Em última sessão como presidente do STF, Toffoli recebe visita de Bolsonaro e ouve elogios
Em sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto) recebeu uma visita surpresa de Jair Bolsonaro, que, por alguns minutos, sentou-se à sua direita. O chefe da República, como os demais integrantes da corte, rasgou elogios ao ministro. Ao discursar, Bolsonaro disse que "a harmonia, o diálogo e o entendimento em...
Em sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto) recebeu uma visita surpresa de Jair Bolsonaro, que, por alguns minutos, sentou-se à sua direita. O chefe da República, como os demais integrantes da corte, rasgou elogios ao ministro.
Ao discursar, Bolsonaro disse que "a harmonia, o diálogo e o entendimento em momentos difíceis foram muito importantes para o destino do Brasil". "Em muitos momentos, quando o chefe do Executivo procurou o Supremo Tribunal Federal, por muitas vezes em decisões monocráticas, Vossa Excelência muito bem nos atendeu. Em outros momentos, até nos surpreendeu com a sua capacidade de se antecipar a problemas e já apresentar solução antes mesmo que o procurássemos", declarou.
Relator do inquérito que apura a difusão de fake news e ataques a integrantes do Supremo e do processo que investiga a promoção e o financiamento de atos antidemocráticos, Alexandre de Moraes elogiou a "coragem institucional" de Toffoli.
Moraes lembrou que, nos últimos meses, o Supremo sofreu duros ataques, como no episódio em que rojões foram lançados por manifestantes contra a corte. Na concepção do ministro, Toffoli será lembrado como "aquele que garantiu os instrumentos necessários" para que as investidas "cessassem e a harmonia entre os Poderes permanecesse".
"Nós sabemos o quanto este Supremo Tribunal Federal foi ameaçado, o quanto os ministros foram ameaçados, o quanto familiares de ministros foram ameaçados. Mas nós tínhamos um instrumento na mão. E esse instrumento que permitiu, dentro das regras da Constituição, uma reação rápida dessa corte só foi possível graças a coragem de Vossa Excelência", completou, referindo-se ao inquérito que apura ofensas aos nomes que integram o STF.
Apesar dos elogios, o processo, pensado inicialmente para conter eventuais arroubos do projeto de poder bolsonarista, empilha medidas polêmicas. Foi neste inquérito, instaurado por Toffoli, sem a participação da Procuradoria-Geral da República, e relatado por Moraes, que Crusoé e O Antagonista foram censurados em abril do ano passado. Naquela ocasião, Moraes mandou retirar do ar reportagem que revelava o apelido de Toffoli nas mensagens internas trocadas por Marcelo Odebrecht com executivos da empreiteira.
Na sequência, o ministro Gilmar Mendes declarou que Toffoli deixa um legado de "fortalecimento da democracia brasileira". "Sem dúvida nenhuma, nós começamos a sua gestão preocupados com o desenrolar institucional do Brasil. Onde terminaríamos? O que poderia acontecer? E nós vimos uma democracia constitucional fortificada e consolidada", avaliou.
Edson Fachin afirmou que Toffoli assegurou o funcionamento "independente" da corte. "Vossa Excelência é radicalmente um democrata que respeita a autoridade, mas rejeita o arbítrio", pontuou. Toffoli deixa a presidência do Supremo nesta quinta-feira, 10, quando Luiz Fux assumirá o posto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Manoel
2020-09-10 18:12:55O miliciano agora é aliado do centrão e amigo do amigo do amigo de Lula. Está aí o bolsopetismo em seu estado natural.
Renato
2020-09-10 18:02:02A minha única referencia a esse Sewnhor é : #JaVaiTarde.....
Maria
2020-09-10 17:59:23Mesmo que tenha poucos neurônios (vide as sucessivas reprovações nos concursos públicos)eu me pergunto se ele não se sente constrangido em ter assumido cargo,por obra e graça do Lula,maior ladrão do Brasil!
Nelson
2020-09-10 15:46:25Mãe Deus, como estamos péssimos de ministros do stf
Arnaldo
2020-09-10 14:33:49Cruzes! Que suma pra sempre esse ser que tanto mal fez ao Brasil e aos brasileiros de bem. Só ajudou corruptos e se auto defendeu! Execrável!
Ruy
2020-09-10 14:16:51Acompanhar elogias de Gilmar, Alexandre, Fachin, é certamente o caminho mais seguro em direção ao erro. O PR poderia ter sido mais comedido, nos elogios ´esta caricatura de Acompanhar elogios de Gilmar, Alexandre, Fachin, etc., é o caminha mais seguro em direção ao erro. O PR deveria ter sido mais comedido nos elogios á esta figura caricata de juiz. O pior é, se tudo "correr bem" ele estará atormentando o Brasil, com decisões ideológicas e parciais até 2.042 !!! Valha-nos Deus !!! '
Joelena
2020-09-10 14:10:42JAIR BOLSONARO SEM NOÇÃO. ESTÁ NO LUGAR ERRADO. RUDE.BOLÇAL .AGRESTE. CARA DE PAU.LITERATURA DO CARGO.ESPERO QUE O MINISTRO LUÍS FUX COLOCO OS PODERES DA REPÚBLICA CADA UM NO SEU ESPAÇO. HARMONIA COM CONFUNDIR COM LICENCIOSIDADE.DECORO.DISCRIÇAO
Mary
2020-09-10 14:08:45Elogios ao Toffoli por ter livrado o 01 de investigações??? Pobre Brasil!!! 🤬🤬🤬🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Silvino
2020-09-10 11:20:43O mais engraçado é ver Bofafogo, Alacalheiros e Humberto Martins fazendo elogios ao incompetente ministro petista. Todos de forma ou de outra puxando brasa para suas sardinhas, ou seja, estão de olho na inconstitucional reeleição, ou numa possivel chegada no STF de processos de seus interesses excusos. Quanta hiprocisia Sr. Humberto Martins, o seu discurso foi "memorável" e digno de um cara de pau.
EDVALDO
2020-09-10 11:06:48o Bolsonaro foi la se despedir do aliadissimo dele. Juntos barraram a investigação do filhinho do Bolsonaro, da esposa do Tofolli e do Gilmau.