PT escolhe ex-PDT para concorrer à prefeitura em Fortaleza
O PT escolheu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, como o candidato do partido nas eleições municipais de Fortaleza em outubro. A decisão foi tomada neste domingo, 21, durante a convenção da executiva municipal na capital cearense. No dia da votação, apenas as chapas de Leitão e da deputada federal Luizianne...
O PT escolheu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, como o candidato do partido nas eleições municipais de Fortaleza em outubro. A decisão foi tomada neste domingo, 21, durante a convenção da executiva municipal na capital cearense.
No dia da votação, apenas as chapas de Leitão e da deputada federal Luizianne Lins estavam inscritas. Luizianne, que já foi prefeita por dois mandatos na cidade e está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, já vinha reclamando publicamente que sua campanha estava sendo "massacrada", ameaçando inclusive deixar o partido, ainda compareceu à reunião.
Sua chapa, no entanto, anunciou a retirada da candidatura instantes antes da votação, o garantiu a vitória de Evandro Leitão por aclamação. Após a vitória, Leitão agradeceu Luizianne e pediu seu apoio, clamando por união no partido. "Nossos adversários não estão aqui. Nossos adversários estão lá fora", disse.
Agora, o PT deve ter na figura de Evandro a ponta de uma longa costura política no estado. O nome só ganhou as bênçãos dentro da legenda após o apoio do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana (ele próprio o antecessor de Elmano).
O maior aliado de Evandro na disputa, no entanto, é o senador Cid Gomes (PSB-CE), o maior articulador de uma campanha única da esquerda. Para chegar até esse acordo, Cid foi o pivô de uma guerra interna no PDT, comandado por ele e seu irmão Ciro Gomes no estado. Cada um seguiu para um lado, carregando o rancor do outro — o ex-presidenciável defendendo independência do PT, e o senador querendo cumprir sua parte na promessa que o elegeu para o Congresso em 2019.
Ao sair do PDT, Cid levou grande parte das bases do partido consigo — tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa. Entre eles, estava Leitão, que deixou o PDT com a autorização do então senador. O PDT deve manter a candidatura de José Sarto, atual prefeito que busca a reeleição.
Leia mais na Crusoé: A "bancada do Cid" explode o PSB cearense
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2024-04-23 11:13:48Acolitados os grupelhos de interesses no poder há anos vemos hoje o Ceará e Fortaleza totalmente à deriva, desgovernados e dominados por facções que avançam e começam a ocupar as ditas áreas nobres que ainda estavam livres de tal praga ... com esta gente eternizada no poder nosso futuro é o lixo.
Franco
2024-04-23 05:55:14Digo: concorrer por um partido corrupto e que não aceita ideia de ninguem
Franco
2024-04-23 05:50:19Leitão é um bom candidato, mas vai perder por concorrer por um partido correto e que aceita ideia de ninguém, o tal PT. JAMAIS VOTEI NEM VOTAREi NESSE pt. Como essa raça desde a universidade e como profissional bancário.