Dida Sampaio/Estadão ConteúdoCarlos Bolsonaro reivindica o controle da Secom desde o início do governo. Recentemente, ele ampliou a pressão

Carluxo vai levar?

Problema para um, oportunidade para outro: denúncia contra chefe da Secom dá a Carlos Bolsonaro nova chance de se apoderar, de corpo e alma, da comunicação do governo
17.01.20

Desde o primeiro dia da gestão do pai, Carlos Bolsonaro – o filho “02” do presidente da República – move-se para controlar uma das áreas mais estratégicas do governo: a comunicação. Carluxo, como é conhecido, já exercia indisfarçável influência sobre o setor desde a campanha eleitoral. No terceiro andar do Planalto, com o beneplácito de Jair Bolsonaro, Carlos ampliou seu raio de ação. Instalou uma espécie de bunker ideológico, a poucos passos do gabinete presidencial, no que ficou pejorativamente conhecido como “gabinete do ódio”, e passou a tutelar servidores de confiança que militavam na guerrilha digital em favor do governo nas redes sociais. “Não esqueçam jamais. A prioridade é ganhar a guerra da comunicação”, costumava afirmar Carlos aos seus subordinados nos dias inaugurais dos Bolsonaro no poder.

Para o 02, no entanto, comandar apenas um naco de uma miríade de possibilidades na comunicação governamental sempre foi motivo de frustração -– e o pomo da discórdia dele com o pai, com quem mantém uma relação emocional e conflituosa, entre altos e baixos. No primeiro ano de governo, Carluxo investiu contra tudo e todos os que na Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a Secom, tentaram fincar bandeira. E eis que na quarta-feira, 15, foi escancarado um imenso umbral para Carluxo, finalmente, alcançar o que sempre cobiçou. Uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo revelou que o atual chefe da Secom, Fabio Wajngarten, recebe, por meio de uma empresa da qual é sócio, a FW Comunicação LTDA, dinheiro de emissoras de TV e agências de publicidade que recebem verbas da secretaria. A FW mantém contratos com ao menos cinco empresas beneficiadas com publicidade oficial, entre elas a Band e a Record. Wajngarten é dono de 95% das cotas da FW. O caso é praticamente a definição lexicográfica da expressão “conflito de interesses”, vedada pela lei e enquadrada como improbidade administrativa.

No mesmo dia do petardo lançado contra Wajngarten, Crusoé revelou que o secretário de Comunicação colocou o irmão do seu adjunto, Samy Liberman, para comandar a empresa. Uma das justificativas usadas na defesa de Wajngarten era de que ele havia se afastado da empresa e colocado um “administrador” no lugar assim que assumiu o cargo no governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019. A partir da revelação de Crusoé, soube-se que o administrador em questão era justamente o irmão do seu número 2 na Secom.

Marcos Oliveira/Agência SenadoMarcos Oliveira/Agência SenadoWajngarten: a sua empresa recebe pagamentos de emissoras com contratos com a Secom
Bem antes de a denúncia vir a público, Carlos Bolsonaro já operava nos bastidores para tentar fragilizar Wajngarten. No dia 25 de dezembro, mandou às favas o espírito natalino e foi às redes sociais desqualificar o trabalho do chefe da Secom. “É lamentável somente nós lutarmos para mostrar o que tem sido feito de bom 24h ao dia, enquanto se vê uma comunicação do governo que nada faz”, disparou Carlos. Dias antes, já havia chamado a Secom de “bela porcaria”. Como noticiou Crusoé ainda na noite de quarta-feira, 15, interlocutores do secretário acreditam que a intenção do filho 02 do presidente é emplacar o blogueiro Allan dos Santos, o “Allan Terça Livre”, no cargo.

Discípulo de Olavo de Carvalho, Allan dos Santos se notabilizou pelo empenho em disseminar notícias falsas e pela virulência dos ataques a adversários. Pelo Twitter, Allan reagiu à sua maneira elegante à publicação de Crusoé. “Blogueiro é o cu da sua mãe”, escreveu. “Tua mãe”, acrescentou Carlos Bolsonaro. Acuado pelas denúncias, Wajngarten ameaçou “explodir” a ponte de diálogo entre o governo e a imprensa. Se Allan Terça Livre for alçado ao cargo, reconhecem auxiliares do próprio presidente da República, não haverá técnica de engenharia capaz de reconstruí-la.

Jair Bolsonaro, por ora, defende o chefe da Secom, mas abre brecha para  eventual futura troca. “Se for ilegal, a gente vê lá na frente”, afirmou o presidente. O titular da Comunicação e o próprio Bolsonaro conheceram-se em um jantar na casa do empresário Meyer Nigri, dono da incorporadora Tecnisa, em São Paulo. Quem levou o então presidenciável ao encontro foi o advogado Frederick Wassef, advogado do senador Flávio Bolsonaro no caso Queiroz. Os laços foram estreitados no momento mais crucial da vida de Bolsonaro: quando sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral. Filho de um renomado cardiologista do hospital Albert Einstein, Wajngarten foi quem intermediou a transferência do então candidato de Juiz de Fora para São Paulo e convenceu a família de Bolsonaro a levá-lo para o Einstein, a despeito do lobby do maior concorrente, o Sírio-Libanês. Fabio começou a ser cotado para integrar o governo já na transição. A nomeação, entretanto, só ocorreu em abril.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéPublicamente Bolsonaro tem bancado a permanência do secretário, mas nos bastidores a demissão vem sendo considerada
Se acabar abatido, Wajngarten colherá o que sempre plantou. O todo poderoso da Secretaria de Comunicação Social mergulhou de corpo e alma nas intrigas palacianas. Por obra e graça suas, as relações com empresas de comunicação, que — sabe-se agora – eram clientes da empresa da qual é sócio, eram conduzidas de maneira melíflua. Foi nesse contexto que Wajngarten conferiu poderes a um assessor do SBT. Trata-se de Edson Giusti, dono da Giusti Comunicação. Embora não tenha contrato com a Secretaria de Comunicação, Giusti é apontado com uma das pessoas com mais trânsito na área de comunicação do governo e do Palácio do Planalto. No papel, Giusti presta serviço como assessor do “01” Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, embora seja visto com frequência no Planalto. O senador foi apresentado a Giusti por Wajngarten.

Assim como a FW do chefe da Secom, Giusti mantém contratos com grandes empresas, incluindo algumas investigadas pela Lava Jato. Segundo o site da Giusti Comunicação, além do SBT, ele atua para Camargo Corrêa, Alpargatas, Centauro e Banco BMG. A dupla Wajngarten-Giusti foi responsável por aproximar a TV de Silvio Santos do governo Bolsonaro. No início do governo, quando o caso Queiroz veio à tona, foi para a emissora que Fabrício de Queiroz e Flávio Bolsonaro concederam entrevistas. Desde que Wajngarten assumiu o cargo, a emissora viu sua parte da fatia do dinheiro destinado pela Secom à TV subir um pouco, de 22,5% para 24,7%. Procurado pela reportagem, Giusti afirmou que “presta serviço particular” a Flávio Bolsonaro e que “tem contrato de assessoria de imprensa com o SBT há dez anos”. Indagado sobre a relação com Wajngarten, disse que o trabalho com Flávio Bolsonaro o levou, “a pedido da imprensa, a ajudá-la a tentar contato com a Secom”. Ele negou, porém, qualquer relação com a FW.

Logo após fazer um pronunciamento à imprensa no Salão Leste do Planalto na quarta-feira, 15, Wajngarten participou de uma reunião no gabinete do ministro da Secretaria-Geral da Presidência e subchefe para Assuntos Jurídicos do Planalto, Jorge Oliveira, no quarto andar. Lá, encontrou outros dois ministros: o da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e o da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, a quem responde diretamente. Na reunião, que não foi registrada na agenda de nenhum deles, e que não contou com a presença de Jair Bolsonaro, Wajngarten foi questionado sobre detalhes da atuação de sua empresa e instado a apresentar documentos mostrando que comunicou previamente à Comissão de Ética da Presidência que era dono da companhia, embora afastado da administração. O chefe da Secom saiu da reunião com a sensação de que conseguiu comprovar que não há conflito de interesses na relação. Fontes da área jurídica do governo, porém, ponderam que tudo pode mudar, caso fique comprovado que Wajngarten tomou alguma decisão para beneficiar a sua própria empresa.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO ministro Ramos, chefe imediato de Wajngarten: perguntas sobre os contratos
O fato é que a comunicação do governo sempre foi uma questão mal resolvida pelo presidente desde a proclamação do resultado da eleição. Na falta de uma estratégia sobre como agir em relação à imprensa, Bolsonaro preferiu o conflito. Quem tentou harmonizar a relação foi apeado, como o general Santos Cruz, até então amigo do peito do mandatário do país. O pano de fundo dessa instabilidade é justamente a relação de Bolsonaro com o filho 02. Ainda no período de transição, o então presidente eleito ensaiou entregar a chave da Comunicação para Carlos Bolsonaro. “O cara é uma fera nas mídias sociais. Tem tudo para dar certo”, argumentou, em entrevista a O Antagonista.

Dias depois, pressionado por setores do governo, recuou. As redes sociais, no entanto, permaneceram sob a batuta de Carlos. Seu poder, embora limitado à estratégia digital, nunca foi pouco. Carluxo, por exemplo, era detentor da senha dos perfis oficiais do presidente nas redes. Derivou daí a mais rumorosa crise na relação mercurial entre pai e filho. Foi quando Carlos manteve por 24 horas na conta oficial do presidente no YouTube um vídeo com pesados ataques ao vice-presidente Hamilton Mourão, e os dois discutiram ao telefone. Na manhã seguinte, um domingo, depois de obrigado pelo pai a excluir o vídeo, Carlos desapareceu de casa. Os detalhes da crise estão contados no livro Tormenta: O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos, da jornalista Thaís Oyama. Jair Bolsonaro teria ficado transtornado. “Teclou para os amigos do filho perguntando sobre seu paradeiro. Telefonou para o próprio e lhe mandou seguidas mensagens de WhatsApp — todas sem acusação de recebimento. Naquele dia, o presidente não desgrudou do celular e mal conseguiu despachar”, escreveu a jornalista.

Não foi a primeira vez. Durante a campanha, Carlos ameaçou ir embora para nunca mais voltar, caso o pai insistisse em nomear Gustavo Bebianno como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Como Bebianno acabou guindado ao cargo, Carluxo cortou a comunicação com o pai. Para refazer as pontes com “02”, conta a jornalista, Bolsonaro colocou Alexandre Ramagem na direção da Abin, contrariando o general Valério Stumpf, então secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional. Em contrapartida, ficou do lado do general Santos Cruz quando ele vetou a ida do primo Léo Índio para a Secom, onde ocuparia um cargo em comissão DAS 5, o segundo posto mais caro da estrutura federal. Tanto Santos Cruz quanto Bebianno cairiam em desgraça meses depois. Por trás das demissões, claro, lá estava ele, Carlos Bolsonaro.

O orçamento da Secretaria de Comunicação da Presidência para campanhas publicitárias foi de quase 200 milhões de reais em 2019. Além da verba milionária, a pasta conta com estrutura e funcionários para uma atuação coordenada e estruturada na internet. A Secom tem, ao todo, 180 servidores, dos quais 138 em cargos comissionados. Entre as áreas montadas na secretaria, estão coordenações de foto, áudio, vídeo, conteúdo, gestão de canais digitais, logística, publicidade, eventos e imprensa. Um aparato que faz reluzirem os olhos do filho 02 do presidente. Para Carlos, é a grande trincheira da “guerra ideológica”. A saber se Bolsonaro entregará ao filho, ou a alguém por ele escolhido, o figurino de comandante.

Com reportagem de Fabio Serapião
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esperamos que o 02 fique fora da SECOM para o bem do governo e do próprio Bolsonaro. Ele precisa escolher entre a prole e os interesses do país.

  2. A SECOM vai muito mal. Tudo isso tem que ser resolvido e na minha opinão Carluxo não tem equilíbrio mental para nada. Está atrapanhando o pai muito mais que o filho 01. Teria que ser tudo revisto e Carluxo voltar ao cargo para o qual foi eleito. Mas não sai de Brasíla perturbando a todos. Já é hora do Presidente dar um final a essa bagunça generalizada .

  3. A filhocracia piora e muito o que já não vai muito além das pernas. Guedes , Tarcisio e Moro formam o tripé de sustentação desse governo.

  4. Eu assisti um filme muitos anos atrás cujo título era: o inimigo mora ao lado, no caso do Presidente os inimigos nao moram ao lado, foram gerados por ele, e mora em casa. Estamos perdidos, cada filho com uma mulher diferente, todas muito ruim de barrigadas.

    1. Os filhos de Bolsonaro são nocivos à gestão do pai-presidente, mas, de maneira nenhuma, são ladrões, corruptos e corruptores. Péssima comparação com os filhos daquele larápio!

  5. Votamos em JB mas ele e' fraco contra os filhos q contam com a forca do guru O Carvalho, a praga, o rasputim q vai fazer Jb perder, a eleicao. Eles ja fizeram um estrago no comeco do mandato, mas como todo extremista, o grupo, alem de nos encher de fake news, esta armando dominar a comunicacao. Q os militares e Deus nos livre deles.

  6. Portanto, nesta altura do campeonato faz sentido Carluxo controlar a SECOM e, assim, se REALÇAR a TÁTICA adotada. Claro que ele controlaria indiretamente, ele não precisa ocupar o cargo para que todo mundo deduza que é ele quem está controlando a comunicação do GOVERNO.

  7. Se a intenção for empregar uma GUERRA DE COMUNICAÇÃO contra os INIMIGOS de Bolsonaro, então Carluxo na SECOM só reforçaria este processo. Se a intenção for adotar uma estratégia que permita que as ações anti-corrupção sejam capitalizadas pelo GOVERNO, sobretudo nas figuras de Bolsonaro e Sérgio Moro, então ter Carluxo na SECOM tb reforça isto. Resumindo, a presença de Carluxo na SECOM pode trazer DIVIDENDOS ou PREJUÍZO para Bolsonaro, condicionado à TÁTICA ADOTADA.

  8. Deve-se ressaltar que esta última opção tem alto potencial de trazer elevados GANHOS POLÍTICOS para Bolsonaro, Sérgio Moro e o COMBATE À CORRUPÇÃO e deixar os PROCURADORES livres para serem mais CONCISOS, DIDÁTICOS e BUROCRÁTICOS. De uma forma ou de outra, Carluxo estará TRAZENDO O CAOS, mas sem que o objetivo seja isolar Bolsonaro. A questão é que realmente há muitas possibilidades, a troca parece ser um movimento acertado neste momento.

  9. Por outro lado, há ainda a hipótese de que a SECOM sirva exatamente de ALTOFALANTE para as ações que serão realizadas contra os CORRUPTOS. Imagine a presidência da república atuando diretamente e empenhando recursos, tanto humanos quanto financeiros, para disseminar o COMBATE À CORRUPÇÃO no país. Cada operação policial, cada ESQUEMA CORRUPTO apresentado em INFOGRÁFICOS, DIAGRAMAS, ANIMAÇÕES, GRÁFICOS, tudo esmiuçado nos mínimos detalhes.

  10. Fora isto, não necessariamente Carluxo precisa realmente TRAZER O CAOS para TRAZER O CAOS, pois a DISTOPIA depende de qual será a narrativa da imprensa e a reação dos CORRUPTOS. Há que se lembrar que aquilo que é SOPRADO nos ouvidos dos CORRUPTOS não necessariamente precisa se tornar de CIÊNCIA PÚBLICA. Desta forma, a movimentação de Carluxo poderia ser a ação que alimenta uma percepção ou a confirma, tudo depende de qual é o ESTADO DE DESINFORMAÇÃO a que os CORRUPTOS estão submetidos.

  11. Ele vai ficar ilhado na presidência enquanto a PF sai estourando tudo? Ele vai ser a Princesa Peach Cogumelo esperando ser salva pelos ENCANADORES CORRUPTOS? Ele vai tentar caminhar rumo a finalmente instalar uma AUTOCRACIA no país (pelo menos na cabeça dos CORRUPTOS)? Haverá a possibilidade de ele tirar Sérgio Moro do MJ? O impeachment de Gilmar Mendes vai voltar a todo vapor? Ou a LAVATOGA finalmente deslanchará e semeará o PÂNICO no JUDICIÁRIO e no CONGRESSO?

  12. Há que se ressaltar que se Bolsonaro passasse para o lado dos CORRUPTOS, eles com certeza seriam totalmente a favor que Carluxo tomasse conta da SECOM e dali lançasse uma autêntica BLITZKRIEG PUBLICITÁRIA para aumentar ainda mais a DISTOPIA. Mas isto só faria sentido se eles conseguissem tirar Sérgio Moro do MJ. A resposta mais exata depende da TÁTICA que será empregada contra os CORRUPTOS e qual deverá ser o papel de Bolsonaro nela.

  13. Só faz sentido a SECOM cair nas mãos de Carluxo se for para TRAZER O CAOS. Do contrário, não parece haver qq razão para tal troca, a partir daí não há TETO para a INSANIDADE. Esta parece ser uma TÁTICA EXTREMA, mas isto depende do planejamento. Se haverá um PERÍODO DE DESESPERO que se inicia com o PÂNICO e termina com a QUEDA dos corruptos, o CAOS criado pela SECOM poderia servir como uma SUPER-CENOURA. Há que se considerar ainda como se desenrolarão os eventos envolvendo FLÁVIO BOLSONARO.

  14. Se Bolsonaro, depois da GRITARIA GERAL, não tivesse demitido o secretário da Cultura, qual seria a reação dos CORRUPTOS? Eles veriam nisto uma oportunidade ou tentariam botar PANOS QUENTES por não verem outra alternativa a não ser fazer Bolsonaro de refém? E qual seria a estratégia da GUERRA DE COMUNICAÇÃO? Estilo HIENAS? A única razão lógica de Carluxo conseguir botar as mãos na comunicação da presidência, mesmo que indiretamente via Alan TerçaLivre, é se for para realmente QUEIMAR AS PONTES.

  15. Bolsonaro vai se ilhar na presidência da república e declarar GUERRA TOTAL? Pq qual seria a vantagem de montar uma secretaria de comunicação IDEOLOGIZADA se não for para atirar em tudo que é alvo? Existe alguma chance de alguém realmente tentar levar a cabo uma tentativa de impeachment de Bolsonaro ou anulação da chapa? Está certo que os CORRUPTOS não tem qq PUDOR, mas se eles fizerem isto, querem correr para onde? Ou então querem tentar um SEMI-PARLAMENTARISMO?

  16. Meu Deus! A Crusoé está infestada de comunas, pelo menos nos comentários isso fica patente, ou então são idiotas mesmo, não há terceira alternativa. ambém considero tóxicos os três filhos de Bolsonaro, principalmente esse tal de Carluxo, basta olhar para a cara dele para ver que se trata de pessoa desequilibrada. De modo algum deveria estar nem perto de Brasília, quanto mais ocupando cargo no governo. Mas, daí a dizer que o presidente é bozo, que traiu a nação, que só faz negociatas, tsc tsc.

    1. Lula pensou mais longe, pretendeu usar o dinheiro brasileiro para financiar governos socialistas na América Latina, criando assim um enorme bloco socialista. Já JB pensa menor mas tem um objetivo parecido, um projeto totalitário de perpetuação familiar no poder, por sinal muito parecido com o q Chaves fez na Venezuela. Pai e filhos são descaradamente influenciados (marionetes) por Olavo de Carvalho que se diz de "direita" mas tem todo a sua teoria ideológica baseada no modus operandi comunista.

    1. Ou dando a presidência para os sanguessugas do DEM, para o PDT ou até mesmo para o PT.

  17. Tarja preta, chiliques e muita fofoca. O pai declarou que preferia filho morto a gay. E aí Carluxo? Tá mais p bichana má.

  18. O cara usa tarja preta. O pai declarou que preferia filho morto a filho homossexual. E aí, Carluxo? Suas fofocas e mentiras te deixam mais parecido c aquela bicha má

  19. A militância bolsonarista é tão forte que aparece até aqui nos comentários! Um governo feito por Twitter e redes sociais ! Só podia dar desgraça! Fora as lambanças que o pai fez pra proteger o 01!

  20. Quanto "Zelo" e preocupação com a SECOM.. ainda choram e resmungam pela queda de Bebiano e Santa Cruz, que espírito patriótico é esse que emana dos jornaleiros quando se trata de quem vai tomar conta da chave do cofre mais querido pela extrema imprensa.. PATÉTICA essa narrativa.

  21. Só pode estar recebendo dinheiro da"Empirius" para produzir matéria de tão baixo nível como esta. A cada dia a Crusoé esta vestindo a camisa vermelha, muito embora digam que são imparciais, o que não se observa nas matérias..

    1. Acho que parcial é outra pessoa... Esse governo é uma m.... .Esse argumento de PT x Bolsonaro é de uma pobreza intelectual digna do Brasil. Ambos são péssimos!

  22. Esse Carlos, se gosta do pai, deveria sair à francesa, pois ele é um ponto de instabilidade no Governo... Enche o saco pra ser mais preciso, e fala demais!

  23. Foi omitido na materia que o principal acusado de conflito de interesse já tem esses contratos de serviço com as emissoras desde 1999.E que o pequeno aumento de 2% em um dos contratos com o SBT ,é relativo a que periodo comparativo,ano anterior??? Se tiver sido, foi um aumento menor que o IPCA Me parece que o reporter está sendo malicioso para não dizer FDP.

  24. Não Há uma única diferença em termos de caráter do atual presidente da república Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles compartilham dos mesmos ideais em relação à coisa pública. O lema é “Para minha família, meus amigos e meus aliados TUDO, para o Povo Brasileiro o rigor da Lei, a desconsideração e o desprezo total”.

    1. Bolsonaro e familia, jamais terao meu voto. JB largou o brasil de lado e colocoua familia acima de todos e de tudo. Nao tem perfil algum pro cargo. #moro2020

    2. Depois de enterrar a Lava Jato, acordão com Toffoli, prejudicar a lei anticrime, e mais outras só pra blindar o Flavio, ja merecia um impeachment

    3. Não deixe o figado tomar decisão,use a razão. Concordo que o Bolsonaro tenha se atrapalhado em algumas decisoēs,mas dai a coloca-lo no mesmo nivel do Lula ja é demais.Só falta vc. dizer que o ministerio dele é igual ao dos governos PTistas.

    4. Essa última década será registrada pela história, como a década das mais criminosas, escandalosas e grotescas aberrações da República!!!

    5. Esses patetóides deveriam, entre outros crimes, já estarem presos por "exercício ilegal da profissão" de "presidente da república"!!!

    6. É, Silvana, nunca se viu engenheiro permitir que alguém se intrometa ou interfira em suas obras, SÓ por ser seu filho, embora de outra profissão ou cargo; nem médico permitir que alguém se intrometa e interfira em suas cirurgias, SÓ por ser seu filho, embora de outra profissão ou cargo, etc...Mas como o desgoverno federal há mais de década é a casa da mãe Joana, esse absurdo ridículo e nocivo é permitido!!! Essa desavergonhada pilantragem é de uma afronta inacreditável a todos NÓS os decentes!!!

    7. Tenho que concordar com o seu comentário. Infelizmente o Bolsonaro nada mais é do que "mais do mesmo"

    8. Isso é a mais pura verdade. Bolsonaro está ficando desacreditado, graças a esses seus bebezinhos mimados e de colo.

  25. Que tal uma matéria sobre a história o estatuto as realidades vividas as dificuldades em mudar o País. Sairmos da armadilha de um ou outro. Dar luz ao partido NOVO. Preciso de boa informação para me filiar bem. Só leio má notícia. Quero ver assunto NOVO

    1. Resolvendo? Acabar com a Lava jato pra proteger filho bandido é resolver??

    2. Concordo, tivemos governos ladrões pelo menos Bolsonaro tá resolvendo

  26. Esse Carluxo tem mais poderes que o Presidente. Deveria deixar de atrapalhar o governo. Não votaria mais em Bolsonaro por causa dele.

  27. Não pode alguém que seja sócio de uma empresa de publicidade , comandar como vai ser a aplicação de verbas publicitárias do governo. Isso é mais que conflito de interesses. É amarrar cachorro com linguiça. Tem que sair , urgente.

    1. Exato,, Romero. É uma situação bizarra, insustentável. E não pode ter esse papo de desligar-se temporariamente. Isso é balela para inglês ver.

  28. Carlucho e seus Dzi Carluchettes* fariam um grande favor ao país se fossem chafurdar nas intrigas e fofocas, que tanto lhes agradam e atraem, em outra freguesia, longe do governo para o qual não foram eleitos.

    1. *In memoriam aos Dzi Croquettes, que na época em que não havia a tirania do politicamente correto, eram escrachados e divertidos.

  29. Será uma temeridade entregar a comunicação de governo a um sujeito completamente desequilibrado como esse tal de Carluxo ou a alguém por ele indicado.

  30. Pai e Filho trabalhando juntos é conflito em qualquer lugar, seja em Empresas ou no Governo. Amplia-se o problema quando o Pai acha que deve ao Filho muito da sua campanha.

  31. Existe um governo que milagrosamente funciona de forma satisfatória e existe o "Mito" e os três patetas. Esse segundo grupo, o de Bolsonaro, só atrapalha.

  32. Esses filhos do Bolsonaro mais atrapalham do que colaboraram para o bom desempenho do pai na presidência. É lamentável!!!!

    1. Concordo plenamente, esses filhos são "o calcanhar de Aquiles" do governo Bolsonaro

  33. Eu achou que Carluxo já se intrometeu demais na politica do Capitão...deveria tirar o time ou vai prejudicar o pais, já cometeu varias mancadas, seria melhor ele continuar aprendendo um pouco más como vereador.

  34. Não sei os outros leitores , mas não aguentei ler essa reportagem até o fim. Fiz um esforço até a metade. Está mais recheada de nomes e de intrigas que um texto de filme policial descontrolado. Meu Deus, essa intriga palaciana põe qualquer um doido! Não é à toa que o Presidente tem tido vertigens...

  35. espero que o JB ,possa governar sem DR familiar toda semana, os filhos tem aliviar e sair da midia , e nao encher o saco do pai,que temcompromissos c a naçao e nao eles

    1. Mas a questão, Daisy, é que a revista mostra aquilo que quer mostrar, a partir de fontes nebulosas e deixa de mostrar aquilo que não interessa mostrar. Vai me dizer que vc bota fé na Globo, por exemplo?

    2. Toda vez que uma notícia mostra fatos que desagradam há leitores que vêm com esse tipo de observação. O mesmo que o PT fazia com Globo, Veja, etc. e bolsonaristas fazem agora. Igualzinho. isso não é ‘tendência’, é realidade. Pra isso serve a imprensa.

    3. Alírio Concordo com vc. Vou zarpar fora dessa revista. Essa ilha do jornalismo virou uma metrópole

    1. Ridi, Pagliaccio Joao (sem til)... Ria da dor que envenena seu coração...

  36. Bolsonaro esqueceu de sua obrigação de pai. Nao "exemplou" esse menino na idade certa. Não lhe aplicou umas boas palmadas educativas.

    1. Concordo plenamente. Faltou ao pai levar o fedelho para a Vara da Infância, aquela do pau de marmelo!

  37. A Crusoé faz campanha contra Carluxo e Allan Santos, mas não apresenta nada de relevante na reportagem sobre a incompetência da dupla. E, por sinal, Allan Santos mostrou muito bem sua competência ao desconstruir o companheiro do Verdevaldo na CPI das Fake News.O que há de relevante na reportagem é que Wajgarten faz uso do cargo e da verba governamental para inflar as contas de sua própria agência,ou seja, o sujeito tem que sair o qto antes da Secom. Não é uma pessoa bem intencionada.

    1. Monica, rachadinha é crime e roubo sim! No caso de uma autarquia pública como a ALERJ, não é só caso de crime e roubo referente a parte do soldo dos funcionários do gabinete, pois trata-se de roubo do erário público e sabemos que na maioria das vezes os mesmos "funcionários" podem ser considerados como "laranjas ou fantasmas", afinal recebem para não trabalhar. Por sinal é o caso do Flavio e aproveito para lhe lembrar q está para sair uma denuncia contra o Carluxo pelo mesmo motivo.

    2. Errata: 2 vírgulas equivocadíssimas depois de Carluxo🙊🙊

    3. Bunda Mole, Carluxo, sempre apoiou a Lava Jato. O fato de ser irmão do Flávio, não quer dizer que seja igual a ele. O que se tem contra Carluxo? Que é destemperado? Bobagem...

    4. Essa questão da rachadinha é tão irrelevante que Moro, o sujeito mais íntegro da paróquia, não saiu do governo por causa disso. Só um louco o faria. Trata-se de um governo bem intencionado, que está apresentando ótimos resultados. Pecados existem, mas não são a essência desse governo.

    5. E por sinal, Carluxo, não tem nada a ver com as rachadinhas do irmão. Pelo que se ouve por aí, nem bem eles se são.

    6. Eu acho que só é possível pensar a política em termos pragmáticos. Uma coisa é vc avaliar a moral dos seus amigos, dos seus familiares, outra é avaliar as consequências de ter um presidente cujo filho cometeu um deslize e comparar às consrquências de ter no poder um partido que se apropriou do Estado.

    7. E vc apóia quem, João? Gente como L. Huck? Acho nocivo tentar destruir um governo que está indo bem, a troco de uma coisa irrelevante como uma rachadinha (que não é roubo, obviamente) para dar espaço para a volta do PT ou para gente que ganha dinheiro surfando na miséria alheia, como Huck, o candidato da Globo.

    8. O nível do andar de cima é reflexo do nível do andar de baixo. Enquanto houver gente apoiando Os filhos E/C, JB, O Astrólogo, Lula, Wajngarten, Witzel, Álvaro Antônio, Doria _et caterva_, e enquanto não aparecer um líder nacional VERDADEIRAMENTE HONESTO e gente dando jeitinho aqui e ali, não vamos melhorar nunca!!!

    9. Roubo é roubo,independe do valor,é uma questão ética, moral e legal! As consequências devem ser claras. Não importa se o sujeito fez rechadinha .

    10. É impressionante o cinismo, a falta de senso de ética e honestidade, a falta de noção de valores de probidade e integridade de uma legião de amorais que infesta o país!!! Pra essa subespécie, ""roubar "menos que os zilhões de rotina" é admissível""!!!! Na minha família, desde criancinhas aprendemos que se apossar de um alfinete alheio é ROUBO!!! Tirar o que pertence a outrem, de valor ou sem valor, É ROUBO SIM!!!! Captaram CORRUPTOS VOCACIONADOS e DESAVERGONHADOS???!! Ou é preciso desenhar?????

    11. Será? Tenho impressão que se está hipervalorizando algo de pouca relevância - a tal da rachadinha.

    12. Monica, o principal responsável pela eleição do JB foi a Lava Jato e principalmente os lavajistas. Tristeza ver que ele pegou esse enorme elitorado e jogou no lixo para defender o filho senador. Carluxo até tem seus méritos na disseminação de mensagens de descontração dos adversários do pai, além de usar sabiamente a defesa da lava jato e o combate ao petismo no período eleitoral. Pena ver que o combate ao petismo tenha ficado só na retórica ideológica e o apoio zero a lava jato.

    13. Bunda Mole, eu não sou bolsonarista desde criancinha. Costumava votar no PSDB, mas não votarei a fazê-lo. E acho que não dá para tentar destruir o governo Bolsonaro, um governo que tem apresentado ótimos resultados, a partir da rachadinha do Flávio, como a revista vem tentando fazer. Acho que Bolsonaro e seus filhos são bem intencionados, bem diferentes do PT, de Huck,ou Dória.

    14. Eu não Ana, mas eu acho que ele é competente(foi o principal responsável pela campanha vitoriosa do pai) e considero muito deselegante a referência ds revista ao transtorno do rapaz. Basta ele estar bem medicado que pode ajudar bastante o governo.

    15. Depois de todas as sandices Carluxeanas ainda tem quem o defenda. Essa massa bolsolavista é pequena e mediocre mesmo, não perdem nada para os mortadelas petistas. Nos livramos de um partido bandido com projeto totalitário de poder para colocar no lugar uma marionete de outro projeto totalitário de poder, só que no lugar da roubalheira estamos vendo uma onda de fundamentalistas envangelicos misturados com amantes da ideologia medieval escravizante do controle de massas. Estamos fud* mesmo...

    16. Depois de todas as trapalhadas Carluxeanas e ainda tem gado bolsolavista que o defenda. Paísinho de merda esse mesmo, nos livramos de um partido de ladrões com projeto totalitário de poder e colocamos no lugar uma marionete de um outro projeto totalitário de poder, só que no lugar da roubalheira generalizada veio a turminha fundamentalista e amante da filosofia medieval escravizante de mentes. Será que um dia teremos a oportunidade de ter bons nomes se candidatando ao invez desses abutres?

    17. Que reportagem fajuta. Quando meu contrato com esta revista acabar, pretendo encerrar .

    18. Tb acho, Bianca. E é de conhecimento geral que ele comandava a campanha do pai para a presidência nas mídias sociais e que foram essas mídias que elegeram Bolsonaro. ou seja, sua competência está mais do qur provada.

    19. Concordo com você. Além disso o Carluxo no Twitter divulga muito bem as ações do governo.

  38. Eu até apoio o 02 na comunicação pois dessa área ele manja ja que desde 2010 por aí controla as redes do pai, com grande sucesso. Mas o Allan dos Panos nãããooooooooooooooo

  39. Um homem que tornou-se presidente com proposta de mudança , lutou contra a morte e contra todos e tornou-se um mito , hoje se submete e governa conforme a vontade de 4 mimados . Triste para o país

  40. que triste fim do mito: ficar refém de um psicopata chantagista que ameaça "sumir ou se matar" se o pai não fizer o que ele quer. Um canalha aproveitador que nunca trabalhou na vida,nem no seu gabinete de vereador. Ele quer conflito,quer mandar ,quer ser presidente" in off". Vá se tratar e conhecer a verdade sobre você, invejoso e covarde.

  41. Acho que estão dando muito moral a esse livro sobre o governo Bolsonaro. A jornalista criou claramente uma peça de ficção, onde várias suposições e teorias extravagantes foram alçadas a fatos. Quais seriam as fontes dessa jornalista? Pra mim o livro dela e apenas um panfleto para polemizar a agradar seus patrões.

  42. A fidelidade é elogiável, mas a imprudência gera desgastes evitáveis e crises desestabilizadores. Tá na hora de navegar em águas menos revoltas

  43. O que se nota aqui é que a Crusoé está em guerra com Carluxo e Allan dos Santos. Vcs não têm nenhum argumento para provar a incompetência do Allan ou do Carluxo para comandar a comunicação do governo.

    1. E é evidente que o atual secretário está apenas usando o cargo e a verba governamental para inflar as contas de sua agência e sua rede de contatos. Já Allan dos Santos, está em sintonia com as propostas do governo.

  44. A quadrilha de pateteiros e seiteiros mercenários contratados reagiu geral! A gente os distingue direitinho, como se fossem "fluorescentes"! A linguagem é característica! O patetóide 02 é um fracasso em tudo!!!...Chega a ser cômico, apesar de trágico!!!...rsrsrsrsrs.....

  45. A reportagem diz que Alan dos Santos se notabilizou pelo empenho em disseminar notícias falsas. Eu não duvido que seja verdade, mas sinto falta da materialidade da acusação na reportagem. É importante citar exemplos e links. O Antagonista cresceu principalmente por postar documentos comprobatórios de acusações na íntegra. No caso de Alan dos Santos, falta à reportagem da Crusoé fazer o mesmo. De outra forma trata-se apenas de calúnias.

    1. É verdade.Vi videos alarmistas dele . É amigo do covarde e chantagista Carlos Bolsonaro

    2. Presidente do país , com uma super estrutura de inteligência , não saber onde estão seus familiares mesmo por algumas horas , conta outra.

    3. Acredito que Carluxo escolheu a pessoa certa para a Secom!

  46. Pensar que gastei dinheiro assinando esta revista... Parece mais a revista Caras. Pior! Pelo menos a revista Caras tem fotografias interessantes para se apreciar.

    1. ...fazendo concorrência ao Lucu e Dilcu no grande cenário do BR fode-se..

  47. o secretario já explicou . Ou a matéria é ultrapassada, o que por si já é um desrespeito com o assinante ou é Fake, o que é pior ainda pq desmoraliza esse veículo.

  48. Eu só gostaria de saber porque tudo é o Carlos Bolsonaro que está por trás de tudo o que acontece no governo? Seria ele um gênio? OU o jornalista é um gênio por advinhar o que se passa no governo?

    1. Essa relação do Presidente com o filho 02 mais atrapalha do que ajuda. Moderação sempre é benéfica.

    2. O Carlos deveria estar trabalhando como vereador no falido Rio. Seu gabinete foi transferido pra Brasília? O povo carioca não tem jeito!

  49. Que ridículo. Fazer uma reportagem em cima deste livro que não comprova nada do que diz. Por essas e outras que cancelei minha renovação automática. Conclamo aos companheiros apoiadores de JB, migrarem para a revista do Terça livre ou o Brasil sem medo. Lá encontrarão jornalismo de qualidade. Até 2de outubro estarei por aqui.

    1. São os cão de guarda do pai, adestrados por ele para isso mesmo....

  50. E todos os textos da cambada só tem uma coisa em comum.. são claudicantes e paupérrimos na linguagem. Sem o menor domínio da língua-mãe. Viiixeee..

  51. Está tão evidente que a tropa babando-o-ovo do 02, orquestrada ou não pelo próprio, entrou rachando aqui nos comentários, que melhor seria se fossem mais discretos e inteligentes. O tiro está saindo pela culatra. Não vale.

    1. Dá para ver já nas 5 primeiras palavras que se trata de soldadinho do exército do Carluxo.

    2. Concordo!! Com certeza esses filhos só fazem atrapalhar. Eles e esse tal de Olavo de Carvalho.

  52. Ok ! Valha-me !!! Sendo assim o governo vai instituir o bolsa gardenal, rivotril, ....PARA NÓS, O POVO ?!! Me tira o tubo !! *Como diria aquele personagem general na comédia (tragi).

    1. Cara, se liga. Deixa de ser retardado É para de ficar repetindo a mesma merda. As pessoas podem ter opiniões diferentes das suas. Achas mesmo que só vc é bem informado, animal?

  53. Carlos seria ótimo pra essa pasta. Ele mesmo não sendo da comunicação oficial do governo é o que mais divulga os acertos do governo, que nunca vemos uma linha na grande mídia

    1. as eleições para presidente em 2018 foram ganhas através do que e instruída por quem?

  54. Não ficou claro quem foi o padrinho do chefe da Secom. Se a idéia foi do próprio Bolsonaro, do Flavio ou de quem quer que seja. Quem participou, e de que forma, no processo de escolha? Essa informação faz toda a diferença.

    1. Reportagem tendenciosa!!! Muita coisa mencionada eles fizeram uma salada pra conversar os leitores que o governo não presta!

    1. Vamos combinar, essas comparações só epobrecem os comentários.Não podemos compactuar com qualquer desvio de conduta de que qualquer político. Sem políticos de estimação, por favor.

    2. Verdade! A reportagem é tendenciosa! Muita coisa do que mencionaram fizeram uma salada, pura fake news!

  55. Não votamos na familia Bolsonaro, votamos em Jair Messias Bolsonaro.Se o Presidente continuar a presidir pelos filhos, precisa sair ou não devemos votar nele novamente,amadorismo demais, governar um país é mais que isso, mmo acertando em algumas coisas,perigoso demais.

    1. Perfeito o seu comentário. O Brasil tem que estar acima dos políticos. Todos de olho no poder

    2. Essa família só atrapalha. Votei no presidente para enterrar o ex futuro presidiário. O Brasil em segundo lugar,o primeiro é do clã.

    3. Rildo, pode até ser tendenciosa, mas a Crusoé tem acertado Muito Mais que errado. Já o Bolsonaro, está cada vez se complicando mais, tanto com sua grosseria, despreparo e o pior: está deixando claro que aquela promessa de combate à corrupção, nova política e coisa e tal, era tudo conversa pra boi (gado) dormir. Eu votei e não esperava muito dele, mas agora ele está passando dos limites.

    4. Não percebeu que a reportagem é tendenciosa? Deixa de ser inocente! Acompanhe mais as demais notícias e verá quem mente!!!

    5. Digo o mesmo! Sinto que esse vereador é um tanto quanto encrenqueiro e o youtuber Allan, mais encrenqueiro ainda! Imagina só dizer "o cu da mãe" para a Crusoé! Gente sem princípios pronta para instalar a balbúrdia no ambiente. O Jair que se cuide!

  56. Mas nem a pau! Ele tem todos os sintomas de um desequilibrado (muito mais que o pai). Que Bolsonaro mande esse filho se tratar (os outros também).

    1. Correto! Mas todos eles têm que passar por uma "cadeia terapêutica" antes!

  57. Um cara que coloca DUAS por falta de uma, fotos sem nenhuma legenda no seu Twitter da Thammy Miranda após o nascimento do filho, pra mim, não tem nenhuma maturidade, sabedoria e equilíbrio para administrar nem o próprio Twitter o que dirá a comunicação de um país. O Carlos é instável emocionalmente, se mete onde n é chamado e nao aceita críticas do povo. Ele é vereador. Leva "rasteira" sim do eleitorado e não segura a onda. Isso tem alguma chance de dar certo? Óbvio que não .

    1. Rildo, me informar com o Allan do Terca Livre, por exemplo? Augusto Nunes ? Leio vários e essa é a MINHA OPINIÃO.

    2. Deixa de ser inocente! Procure se informar com notícias de outros veículos e verá quem mente! Exprima sua opinião qd vc ter informações gerais do que acontece.

    1. Mal começou o ano, e o Governo já se encontra em mar revolto. Concordo com o PR, infelizmente a mídia mais atrapalha do que ajuda. Só vemos divulgações das coisas boas implantadas pelo Governo, através das divulgações de seus aliados, Ministros e seus respectivos Ministérios, pelo próprio PR e principalmente pelo seu filho Carlos. O tempo é o Senhor da Verdade, infelizmente até lá muitas ações serão realizadas contra o povo brasileiro, como já está sendo. Nunca vi um governo ser tão perseguido.

  58. Detesto esses fihos do Presidente. Deviam ser deportados para bem longe, a fim de não atrapalhar o Governo. É típico de gente que não é nada e de repente se vê poderoso!

    1. Sinto muito em dizer que vc virou massa de manobra! É bem isso que a mídia quer, o desgaste da família pra atingir o governo. Acorda!! Se informe melhor, leia mais pra poder ver quem mente.

  59. Não consigo entender, cancelar a assinatura porque a revista faz reportagem sobre a desmiolagem dos filhos do Bolsonaro? Alguém tem que criar uma revista pra falar só bem desses desmiolados. Tomara que esses três patetas não queiram o lugar do Moro e do Guedes, aí Capitão...

    1. Massa de manobra!!! Acorda! Atingindo a família do Presidente é uma forma de desgastar o governo.

    1. O Igor é o fofoqueiro da Crusoé. Está cada vez pior. Não tem n8vel para Carluxo. É rasteiro como o estúpido do André Petri.

    1. Tu não tens como disfarçar, meu chapa, tá ganhando qto pra repetir essa asneira aí embaixo?

    2. E vc virou massa de manobra!!! Crusoé está conseguindo desgastar o governo falando mal dos filhos e vc caiu igual um patinho!!!

    3. Muito melhor do que a privatização do público pelo PT, e congêneres!

    1. aparentemente sim Agnaldo! E logo em breve nomeará seu filho tornado para substitui-la!

    2. A imprensa as maiores como grupo Globo, Bandeirantes, famiglia frias e mais recentemente banco pactual

    3. Por favor, só não me digam que a SECOM está sendo dirigida pela "Mãe Joana"!

  60. Pois é... Depois de roubados e quase quebrados por lullinha Corleone e sua gang, ainda esta merda!!! Só mesmo alguém débil mentai, cultural e moralmente, além de super hiper bipolar e megadebilitado político, para ainda crer em uma verdadeira guinada ética do nosso ex-querido (mesmo que sempre boquirroto) Capitão, depois dele ter sentado no colo do famigerado trio Toffoli-Maya-“Alcolúgubre”... Soubesse dos seus filhos, todos megalomaníacos, jamais teria dado meu voto a ele... MORO 2022, pô!!!

    1. Massa de manobra!!! Crusoé está conseguindo doutrinar bem. Uma reportagem cheia de erros ou melhor fake news pra pessoas como vcs que não lê diversos noticiários pra ver quem fala a verdade!

  61. infelizmente diante de tantos delírios e mentiras deste que tempos atrás era uma referência de jornalismo imparcial que eram O Antagonista e a Crusoé, irei cancelar minha assinatura. Estive com a Crusoé desde o dia do lançamento. Agora recomendo Gazeta do povo, Conexão Política, Diário do Poder e Renova Midia

    1. cancele! vc não merece ler esta revista...vá se informar com o Carlos..sua verdade é do tamanho dos Bolsonaros! seu lambe botas!

    2. Tentei cancelar e não consegui. Agora cancelei meu cartão de crédito para q não renove mais esta revista.

    3. Quando uma notícia não te agrada na TV, você muda de canal ou joga a TV fora🤔

  62. Vocês , da Crusoe, são um fofoqueiros e mentirosos . Já tentei cancelar minha assinatura, sem sucesso . Vou tomar providências para que a mesma seja cancelada , imediatamente

    1. Não precisa cancelar, a assinatura acaba sozinha...basta não ler😊

    2. Tbm não consegui. E tive renovação Automática. Cancelei o cartão de crédito para não ter mais a renovação.

  63. "A SECOM tem, ao todo, 180 servidores dos quais 138 em cargos comissionados". Claro que tem tudo para não dar certo. Pra que concurso, né?

    1. Estão usando novamente os filhos pra desgastar o governo. Tem muita fake news nessa reportagem. Leia mais outras notícias que verás quem fala a verdade!

  64. Crusoe é a favor da verdade, doa a quem doer. Confio nisso e mantenho minha assinatura. Esses Bolso boys estão acabando com a imagem do presidente. Uma coisa é dar um desconto pra ele, outra é carregar a família junto. Realmente, com esses filhos, quem precisa de inimigos?

    1. exatamente! mas o pai também tem dua culpa. Os filhos são uma versão piorada do pai. Porque sera que ele esta no sétimo casamento?

    2. Parabéns!... é isso mesmo, os complicadores são os filhos, e a necessidade do pai em satisfazê-los. Ótima solução seria mandar cada um dos filhos para alguma embaixada bem longe do Brasil...

  65. "Relação mercurial", não consegui compreender a metáfora. E o lance da quase demissão do Sérgio Moro? Fui expulsa de um grupo de whats por ter compartilhado essa notícia extremamente surpreendente já que é NOTÓRIO que Bolsonaro está utilizando a imagem pública do ex magistrado como CAPITAL POLÍTICO. Estou ansiosa por adquirir o livro da Oyama.

    1. Foi expulsa por virar massa de manobra, acorda!!! E a Crusoé está conseguindo fazer o mesmo com vc! A maior parte da reportagem é fake news!!!

    1. Como que vc não percebe que está sendo usado como massa de manobra??? Usam os filhos pra desgastar o governo!!! Acorda, está cheio de fake news na reportagem!!!

  66. Acho que esses 3 filhos deveriam ficar na deles. Estão tirando a oportunidade do pai fazer um governo bem melhor e mais tranquilo. Esses filhos deveriam perceber que se quiserem ajudar, teria que ser sem quererem aparecer. Deveriam esquecer os holofotes. Vão se arrepender mais tarde. Ao invés de tumultuar, deveriam se tocar!

    1. Acorda inocente!!! A Crusoé faz de vc massa de manobra!!! A naior parte da reportagem é fake news! Leia outras notícias e verás quem fala verdade!

  67. Faria um bom trabalho se fosse mais fiel ao seus leitores separando a verdade da ficção, parece que não se deu a este trabalho copiando e colando do livro sem a preocupação de fazer um documentário.seu trabalho foi em resumir toda dramaturgia que é a história do livro nisto que não é reportagem.(...não li o livro,)

    1. Calma! Olha o recalque! Esse artigo foi um aperitivo para que possamos ambicionar o livro.

    1. Pronto Tatiana disse tudo mimou demais os filhinhos e agora acha que a sociedade é obrigada a aceitar os erros esdrúxulos deles.

  68. Esse Carlos Bolsonaro é um paranoico de alto grau mimado e para o bem do país precisa ficar longe do governo enqto oBaunjgarden tambem tem que pegar o chapéu, pois o espertinho parece que ta agindo de forma comprometedora

    1. É tudo combinado. Os filhos Falam o que o pai gostaria mas que não pode falar, são responsáveis pela estridência do governo gerador de factoides a cada dia q passa desviando a atenção dos grandes problemas do país

  69. TB achei!! Muito mimimi ... Acho q deveriam manter O foco nas demandas sociais do País!!! Estamos numa amargura só e a mídia preocupada com os filhos do Presidente!!!! Lamentável!!!!

  70. Aos poucos a Crusoé vai mostrando a sua verdadeira face, o plano para minar o governo e provocar uma separação da futura chapa Bolsonaro-Moro em 2022 está indo pelo ralo. Recomendo fortemente que assinem o jornal Brasil Sem Medo e julguem por si próprios quem realmente busca a verdade dos fatos.

    1. Imprensa tem que ser crítica. Imprensa a favor só em países totalitários, Venezuela, Cuba, Coreia. Mas se você só quer ler pontos de vista que coincidem com o seu, pode ser uma boa saída. Só tenha cuidado , será que esse jornal BRASIL sem Medo é ligado à “frente Povo Sem Medo” dos comícios do Pt?

    2. As últimas demandas de 2019 e a mais recente derrapada com o dízimo elétrico estão tirando pontos do Presidente. Já está evidente que o mesmo, numa tentativa de assegurar a reeleição, está literalmente, MONTANDO NO CAPITAL POLÍTICO DO EX JUIZ SÉRGIO MORO. Contudo, após os rumores do livro da T. Oyama, vazou a história de que o mesmo Moro estava no alvo do Jair que pretendia demiti-lo. O que não ocorreu, segundo foi noticiado, devido a uma intervenção do General Heleno. Puta que pariu!

    3. As qualidades e a popularidade do Moro o transformam no principal candidato a levar o caneco em 2022, mas uma dobradinha com JB o prejudicaria. JB está sofrível em relação a popularidade e diminuiria as chances do Moro levantar o caneco.

  71. Caramba, assinei um jornal sério ou uma revista de fofocas? O disse me disse não da mais certo com uma boa parcela da população. Se dizem imparciais mas estão caindo na vala comum do jornalismo brasileiro. Primeira e última assinatura que faço.

    1. Alinhado aos decepcionados com a matéria de capa desta semana.

    2. Seu comentário está perfeito, me decepcionei com a contigo, quer dizer Cruzoé.

  72. Mais uma Narrativa falsa da Crusoé/Antas que não vai dar em nada. Após constatarem o fiasco jornalístico, vão dizer que "Bolsonaro recuou e não vai mais nomear o Carlos" ...

    1. exatamente vovó! só não enxerga quem está tapado pela cegueira de ter um mito e não um servidor do país.

    2. Não é nomear o Carlos e sim um de seus seguidores e parceiros mais fiéis. Mas seu raciocínio não se sustenta, pois embora essa revista faça muita fofoca mais de 90% se torna realidade depois.

  73. Carlos Bolsonaro concorreu e foi eleito para um cargo no Legislativo. No entanto não se sabe de nada sobre a sua atuação pois, na verdade, o que ele quer é PODER! Por isso atua nos bastidores do Executivo causando enormes problemas ao governo. Lamentável!

  74. O ano nem bem começou e os resultados da atuação dos filhos para reduzir as chances de sucesso do governo, e para diminuir as chances d reeleição do presidente, começam a aparecer com força total. Calma, já, já os outros dois zeros vão produzir (novas e péssimas) notícias.

    1. No alvo, MARIA!! Sugestão perfeitamente interpretativa!! Adotada!!

    2. Muito boa ideia, Maria! Apoiado, filhos 0, 00 e o pior 000!...

    3. Nem deveriam ser conhecidos como 01, 02 e 03. Deveria ser 0, 00 e 000.

  75. Lá vem de novo a Crusoé com seu “grande jornalismo” de fofocas e achismos dos jornalistas. Já cancelou uma vez por esta postura e acho que vou te que cancelar novamente. Que matéria é esta? Onde está a opinião do agredido? Matéria agressiva e sem nenhum fato, apenas interpretações pessoais dos jornalistas.

    1. Estou perdendo a vontade de ler o que publicam porque percebo a intenção de desprestigiar o governo com fofocas e suposições , não com fatos! Fatos de ações positivas do governo tem aos montes mas não divulgam, ficam só nas fofocas dos relacionamentos! Na ânsia de passar a ideia de que são os primeiros a noticiar e que sabem tudo, pecam como jornalistas!

    2. Quem só quer ler elogios ao governo está se torturando na imprensa paga. Vai pra um blog q é de graça...

    3. Concordo! Não renovarei minha assinatura de uma revista que, entre outros absurdos, se baseia num livro de mais uma energúmena, que se diz jornalista, onde está cheio de achismos e uma vontade férrea de destruir o governo de seu próprio país! Vergonha da imprensa brasileira!

    1. Verner, qual a militância de esquerda le a Crusoé?

    2. Se não gostou do assunto era só não ler. Imprensa tem que ir atrás do conflito que move e explica os movimentos do poder. Se não, é Pravda ou blog amigo

  76. As neuroses de uma família disfuncional afetam a condução do país. É incrível que essa interferência paranoica seja permitida. O governo está doente, por dentro.

    1. Só para lembrar, caro Sebastião: antes do Collor, merece as ‘honras’ o Sarney.

    2. Sr. Cretino o País está doente há pelo menos 30 anos. Desde Collor, FCH, Lula, Dilma e Temer o País padece de um mal incurável: Corrupção dos 3 poderes no nível Federal, Estadual e Municipal. Pobre país esse chamado Brasil.

    3. E os outros anteriores não estavam, né? Todos se davam bem na distribuição do roubo incomensurável das verbas públicas! Opinião de apátrida!

  77. Este cidadão que está na secom é indicação direta de Olavo de Carvalho. Sim, Olavo e o filho de Bolsonaro são aliados. Mas conhecendo bem Olavo, ele certamente prefere ter um indicado dele na secretária. Se o Carlos ocupar a pasta isto significa uma perda de influência de Olavo e uma maior independência de Carlos. E se há uma coisa que Olavo não suporta é independência política em relação a ele próprio. E o mesmo espírito vive também nos Bolsonaro. Prevejo a possibilidade de brigas e rupturas.

    1. Nossa! Como pode ter gente que sabe tudo da alma das pessoas sem nunca ter tido a menor intimidade. São as pessoas ideais para se colocar na rodinha de fofocas da Crusoé.

    2. SE CADA UM DOS QUE MALHAM O PRESIDENTE,SE AUTO AVALIAR HONESTAMENTE, VERÁ QUE NAO É ESSA BRASTEMP,TODA. " QUANTO MAIS SE É PERFEITO, MENOS SE EXIGE DOS OUTROS" NAO ESTOU VALIDANDO ERROS.APENAS, MOSTRANDO A REALIDADE. PODEREMOS AJUDAR MAIS,APENAS INTERCEDENDO ,PARA QUE NOSSO PAÍS DÊ CERTO.

    3. NA VERDADE,TEREMOS QUE ALIVIAR COM O PRESIDENTE. PORQUE OS COMENTÁRIOS, SÃO ASSIM; "SE CORRER,O BICHO PEGA,SE FICAR,O BICHO COME" TUUUDO SOBRE O PRESIDENTE TEM QUE ESTÁ ERRADO. NOS TEMPOS DOS OUTROS PRESIDENTES, ERA TANTA BANDIDAGEM,TUDO ÁS CARAS,MAS NÃO INTERESSAVA Á IMPRENSA. AGORA, NINGUÉM PENSE QUE VAI EXISTIR ALGUÉM TOTALMENTE ISENTO. PODEMOS CHAMAR DE ISENTOS,OS QUE SE APROVEITARAM POUCO PORQUE O SISTEMA ERA BRUTO. QUANTO MAIS CORRUPTOS, MAIS SÊDE NO POTE.

    4. Realmente, não sei como roda nos bastidores, me intriga não ter saído uma briga do Olavo com os filhos do Presidente, pois todos são muito impulsivos, devem ter um ótimo relacionamento. Será que a imprensa não maximiza alguns fatos prá ver o circo pegar fogo? Vamos ver se sua previsão se concretiza. Abraço.

  78. Tem uma funcionária do terça livre que se chama Fernanda, foi alocada no gabinete do deputado estadual Bruno Engler, logo no início, é a forma que Bolsonaro e seus apoiadores arrumaram pra comprar a "imprensa" se que pode se chamar isso de jornal.....nunca vi mais lixo.

  79. Nesta altura do campeonato concordo 100% com Janaina Paschoal: “Sigo defendendo que o Estado, em todas as esferas, deve se abster de fazer propaganda e de qualquer tipo de patrocínio A população paga impostos para ter saúde, educação, segurança, saneamento, infraestrutura e não para custear peças de ficção."

    1. uma coisa é comunicação...outra é disseminação de mentiras e fake do qual estão usando pra gastar nosso tão suado dinheiro. cade as campanhas para vacinas, contra aids e outras importantes? sumiram tudo. devem estar queimando o dinheiro...logo saberemos.

    2. Não existe governo sem comunicação, só se for para morrer cedo.

    3. Parece haver uma competição entre os 3 filhos para mostrar quem é o pateta maior. Infeliz do presidente que tem de tolerar isso.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO