Reprodução

4º dia de protestos em Cuba: recrutamento forçado, invasão de casas e 160 desaparecidos

14.07.21 18:15

Cuba teve nesta quarta, 14, manifestações nas cidades de Pinar del Rio, Havana e Santiago de Cuba. Foi o quarto dia consecutivo de protestos contra a ditadura. Demonstrações nos municípios de Camaguey e Cárdenas foram impedidas pela polícia, que recrudesceu a repressão. Entidades de direitos humanos calculam o número de desaparecidos entre 160 e 187. A ditadura já admitiu a morte de um manifestante, em um bairro pobre de Havana.

Apesar do bloqueio de internet, aos poucos alguns cubanos têm conseguido acesso limitado e enviado informações sobre o que está acontecendo.

Uma das notícias é que policiais estão entrando nas casas das pessoas para fazer recrutamento forçado de jovens com mais de 17 anos. Eles recebem pedaços de pau e são orientados sobre como reprimir manifestações (foto). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver esses adolescentes sendo conduzidos de um lugar para o outro.

Policiais também estão invadindo a casa de cubanos durante a noite, buscando pessoas que participaram das manifestações.

Um vídeo publicado na internet mostra o momento em que agentes uniformizados entram na casa de Joel Daniel Cárdenas Díaz, na cidade de Cárdenas. Assim que invadem a casa, os policiais atiram contra Díaz, na frente de sua mulher e filha. Depois de cair no chão, ele sofreu golpes e foi levado em uma viatura. Díaz ainda está vivo, mas familiares não puderam visitá-lo. Ele é acusado de ter participado de manifestações na cidade de Matanzas, mas sua esposa nega que ele esteve por lá.

Nesta quarta, 14, Brigadas de Resposta Rápida foram colocadas de prontidão nas sedes do Partido Comunista Cubano e nos Comitês de Defesa da Revoução, os CDRs. Essas brigadas, compostas por policiais à paisana, agem assim que alguém inicia uma manifestação. Em geral, elas detêm as pessoas e as levam para delegacias em carros com ou sem placa oficial.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Antes de morrer, Fidel determinou que nenhuma estátua em sua homenagem fosse erigida e que deveria ser cremado. Era inteligente, sabia que com a queda do regime o ódio se voltaria contra os seus símbolos, como aconteceu com Stalin, Pol Pot, Sadam e outros sanguinários do leste europeu.

  2. Vamos Bozistas, expliquem por que Cuba virou socialista? Explico: porque antes dela havia uma ditadura corrupta, militarizada, assassina (matou mais de 20 mil pessoas) que privilegiava somente os estrangeiros (70% das terras pertencia aos americanos) e a máfia que traficava drogas e explorava prostituição. Zurrar sem entender o contexto do que aconteceu naquela época é apenas zurrar. Zurrem Bozistas delinquentes. Vocês são os Batistas de hoje!

    1. vcs são os Castro no Brasil Não passaram Pátria y Vida

  3. O PT, Psol etc, etc, sustentaram essa cambada com nosso dinheiro. Falta faz o CCC. Quem acreditou no comunismo, tem que morrer de fome mesmo. Querem o que os outros conseguiram com trabalho?

    1. O discurso do socialismo é sedutor, resolve tudo (na teoria ) . Precisa de dinheiro pra isso , de onde tirar sem ter que imprimir dinheiro é a questão. Já na China exportações carregam a economia contudo a repressão à liberdade mantem o regime.

  4. O ex-detento acusa o embargo americano pela situação econômica de Cuba, mas, ... não entra em detalhes do "porquê" do embargo, muito menos da supressão da liberdade do povo cubano, prisioneiro na ilha e refém da ditadura castrista desde 1959.

    1. Nico está correto os Cubanos querem Pátria y Vida os lulistas precisam confessar que apoiam ditaduras em Cuba e Venezuela

    2. Nyco penico, você é mesmo incapaz, né? Não respondeu a minha pergunta e saiu pela tangente. Isso mostra que você é realmente um ignorante. Sei muito bem sobre a crise dos mísseis. Você sabe porque aconteceu? Explique, vamos la! Bozistas são todos degenerados.

    3. Palhaço Bozo JOSÉ, escute! ... O povo cubano não teve a mínima chance de escolher entre democracia e o comunismo, haja vista que, os guerrilheiros comandados por Castro e apoiados pela ex CCCP, não davam a mínima chance para o cidadão e a resposta era o fuzilamento sumário. Aconselho você a ler a crise dos mísseis de 1962, onde o mundo esteve à beira de um holocausto nuclear graças a àquele demônio do Fidel, que o fogo do inferno o consuma para sempre.

    4. Nyco Penico. Explique aí porque a população embarcou no socialismo castrista. Vamos testar o seu conhecimento histórico! Vamos lá Nyco Penico!

  5. Aqui no Brasil, mesmo no governo Bozo, manifestações contrárias ao governo são toleradas. É claro q isso é por força do povo, e de algumas instituições fora do governo, que se mantém comprometidas com a democracia. O povo cubano está sendo massacrado pela ditadura. No Brasil, Lula e o PT, acende o charuto cubano, mandando sinais de fumaça de apoio ao regime. Lula Livre pode. Cuba Livre, não pode nem no Brasil. O PT ñ deixa. O PT agride. Aqui Cuba Livre, só para o Lula corrupto encher a cara.

  6. Se elegerem Lula aí está o Modelo de Governo que teremos.Cuba a vista. Ele esteve no início do Ano em Cuba.Lembram-se ? Acho que foi lá pra pegar a cópia do governo que pretende fazer no Brasil.

    1. Boa José ; nem lula nem bozo; exemplo !!! Bozo conseguiu a proeza de ser chamado de ladrao e estelionatário pelo Renan Calheiros ; Mansão, Madereiras,Rachadinha,Negociata de Armas no Exército etc… tem que ficar quieto!!! Kkkkkkkk

    2. Certíssimo, Jose. E.. aproveitando.. NUNCA VI intubação por precaução.. ALGUMA COISA TÁ ERRADA... parece q a mídia caiu num gópi...

  7. É esse o ""caldo de cultura"" do marginal luladrão e da marginalha petralha!!!... E a covardia maior é a de quem acha que, o que os cubanos passam não serve pra si mas, serve pra eles!!!!... E vai lá toda hora idolatrar ditadores!!!!....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO