Para fragilizar democracia americana, russos exploraram questão racial
A segunda parte do relatório produzido pelo Senado americano sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 foi divulgada nesta terça-feira, 8. As investigações demonstraram que os russos, que trabalhavam para uma empresa chamada Internet Research Agency (IRA), usaram Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr para tentar enfraquecer a democracia americana. A maneira preferida...
A segunda parte do relatório produzido pelo Senado americano sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 foi divulgada nesta terça-feira, 8.
As investigações demonstraram que os russos, que trabalhavam para uma empresa chamada Internet Research Agency (IRA), usaram Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr para tentar enfraquecer a democracia americana. A maneira preferida para alcançar esse objetivo foi incitando as disputas raciais nos Estados Unidos.
"Nenhum grupo de americanos foi mais atingido pelas operações da IRA do que os afro-americanos. De longe, a questão racial e outras correlatas foram as preferidas para tentar dividir o país em 2016", diz o relatório.
Mais de 66% dos anúncios impulsionados no Facebook traziam alguma mensagem relacionada a raça. Além disso, as postagens também eram programadas para aparecer a moradores de bairros majoritariamente habitados por negros. Entre as diversas contas criadas, uma delas, "Blacktivist", gerou 11 milhões de engajamentos entre os usuários do Facebook.
O texto dos senadores cita um relatório de uma empresa chamada TAG working group: "Essas mensagens normalmente eram direcionadas para afro-americanos que viviam em áreas metropolitanas específicas com comunidades negras bem estabelecidas e que já tinham sido inflamadas pelo movimento Black Lives Matter (foto)".
Das dez contas criadas pelos russos da IRA no Instagram, metade trazia mensagens raciais e eram enviadas para usuários negros. A conta "@Blackstagram_" chegou a ter 300 mil seguidores e gerou 28 milhões de interações.
Nos canais criados no Youtube, 96% dos vídeos tinham como tema as questões raciais ou a brutalidade policial contra os negros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leao
2019-10-09 14:43:23Assistam o documentário "Privacidade Hackeada", da Netflix, e verão como eleições podem ser manipuladas.
Fábio
2019-10-09 09:36:26MENTIRA ESQUERDOPATA . O Partido Democrata sempre usou o ódio racial para se manter no poder . O Partido Democrata apoiou a escravidão , os confederados e a segregação . A Ku Klux Klan era o braço armado do Partido Democrata para reprimir negros e republicanos brancos . Depois que a segregação foi derrubada pelo movimento dos direitos civis . O Partido Democrata passou a pregar o ódio contra os brancos . Hoje o movimento Vidas Negras Importam é o braço armado do Partido Democrata . 🇧🇷
AMELIA
2019-10-09 08:56:08REALMENTE ... OS BOLCHEVISTAS NÃO ACEITAM NÃO TER CONSEGUIDO ,ainda, DESTRUIR A democracia americana !!! MAS NÃO CONSEGUIRÃO CONVENCER OS AMERICANOS A ADERIR A UMA IDEOLOGIA DE DISTRIBUIÇÃO DE MISERIA QUE É O COMUNISMO, !!!
Odete6
2019-10-09 06:06:01Os russos estão só tangenciando.... até a hora que um deles resolva expor as orgias do trampo patrocinadas pelo putin como "regalos" para o agente laranja em troca de algumas coisinhas em ocasiões diversas..... aí a vaca vai pro brejo.... a América não perdoa essas coisas... a menos que permaneçam submersas, claro.
Humberto
2019-10-09 05:40:14Dividir para conquistar, esta técnica é muito antiga, agora com a Internet torna-se uma arma poderosa.
Dênio
2019-10-09 01:54:32Estariam os russos utilizando de mesma tática no Brasil? Intrigas e discórdia beneficiam quem? Como dito em comentário aqui, dividir pra conquistar. Quem ganha no Brasil dividindo a sociedade? Brasil é um país estratégico no tabuleiro mundial, mantê-lo fraco, estúpido, inseguro, sem valores morais, pobre, é conveniente e interessante para muitos países.
LuisR
2019-10-09 00:27:09Esse é o problema. Não tenho Facebook, odeio Twitter!! Acho isso a maior babaquice, nada a ver. Cuido da minha vida e fodam-se os/as babacas ligados(as) nessas virtualidades. Resultado.... os tais seguidores só lêem merda, pior, acreditam!!
Fabrício
2019-10-08 21:11:15Informação perturbadora !!! E ficam várias questões: os meios de comunicação ( Facebook, etc) estavam cientes? Se sim, é caracterizado como traição? ...
LEONARDO
2019-10-08 21:11:02Esse tipo de interferência, na minha opinião, ajuda mais os candidatos de esquerda. Neh Naum??
Romero
2019-10-08 21:04:26Putin , terrorista... Suspeito de vários assassinatos.