Cruz Vermelha denuncia aparelhamento de filial na Venezuela
A Federação Internacional da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelha (IFRC) denunciou nesta quarta-feira, 9 de agosto, o aparelhamento de sua filial na Venezuela pela ditadura chavista. “A IFRC está ciente do envolvimento de autoridades governamentais na reorganização da liderança e diretoria da Cruz Vermelha Venezuelana e ações relacionadas”, diz a federação em nota. Autoridades...
A Federação Internacional da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelha (IFRC) denunciou nesta quarta-feira, 9 de agosto, o aparelhamento de sua filial na Venezuela pela ditadura chavista.
“A IFRC está ciente do envolvimento de autoridades governamentais na reorganização da liderança e diretoria da Cruz Vermelha Venezuelana e ações relacionadas”, diz a federação em nota.
Autoridades da IFRC foram enviados a Caracas nesta semana para apurar o caso.
O aparelhamento da instituição pelo ditador Nicolás Maduro compromete a presença do auxílio humanitário na Venezuela.
A Cruz Vermelha é uma entidade internacional de ajuda humanitária que exerce funções “auxiliares” ao Estado, como define seus princípios fundamentais.
Ela não é uma organização não-governamental (ONG), mas também não está subordinada a nenhum governo.
“Qualquer intervenção governamental em nossas Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho levanta sérias preocupações com relação à sua independência e ao trabalho humanitário baseado em princípios das Sociedades Nacionais e será tratada com a maior importância”, afirma a nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-10 14:07:47Maduro vai roubar tudo e vender. É o estilo dos comunistas esquerdopatas.
Sônia Adonis Fioravanti
2023-08-10 12:49:19CHAVES O DITA DOR ASSA SSINO AMIGO DE NINE