Mathilde Missioneiro/Folhapress

Partidos querem que Guedes explique interferência da primeira-dama na Caixa

24.10.21 08:07

Parlamentares do PT e do Partido Novo pediram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, esclareça a interferência da primeira-dama Michelle Bolsonaro no setor de crédito da Caixa Econômica Federal.

No início do mês, Crusoé revelou que Michelle encaminhou diretamente ao presidente do banco, Pedro Guimarães, uma lista com nomes de empresas de Brasília que deveriam ser contempladas com crédito subsidiado. Os financiamentos foram aprovados com agilidade, fora dos trâmites normais da instituição.

Em ofício encaminhado ao ministro da Economia, a presidente nacional do PT,  deputada Gleisi Hoffmann, solicitou informações sobre a “concessão de empréstimos e/ou outras operações de crédito facilitadas, que foram concedidos pela Caixa sob a intermediação e influência da Senhora Michelle Bolsonaro”. O ofício é assinado por outros 40 parlamentares da bancada do PT e pede acesso aos documentos que subsidiaram as operações de crédito indicadas pela primeira-dama.

“Todos esses fatos (narrados pela reportagem) indicam que a Instituição Caixa Econômica Federal, com o beneplácito e empenho pessoal de seu Presidente, foi usado indevidamente, ilegalmente e criminosamente, para privilegiar interesses privados da esposa do Presidente da República e deste (seus apoiadores), em detrimento da observância dos princípios da administração (moralidade e impessoalidade) e da legislação que deve nortear a concessão de créditos pela referida Instituição Financeira Pública”, diz o documento (abaixo).

Por meio de requerimento aprovado pela Mesa Diretora da Câmara, a bancada do Novo também solicitou explicações detalhadas ao ministro sobre cada uma das operações de crédito realizadas por solicitação de Michelle. “A suposta intermediação do gabinete da primeira-dama em favor de empresas específicas, ainda que restem cumpridos os requisitos para a concessão dos empréstimos, é imoral e afronta o princípio constitucional da impessoalidade que deve reger o funcionamento da administração pública”, diz trecho do documento. O texto prossegue assim: “A mera possibilidade de que processos tenham recebido tratamento diferenciado, no contexto da pandemia, já se configura como um alerta para que os fatos citados na reportagem da revista Crusoé sejam averiguados e esclarecidos o quanto antes, em prol do interesse público que deve prevalecer sobre interesses privados de quem quer que seja”.

O Ministério da Economia diz que já começou a preparar as respostas para os dois partidos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Michele está colecionando fatos a serem explicados. E essa carona q a Damares deu p família e p maquiador?🙀🙀🙀🙀

  2. Sai governo petista, entra governo do Bolsonaro, e os velhos vícios se repetem. Estatais usadas para cabide de emprego dos amigos e comparsas, e como cozinha da casa do mandatário de ocasião. A Operação Lava Jato, como tão bem destacou o colega Humberto, devolveu bilhões para a Petrobras, que foi usada pelo Lula na implantação do seu capitalismo de compadrio. A CEF é usada pela família Bolsonaro para servir aos seus. Precisamos voltar com a agenda de privatização. Mor🇧🇷 Presidente.

    1. Globolixo , vocês parecem doentes , vocês gados assinam Crusoe e fazem propaganda da jovem pan , fazem passeata no Brasil com bandeira dos Estados Unidos e faixas em inglês ??????

  3. Fofoqueiros! Parem de encher o saco do governo ! Pqp ! Chatos pra Caraí !assinem Brasil paralalelo ou cidade online! Ou JP,. Jovem pan. Querem verdades ou fofocas? Acordem! Está revistinha já era!

    1. Boca de lixo demonstrando mais uma vez ser uma criatura degenerada. Possivelmente uma aberração genética causa por consumo excessivo de chá de tundra pela rima.

    1. Parece que uma diferença notável entre Lula e Bolsonaro é que em Lula falta um dedo e em Bolsonaro falta um cérebro que funcione.

  4. esta escória vagabunda não perde tempo . depois do fiasco e vergonha do Circo do CaGAlheiros agora vem com isto . vão faze bom jornalismo vagabundos a farra com verbas publicitárias acabou.

    1. Kkkkkkk. Revistinha ruim fazer falta kkkkkk esse Paulo e doido! Kkkkkk

    2. Caros Marcos e Paulo , em briga de “Famiglia “, é bom não se meter, a irmã da Gleise , Carla Zambelli, vulgo Espanhola , já falou para mana Amante que a caixa está sob controle !!! Sonho do Bozo sempre foi ser o Lulaladrao um dia !!! Até filme está conseguindo fazer !!!

    3. Um cara que assina uma revista que ele considera péssima, só pode ser muito burro.

    4. Amaury, os sócios da Crusoé já externaram o momento financeiro crítico. Isso se deve exatamente por eles fazerem o bom jornalismo, contra TODOS OS GOVERNOS. Ñ sei se vc sabe, mas governos conseguem fechar jornais apelando p/ o soft power, como por exemplo, ameaçar anunciante com represália. O modelo de negócio da Crusoé minimiza esse risco, pois parte da sua receita é paga pelos assinantes. Agora eu te pergunto: a Crusoé ñ faria falta p/ o povo brasileiro, se deixasse de existir? Mor🇧🇷.

  5. Neste desgoverno, quem menos manda é o GENOCIDA, os filhotes de miliciano indicam de Ministro até carregador de mala, as ex Vagabundas além de usarem o sobre nome, chantageiam , indicam cargos, cobram dinheiro, compram mansão, isto virou a Esbórnia!!E este Bozobosta fica fazendo Fake News, nas lives , para sua Gadolandia Idiota, enquanto a roubalheira corre solta!!! Quem completou ciclo de Vacinação apresentou AIDS, este Mentiroso , vagabundo é irresponsável, tem que ir PRESO!!!

    1. Humberto, compartilho da sua indignação. Esse governo está subindo tanto o sarrafo da irresponsabilidade, que já bateu todos os recordes mundiais. O sociopata, que não trabalha nunca, fica o dia inteiro lendo mensagens de outros desocupados, e passando sem nenhum filtro para frente. ESPERO QUE ALGUÉM INTERPELE o ministro Queiroga sobre essa nova sandice com relação aos soropositivos. Apesar de saber q não adiantará nada, pois esse Queiroga está no governo, por ser um completo IMBECIL. Mor🇧🇷.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO