Os oligarcas da Câmara
Deputados hesitam pela primeira vez em transferir o controle de emendas do Executivo para o Legislativo. Têm medo de dar poder demais ao Colégio de Líderes
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
No seu primeiro mandato na presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) dispôs de um poder sem igual: o orçamento secreto. O controle das famigeradas emendas do relator lhe permitia distribuir recursos entre os parlamentares e arregimentar votos para aprovar projetos no momento que quisesse. Por total falta de transparência, o orçamento secreto foi considerado inconstitucional – e banido. Isso fez com que Lira, no segundo mandato, adotasse um novo estilo de governo. De imperial, ele passou a ser oligárquico, ou seja, apoiado em um pequeno grupo de notáveis. Eles se reúnem no Colégio de Líderes, formado por 19 entre os 513 deputados federais. É nesse fórum que a pauta das votações é definida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-11-30 18:37:08SEMPRE O INTERESSE DESSES FDPs, NUNCA O INTERESSE DO SOFRIDO E BHURRO POVO BRASILEIRO.
Nelson Pereira Cacheta
2023-11-28 16:30:34Precisamos urgentemente acabar com o instituto da reeleição. É o grande mal a ser enfrentado.
Annie
2023-11-26 07:18:34Tenho observado que o congresso está sob égide de políticos do Nordeste que tem feito com o país o que suas famílias fizeram em seus estados desde sempre. Não é preconceito com os nordestinos que são os mais prejudicados por esse tipo de político. Mas podem ver, como são sempre políticos de lá que assumem tarefas ligadas ao orçamento. Basta ver o poder do Lira, Calheiros, Sarney na sua época.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-11-25 06:34:311 - Drenar recursos do orçamento; 2 - Retirar autonomia do executivo; 3 - Irrigar currais eleitorais; 4 - Garantir avultados fundos eleitorais e partidários para as mãos dos caciques eleitorais; 5 - Ciclo infinito de pobreza, subdesenvolvimento e manutenção de privilégios para a casta do poder.
Delei
2023-11-24 16:54:13O colégio de líderes é parte da estrutura política que foi montada por essa corja que comanda o congresso há varias legislaturas e que se perpetuam no poder. Não tem como aperfeiçoar a política com essas quadrilhas mandando no congresso.