Uma mulher poderia vencer Trump?
A pré-candidata do Partido Democrata Elizabeth Warren acusou seu rival Bernie Sanders (foto) de ter dito a ela em uma conversa privada, em 2018, que uma mulher não poderia vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Sanders negou ter dito tal frase. Independentemente do que os dois pré-candidatos conversaram em privado, o fato é que...
A pré-candidata do Partido Democrata Elizabeth Warren acusou seu rival Bernie Sanders (foto) de ter dito a ela em uma conversa privada, em 2018, que uma mulher não poderia vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Sanders negou ter dito tal frase.
Independentemente do que os dois pré-candidatos conversaram em privado, o fato é que não se pode mais afirmar que ser mulher seja uma desvantagem nas eleições gerais americanas. Pelo contrário.
"No geral, os americanos são mais propensos a votar em mulheres quando elas aparecem nas cédulas. Elas agora têm um desempenho tão bom quanto os homens em qualquer grupo de eleitores, de democratas ou republicanos", diz o cientista político Gabriele Magni, da Universidade Loyola Marymount e especialista no comportamento do eleitorado americano.
Apesar de os americanos em geral não terem ressalvas com as mulheres em uma eleição, Magni nota que elas ainda são prejudicadas em pelo menos dois pontos. O primeiro é que apenas as muito bem-sucedidas conseguem se candidatar. "É mais difícil para elas ter o nome aprovado no partido. Trata-se de um problema que tem mais a ver com os líderes dos partidos, que não querem apoiar candidatas mulheres, do que com os eleitores", diz Magni.
Em segundo lugar, o que também atrapalha é que os eleitores tendem a valorizar a experiência política dos candidatos. "Esta é uma característica que as mulheres têm menos chances de ter, uma vez que é menos provável que elas tenham sido eleitas anteriormente", diz Magni.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RENATO
2020-01-20 10:21:36Eu não posso dizer o que penso porque pelas leis brasileiras meu pensamento seria considerado crime. Mas, analisando o caso com isenção é pensamento lúcido... ...bem... prefiro ficar calado... prefiro apenas dizer que não tiro a razão de Bernie.
José
2020-01-19 14:17:23Se for esquerdista e a elegerem podem se preparar para badernas e insultos. Pelo menos aqui no Brasil é só o que se vê com mulheres da esquerda na Câmara Federal e Senado.
Osorio
2020-01-19 13:14:46Ela não é somente uma mulher! Há o adjetivo: Uma mulher esquerdista, comunista, terrível, etc,etc,etc...
edu3m
2020-01-19 11:15:15"Mulheres têm menos chances de serem eleitas se não foram eleitas antes". Isso é meio óbvio, nenhum cirurgião opera alguém se não assistir outras operações, ninguém é contratado como CEO se não exerceu outras funções antes. Raríssimamente alguém é eleito senador se não foi deputado ou vereador... há sempre um caminho a ser percorrido e isso demora. A galera imediatista precisa suar a camisa antes de alcançar os seus objetivos, não adianta ficar gritando somente.
Márcio
2020-01-19 09:20:19“Só as bem sucedidas”, claro que é assim, quem vai votar em uma pessoa que não mostrou a que veio? Só no Brasil isso acontece.
Rafael
2020-01-18 22:24:51A escolha do Democrata só alterará o tamanho da surra que tomarão do Trump.
VICENTE
2020-01-18 19:37:57É essa a Pocahontas?
Ruy
2020-01-18 19:23:19Essa estória está com cheiro de estratégia política para desafiar as feministas a provarem que podem.
Cap. Kirk
2020-01-18 18:19:34Uma mulher vencer Tio Donald na próxima eleição!? Quá, quá, nem fo*****! Isso que a esquerda lá não são os cleptocomunistas assaltantes do erário que temos por aqui. Ao fim e ao cabo todos, Republicanos e Democratas, são mesmo americanos! Bem diverso deste país de bananeiras, que só agora começa a recuperar decência e moralidade.
Eduardo
2020-01-18 18:11:35Ora, se Trump, um predador sexual e misógino foi eleito, qualquer um pode vencer a eleição.