Reprodução

A influência que os republicanos americanos exercem sobre os protestos do Canadá

13.02.22 18:31

Caminhoneiros canadenses começaram a protestar em janeiro contra a exigência de vacinação para entrar nos Estados Unidos. Em pouco tempo, diversos políticos republicanos americanos deram seu apoio ao “Comboio da Liberdade” (foto), que arrecadou 7,9 milhões de dólares por meio do site de doações americano GoFundMe. A maior parte da ajuda financeira partiu de republicanos.

No “Comboio da Liberdade” é comum aparecerem bandeiras dos Estados Unidos e da campanha do ex-presidente Donald Trump, que até divulgou uma nota celebrando o evento. “O Comboio da Liberdade está protestando pacificamente contra as duras políticas do lunático de extrema-esquerda Justin Trudeau, que destruiu o Canadá com restrições insanas para a Covid“, escreveu Trump.

O canal de televisão Fox News, próximo ao Partido Republicano, enviou uma equipe a Ottawa, capital do Canadá e epicentro da confusão, para cobrir os acontecimentos.

Apesar da animação dos republicanos, a influência que os americanos podem exercer no protesto canadense é reduzida. “Esses manifestantes são avessos a todos os políticos e até tiram sarro dos que tentam falar com eles. Se eles pudessem votar nos Estados Unidos, eles não se inclinariam por Trump ou para qualquer outro político republicano“, diz o cientista político Jared Wesley, da Universidade de Alberta, no Canadá.

Quando ouvimos os republicanos americanos festejando os protestos, é preciso considerar que se trata mais uma tentativa de capitalizar o Comboio em benefício próprio do que de estimular os caminhoneiros“, acrescenta Wesley.

As chances de que esse movimento cresça e polarize a política canadense são limitadas. Em primeiro lugar, os caminhoneiros não contam com um líder reconhecido por todos. Além disso, o sistema político canadense é distinto do bipartidarismo americano.

No Canadá, a competição política se dá entre vários partidos. Por enquanto, apenas partidos marginais, com menos de 1% das intenções de voto, tentaram conquistar a simpatia dos manifestantes. Nos partidos maiores, como o Conservador, um candidato precisa vencer em centenas de distritos para ser alçado à liderança da agremiação e, talvez, tornar-se primeiro-ministro do país algum dia.

O Partido Conservador trocará sua liderança nos próximos meses, mas muito provavelmente o escolhido terá uma rejeição muito baixa entre todos os filiados e terá de ser popular nas províncias moderadas de Ontário e Quebec“, avalia Wesley. “Tudo isso faz com que o sistema político canadense esteja inoculado contra políticos populistas e movimentos radicais“, afirma o cientista político.

Segundo pesquisas de opinião, os manifestantes do “Comboio da Liberdade” são rejeitados por dois em cada três canadenses, o que faz com que suas perspectivas eleitorais sejam pequenas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. mundo véi doido com saudade de doidos .. alguém acreditaria que os isteites e vizinhos teriam saudade do Trump? alguém acha que este Putin teria o topete de ameaçar como quer com o homem da trunfa no poder? é o que idiotas não enxergam um líder tem de ser forte intransigente na defesa da sua nação e isto o malucão fez muito bem .. duro mas esta a verdade .. é o que pode ocorrer aqui com a cegueira e a ignorância analfabeta aliada à ignorância diplomada a ungir um ladrão .. sou Cuba amanhã? snif.

  2. Artigo necessita uma correção: os caminhoneiros não protestam contra a exigência de vacinação. Protestam contra uma quarentena, que alegam inviabilizar o negócio deles.

  3. Tecnologias eram geradoras de empregos; a cada invenção, abriam-se milhares de empregos: telégrafo, trens-de-ferro e barcos a vapor; carros, aviões, engenharia, arquitetura e infraestrutura de cidades. Quanto mais os setores cresciam, mais empregos. Vieram as Tecnologias eletrônicas on-line e seus subprodutos, como os direcionadas à supressão de empregos; no bojo, guerras de informação. Manipuladores usam termos cheios de ismos, em busca de massa ignara para formar seus blocos de apoiadores.

    1. E ainda, agregando volume - e até valor - à legião de cabeças-ocas, há uma montanha de informações, popularizadas pelos que as repetem, sem, contudo, dominar os conceitos subjacentes a cada informação, o que costuma formar um cenário próspero para os piores comportamentos, na sociedade, na economia, nas relações entre pessoas, empresas, instituições, (públicas e privadas), quebrando a coluna dos contratos sociais que antes nos davam a certeza e confiança das relações humanas.

    2. Obrigado, Amaury. Não defendo a sofocracia (embora o conceito, e os conselhos do Mestre Platão tenham doses grandes de sabedoria). Mas, assim da maneira que vejo - e, para um exemplo -, quantos motoristas você já viu, e os quais jamais poderiam ter tido acesso a tal condição?! Idem, seres armados? Bis-in-idem, manipuladores e seguidores, valendo-se das tecnologias on-line, e se impondo, e às suas idéias danosas, por meio de tais aparatos? E, cabeça vazia e tempo sobrando são a morada do diabo.

    3. muito bom comentário FERREIRA mas a insanidade não entenderá .. a tecnologia muda o mundo a cada segundo algo inevitável que mudará até mesmo a estrutura corporal do ser humano algo já visível e você está certíssimo os "ismos" são a ignorância diplomada de braços dados com a ignorância analfabeta ambos algozes da própria incoerência .. o mundo moderno traz serviços e são estes que melhoram vidas e gera a nova riqueza .. o diacho é que distribuí-la ainda é o calcanhar de aquiles da humanidade.

  4. ATENÇÃO todos os ASININOS! __ Notícia quentinha pata todos ustedes: Eis a manchete do JCO postado minutos atrás: "Após ensandecida campanha para MORO e contra BOLSONARO, os ANTAS tomam choque de realidade e admitem recuo (veja o vídeo)". __ A nota e o vídeo do Claudio 'botox' Dantas, enfim, é esclarecedora e civilizatória. BOLSO até 2026 e Tarcisão até 2034, Brasil rumo ao Primeiro Mundo sem escalas..

    1. Nyco, eu não conheço essa mídia. Eu apenas li a matéria. Se vc ler com um mínimo de senso crítico, vai verificar o que eu apontei. Eu conheço a Crusoé. Lia os artigos do Mainardi na Veja. Qual é a referência desse JCO? Quanto ao Claudio, colocar outras possibilidades é discutível. Isso é resultado da 3a via, ter que convencer os eleitores sensatos, o que não é trivial. Fácil é convencer seres primitivos, como fazem o Lula e o Bolsonaro. MORO NELES 🇧🇷

    2. Quem é JCO? Entenda uma coisa, nenhuma mídia séria pode ficar imparcial, com relação às barbaridades cometidas pelo Bolsonaro. Duas coisas são certas no atual cenário. O Bolsonaro não se reelege. Outra é que a 3a via pode vencer o ex-presidiário Lula. Li a matéria. Quem escreveu aquela asneira, o estagiário do estagiário? Só um otário não observaria que é uma matéria comprada, para ser compartilhada pelos bolsonaristas. MORO NELES 🇧🇷

  5. O "Comboio da Liberdade" canadense agora a culpa é exclusiva dos republicanos americanos., ... kkk! _ Na França, uma outra versão do "Comboio da Liberdade já chegou em Paris, deve ser culpa da Marine Le Pen e nos Países Baixos uma outra versão do comboio já chegou em Haia e "por supuesto", a culpa é todinha do Geert Wilders, ... kkkk! __ esses esquerdopatas, ... ARGH!

    1. Nyco, vcs rotularam às vacinas como experimentais. Elas passaram por todos os testes. Qdo Bolsonaro defendeu à liberdade? Bolsonaro é um déspota. Seu governo acaba de forma melancólica, pelos inúmeros erros e pela manutenção dos velhos vícios. A verdade é q a maioria dos brasileiros, não aguentam mais olhar para a cara nojenta do Bolsonaro. Até a propaganda de simplicidade era mentira. É na realidade um cara incivilizado e patético, que causou muito mal ao nosso Brasil. MORO NELES 🇧🇷

    2. por Zeus ainda tem gente discutindo vacinas? são cegos ou lunáticos? qualquer um com três neurônios sabia que traria benefícios imediatos reduziria mortes que idiotas queriam impedí-las totalmente e isto não podia ocorrer por na verdade experimentais usadas sob emergência MEDIDA CORRETA na tentativa salvadora era o que devia e foi feito no mundo inteiro .. consequências já tivemos e outras virão as a insanidade ignorante sob ódio prefere a mentira .. o vírus de laboratório nos manda à merda.

    3. Ô eqüino PAULO escute! O PR., nunca foi contra a vacina, seu asno, o PR., é contra a imposição da vacina, a obrigatoriedade da vacina. ELE, sendo um defensor incondicional da LIBERDADE, não acha justo você não ter autonomia no seu próprio corpo, principalmente porque a vacinas contra a covid-19, são todas experimentais, bem diferentes das vacinas próprias da infância já testadas, provadas e consagradas. Precisa desenhar, seu orelhudo! ... kkk!

    4. 2- Interessante, que o Bolsonaro é contra às vacinas, e flexibiliza o veneno chamado agrotóxico. Então Nyco, como vc equaciona essa questão: BOLSONARO É CONTRA ÀS VACINAS E FAVORÁVEL AOS VENENOS AGROTÓXICOS. MORO NELES 🇧🇷

    5. 1- No Canadá, o primeiro-ministro comprou as vacinas, e apoia à vacinação. No Brasil, Bolsonaro investiu bilhões do nosso dinheiro na compra de vacinas, e incentiva às pessoas a não se vacinarem. Isso é inaceitável. Por que ele comprou às vacinas, se acredita que elas são ruins? Depois de bilhões de pessoas vacinadas, está comprovado a eficácia e segurança das vacinas, que está proporcionando a recuperação econômica.

    1. Jaime, o que é o conceito de imparcialidade p/ vc? Diante da aberração que se tornou o bolsonarismo, vc acha que a Crusoé deveria ser imparcial? Mas isso  do ponto de vista moral, seria execrável. Se quer um jornalismo alinhado com o comportamento antivacina e com o bolsonarismo, deve ter opções no mercado. Mas até agosto, quem sabe vc muda o seu modelo mental. Do the Evolution. MORO NELES 🇧🇷

    2. Minha assinatura não será renovada. Fico até agosto. O Antagonista era uma boa promessa; em matéria de imparcialidade, se tornaram uma repugnante piada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO