Colagem Daniel Medeiros

Dicionário para entender 2023

Neste primeiro ano do terceiro governo de Lula, os libertários curtiram Barbie e viram a dama do tráfico passeando pela Esplanada. Quem falou besteira foi  exonerade 
29.12.23

A todo momento, a língua precisa se adaptar para dar conta dos fatos. Uma brincadeira ou um neologismo pode ser a melhor maneira de explicar um fenômeno atual. É o caso de AeroJanja, matemágica e exonerade. Em outras situações, é preciso relembrar palavras que estavam fora de uso e podem ganhar um novo sentido, como Wagner ou gasto. Algumas só existem para denominar algo que não existe, como Sul Global. Por fim, há aquelas completamente inovadoras, como ChatGPT. Seguem os destaques do dicionário deste ano.

 

8 de Janeiro
Invasão de prédios públicos com o objetivo de levar os militares às ruas para uma intervenção política. Não teria acontecido sem a incitação de Jair Bolsonaro ao longo de quatro anos.

AeroJanja
Sucessor provável do AeroLula. Máquina voadora que deve ser equipada com cama de casal e chuveiro, para que a primeira-dama Janja e seu boy, o presidente Lula, possam chegar sempre frescos e bem dispostos aos incontáveis compromissos internacionais a que comparecem.

Anão diplomático
Apelido dado ao governo brasileiro pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff. A expressão voltou a ser útil quando Lula pretendeu mediar a paz na Ucrânia e em Israel, sem ter a estatura política ou moral para tanto.

 

A capa de Crusoé, publicada em outubro
 

Attenzione, pickpocket
A vereadora italiana Monica Poli ganhou fama mundial ao gravar vídeos no TikTok mostrando meninas que supostamente eram batedoras de carteiras em Veneza, na Itália. Os vídeos mostravam as garotas que saíam correndo ou escondendo o rosto quando Poli começava a gritar a frase “Attenzione, pickpocket”. O objetivo era alertar os turistas sobre os furtos na cidade. A frase virou meme no mundo todo e entrou em música do DJ Alok.

Barbie
Boneca da Mattel que leva o diminutivo do nome Bárbara, em inglês. Criticada por estimular o consumismo e o culto de um corpo inalcançável, Barbie teve a imagem totalmente revigorada por um filme que arrecadou 1,4 bilhão de dólares. Barbie virou um estilo de vida (o “barbiecore”), uma máquina de imprimir dinheiro para a Warner Bros., e uma nova maneira de políticos latino-americanos passarem vergonha nas redes sociais, todos vestindo roupas pink.

Casta
Termo usado pelo libertário Javier Milei para designar os grupos políticos que sempre governaram a Argentina. Para vencer o segundo turno das eleições presidenciais, ele foi obrigado a se aproximar do ex-presidente Mauricio Macri e seus apoiadores. A casta, assim, ficou mais restrita, e passou a contar apenas com os peronistas. Encolheu ainda mais quando o novo presidente se entendeu com o peronista Juan Schiaretti e agora está restrita aos kirchneristas.

Cessar-fogo
Interrupção das ações militares de Israel exigida por quem finge que o Hamas não é um grupo terrorista e fundamentalista que deseja varrer o Estado judeu do mapa. No dia 7 de outubro, o Hamas invadiu o território israelense e realizou um atentado que matou 1.200 pessoas, feriu mais de 3 mil e capturou 239 reféns, na maior ação violenta contra judeus desde o Holocausto.

Clube de paz
Organismo cuja criação foi proposta pelo presidente Lula para mediar a guerra na Ucrânia. A ideia não foi levada a sério por nenhum outro chefe de governo no mundo, com exceção de Vladimir Putin, o autocrata que governa a Rússia. Leia também: Anão diplomático

ChatGPT
A aplicação de inteligência artificial criada pela empresa OpenAI estreou no final de 2022, mas tomou o mundo de assalto em 2023. Se o humano redigir um comando (ou “prompt”) de maneira inteligente, a inteligência artificial lhe dará respostas úteis e, às vezes, surpreendentes. Em dezembro, o jornal americano The New York Time decidiu processar a OpenAI por usar seu conteúdo para “educar” computadores sem pagar um tostão pelos direitos autorais — o que é esperteza, mais do que inteligência.

CPMI
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. O “Mista” indica que reúne tanto senadores como deputados. A CPMI sobre o 8 de Janeiro começou com uma queda de braço entre oposição e governo; teve depoimentos bombásticos como o do hacker Walter Delgatti Netto e acabou como as CPIs: sem efeito prático. Leia também: 8 de Janeiro

Dama do tráfico
Luciane Barbosa, braço financeiro do Comando Vermelho no Amazonas e esposa do traficante Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, um dos líderes da facção. Foi recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública e no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (que pagou pelas despesas de viagem). Acuado pelas revelações do jornal O Estado de São Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, partiu para cima da imprensa. Acabou sendo indicado por Lula para ser ministro do STF.

 

Reprodução/InstagramReprodução/InstagramLuciane Barbosa: GLO passou longe da Esplanada
 

Déficit zero
Uma promessa feita pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, que não foi levada a sério nem pelo mercado, nem pelo presidente Lula, muito menos pelos petistas. Mas, apenas para garantir, os dois últimos fizeram campanha contrária.

Deepfake
Manipulação de vídeos por inteligência artificial em que o rosto de uma pessoa aparece no corpo de outra. Em novembro, cerca de vinte alunas do Colégio Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram vítimas dos colegas que inseriram os rostos delas em filmes pornográficos. O caso foi parar na polícia.

Desenrola
Programa estatal para facilitar a renegociação de dívidas. Considerado uma maneira de estimular o consumo e aquecer a economia, terminou o ano com adesão aquém do esperado.

Drogas K
K2, K4, K9 ou Spice — droga sintética que chegou a zonas de consumo aberto de drogas em várias cidades do Brasil. A substância se liga ao cérebro de maneira até 100 vezes mais potente que a maconha. Mais de dez pessoas morreram em São Paulo este ano após seu uso.

Exonerade
Verbo em linguagem neutra usado para definir o ocorrido com Marcelle Decothé, assessora especial da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. Ela viajou a São Paulo para um jogo do Flamengo, o seu time. Nas redes sociais, chamou a torcida do São Paulo de “torcida branca, que não canta, descendente de europeus safade”, e “pior de tudo pauliste”. Acabou sendo “exonerade” do cargo que tinha como chefe da assessoria especial do Ministério.

Gasto
Dispêndio, despesa, custo. No governo Lula, sinônimo de investimento, crescimento econômico, vida.

Germe do fascismo
Curitiba, capital do Paraná. Foi assim que o ministro Gilmar Mendes chamou a cidade — o berço da operação Lava Jato. O decano foi criticado pelos curitibanos, que têm orgulho, com razão, da maior operação de combate à corrupção da história.

GLO
Acrônimo para Garantia da Lei e da Ordem. Operações em que as Forças Armadas brasileiras são chamadas para intervir nos estados em situações de emergência. Lula tinha pavor ao recurso, por medo de um golpe de Estado, mas acabou cedendo quando achou que precisava dar uma resposta ao aumento na criminalidade, especialmente no Rio de Janeiro. Mergulhadores foram enviados para vasculhar os cascos de navios. Soldados foram passear nos terminais dos aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo. O impacto nas organizações criminosas ou nas taxas de criminalidade foi nulo.

Inelegibilidade
Jair Bolsonaro foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral duas vezes em três meses. O ex-presidente foi condenado, primeiro, por convidar embaixadores para questionar a lisura do processo eleitoral. Segundo, por ter usado a embaixada de Londres para atos de campanha. Ele só poderá retomar a carreira política em 2032, mas diz que se mantém esperançoso, porque no Brasil, nunca se sabe.

Leniência
Ferramenta jurídica por meio da qual a J&F, dos notórios irmãos Wesley e Joesley Batista, reconheceu ter cometido atos de corrupção e se comprometeu a pagar R$ 10,3 bilhões em multas e indenizações. Atitude do ministro Dias Toffoli, do STF, que suspendeu o pagamento das multas em beneficio da J&F e em detrimento dos cofres públicos e de fundos de pensão lesados pelos criminosos confessos.

Libertário
Sinônimo de Javier Milei. Nos Estados Unidos, um libertário é de direita, enquanto os liberais são de esquerda. No Brasil, liberais e libertários são igualmente demonizados pelos progressistas. O mesmo vale na Argentina, que elegeu Milei presidente em 2023. De fato, o libertarianismo é uma derivação, ou radicalização, do liberalismo clássico. Defende um Estado minimíssimo, quase inexistente. Acredita que os indivíduos devem ser livres no mais alto grau e que o mercado é a melhor maneira de regular as interações entre eles. Quando entra na política, um libertário rapidamente modera o discurso para não perder votos. Javier Milei, por exemplo, parou de dizer que os cidadãos devem ser livres para vender os próprios órgãos.

 

Javier Milei: o novo presidente da Argentina é um libertário
 

Maconha fêmea
Vista com bons olhos pelo STF quando em grupos de até seis plantas. Em reuniões maiores, torna-se suspeita. Em 2023, o tribunal pretendeu legislar sobre a quantidade de droga que distingue o tráfico do porte para uso pessoal. Entrou para a história a sugestão do ministro do STF Luís Roberto Barroso de estabelecer o limite de “25 gramas de maconha ou a plantação de até seis plantas fêmeas da espécie” como parâmetro para mandar alguém para a cadeia.

Matemágica
Truques inventados pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, para elevar artificialmente as previsões de receita e assim fazer frente aos gastos crescentes do governo Lula 3. Leia também: Gasto

Multipolaridade
Marcador linguístico do que existe de pior no pensamento do Itamaraty. Sinônimo de antiamericanismo. Descreve uma ordem geopolítica em que países como o Brasil se dizem “altivos e independentes”, enquanto promovem os interesses de autocracias brutais como a Rússia e a China.

