Crusoé
25.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Anatel e operadoras propõem vale de R$ 30 para clientes mais humildes

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, encampou um pleito dos presidentes de operadoras de telecomunicações e sugeriu ao governo federal a criação de um vale mensal para que clientes de menor porte aquisitivo consigam manter as contas de celular em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações...

avatar
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 07.04.2020 20:04 comentários 10
Anatel e operadoras propõem vale de R$ 30 para clientes mais humildes
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participa da abertura do 26ª Bett Educar, maior encontro de educação e tecnologia da América Latina, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, encampou um pleito dos presidentes de operadoras de telecomunicações e sugeriu ao governo federal a criação de um vale mensal para que clientes de menor porte aquisitivo consigam manter as contas de celular em meio à pandemia do novo coronavírus.

A proposta chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, comandado por Marcos Pontes, na última semana. Pessoas que participaram das discussões afirmam que a ideia é que o voucher seja de 30 reais e vigore pelos próximos três meses. O custeio ocorreria com recursos do Fundo de Fiscalização de Telecomunicações, o Fistel.

Conforme o projeto, receberiam o auxílio somente beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único. Para implementar o programa, as operadoras pedem a postergação do recolhimento para esse fundo por ao menos 90 dias.

O Fistel é um conjunto de obrigações anuais, recolhidas mês a mês: a Taxa de Fiscalização de Funcionamento, a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional. O valor a ser pago neste mês é de cerca de 4 bilhões de reais, segundo as empresas.

Diários

A fatura chegou para a Rússia

José Inácio Pilar Visualizar

"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

Redação Crusoé Visualizar

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé Visualizar

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé Visualizar

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé Visualizar

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Visualizar notícia
Declínio e queda do identitarismo woke

Declínio e queda do identitarismo woke

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Anatel

Coronavírus

Telecomunicação

< Notícia Anterior

PGR arquiva reclamações criminais contra Jair Bolsonaro

07.04.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

MPF pede a Mandetta explicações sobre orientação de relaxamento de restrições

07.04.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Tíndaro

2020-04-08 10:02:19

'FISTEL'? Outro desconhecido que pagamos na conta e não sabemos pra quê. Dá uma boa reportagem investigativa, ainda mais por serem as Agencias Reguladoras autônomas. Fica a sugestão.


Orchidea

2020-04-08 08:34:51

É uma boa medida , pois vai ajudar a população de menos recursos ...


L.

2020-04-08 06:24:03

A dona Claro / Net simplesmente não atende no app ou no 10621 onde o Cliente é submetido a uma quantidade enorme de questões inúteis naquele menu . Após vários minutos, vem uma mensagem: Não podemos atender no momento. Claro que a fatura continua vindo com lançamentos do pacote Premiere futebol, apesar não estar havendo transmissão de jogos. lamentável.


Renato

2020-04-08 06:10:28

A existência desse FISTEL é um acinte!


Cap. Kirk

2020-04-08 01:27:09

Pois é. Como já foi dito, faltou definir "clientes mais humildes", para justificar o título romântico da matéria. Ademais, essa distribuição, como tantos outros altruísmos que se observa nesta fase da "pandemia" (entre aspas, sim) que decorrências terão, após transposta a tempestade? Que acontecerá com os preços/tarifas/taxas? O passado ensina que em mercados majoritariamente cartelizados e cruelmente monetizados por bancos, após a tempestade NÃO vem a bonança. Só para eles. A conferir.


Rozenval

2020-04-07 23:04:19

O que significa um "cliente humilde"? "Humildade", jornalistas da Crusoé, não é uma categoria socioeconômica, mas uma virtude. Portanto, pessoas ricas e pobres podem, indistintamente, ser HUMILDES ou o contrário: SOBERBAS. No Brasil, a classificação das classes socais, de acordo com a renda familiar, é dividido basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. E tal estratificação é representada por letras: classe A, B, C, D e E.


Rosa

2020-04-07 23:02:46

Respeito o ministro Marcos Pontes, mas vejo apenas um propósito nessa proposta: Anatel e operadoras oportunistas querendo levar vantagem até da pandemia do coronavírus. Em nome dos pobres, o dinheiro vai parar nas mãos deles, herdeiros das tramoias do lulopetismo que destruiu a seriedade nos serviços públicos. Tudo é motivo para multiplicar o lucro dos espertalhões de plantão. (Desculpem aqueles que que estão no bolo mas não são farinha do mesmo saco.)


LuisR

2020-04-07 20:35:19

Deveria ser sim aprovado esse plano, mas limitar aos modelos de aparelhos, caso seja tecnicamente possível, descontinuados ou atuais com preço de mercado abaixo de, digamos R$ 2.000. Digo isso porque tem maluco(a) que ganha salário mínimo, mas compra Iphone de R$ 5.000!!


Welington

2020-04-07 20:34:07

Já é um PARADOXO pessoas que vivem de Bolsa Esmola terem Celular. >>> Esses trocados, as operadoras vigaristas tiram de todos os consumidores a qualquer hora. >>> Não Geram Boletos nos dias dos vencimentos de contas. Ganham automaticamente com pagamento após data de vencimento. >>> Tenho um Cyber que presta serviços, e sei muito bem o que estou afirmando. >>> ANATEL trabalha pras mesmas. >>> --- 'A NET/Claro é uma Empresa Vigarista' - Mario Sabino.


SILVIA

2020-04-07 20:31:45

Ridiculo, conta de celular nao e necessidade basica.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Tíndaro

2020-04-08 10:02:19

'FISTEL'? Outro desconhecido que pagamos na conta e não sabemos pra quê. Dá uma boa reportagem investigativa, ainda mais por serem as Agencias Reguladoras autônomas. Fica a sugestão.


Orchidea

2020-04-08 08:34:51

É uma boa medida , pois vai ajudar a população de menos recursos ...


L.

2020-04-08 06:24:03

A dona Claro / Net simplesmente não atende no app ou no 10621 onde o Cliente é submetido a uma quantidade enorme de questões inúteis naquele menu . Após vários minutos, vem uma mensagem: Não podemos atender no momento. Claro que a fatura continua vindo com lançamentos do pacote Premiere futebol, apesar não estar havendo transmissão de jogos. lamentável.


Renato

2020-04-08 06:10:28

A existência desse FISTEL é um acinte!


Cap. Kirk

2020-04-08 01:27:09

Pois é. Como já foi dito, faltou definir "clientes mais humildes", para justificar o título romântico da matéria. Ademais, essa distribuição, como tantos outros altruísmos que se observa nesta fase da "pandemia" (entre aspas, sim) que decorrências terão, após transposta a tempestade? Que acontecerá com os preços/tarifas/taxas? O passado ensina que em mercados majoritariamente cartelizados e cruelmente monetizados por bancos, após a tempestade NÃO vem a bonança. Só para eles. A conferir.


Rozenval

2020-04-07 23:04:19

O que significa um "cliente humilde"? "Humildade", jornalistas da Crusoé, não é uma categoria socioeconômica, mas uma virtude. Portanto, pessoas ricas e pobres podem, indistintamente, ser HUMILDES ou o contrário: SOBERBAS. No Brasil, a classificação das classes socais, de acordo com a renda familiar, é dividido basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. E tal estratificação é representada por letras: classe A, B, C, D e E.


Rosa

2020-04-07 23:02:46

Respeito o ministro Marcos Pontes, mas vejo apenas um propósito nessa proposta: Anatel e operadoras oportunistas querendo levar vantagem até da pandemia do coronavírus. Em nome dos pobres, o dinheiro vai parar nas mãos deles, herdeiros das tramoias do lulopetismo que destruiu a seriedade nos serviços públicos. Tudo é motivo para multiplicar o lucro dos espertalhões de plantão. (Desculpem aqueles que que estão no bolo mas não são farinha do mesmo saco.)


LuisR

2020-04-07 20:35:19

Deveria ser sim aprovado esse plano, mas limitar aos modelos de aparelhos, caso seja tecnicamente possível, descontinuados ou atuais com preço de mercado abaixo de, digamos R$ 2.000. Digo isso porque tem maluco(a) que ganha salário mínimo, mas compra Iphone de R$ 5.000!!


Welington

2020-04-07 20:34:07

Já é um PARADOXO pessoas que vivem de Bolsa Esmola terem Celular. >>> Esses trocados, as operadoras vigaristas tiram de todos os consumidores a qualquer hora. >>> Não Geram Boletos nos dias dos vencimentos de contas. Ganham automaticamente com pagamento após data de vencimento. >>> Tenho um Cyber que presta serviços, e sei muito bem o que estou afirmando. >>> ANATEL trabalha pras mesmas. >>> --- 'A NET/Claro é uma Empresa Vigarista' - Mario Sabino.


SILVIA

2020-04-07 20:31:45

Ridiculo, conta de celular nao e necessidade basica.



Notícias relacionadas

A fatura chegou para a Rússia

A fatura chegou para a Rússia

José Inácio Pilar
25.06.2026 10:49 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

Redação Crusoé
25.06.2026 09:13 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé
24.06.2026 19:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé
24.06.2026 16:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso