RuyGoiaba

Me dá um tédio escandinavo aí

21.02.20

Eu não aguento mais coisas acontecendo. Pior: coisas acontecendo NO BRASIL, este país que avacalha absolutamente tudo, esta mistura de surrealismo com falta de saneamento básico capaz de deixar no chinelo até um García Márquez doidaço de mescalina. Quando um senador monta na retroescavadeira, vai para cima de PMs amotinados e leva dois balaços de brinde, você sabe que não há como não jogar a toalha. Entrega logo o Bananão para Alessandra Negrini vestida de índia — devidamente autorizada pelo Sindicato dos Índios, com carimbo da Sônia Guajajara e tudo — e pega os espelhinhos de volta.

E a história de Cid “Caterpillar” Gomes aconteceu na mesma semana em que Dias Toffoli, o chefe do Executivo, lançou um programa para destravar obras públicas, o moderado general Augusto Heleno mandou um “foda-se” para o Congresso, o filho do presidente postou nas redes sociais um vídeo de cadáver autopsiado e o próprio presidente fez uma referência a “furo” que constrangeria até o moleque mais imbecil e merecedor de cuecão da minha turma da 5ª série B (aliás, é difícil avaliar se o problema de Bolsonaro é excesso ou falta de cuecão na infância). Mas as instituições estão funcionando normalmente!

No meio daquilo que um amigo chamou de “disputa pela liderança do ranking brasileiro de quem tem menos razão”, o que mais desejo é uma greve de acontecimentos, uma moratória de notícias, o silêncio de um mosteiro beneditino deserto. Se coubesse na métrica de “Me Dá um Dinheiro Aí”, eu passaria o Carnaval cantando “me dá um tédio escandinavo aí”. Não precisam vir junto aurora boreal, welfare state, IDH altíssimo e escandinavas interessadas na minha malemolência latino-americana: só quero o tédio mesmo, daqueles tédios de personagem do Bergman que pode passear angustiadinho por Estocolmo sem jamais se preocupar com seus boletos. Pode ser um tédio com 20 graus negativos, um tédio “neste ano o verão caiu em uma terça”: não tem problema.

Na Escandinávia, até a revolta contra o tédio é mais bacana, porque resulta em coisas coloridas e cafonas como o ABBA. Os brasileiros não sabemos o que é tédio e vivemos de sobressalto em sobressalto, no eterno ônibus circular entre a barbárie e a decadência que nunca passa pela civilização, levando bordoada no meio daquilo que os Originais do Samba chamavam de “bacubufo no caterefofo”. Cansei de ir buscar a bola no fundo do gol no 7 a 1 que levamos todo dia. Quero previsibilidade, modorra, Dia da Marmota — qualquer coisa que faça o Brasilzão parar de me encher o saco e me deixar quieto no meu canto, lendo.

“Ora”, dirão vocês, “compre uma passagem para a Escandinávia e se mude para lá, mala sem alça.” Amigo, com o dólar a mais de R$ 4,35, eu sou igual à empregada doméstica do Paulo Guedes querendo ir para a Disney: o máximo que consigo é um rolê a pé pela rua Noruega, e olhe lá. A não ser que vocês, fiéis apoiadores da Crusoé, financiem a viagem. Mas, se quiserem me presentear com uma retroescavadeira para atropelar todo mundo, também aceito.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Leio que o último concurso de Miss Alemanha contou com um júri formado apenas por mulheres, vetou a prova do biquíni e aceitou candidatas de até 39 anos. Tudo muito bom — mas por que as mulheres até 49, ou 59, ou 89 anos não foram aceitas? Que etarismo é esse? E, pensando bem, por que a insistência em escolher “a mulher mais bonita”? Bonita por quais padrões excludentes? Até quando toleraremos a FEIOFOBIA nos concursos de miss? E notem: nem falamos ainda da odiosa discriminação contra os seres portadores de pinto.

Se é para desconstruir concurso de miss, vamos desconstruir direito. (Seria mais fácil não fazer, mas para que simplificar se a gente pode complicar?)

Miss Germany/InstagramMiss Germany/InstagramA Miss Alemanha, Leonie von Hase, ainda é bonita –ou seja, faltou desconstrução aí

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. De vez em quando esse lado aparece. Como agora... Oxalá permaneça assim, apolítico partidário, sua melhor verve!

  1. Caramba! Sou novo aqui e já quero o tal "tédio escandinavo". Texto bom! E ainda há quem diga que o politicamente correto teria acabado com o humor. Seu texto é prova de que na verdade o qualificou. Muito bom!!

  2. kekekekeke... Adoro seus artigos artigos Ruy, " mistura de surrealismo com falta de saneamento básico capaz até de deixar no chinelo um García Marquez doidaço de mescalina" foi demais!!!!! Parabéns pela imagem!

