"Essas crianças estão sendo ensinadas na Rússia a odiar a Ucrânia", diz Zelensky
Na Assembleia-Geral da ONU desta terça, 19, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), lembrou das razões para o mandado de prisão de Vladimir Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional nesta. "Infelizmente, grupos terroristas atacam crianças para pressionar seus familiares e suas sociedades. Mas nunca antes os sequestros em massa e as deportações se tornaram...
Na Assembleia-Geral da ONU desta terça, 19, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), lembrou das razões para o mandado de prisão de Vladimir Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional nesta.
"Infelizmente, grupos terroristas atacam crianças para pressionar seus familiares e suas sociedades. Mas nunca antes os sequestros em massa e as deportações se tornaram parte de uma política de governo. Não até agora. Nós temos os nomes de dezenas de milhares de crianças. E temos evidências de centenas de milhares de outras que foram sequestradas pela Rússia nos territórios ocupados da Ucrânia e depois deportadas. O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o Putin por causa desses crimes. E nós estamos tentando trazer as crianças de volta para suas casas. Mas o tempo está passando. O que vai acontecer com elas? Essas crianças estão sendo ensinadas na Rússia a odiar a Ucrânia. E todos os lanços que elas tinham com suas famílias foram rompidos. Isso é claramente um genocídio", disse Zelensky.
"Enquanto a Rússia está empurrando o mundo para a guerra final, a Ucrânia está fazendo de tudo para garantir que, depois da agressão russa, ninguém no mundo se atreva a atacar outra nação. A corrida armamentista deve ser coibida. Crimes de guerra devem ser punidos. As pessoas devem voltar para suas casas e os invasores devem voltar para suas próprias terras", diz Zelensky.
Há uma semana, o presidente Lula afirmou que o presidente russo Putin não seria preso caso viesse ao Brasil para uma reunião do G20 no próximo ano. Como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que criou o TPI, o país é obrigado a prendê-lo. Lula também disse que países como o Brasil são prejudicados por serem signatários do TPI.
"Não sei se a Justiça brasileira vai prender [o Putin]. Isso quem decide é a Justiça, não é o governo, nem o Parlamento. É a Justiça que vai decidir. Eu inclusive quero estudar muito essa questão desse Tribunal Penal porque os Estados Unidos não é signatário dele. A Rússia não é signatário dele. Então eu quero saber por que o Brasil virou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceita. Por que nós somos inferiores e temos de aceitar uma coisa?", disse Lula. "Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber, e isso só me apareceu agora. Eu nem sabia da existência desse tribunal. Só quero saber por que que os Estados Unidos não é signatário. Por que a Índia não é signatário. Por que a China não é signatário. Por que a Rússia não é signatário. E por que o Brasil é signatário. Eu quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário. Só isso que eu quero saber. Me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários. Só os bagrinhos."
O TPI existe pare que ditadores como Putin não sequestrem crianças em outros países, como afirmou Zelensky. Quando Lula apoia o russo e critica a corte, o brasileiro está dificultando que autores de crimes de guerra sejam punidos pelo direito internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Sônia Adonis Fioravanti
2023-09-21 14:01:42Putin o assa ssino ditador admirado por nine ,como maduro
Maria
2023-09-20 13:20:16Lula é um presidente sem nenhuma credibilidade. É apenas um ladrão cachaceiro e vagabundo. Só quer mesmo é fazer turismo com a sua deslumbrada cúmplice e com o nosso dinheiro. Um casal podre!!!🤮🤮🤮
KEDMA
2023-09-20 13:16:45Como sempre, o Lula não sabe de nada, nem aqui no Brasil e nem fora do Brasil. #ForaLula!
ANTONIO
2023-09-20 10:49:44As atitudes de Lula sempre desmentem os seus discursos. Aqueles que o aplaudiram não conhecem a figura! Discurso que não pode ser interrompido aceita tudo.
Alessandro
2023-09-20 08:07:17O presidente ucraniano deveria se poupar do encontro com o ex-presidiário, um sujeito semi-analfa que nunca trabalhou, um ébrio que ganhou a vida enganando as pessoas, um mitômano que preside um país irrelevante. Bom, pode ser que o ex-presidiário tenha alguma expertise em “ataques táticos” muito utilizados pelos correligionários do “CPX” e do PCC (Primeiro Comando da Caninha) para ensinar ao ucraniano…
EDMIR
2023-09-20 05:10:26Alguns têm o complexo de inferioridade. Outros o de megalomania...
AEC
2023-09-19 15:55:37Verme miserável!