontecerá com os preços/tarifas/taxas? O passado ensina que em mercados majoritariamente cartelizados e cruelmente monetizados por bancos, após a tempestade NÃO vem a bonança. Só para eles. A conferir.


    Rozenval

    2020-04-07 23:04:19

    O que significa um "cliente humilde"? "Humildade", jornalistas da Crusoé, não é uma categoria socioeconômica, mas uma virtude. Portanto, pessoas ricas e pobres podem, indistintamente, ser HUMILDES ou o contrário: SOBERBAS. No Brasil, a classificação das classes socais, de acordo com a renda familiar, é dividido basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. E tal estratificação é representada por letras: classe A, B, C, D e E.


    Rosa

    2020-04-07 23:02:46

    Respeito o ministro Marcos Pontes, mas vejo apenas um propósito nessa proposta: Anatel e operadoras oportunistas querendo levar vantagem até da pandemia do coronavírus. Em nome dos pobres, o dinheiro vai parar nas mãos deles, herdeiros das tramoias do lulopetismo que destruiu a seriedade nos serviços públicos. Tudo é motivo para multiplicar o lucro dos espertalhões de plantão. (Desculpem aqueles que que estão no bolo mas não são farinha do mesmo saco.)


    LuisR

    2020-04-07 20:35:19

    Deveria ser sim aprovado esse plano, mas limitar aos modelos de aparelhos, caso seja tecnicamente possível, descontinuados ou atuais com preço de mercado abaixo de, digamos R$ 2.000. Digo isso porque tem maluco(a) que ganha salário mínimo, mas compra Iphone de R$ 5.000!!


    Welington

    2020-04-07 20:34:07

    Já é um PARADOXO pessoas que vivem de Bolsa Esmola terem Celular. >>> Esses trocados, as operadoras vigaristas tiram de todos os consumidores a qualquer hora. >>> Não Geram Boletos nos dias dos vencimentos de contas. Ganham automaticamente com pagamento após data de vencimento. >>> Tenho um Cyber que presta serviços, e sei muito bem o que estou afirmando. >>> ANATEL trabalha pras mesmas. >>> --- 'A NET/Claro é uma Empresa Vigarista' - Mario Sabino.


    SILVIA

    2020-04-07 20:31:45

    Ridiculo, conta de celular nao e necessidade basica.



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