  3. Incrível como esse Goiabada é insosso,sem graça e sem conteúdo. Ele lembra o dono da bola que tem lugar garantido na pelada...

  4. Essa goiaba de situação que deseja para o Brasil só irá acontecer quando for implantado o voto distrital puro e recall com retomada do mandato e cargos de liderança. Sigam vespeiro.com e ballotpedia.org

  5. Sempre um ótimo texto mas nesse eu me identifiquei muito pq vivo falando para mim mesma:_Como eu gostaria q parassem de acontecer coisas p q sobre tempo para ler coisas interessantes...

    1. Idem. No Brasil de hoje, sinto que me falta tempo para ler bons livros.

  6. Inteligência e Bom Humor ! Texto bem construído, queria ter tido a capacidade de escreve-lo . 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  7. O Brasil é mesmo muito cansativo.Mais cansativo que qualquer outro lugar. Na Europa, podíamos seguir os discursos acalorados e inteligentes com gente inteligente, sobre o Brexit; nos USA, temos as pré vias das eleições presidenciais, onde se debatem, vejam só, idéias! E, no Brasil, temos o Centrão. É de lascar! Então vou ali para Cachoeiro de Itapemirim para ver aquele rio embarreado e pensar no dólar.

  8. Não há mais tédio possivel em parte alguma, seu goiaba. A Escandinávia entrou no circuito do terrorismo muçulmano e a Germania, como se notícia abaixo, dispensa os homens de julgarem a beleza feminina, tratorando a masculinidade

    1. Paulo, pensei a mesma coisa. Tá difícil de se ter tédio...

  9. Goiaba: verão na terça-feira não é grande coisa. Melhor seria no domingo... Pode que eu esteja errado, mas parece-me que a cantilena não é dos Originais do Samba; vale dizer, é do Sargentelli.

  10. A crônica do Igor Gadelha mais conhecido por Ruiy Goiaba está a melhor que a CRUZÒE já publicou em sua revista digital. Concordo com o Ruy em tudo como ele descreve o que sentimos e vivendo nesta terrinha filha da puta onde os outros poderes mandam e desmandam ao seu bel prazer. Muito obrigado Ruy por favor escreve sempre assim ilumindado por espíritos mais up do além dos mares.Obrigado.Vida longa para nossa felicidade e Até...........

    1. Pedro, você tem certeza quanto à identidade do Goiaba, ou é um palpite?

  11. Apoio o “foda-se” ao Congresso do General Heleno. Maia e Alcolumbre são hipócritas. E tem mais: enquanto houver diferença na interpretação das leis entre poderosos e povo “comum”, fisiologismo, corrupção e lesão da Naçao continuarão. É assim no mundo inteiro. Portanto: todo apoio irrestrito aos PR+Moro+Guedes+Heleno+Weintraub+aliados honestos!!

  12. Realmente essa Banãnia é como andar de Caminhão velho com amortecedor detonado em uma estrada lotada de buracos. Não há sossego!

  13. Arrisco dizer que esta é sua melhor e mais inspirada postagem desde o primeiro número desta revista. O saco cheio lhe é pródigo em criatividade e humor de qualidade. Pra ver que nada é tão ruim que não possa inspirar algo de bom. Ou será que fui eu me identifiquei in totum com seu estado de espirito? Também estou perseguindo esse tédio norueguês. Como cantou Tim.Maia: " ...o que eu quero é sossego ..." Basta!

    1. Também me identifiquei demais com esse texto, esse Brasilzão é um filme de ação em tempo real, daqueles que deixa os espectadores em suspense o tempo todo, prendendo a respiração pra não perder nada. Só que fazemos parte do elenco, a maioria de nós como meros figurantes

  14. Eu, ser portador de pinto....kkkk...mais um ser excluido, nessa massa de milhões de excluídos, feiofobia, éticafobia(nem sei se existe o termo), mas dá pra enteder...afinal é o que mais falta a essa multidão que nos "representa"...

  15. Sensacional! Dessa vez, vc se superou, Goyaba! Vai escrever bem assim lá na Suécia... E, de quebra, conseguiu transmitir todo o absurdo em que este país está se tornando.

  16. Pra completar Goyaba...o trocadilho do mandatário foi inteligente e espirituoso...muito pertinente...Acho que o pessoal da imprensa ficou é com inveja....

  17. Goyaba, lamentável essa sua embarcação na crítica à fala do prédio. A fala foi perfeita: 1. E jargão jornalístico falar "dar o furo", quem maliciou foi a própria imprensa; 2. Essa jornalista da FSP é uma puta, ops...!desculpa, é uma tremenda mala que não dá uma dentro e não dá folga...E quer dar um furo sim...jornalisticamente, como disse o mandatário. 3. Goyaba, sem lugar comum, pfavô, vc tem potencial para mais que isso..

  18. O texto é divertido, mas a piada de Bolsonaro com a petistinha não foi nada perto da naba gigante que ela tentou penetrar no furo de Bolsonaro e dos brasileiros, criando narrativa para virar o segundo turno ou cassar a vitória do Presidente.

  19. seu goiaba ...saiba que os eleitores do Brasil adoram os esculhaxos feitos pelo presidente da república ...pouco se importando ao que a douta imprensa comenta...ou seja foda-se geral ....vocês já encheram o saco ...

  20. Sabem porque o Cid pegou a retroescavadeira?...Não sabem? Simples...Ficou com ciúme do irmão! Como o Ciro pegou a Patrícia, agora ele foi e pegou a Cater Pillar...ih ih ih ih ih Foi boa ou não foi Ruy Goiaba??!!!

  21. Eu querendo ler o Ruy e o cachorro no quintal do vizinho latindo ALTO há meia hora, deve ser de tédio. Cachorros antigamente tinham seus afazeres; correr atrás de bicicletas, carrinhos de rolemã, carroças, carros e mijar nos postes, e dar um rolê atrás de alguma fêmea. Hoje só latem.

    1. Putz. Meu vizinho aqui tem 5 vira-latas que se esgoelam desde as 5 horas da manhã até meia noite, presos em um canil de 1,5 x 1,5 metros... na Banânia não há o que fazer, nada dá jeito, nem polícia, justiça, sociedade p dos animais... estou pensando em alugar uma retroescavadeira. Há precedente, e os cães estão desarmados...

  22. E por que os automóveis saem de fábrica com potência para chegar a 300 Km/h, se não há sequer uma estrada que se possa passar de 120 Km/h? Não seria melhor, simplesmente, proibir que passassem dos 120km/h? Diminuiriam os acidentes e as multas...

  23. Diante de toda essa exuberância de civilidade que permeia a nação, soam muito sábias palavras que ouvi outro dia, neste mesmo contexto: "Vou cuidar do meu, o resto que se f*"...

  24. O texto é até bastante interessante, porém a gramática portuguesa se revolveu no tumulo com a seguinte concordância: "Os brasileiros não sabemos o que é tédio e vivemos de sobressalto em sobressalto, ..."

    1. A construção, embora inusual, afigura-se escorreita. Critica agora...

    2. Acho que é vc que não conhece bem o idioma. Desculpe, mas vc carece de mais leitura, para saber melhor das nuances de nossa riquíssima língua portuguesa. O Goyaba está certissimo !

    3. Triste é a "correção" que costumam fazer em placas "Aberto de 2a. a sábado": sempre aparece alguém que pega a caneta e "corrige" colocando crase no "a". Logo vão corrigir "prezo alguma coisa" achando que o correto é "prezo por alguma coisa".

    4. É que com esse nome deve entender de gramática nipônica

    5. A construção está corretíssima, pois o autor é brasileiro e, portando, está inserido no conjunto NÓS

  25. Duvido que você resistiria. Ia ficar lá em Estocolmo procurando vídeo do Costinha para aplacar o tédio. Mas tem razão, o que temos de melhor no seio social (o esculacho) não deveria ser usado na política, pelas otoridades.

  26. A Suécia está com uma epidemia de estupros, gangues de imigrantes e ataques a bomba. Faça uma pesquisa antes de escrever bobagem. Como jornalista ganha dinheiro fácil!

    1. Vou desenhar: levante o canto dos lábios até que os dentes apareçam, relaxe, relaxe. Deixe as palavras do escritor entrarem pelos olhos e descerem até a garganta. Daí, facilmente tomarão o corpo todo. Quando a barriga sacudir, vc estará fazendo uma coisa chamada “dar gargalhadas”. Acontece raramente. Só quando o texto tem qualidade. P.S. se impedir a eclosão com a razão, é candidato certo à úlcera ou coisitas mais sérias.

    2. Bem que eu desconfiava que o Brasil de Bozo era melhor que a Suécia!

  27. Suécia? Lá está cheio de feminazis, progressistas desvairados e problematizadores. Deve ser por causa do tédio. Aliás evite a Europa de um todo. Ainda pode explodir um terrorista na sua cara.

    1. Jorge, não tenha medo, vá à Europa. Lá é o verdadeiro paraíso. Se puder pagar, é claro.

    1. Sim concordo, Goyaba superou a sim mesmo. Chaveca bem, passou José Simão no "levanta macacada"!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO