Reprodução/redes sociais

Uma mulher poderia vencer Trump?

18.01.20 18:00

A pré-candidata do Partido Democrata Elizabeth Warren acusou seu rival Bernie Sanders (foto) de ter dito a ela em uma conversa privada, em 2018, que uma mulher não poderia vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Sanders negou ter dito tal frase.

Independentemente do que os dois pré-candidatos conversaram em privado, o fato é que não se pode mais afirmar que ser mulher seja uma desvantagem nas eleições gerais americanas. Pelo contrário.

“No geral, os americanos são mais propensos a votar em mulheres quando elas aparecem nas cédulas. Elas agora têm um desempenho tão bom quanto os homens em qualquer grupo de eleitores, de democratas ou republicanos”, diz o cientista político Gabriele Magni, da Universidade Loyola Marymount e especialista no comportamento do eleitorado americano.

Apesar de os americanos em geral não terem ressalvas com as mulheres em uma eleição, Magni nota que elas ainda são prejudicadas em pelo menos dois pontos. O primeiro é que apenas as muito bem-sucedidas conseguem se candidatar. “É mais difícil para elas ter o nome aprovado no partido. Trata-se de um problema que tem mais a ver com os líderes dos partidos, que não querem apoiar candidatas mulheres, do que com os eleitores”, diz Magni.

Em segundo lugar, o que também atrapalha é que os eleitores tendem a valorizar a experiência política dos candidatos. “Esta é uma característica que as mulheres têm menos chances de ter, uma vez que é menos provável que elas tenham sido eleitas anteriormente”, diz Magni.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu não posso dizer o que penso porque pelas leis brasileiras meu pensamento seria considerado crime. Mas, analisando o caso com isenção é pensamento lúcido... ...bem... prefiro ficar calado... prefiro apenas dizer que não tiro a razão de Bernie.

  2. Se for esquerdista e a elegerem podem se preparar para badernas e insultos. Pelo menos aqui no Brasil é só o que se vê com mulheres da esquerda na Câmara Federal e Senado.

    1. Por coerência, Tarja preta, vc. deveria grafar "xara", sem o acento. Tico e Teco não conseguem nem isso? He, he!

    2. Xará. E as mulheres da direita? Liste aí as sinhás purezas do nosso congresso.

  3. "Mulheres têm menos chances de serem eleitas se não foram eleitas antes". Isso é meio óbvio, nenhum cirurgião opera alguém se não assistir outras operações, ninguém é contratado como CEO se não exerceu outras funções antes. Raríssimamente alguém é eleito senador se não foi deputado ou vereador... há sempre um caminho a ser percorrido e isso demora. A galera imediatista precisa suar a camisa antes de alcançar os seus objetivos, não adianta ficar gritando somente.

  4. “Só as bem sucedidas”, claro que é assim, quem vai votar em uma pessoa que não mostrou a que veio? Só no Brasil isso acontece.

  5. Uma mulher vencer Tio Donald na próxima eleição!? Quá, quá, nem fo*****! Isso que a esquerda lá não são os cleptocomunistas assaltantes do erário que temos por aqui. Ao fim e ao cabo todos, Republicanos e Democratas, são mesmo americanos! Bem diverso deste país de bananeiras, que só agora começa a recuperar decência e moralidade.

    1. Marco — Bobo é muito pouco. Estes lunáticos são casos para os psiquiatras estudarem.

    2. Fico aqui pensando como existem bobos que ficam torcendo pela vitoria de um bobao , fanfarráo, especulador e que NUNCA fez nada de bom para o Brasil, muito ao contrario, no prejudicou (e muito) no aço e agora vai no agronegócio,,,,,,,do Brasil somente o pet que ele arrumou mas deixa aqui para tomarmos conta,,RIDICULO

    3. Bonequinha se diz nacionalista e honrada, mas não passa de uma carluxete desvairada e vadia que tenta posar de intelectual. Espero que amanhã o teu dono te coloque em um pasto melhor porque a deficiência alimentar ja está afetando está coisa disfuncional que pensas que é cérebro...Boa noite dondoca!

    4. Falando em cleptocomunistas, olha quem fugiu do isolamento! Acusou as verdades, retardado? Eu tomo soro de patriotismo nacionalista e honrado na veia, enquanto que você, mula dos traidores da Pátria, enfia supositório de lulocaína 13 mg e depois toma um chazinho de pratipica-do-campo bem quente e forte... He, he! E só fale comigo depois da reeleição de Trump, zumbizé.

    5. A carluxete kirkiana não consegue bem entender o que acontece na casa dela, agora quer posar de entendedora do país dos outros. Deve ser excesso de bozocaina na jugular!

    6. A Carluxete kirkiana está bostejando como sempre. Já te falei garota, volta para o teu pasto. Vai fazer a jumentinha digital para ajudar os teus donos pagarem as tuas contas. Passa jumenta, passa!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO