A influência que os republicanos americanos exercem sobre os protestos do Canadá
Caminhoneiros canadenses começaram a protestar em janeiro contra a exigência de vacinação para entrar nos Estados Unidos. Em pouco tempo, diversos políticos republicanos americanos deram seu apoio ao "Comboio da Liberdade" (foto), que arrecadou 7,9 milhões de dólares por meio do site de doações americano GoFundMe. A maior parte da ajuda financeira partiu de republicanos....
Caminhoneiros canadenses começaram a protestar em janeiro contra a exigência de vacinação para entrar nos Estados Unidos. Em pouco tempo, diversos políticos republicanos americanos deram seu apoio ao "Comboio da Liberdade" (foto), que arrecadou 7,9 milhões de dólares por meio do site de doações americano GoFundMe. A maior parte da ajuda financeira partiu de republicanos.
No "Comboio da Liberdade" é comum aparecerem bandeiras dos Estados Unidos e da campanha do ex-presidente Donald Trump, que até divulgou uma nota celebrando o evento. "O Comboio da Liberdade está protestando pacificamente contra as duras políticas do lunático de extrema-esquerda Justin Trudeau, que destruiu o Canadá com restrições insanas para a Covid", escreveu Trump.
O canal de televisão Fox News, próximo ao Partido Republicano, enviou uma equipe a Ottawa, capital do Canadá e epicentro da confusão, para cobrir os acontecimentos.
Apesar da animação dos republicanos, a influência que os americanos podem exercer no protesto canadense é reduzida. "Esses manifestantes são avessos a todos os políticos e até tiram sarro dos que tentam falar com eles. Se eles pudessem votar nos Estados Unidos, eles não se inclinariam por Trump ou para qualquer outro político republicano", diz o cientista político Jared Wesley, da Universidade de Alberta, no Canadá.
"Quando ouvimos os republicanos americanos festejando os protestos, é preciso considerar que se trata mais uma tentativa de capitalizar o Comboio em benefício próprio do que de estimular os caminhoneiros", acrescenta Wesley.
As chances de que esse movimento cresça e polarize a política canadense são limitadas. Em primeiro lugar, os caminhoneiros não contam com um líder reconhecido por todos. Além disso, o sistema político canadense é distinto do bipartidarismo americano.
No Canadá, a competição política se dá entre vários partidos. Por enquanto, apenas partidos marginais, com menos de 1% das intenções de voto, tentaram conquistar a simpatia dos manifestantes. Nos partidos maiores, como o Conservador, um candidato precisa vencer em centenas de distritos para ser alçado à liderança da agremiação e, talvez, tornar-se primeiro-ministro do país algum dia.
"O Partido Conservador trocará sua liderança nos próximos meses, mas muito provavelmente o escolhido terá uma rejeição muito baixa entre todos os filiados e terá de ser popular nas províncias moderadas de Ontário e Quebec", avalia Wesley. "Tudo isso faz com que o sistema político canadense esteja inoculado contra políticos populistas e movimentos radicais", afirma o cientista político.
Segundo pesquisas de opinião, os manifestantes do "Comboio da Liberdade" são rejeitados por dois em cada três canadenses, o que faz com que suas perspectivas eleitorais sejam pequenas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARCIO
2022-02-14 11:04:27No final das contas a Rússia e China vão invadir tudo isso e quero ver ter manifestação num regime autoritário de fato.
AMAURY FEITOSA
2022-02-14 09:58:29mundo véi doido com saudade de doidos .. alguém acreditaria que os isteites e vizinhos teriam saudade do Trump? alguém acha que este Putin teria o topete de ameaçar como quer com o homem da trunfa no poder? é o que idiotas não enxergam um líder tem de ser forte intransigente na defesa da sua nação e isto o malucão fez muito bem .. duro mas esta a verdade .. é o que pode ocorrer aqui com a cegueira e a ignorância analfabeta aliada à ignorância diplomada a ungir um ladrão .. sou Cuba amanhã? snif.
Paulo Ferreira
2022-02-14 07:59:51Artigo necessita uma correção: os caminhoneiros não protestam contra a exigência de vacinação. Protestam contra uma quarentena, que alegam inviabilizar o negócio deles.
Ferreira
2022-02-14 00:11:18Tecnologias eram geradoras de empregos; a cada invenção, abriam-se milhares de empregos: telégrafo, trens-de-ferro e barcos a vapor; carros, aviões, engenharia, arquitetura e infraestrutura de cidades. Quanto mais os setores cresciam, mais empregos. Vieram as Tecnologias eletrônicas on-line e seus subprodutos, como os direcionadas à supressão de empregos; no bojo, guerras de informação. Manipuladores usam termos cheios de ismos, em busca de massa ignara para formar seus blocos de apoiadores.
Nyco
2022-02-13 21:43:17ATENÇÃO todos os ASININOS! __ Notícia quentinha pata todos ustedes: Eis a manchete do JCO postado minutos atrás: "Após ensandecida campanha para MORO e contra BOLSONARO, os ANTAS tomam choque de realidade e admitem recuo (veja o vídeo)". __ A nota e o vídeo do Claudio 'botox' Dantas, enfim, é esclarecedora e civilizatória. BOLSO até 2026 e Tarcisão até 2034, Brasil rumo ao Primeiro Mundo sem escalas..
Nyco
2022-02-13 21:00:57O "Comboio da Liberdade" canadense agora a culpa é exclusiva dos republicanos americanos., ... kkk! _ Na França, uma outra versão do "Comboio da Liberdade já chegou em Paris, deve ser culpa da Marine Le Pen e nos Países Baixos uma outra versão do comboio já chegou em Haia e "por supuesto", a culpa é todinha do Geert Wilders, ... kkkk! __ esses esquerdopatas, ... ARGH!
Ricardo
2022-02-13 20:30:43informações desta revista não são confiaveis! todos voces são contra trump, então não se pode levar muito a serio!