Barroso: 'Atuar para impedir eleições configura crime de responsabilidade'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso (foto), rebateu declarações do presidente Jair Bolsonaro e afirmou em nota, nesta sexta-feira, 9, que agir para impedir as eleições "viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade". "A realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático". O ministro se pronunciou...
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso (foto), rebateu declarações do presidente Jair Bolsonaro e afirmou em nota, nesta sexta-feira, 9, que agir para impedir as eleições "viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade". "A realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático".
O ministro se pronunciou depois de Bolsonaro colocar em xeque a realização do pleito de 2022 ao tentar impor a aprovação da PEC do voto impresso, em trâmite no Congresso. "Entrego a faixa para quem ganhar – no voto auditável e confiável. Dessa forma (a de hoje), corremos o risco de não termos eleições ano que vem”, disse o presidente.
Barroso classificou as falas de Bolsonaro como "lamentáveis" quanto à forma e ao conteúdo. O ministro lembrou que, desde a implementação das urnas eletrônicas, em 1996, não houve qualquer documentação de episódios de fraude. "O sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder", escreveu.
O presidente do TSE ainda rechaçou a possibilidade de ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2014, quando Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff. Barroso lembrou que, à época, o PSDB realizou auditoria no sistema de votação e reconheceu a vitória da petista.
Barroso frisou que, embora costume levantar suspeitas sobre o sistema eletrônico, o presidente da República foi intimado pelo Corregedor-Geral Eleitoral, Luís Felipe Salomão, a apresentar provas das supostas fraudes, mas jamais as entregou.
"A presidência do TSE é exercida por Ministros do Supremo Tribunal Federal. De 2014 para cá, o cargo foi ocupado pelos Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Todos participaram da organização de eleições. A acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vera
2021-07-12 08:15:51Não distorça as coisas ministro ! Não se faça de louco !
MARCIO
2021-07-10 22:02:44Nero consegue atrair raiva de todos
Márcia
2021-07-10 18:28:31Mas, o pateta continua insistindo!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-07-10 11:40:31Ainda bem que é Barroso e não os mi bistrôs ? Da segunda turma :Mendes ,LEWANDO ,Kassio ,e o amigodoamigodomeupai agora terão o reforço do incrivelmente evangélico 🤮🤮
Vasconcellos
2021-07-10 11:21:54A defesa do voto impresso é apenas e tão somente um lance do Genocida para tumultuar uma eleição. Que ele sabe não ter qualquer chance de ganhar pela votação limpa. Assim, a defesa do voto impresso não merece ser levada a sério, a não ser que seja usada para tirar do poder aquele maluco.
Jose
2021-07-09 20:29:21Cabe ao STF decretar a prisão imediata do Bozo por conspirar contra a democracia brasileira e, claro, por genocídio.
Odete6
2021-07-09 19:02:42Haverá eleições sim, caro sr. Ministro dr. LUÍS ROBERTO BARROSO. Haverá SIM. E haverá também cadeia para os criminosos. TODOS NÓS sabemos disso. Incluídos os que agora temem e tremem de medo!!!!
PAULO
2021-07-09 18:53:12"Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E ñ dizemos nada. Na segunda noite, já ñ se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já ñ podemos dizer nada." Esse é o processo q vivemos hoje no Brasil. Se ficarmos com medo desses generais de 4 estrelas, q ficam atrás da mesa, com o c* na mão, estamos perdidos.
Quim
2021-07-09 18:35:09Temos um novo Hugo Chaves, agora no Brasil. A única diferença é o sinal invertido.
Roberto
2021-07-09 17:48:00Enfim, o Presidente da República declarou que se o processo eleitoral não for do jeito que ele quer, ele vai cassar nosso sagrado e constitucional direito de cidadão e eleitor: o direito ao voto. Vai acabar preso!