Algumas pessoas contam com dificuldade para dormir. Sendo assim, elas podem ficar cansadas durante o dia, prejudicando a produtividade.
Mesmo que muitas estejam com cansaço acumulado, o sono pode demorar a chegar, deixando o corpo e a mente cada vez mais exaustos.
Outros hábitos ainda podem prejudicar o sono, por isso é necessário deixar de lado o celular pelo menos uma hora antes de dormir.
Uma solução eficaz
Existe uma alternativa capaz de fazer com que se pegue no sono mais rápido, denominada 4-7-8. O método se dá pelo inspirar de apenas quatro segundos, onde o ar deve ser expirado em sete. Além disso, a língua deve estar atrás dos dentes na parte superior, onde um sopro deve ser escutado por oito segundos.
Fazendo isso, é possível que a sonolência apareça. Mesmo que não existam princípios que façam exatamente uma pessoa dormir assim, essa opção é vista como uma técnica capaz de proporcionar o relaxamento. Logo em seguida, a pessoa estará dormindo.
Mariane Yui, otorrinolaringologista, disse ao blog Alice: “Essa técnica, especificamente, não tem comprovação científica. Mas acaba sendo uma forma de relaxar e de desligar a mente, entrando no campo da meditação, que tem comprovação”. Sendo assim, ao dar coordenadas, é possível que o estímulo auxilie.
Ainda sobre cair no sono rápido, a médica Erika Treptow, que faz parte do Instituto do Sono, especificamente em São Paulo, também falou: “O objetivo é diminuir a excitabilidade cognitiva e fisiológica. As técnicas de respiração ajudam, mas não há só elas. Dá para ouvir uma música de que a pessoa goste ou fazer algum trabalho manual. Para algumas pessoas, lavar a louça já é uma forma de relaxamento”.
Sendo assim, a alternativa 4-7-8 para adormecer mais rapidamente veio de Andrew Weil. Como médico norte-americano, ele usou técnicas da yoga. Com necessidade de ser estimulada cerca de duas vezes ao dia, o corpo logo se sentirá relaxado, permitindo que uma pessoa consiga dormir e descansar.