"A informalidade agrava a situação", diz ONG sobre Janja
Segundo a Transparência Internacional, a representação enquanto primeira-dama não pode "desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública"

O diretor executivo da ONG Transparência Internacional-Brasil, Bruno Brandão, criticou a decisão da Casa Civil do governo Lula (PT) de ter negado o pedido de O Globo para ter acesso à agenda de compromissos da primeira-dama, Janja da Silva, com "interior teor de atas de reuniões":
Segundo Brandão, a agenda de representação enquanto primeira-dama não pode ser "justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública":
"É público e notório que a primeira-dama está exercendo função pública, com intensa agenda de representação governamental e equipe de apoio. O fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesses. Ao contrário, a informalidade agrava a situação", diz publicação no X.
A ONG Fiquem Sabendo, especializada no acesso a informações públicas, tentou obter o detalhamento das agendas da companheiras de Lula entre março e abril do no passado e não teve sucesso.
Gabinete de Janja?
Ainda que não ocupe um cargo no governo, nem tenha recebido um único voto, Janja ocupa um gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, como informou O Globo e confirmou O Antagonista.
A sala da primeira-dama fica “a poucos metros de distância do [gabinete] de Lula, onde mantém uma intensa agenda de despachos”, afirmou o jornal.
“Mas quem entra lá é um mistério que o governo não pretende esclarecer”, continuou.
O ‘Time Janja’
O ‘Time Janja’ é composto por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar. Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de 160 mil reais mensais.
Desde o início do governo Lula, em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram 1,2 milhão de reais, segundo reportagem publicada pelo Estadão.
“Além de promover shows com dinheiro público e gastar milhões em viagens e hotéis luxuosos, Janja também possui um gabinete próprio bancado com os impostos dos brasileiros”, disse o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), por meio das redes sociais.
Leia mais: "Para Itamaraty, “Fuck you” de Janja no G20 não trouxe prejuízos à imagem do Brasil"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-01-28 09:05:42Se houver disponibilidade inscrevam-me para participar da Banheira da Isbanja.
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-01-28 08:20:47Janja tem estado meio apagada. Mas, desejamos que se apague de vez! E chega de querer aparecer em foto ao lado de figuras públicas internacionais, dando beijinhos, abraços e se intrometendo em cumprimentos oficiais entre chefes de Estado.