‘A Lava Jato criou um ecossistema benéfico’
Geert Aalbers, diretor de uma consultoria de riscos que mediu a capacidade dos países da América Latina de combater a corrupção, diz que o Brasil é o mais bem preparado legalmente para combater os malfeitos com dinheiro público
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Em uma parceria com o Americas Society/Conselho das Américas, a consultoria de riscos Control Risks concluiu nas últimas semanas um estudo sobre a capacidade das instituições de combater a corrupção em oito países da América Latina. O trabalho foi elaborado com metodologia própria e, a partir de agora, será atualizado e publicado anualmente. Em sua primeira versão, o Chile foi o país que apareceu mais bem preparado para coibir e debelar atos ilícitos. O Brasil vem em segundo lugar. “Mas, no que se refere ao arcabouço legal para atacar os desvios, o Brasil está em primeiro e aparece disparadamente à frente dos demais”, diz o holandês Geert Aalbers, diretor da Control Risks no Brasil. “O sucesso da Lava Jato é o melhor exemplo dessa força.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cleidi
2019-07-18 20:05:49entende mais de Brasil que os analistas políticos da Band, folha et caterva
KEDMA
2019-07-15 22:17:43Muito boa entrevista. Claro e direto ao ponto.
Geraldo
2019-07-15 11:54:38"E a Lavajato vai continuar." Gostei disso! Vou gostar mais ainda quando advogados disfarçados de ministros no baixo-stf caírem nas malhas daquilo que eles mais odeiam: Justiça!
Ivete
2019-07-14 21:41:59Excelente, todos deveriam ler!
ANTONIO
2019-07-14 16:34:01Deputado ser contra a Lava Jato é compreensível, afinal há muitos envolvidos em corrupção. Por que o Judiciário também é contra? Tem corrupto lá? Tem bandido lá? Tem não, né?
Erico
2019-07-14 13:57:28Parabéns pela entrevista. O depoimento de Geert Aalbers é muito equilibrado e mostra que a Lava-jato trouxe um grande benefício para o país. É claro que ainda há muito a fazer, mas um país onde haviam empresas com departamentos especializados em propina precisa de uma mudança cultural profunda.
FRANKLIN
2019-07-14 10:22:53Sim, a LAVA JATO hoje é uma INSTITUIÇÃO, tá nos centros mais importantes do país, graças a República de Curitiba. Falta chegar no Nordeste, estamos esperando a cinco anos e nada ainda.
Daniel
2019-07-13 20:50:12Excelente reportagem. Guarde esse nome: Duda Teixeira. Só foi esquecido de informar que no Chile você anda mais despreocupado na rua. Os restaurantes transbordam até as calçadas. Onde você ouve diferentes línguas, tem uma política eficiente, eficientissima. A passagem daqui a Santiago, ida e volta custa menos que São Paulo ao Rio ida e volta. Os hotéis tem descontos grandes para turistas estrangeiros.
Catilinário
2019-07-13 20:05:32Excelente entrevista. Das melhores já publicadas aqui a alhures. O entrevistado mostra bom conhecimento do Brasil e da mentalidade nacional. Suas conclusões são respaldadas por fatos e argumentos fortes. E é gratificante ver a importância da Lava-jato para esta mudança de conceito sobre o Brasil. Realmente, com a eficiente ação da "República de Curitiba" o país deu uma guinada na sua história. E a eleição do Bolsonaro foi um dos fatos mais marcantes. É seguir em frente! E que JB ande na linha...
Alexandre
2019-07-13 13:12:26A Lava a Jato depende de Porto Alegre também , que foi esquecido de mencionar pelo entrevistado . A diferença do Brasil para a Venezuela, é que o governo da Venezuela controla o judiciário. No Brasil , os poderes legislativo e judiciário controlam o executivo.