A irritação do Superior Tribunal Militar
Durante o regime militar, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM) mostrou "irritação" e "vergonha" por causa de arbitrariedades do governo. O relato está em um documento da inteligência dos Estados Unidos produzido em novembro de 1970, no governo Emílio Médici. Uma operação executada por "ordem presidencial" para prender “conspiradores” também é mencionada. O documento,...
Durante o regime militar, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM) mostrou "irritação" e "vergonha" por causa de arbitrariedades do governo. O relato está em um documento da inteligência dos Estados Unidos produzido em novembro de 1970, no governo Emílio Médici. Uma operação executada por "ordem presidencial" para prender “conspiradores” também é mencionada.
O documento, obtido por Crusoé, foi enviado pelo governo americano à Comissão Nacional da Verdade em junho de 2015, após o encerramento da comissão.
O relatório diz que houve "ordem presidencial" para deter indivíduos que "poderiam estar envolvidos em conspirações antigoverno". Não há mais detalhes sobre a ordem.
Queixando-se das "arbitrariedades" do governo militar, o brigadeiro Armando Perdigão, presidente do STM àquela altura, narra que três jovens mulheres presas no Rio por suposta subversão foram libertadas por ordem do tribunal, mas encarceradas novamente por "intervenção policial".
"A autoridade do Superior Tribunal Militar foi diretamente desafiada por aqueles que detiveram as jovens em uma segunda vez, sob condições brutas", diz Perdigão, segundo o registro da inteligência americana. O documento registra que "todos" os oficiais de segurança da Guanabara negaram responsabilidade no episódio, mas que Perdigão desconfiava dessa versão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aristoteles
2018-06-11 18:01:34OBAMA DEVE TER MANDADO MILHARES DE DOCUMENTOS PARA A COMISSÃO MAIS IDIOTA DO MUNDO. A QUE ANALISOU ASPECTOS DE FORMA UNILATERAL DO QUE DE MAIS MENTIROSOS ACONTECEU NO GOVERNO MILITAR. GOVERNO MILITAR DEU LUGAR AO ESTADO MAIS CLEPTOCRÁTICO E LADRÃO QUE O MUNDO JÁ MAIS VIU.
Jonny
2018-06-11 17:19:38Crusoé!! Que tal uma reportagem sobre os sequestros de embaixadores?
Jonny
2018-06-11 17:17:57Oh Crusoé!!!!...embarcou no desenterrar dos ossos. Então que tal uma reportagem sobre os sequestros de embaixadores?
Lima
2018-06-11 16:32:34O documento depõe a favor dos militares,não contra. As prisões foram efetuadas pela polícia.Alguém aqui é tão inocente que não saiba que há excessos sendo cometidos nesse momento nas cadeias de periferia?
Silvia
2018-06-11 09:47:04Não estou entendendo onde vocês querem chegar com este tido de reportagem, quando me propus a assinar a revista, foi por conta de que trataria de assuntos dos bastidores de nossa política atual... Começo a repensar se vale e a pena continuar com a assinatura...
Claudio Moura Brasil
2018-06-11 08:52:11É isso que a midia chama de Ditadura.
Chris
2018-06-11 06:24:22Para os que apoiam uma intervenção militar seria muito bom ler esse relatório para perceber que o Brasil é o Brasil mesmo nas mãos dos militares só que com perda de liberdade. Mesmo com os militares a crise de autoridade já existia, ou seja, uma bagunça onde “pequenas” autoridades decidiam por si causando bagunça, não respeitando hierarquia.
Jacy
2018-06-11 00:08:58Com a Crusoé busco isenção! Não sou nem fui militar, mas testemunha ocular da história, porém "quem não tem voz não existe!" Foi uma guerra não convencional, na qual os militares eram alvos pintados e o outro lado poderia ser eu ou você. Barretto, espero que você tenha acesso também ao quê o governo norte-americano tem sobre o outro lado. Agora, por favor, ao citar a referida comissão, escreva Comissão Nacional da "Verdade." [A rigor, "Nacional" também deveria ser trocado por "Particular!"]
Máxima
2018-06-10 23:16:40Isso mostra que havia divisão entre os militares. Ainda bem. Mas não vejo necessidade de mostrarmos o que a matéria expõe. Isso é perseguição aos militares o que sou contra. Precisamos debater a falência do nosso país causada por civis petistas e formular ou apoiar propostas que melhorem o Brasil.
Rodolfo
2018-06-10 22:43:34pelo crescimento assustador do deficit cognitivo do brasileiro. Os militares erraram muito quando no controle do Estado. Obras faraônicas sem sentido e mau feitas, priorização do Modal rodoviário, inauguração do clientelismo governamental, criação de empresas estatais, e abandono do ensino clássico em detrimento do "freirismo" adestrativo nas universidades, poderiam até falar que o período militar foi quando começou a implantação do socialismo pelo gramscismo. Não os militares não são ....