Osint
Sigla em inglês para Open Source Intelligence, ou inteligência obtida a partir de fontes abertas. Imagens de câmeras de vigilância, publicações nas redes sociais, dados de geolocalização, cadastros governamentais e processos judiciários podem ser usados para saber o que de fato aconteceu em um evento. Na guerra entre Israel e o Hamas, ferramentas de Osint permitiram que se provasse que danos ao hospital Al Ahli, na Faixa de Gaza, foram causados por um foguete disparado pelo grupo terrorista Jihad Islâmica e não por um suposto bombardeio israelense.

PAD
Mesmo quando inexistente, é motivo para a cassação do mandato de alguém  que atuou na Lava Jato. A sigla se refere ao “processo administrativo disciplinar” a que estão sujeitos os membros do Ministério Público Federal. A condenação em um PAD pode levar à demissão e ao impedimento para concorrer em eleições. Deixar a carreira quando não existe nenhum PAD em andamento, por outro lado, não deveria acarretar consequência nenhuma. Foi o que fez Deltan Dallagnol, que depois disso ingressou na Câmara dos Deputados como deputado federal mais votado do Paraná. Ainda assim o TSE, seguindo o voto do ministro relator Benedito Gonçalves, determinou a cassação do registro de sua candidatura, pela existência de procedimentos que poderiam levar a um PAD, que poderia resultar em demissão, que talvez causasse a inelegibilidade. O tribunal decidiu com base numa suposição apoiada numa conjectura escorada numa hipótese. Pode?

Perigosinho
Apelido dado a Yevgeni Prigozhin, o ex-chef de cozinha do autocrata Vladimir Putin que comandou um grupo paramilitar na Ucrânia. Ao assumir um papel político e marchar para Moscou com seu bando armado, ele irritou o antigo chefe. Acabou morto em um misterioso acidente de avião. Ver: Wagner

Petrolão
Palavra de 2014 que não pode jamais ser esquecida. Esquema de corrupção por meio do qual o PT loteou a Petrobras, abasteceu seus cofres e cooptou grandes empreiteiras e partidos políticos, com o objetivo de ficar para sempre no poder. Seus reflexos são sentidos até hoje. Leia também: Leniência

Pogrom
Massacre de judeus. O maior pogrom da história foi o Holocausto de 6 milhões de pessoas na Segunda Guerra Mundial. O segundo maior foi o atentado do grupo terrorista Hamas a Israel em 7 de outubro, que deixou 1.200 mortos.

Primeira-blogueira
A primeira-dama Janja não foi eleita, mas tomou para si a missão de influenciar a opinião pública e as políticas governamentais. Ganhou um gabinete e liberdade para escrever o que quer nas redes sociais. Em dezembro, ela participou de uma live ao lado do presidente. Nessa conversa, o “Janjo” (palavra de 2022) disse que sua esposa é uma “agente política” e “não precisa de cargo para ser importante”.

Sul Global
Conceito promovido pelo governo Lula para denominar um grupo de países que se alia ao autocrata Vladimir Putin e bate palmas para o ditador chinês Xi Jinping. Apesar da palavra “Sul”, não se restringe a países do hemisfério Sul. Como disse Dilma Rousseff, ex-presidente e diretora do Banco do Brics, “o Sul Global que é esse Sul que quer emergir e que conta também com países do Norte e com o multilateralismo”. Substituiu termos que já estavam fora de uso como “mundo subdesenvolvido” ou “terceiro mundo”. Leia também: Multipolaridade.

STF
Agrupamento de onze políticos, com credibilidade em baixa. Seu mais novo integrante é Flávio Dino, que tem atributos de sobra para pertencer ao grupo.

Swiftie
Nome dado aos fãs da cantora americana Taylor Swift. Ela virou bilionária antes dos 34 anos, foi a pessoa do ano na revista Time e estrelou o que deve ser a turnê mais lucrativa da história. No Brasil, fez seis shows, que paralisaram a discussão nacional por duas semanas após a morte de uma fã por calor excessivo.

Wagner
Grupo paramilitar privado que lutava guerras sujas a mando do governo russo de Vladimir Putin. O nome é uma homenagem a Richard Wagner, o compositor alemão que era adorado pelo nazista Adolf Hitler. Após o desentendimento entre seu comandante, Yevgeni Prigozhin, com Putin, o grupo foi assimilado pelas Forças Armadas russas e Prigozhin, eliminado. Leia também: Perigosinho

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Amei esse dicionário, divertido e esclarecedor como foi as bizarrices de 2023 parabéns Antagonista estarei aqui em 2024.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Faltou o corrupto-cachaceiro (desnecessária a explicação). E o gado-moar, cruzamento de bovino com jumento, cujas características são não produzir e nem trabalhar e votar no primeiro.

  3. Lembrei do Novo PAC, que se seguir as experiências anteriores será um novo programa de Aceleração da Corrupção

    1. Perguntei ao suporte e me informaram que ele não integra mais o time de jornalistas. Uma grande perda!!!

    2. Perguntei ao suporte e me informaram que ele não faz mais parte do quadro. Uma tristeza!

Mais notícias
Assine agora
TOPO