Partidos querem que Guedes explique interferência da primeira-dama na Caixa
Parlamentares do PT e do Partido Novo pediram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, esclareça a interferência da primeira-dama Michelle Bolsonaro no setor de crédito da Caixa Econômica Federal. No início do mês, Crusoé revelou que Michelle encaminhou diretamente ao presidente do banco, Pedro Guimarães, uma lista com nomes de empresas de Brasília que deveriam ser...
Parlamentares do PT e do Partido Novo pediram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, esclareça a interferência da primeira-dama Michelle Bolsonaro no setor de crédito da Caixa Econômica Federal.
No início do mês, Crusoé revelou que Michelle encaminhou diretamente ao presidente do banco, Pedro Guimarães, uma lista com nomes de empresas de Brasília que deveriam ser contempladas com crédito subsidiado. Os financiamentos foram aprovados com agilidade, fora dos trâmites normais da instituição.
Em ofício encaminhado ao ministro da Economia, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, solicitou informações sobre a “concessão de empréstimos e/ou outras operações de crédito facilitadas, que foram concedidos pela Caixa sob a intermediação e influência da Senhora Michelle Bolsonaro”. O ofício é assinado por outros 40 parlamentares da bancada do PT e pede acesso aos documentos que subsidiaram as operações de crédito indicadas pela primeira-dama.
“Todos esses fatos (narrados pela reportagem) indicam que a Instituição Caixa Econômica Federal, com o beneplácito e empenho pessoal de seu Presidente, foi usado indevidamente, ilegalmente e criminosamente, para privilegiar interesses privados da esposa do Presidente da República e deste (seus apoiadores), em detrimento da observância dos princípios da administração (moralidade e impessoalidade) e da legislação que deve nortear a concessão de créditos pela referida Instituição Financeira Pública”, diz o documento (abaixo).
Por meio de requerimento aprovado pela Mesa Diretora da Câmara, a bancada do Novo também solicitou explicações detalhadas ao ministro sobre cada uma das operações de crédito realizadas por solicitação de Michelle. “A suposta intermediação do gabinete da primeira-dama em favor de empresas específicas, ainda que restem cumpridos os requisitos para a concessão dos empréstimos, é imoral e afronta o princípio constitucional da impessoalidade que deve reger o funcionamento da administração pública”, diz trecho do documento. O texto prossegue assim: “A mera possibilidade de que processos tenham recebido tratamento diferenciado, no contexto da pandemia, já se configura como um alerta para que os fatos citados na reportagem da revista Crusoé sejam averiguados e esclarecidos o quanto antes, em prol do interesse público que deve prevalecer sobre interesses privados de quem quer que seja”.
O Ministério da Economia diz que já começou a preparar as respostas para os dois partidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Amaury Feitosa
2021-10-25 10:15:43no caso específico não são partidos mas uma quadrilha e um puxadinho.
Patricia Almeida Reis
2021-10-25 09:00:47A Michele está colecionando fatos a serem explicados. E essa carona q a Damares deu p família e p maquiador?🙀🙀🙀🙀
PAULO
2021-10-24 13:53:55Sai governo petista, entra governo do Bolsonaro, e os velhos vícios se repetem. Estatais usadas para cabide de emprego dos amigos e comparsas, e como cozinha da casa do mandatário de ocasião. A Operação Lava Jato, como tão bem destacou o colega Humberto, devolveu bilhões para a Petrobras, que foi usada pelo Lula na implantação do seu capitalismo de compadrio. A CEF é usada pela família Bolsonaro para servir aos seus. Precisamos voltar com a agenda de privatização. Mor🇧🇷 Presidente.
Globolixo
2021-10-24 13:04:36Fofoqueiros! Parem de encher o saco do governo ! Pqp ! Chatos pra Caraí !assinem Brasil paralalelo ou cidade online! Ou JP,. Jovem pan. Querem verdades ou fofocas? Acordem! Está revistinha já era!
MARCOS
2021-10-24 10:41:47A SRA. MICHELE ESTÁ ERRADA MAS O PT CANSOU DE FAZER A MESMA COISA EM ESCALA MUITO MAIOR. É O ROTO FALANDO DO ESFARRAPADO.
Maria
2021-10-24 09:23:38O PT agora virou santo? Já devolveu tudo que roubou? Gleisi, vá cuidar da sua quadrilha junto com o seu chefe nove dedos!
Amaury Feitosa
2021-10-24 08:43:55esta escória vagabunda não perde tempo . depois do fiasco e vergonha do Circo do CaGAlheiros agora vem com isto . vão faze bom jornalismo vagabundos a farra com verbas publicitárias acabou.
Humberto
2021-10-24 08:29:47Neste desgoverno, quem menos manda é o GENOCIDA, os filhotes de miliciano indicam de Ministro até carregador de mala, as ex Vagabundas além de usarem o sobre nome, chantageiam , indicam cargos, cobram dinheiro, compram mansão, isto virou a Esbórnia!!E este Bozobosta fica fazendo Fake News, nas lives , para sua Gadolandia Idiota, enquanto a roubalheira corre solta!!! Quem completou ciclo de Vacinação apresentou AIDS, este Mentiroso , vagabundo é irresponsável, tem que ir PRESO!!!