Foto: Crédito: Kelly Fuzaro/Band via Flickr

As veias abertas entre Ciro e Cid Gomes no Ceará

29.06.23 08:58

A cena de dois irmãos brigando por poder é recorrente na literatura, no teatro, no cinema — e na política. Antes unidos em uma das famílias mais poderosas da política brasileira, o ex-ministro Ciro Gomes (foto) e seu irmão senador, Cid Gomes (PDT-CE), têm se acusado de “apunhaladas nas costas” que, como consequência, fraturaram o comando do partido no estado do Ceará.

Na semana passada, durante uma entrevista à imprensa cearense, Ciro disse que “essa faca ainda está ardendo muito nas minhas costas” e que vai “morrer com a dor” do rompimento com o irmão. Uma declaração, no entanto, lançou estilhaços: ao dizer que possui documentos com provas que empreiteiros e construtores estão sendo coagidos pelo governo do Ceará, Ciro se tornou alvo da Assembleia Legislativa do estado.

Por causa dessa fala, o deputado Sargento Reginauro (União) apresentou um documento que, se aprovado, obrigará Ciro a apresentar tais documentos aos parlamentares. Além de aquecer o debate entre governo estadual (comandado pelo PT de Elmano Ferrer), pode enfraquecer o poder que o PDT construiu na política estadual.

No centro da disputa entre os irmãos, está a estratégia do partido nas eleições de 2024. José Sarto, que busca a reeleição em Fortaleza pelo partido, não é bem avaliado e corre até o risco de não ir ao segundo turno. Enquanto Cid Gomes defende uma aliança com o PT — que poderia alçar a ex-prefeita Luizianne Lins a um novo mandato — o ex-presidenciável defende um nome puro sangue, sem alianças com o partido de Lula.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que Cid está sendo ingrato com Ciro basta retroceder um pouco pra ver o que Ciro fez por ele

  2. Briga de irmãos pelo poder no Nordeste é a coisa mais banal que existe! Vide Collor e seu irmão Pedro Collor! A gente sabe como termina esse filme.

  3. Esses dois psicopatas (por sinal esquisofrênicos) não só brigarão entre eles, mas, com eles. De futuro político em decadência acabarão se aotoimolando.

  4. Ciro é macaco velho. Demorou mas aprendeu que do PT só se leva pernada. Já o seu irmão ainda deve estar acreditando em fada dos dentes pra se iludir que manterá algum poder de influência com um prefeito petista

  5. O Ceará em nada difere do país é o mesmo galinheiro rumando ao puteiro profetizado pela lucidez de uma over dose de Cazuza ... o destino de ambos é a escravização e o lixo e até poderia sair disto pela lei se o Congresso Nacional não tivesse tantos ladrões e criminosos mas como aquela escória não reagirá só um fatal e cruel banho de sangue salva o país e em breve ele não mais poderá ser evitado ... pobre Brasil !!!

    1. Tirou as palavras da minha boca. O "Perigosinho" resolve sem dar um tiro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO