Divulgação/CNMP

Promotor suspenso por investigar Gilmar Mendes tenta reverter punição

24.10.21 10:03

Punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público com uma suspensão de 45 dias, o promotor de Justiça mato-grossense Daniel Balan Zappia vai recorrer da decisão do colegiado. O recurso será relatado pelo conselheiro que herdou o processo disciplinar, o advogado Engels Augusto Muniz, empossado no mês passado.

Daniel Balan Zappia foi acusado de assédio processual por ajuizar ações contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e familiares do magistrado. O CNMP concluiu o julgamento na terça-feira, 19. Apenas o conselheiro Sebastião Caixeta, que havia pedido vista, divergiu do relator, Luciano Nunes Maia, e votou pela absolvição de Zappia. O mandato de Maia no CNMP acabou neste mês.

Além do recurso ao CNMP, o promotor de Justiça também ajuizou uma ação cível em que pede a declaração de nulidade do procedimento administrativo disciplinar instaurado pelo conselho. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal e tem como relator o ministro Kassio Marques. No ano passado, ele rejeitou a liminar pedida pela defesa de Zappia. O processo está com vista à Procuradoria-Geral da República desde abril.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando "alguém", é colocado no STF, esse poderá realizar absolutamente tudo o que desejar , porque o" Brazil", ama sua rainha.

  2. Se o promotor ajuizou ações contra Ministro do Supremo e seus familiares deve ter suas razões ,agora ser punido por isso não se justifica em um regime democrático . Todos são iguais à lei , está escrito na Constituição.

  3. Qualquer mínima investigação que se deixar fazer sobre o mencionado ministro do STF vai jogar mais m... no ventilador do que o fez a Lava Jato. Nada explica a nababesca riqueza desse ministro que não seja corrupção. É flagrante a obsessão que o indivíduo tem por soltar grandões cheios da grana desviada dos cofres públicos. Mas... quem vai pegá-lo? Juízes abaixo dele? Juízes do STF? Senadores? (hummmm). Órgão ligados ao executivo com receita e COAF? (hummmm).

  4. ué já temos imunidade plena no STF? nem Fidel Castro teve .. se o dr. Gilmar contra quem nada tenho não pode ser processado virou um Zeus . meus parabéns.

  5. JUIZ PODE SER BANDIDO? BANDIDO PODE FAZER PARTE DO stf? ESTE SUJEITINHO TEM QUE SER INVESTIGADO. O BRASIL NÃO MERECE ESTE MARCOLA NO STF.

  6. GM é a figura mais nefasta do Brasil. Olhar p/ a cara nojenta desse sujeito, é exercitar a minha força mental, pois embrulha o meu estômago e incomoda o lobo sanguinário que adormece dentro de mim. Num Brasil distópico, eu iria caçar esse verme, e mostrar que tudo que ele fez e faz contra o NOSSO BRASIL, acordou o lobo. "Mas isso é só para os raros, os loucos." Teria o maior prazer da vida, cortar essa cabeça do Cérbero, que vigia Nosso Brasil na porta, para q nunca consigamos sair do inferno.

  7. So tem uma esperanca para os brasileiros sem rabo preso no STF, escolhermos uma terceira via que seja antagonica aos que teem se apresentado ate agora, pelo menos oficialmente, porque com petralhas e coligados, como tambem com familicia e coligados, continuara a mesma porcaria de sempre, seis por meia duzia, Moro se for apoiado por politicos que tenham ainda um pouco de vergonha na cara, talvez mude a cara desta nacao.

  8. Mp esta em mato sem cachorro. O conselheiro que ira analisar o recurso é 1 advogado recém empossado. O relator no STF é Kassio Nunes, parça do Gilmar Barata e do Bozo.

  9. Este nosso Brasil tem estas excressencias, melhor falar de marcola do que do beicola, este sinistro que rasgou a constituicao, achincalhou varias instancias da justica brasileira anulando decisoes ratificadas pelo proprio STF do qual este sinistro faz parte, tudo pra soltar o maior bandido deste pais e torna-lo elegivel juntamente com outros criminosos. Por esta e outras decisoes de iguais sinistros, somos conhecidos internacionalmente como um pais de bananas. Olhem a banana...olhem o bananeiro.

    1. Enquanto tivermos no STF Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski, Dias Tiffoli e Alexandre de Moraes, pra falar no mínimo, não teremos Justiça para o povo deste País.

  10. Se não fosse o rabo preso do Flávio Bolsonaro e seu próprio pai, a CPI do Judiciário ou mais conhecida como Lava-Toga teria ido adiante e pegado Gilmar Mendes. Como todos sabem, só faltou um voto para abertura da Lava-Toga, justamente do enrolado Flávio. Ah, e quem é o relator da rachadinha no STF? Gilmar Mendes. Por isso que o Sociopata ficou quietinho e não fala mais do Gilmar. E a gadolandia não percebe. kk

    1. Vamos acabar com foro privilegiado , isto é uma vergonha. Na verdade é uma licença para cometer e acobertar crimes. Congressistas e nem Ministros do STF deveriam te foro privilegiados e nem tampouco o mesmo ministro poderia ter a liberdade de conceder outro habeas-corpus para o mesmo acusado como fez o GM.

  11. calma ai gente, sua ecelênsia, alto magistradu, quasedeucano, professô, bem humorado, ponderado, onisciente, onipotente, jurisconsulto, algoz dos malfeitores, está sendo vítima dos inconformados com suas decisões afundadas em sua sapiência e imparcialidade.

  12. Tudo tem seu lado positivo. Todo promotor só se acha o máximo se acusar e punir, mesmo com acusação frágil e inconsistente. Vc já promotor pedir a inocência de alguém? É um demérito para um torquemada, aquela da inquisição da igreja asssaona e pedófila.

  13. 2-Promotor comprovou falcatruas contra o Coroné Gilmar Sapo Mendes, já o “ScariotesMoro”, encheu as burras de dinheiro da Petrobras , ele e sua equipe , devolvendo bilhões, gravação clandestina “VALEU!(Kkk)!!!!Ai a IRMÃ da Gleise Hofman , a Carla Zambelli, ofereceu tudo que podia para continuar usando a credibilidade do SCARIOTES , não deu mais , virou COMUNISTA!!!

  14. Para a Gadolandia o Ex Ministro Moro Vulgo “SCARIOTES”, traiu o Genocida, por que não se sujeitou a ser capacho para proteger as falcatruas dos Milicianinhos!!Ai o coroné Gilmar Sapo Mendes usa todo poder , falta de ética , CNJ e a própria Toga , para prejudicar quem esta cumprindo a LEI!! Pode ter certeza aqui hoje nesta matéria os GADOs SOMEM!!!

  15. Estou torcendo para que esse Promotor utilize todos os recursos que puder… Isso tem debater alguma repercussão. Até quando a grande mídia vai se omitir?

    1. De fato. Outro exemplo: quem ousou mexer com lobão e jucá, dois "pilares da decência", corre o risco de ser demitido. Está na constituição, artigo "ZERO" (ou seja, vem antes de tudo): "pessoas especiais" são impunes e ai de quem se meter com elas. Felizmente, gilmar laxante mendes parou de perseguir o Bretas e cabral continua preso.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO