No sofá de Hollywood

17.01.20

O Brasil vai ao Oscar. Mas não é com Pelé, Sergio Moro ou com uma brilhante produção mostrando os detalhes da nossa política que, dificilmente, seria tão bem imaginada até pelos melhores roteiristas de Hollywood. A força-tarefa que mudou o Brasil e revelou ao mundo os profundos esquemas de corrupção no país, que mostrou que o império da lei é possível colocando políticos poderosos e seus empresários de estimação na prisão, não pisará no tapete vermelho do evento que já foi conhecido como a cerimônia para premiar bons filmes e documentários.

O Brasil que vai ao Oscar é o Brasil socialista que veste Armani e anda de limousine, mas que não mostra o verdadeiro Brasil de Lula e Dilma de mensalões e petrolões, de forte recessão econômica, das empreiteiras corruptas e prostituídas, do dinheiro na cueca, do assalto de um partido às instituições brasileiras, da pilhagem bilionária dos cofres públicos, das verdadeiras fortunas “emprestadas” a ditaduras companheiras, de 60 mil assassinatos por ano, de feitiçarias econômicas como empréstimos sem lastro, do aparelhamento do estado por militantes cleptomaníacos e, principalmente, das fraudes contábeis e fiscais protagonizadas pelo governo petista. O roteiro real de terror em que o país quase morreu no final não será mostrado para os gringos.

Para escrever este artigo, fiz questão de assistir ao filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor documentário, “Democracia em Vertigem” (Crusoé vai ter que me pagar extra por insalubridade), de Petra Costa, herdeira da Andrade Gutierrez, uma das construtoras queridas de Lula e companhia enrolada nos esquemas de corrupção da era petista. Petra, que narra boa parte do filme e tenta esconder sua linhagem oligárquica, teve acesso exclusivo a toda movimentação de Dilma e Lula durante o impeachment e se fartou de um material mais que necessário para produzir uma panfletagem digna de uma seguidora de uma seita.

A filha de Marília Andrade, uma das acionistas da Andrade Gutierrez e que sempre recebia Lula e Dilma em jantares pelo mundo, conta em tom quase melancólico bizarrices e teorias como “o juiz Sergio Moro foi treinado nos Estados Unidos” e diz que a Lava Jato não serviu para combater a corrupção, apenas para que a elite quebrasse as empreiteiras. A moça, no entanto, resolveu deixar de fora da propaganda enganosa que produziu os milhões de brasileiros que foram às ruas pedir o impeachment de Dilma, a explicação da Lei da Ficha Limpa, que Lula tinha a maior rejeição entre todos os possíveis candidatos a presidente (31%), e ignorou por completo um dos mais importantes “detalhes” do nosso recente passado político: que o pedido de impeachment de Dilma Rousseff foi baseado no julgamento do Tribunal de Contas da União e que, em outubro de 2015, o TCU rejeitou as contas da petista devido às fraudes fiscais. Oh, detalhes. O filme, indicado a “Melhor Documentário” até mostra uma boa estética na filmagem, mas não compactua em absolutamente nada com a realidade e deveria estar na categoria ficção. Se entrasse na categoria comédia, então, acredito que teria ainda mais chances de levar a estatueta.

Mas sinceramente? Morando na Califórnia já há 10 anos e conhecendo como opera a Cidade dos Anjos, posso testemunhar que verdade e coerência são coisas, digamos, um pouco cafonas e ultrapassadas para muitos habitantes famosos daqui que mostram, por exemplo, enorme preocupação com o meio ambiente, mas só se deslocam usando seus jatos particulares e iates. Não creio que Hollywood faça tanta questão assim de saber sobre os crimes orçamentários de Dilma que culminaram no seu impeachment, ou as gordas propinas de Lula, ou os anos de silêncio dos habitantes do Planalto enquanto o governo se deitava com empresas e empreiteiras e fazia negócios obscuros e lucrativos para poucos usando dinheiro do contribuinte.

Há grandes chances de Hollywood aplaudir, de pé, a mentira de Petra. Hollywood gosta de mentiras. Muitas atrizes famosas que hoje são festejadas como “quebradoras do silêncio” contra predadores sexuais na maior indústria do entretenimento passaram anos numa bizarra mudez, alimentando uma perturbadora cumplicidade que acabou protegendo os próprios predadores sexuais. Enquanto roteiros de filmes eram trocados e fotos no tapete vermelho com vestidos de grife eram tiradas, outras mulheres sem a mesma projeção que as empoderadas de Hollywood eram vítimas de estupros e assédio sexual. Por que demoraram tantos anos para se tornarem “a voz das mulheres”? Hollywood vai reverenciar a mentira petista porque reverenciou atuações de mulheres poderosas e milionárias que davam belos discursos com os olhos marejados sobre o assédio e a violência contra a mulher, enquanto fingiam não saber quem eram os predadores, alguns deles na plateia, como Harvey Weinstein. Harvey, você tem 20 anos pra tirar a mão daí!

Aqui na capital do cinema mundial corre à boca grande mesmo o fato de que quem recusa o teste do sofá paga um preço, e quem aceita sobe mais rápido. Ser ético e profissional, ter valores e princípios morais dados pela família e não por séries e blogueiros lacradores, optar pelo bom, verdadeiro e justo sem atalhos ou concessões degradantes pode ser um “teto de vidro” profissional e pessoal para quem se dá ao respeito. Se não houver violência ou coerção, é opção. Acertado não é caro. O falso e hipócrita holofote de Hollywood não joga luz no verdadeiro problema do assédio na indústria e fora dela.

Torço para que “Democracia em Vertigem” seja o vencedor do Oscar e mostre mais uma vez que a festa do cinema, que num longínquo tempo já foi referência de qualidade cinematográfica, hoje não passa de um palco político-ideológico do “Eles Não”, mais um panfleto progressista da bolha hedonista de celebridades afetadas e desconectadas da sociedade. Não deveríamos nos incomodar tanto com o novo modelo “progressista” de ser da festa hollywoodiana, mas como fechar os olhos para a hipocrisia de gente que se cala durante anos e se vende por dinheiro e projetos de poder? Estava falando de algumas cabeças de Hollywood, mas, sim, poderia ser do governo petista. Como dizia meu saudoso pai, criado na fazenda: “boi preto conhece boi preto”.

Se você torceu o nariz para a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar, acredite, o filme está no lugar certo, rodeado de hipocrisia e atuações dignas da estatueta, com atores da vida real que escondem verdades inconvenientes para blindar uma vida de mentiras. A produção brasileira, que conta com pitadas de pura pieguice (“Lula é um escultor cujo material é a argila humana”!) e é recheado de delírios conspiratórios, perdeu a oportunidade de mostrar um pouco, só um pouco, porque petista não é de ferro, uma pitada de verdade e honestidade intelectual convidando o Partido dos Trabalhadores a uma autocrítica, principalmente depois do vertiginoso declínio do capital político pelo Brasil.

Mas jamais veremos uma autocrítica por parte do partido que quase destruiu o Brasil, e a razão é porque o PT não cometeu erros, o PT cometeu crimes e isso não importa para Petra, Dilma ou Lula. A companheirada socialista que só anda com a elite endinheirada vai para a América vestida de grife para vender vertigem e enganação e se empanturrar do capitalismo malvadão. Afinal, no sofá de Hollywood sempre cabe mais uma empreiteira, mais uma mentira. Boi preto conhece boi preto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ana, sempre leio seus artigos, às vezes com um pouco de atraso, mas leio. Esse não vai dar. Pela mesma razão pela qual não assisti todo o documentário. É um trabalho da Petra feito pra ela, para os "Andrades". Não me interessou nem o material exclusivo que mostrava a influência da família (e a gente sabe o custo dessa influência). É isso, prefiro ignorar, pela relevância q tem: nenhuma. Mas não duvido que ganhe o Oscar...aqui como lá, tem essa hipocrisia de valorizar o que não praticam.

  2. Ana Paula, cada texto seu eu fico mais seu fã. Vc consegue de uma forma tão didática que só a esquerda não consegue entender. Precisam, pelo menos, saber ler.

  3. Alto nível. Texto maravilhoso sobre algo que já chamaram de “comercial do assalto a um país”. Não assisti e jamais assistirei.

  4. Ana Paula , você foi o motivo de ter assinado a revista ! Texto que fala verdades, verdades que precisam ser soadas o máximo que pudermos ! 👏👏👏

  5. Se já é difícil a pessoa conseguir ter destaque em uma área durante toda a sua vida, imagine em duas delas é tão diferentes? Parabéns por ser tão assertiva em suas análises políticas. Chego a pensar que consegue a proeza de ser ainda melhor nos seus artigos, mesmo já tendo sido excelente como jogadora de vôlei. Obrigada por nós inspirar ainda mais com suas criticas tão pertinentes. A situação no Brasil precisa de boas "interpretadoras" para ser analisada de acordo com a nossa realidade.

  6. Dizer que o PT não cometeu erros, cometeu crimes está corretíssimo, mas desde que fique claro que o referencial ético usado é o nosso. Para eles, não cometeram crimes, mas ações válidas para a manutenção e ampliação do poder. É cometeram erros sim, que os impediram de alcançar esse objetivo (ainda bem).

  7. Grande atleta do volley e agora grande atleta das letras , seja bem vinda Ana Paula e continue nas letras o que vocÊ nos deu de alegria como atleta e parabéns a CRUSOE pela ótima convocação .

  8. As crônicas de Ana Paula são muito boas, cheias de verdades, de ironias bem formuladas e conteúdo consistente e devastadores para a hipocrisia crônica da esquerda no Brasil. Nem só de beleza e habilidade esportiva vivem nossas atletas de ponta!

  9. Ana Paula, na maioria das vezes leio os comentários antes de postar o meu, não porque receie me influenciar, mas porque gosto de ler certas parvoíces que tipos como Jose (sem acento) e Cretino, entre outros, postam aqui. O conteúdo do seu texto é simplesmente brilhante e irretocável. Estou na California há 21 anos e conheço muito bem a corja socialista de Hollywod. São os De Niro, os Di Cáprio, os Baldwin e os Glover da vida que defendem o Socialismo mas não abrem mão das suas mordomias. Um nojo

  10. Crusoé. Por favor, disponibilize esse artigo de Ana Paula no "Antagonista", para que todos tenham acesso. Está um espetáculo!

  11. Crusoé Ana Paula é casada? pois se não for, eu largo me minha mulher por ela a hora q ela quiser, não é por outra coisa não, é pelo caráter, índole, virtudes e etc, etc, dessa Deusa. Amo lê os artigos dela.

  12. Ana Paula, você é muito competente...brilhante, mesmo.Volte para o Brasil e tome o lugar dos psololulopetistas infiltrados na "Crusoé" !! Seu futuro será , igualmente , brilhante no jornalismo brasileiro, quem sabe, destroçando essa esquerda retrograda.

  13. O LULA, todos nós sabemos, trata-se de um cafajeste, falso, mentiroso, safado, dissimulado e CORRUPTO. Somente engana pessoas simples, humildes e pouca alfabetização. Agora, tem essa cambada de "artistas, diretores, produtores, intelectuais e demais comparsas" do CHEFE da QUADRILHA que ainda querem MAMAR nos COFRES PÚBLICOS. Ordinários!

  14. Uau! Seu texto foi preciso! Vi pessoas reverenciando a indicação apenas por ser "o Oscar", mas sem sequer se ater ao fato de ser uma grande distorção da verdade e da realidade. É triste e lamentável, mas como vc bem escreveu agora fica cada vez mais clara a visão de Hollywood. Uma pena ver o que se tornou a premiação. Parabéns Ana Paula!!!

  15. Aonde vai parar a defesa da corrupção e roubalheira e até moça jovem coaptada a gastar muito para defender o crime e seu chefe,mas estamos vendo onde chega a canalhice.

  16. O título do filme está correto, pois a democracia esteve em vertigem durante a era petista. Não sou pessimista quanto a autora, acho que americanos não são tontos a Ponto de apoiar meras ficções, embora filmes sejam ficções...

  17. Excelente artigo, parabéns. Não consegui assistir ao filme, a voz de doente terminal da diretora/narradora é intragável...

  18. Afinal de contas no sofá bozista, aquele revestido de suásticas e que algumas pessoas conhecem muito bem, sempre cabe mais um rachid, uma mentira, um ciuminho. Como diria o Clodovil, aquele que se vivo seria discriminado pelos Bozistas: “Não, não, eu conheço bem você, viu, meu bem? Boi preto conhece boi preto”.

    1. Eu disse que hoje faria meu comentário antes de ler os demais não porque pudesse me influenciar, mas porque era um costume. E não deu outra, logo me deparo com mais uma parvoíce do Jose (sem acento, que toma no assento). Ele sonha com o Presidente , já se tornou uma obsessão atacá-lo diáriamente seja lá como for. Não importa a ele as inúmeras benfeitorias realizadas. Ahh, Jose. Você é caso perdido. Alberto conhece Jose. ou melhor: Touro conhece vaca!

    2. Ô, coitado! Esperneia à vontade! Afinal, o choro é livre.

  19. Cinema é ficção e mentira,o que foi e o pior,ainda é o PT?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  20. Corretíssimo o texto. Depois de quase nos afundar, idiotas da seita continuam a macular a imagem do Brasil que tentaram destruir. Parabéns Ana.

  21. No caso da Ana, sacar/defender e atacar é ato contínuo pela precisão e inteligência que sempre teve nas quadras, e que agora transita nesse mundo sócio-político das crônicas. Prova disso é a que escreveu sobre "Sofá de Hollywood", que transcende com perspicácia o lugar comum dos interesses nefastos no Silêncio dos Inocentes (não aguentei segurar a menção do Oscar) dos predadores sexuais norte americanos e empreiteiros brasileiros. Parabéns! Mais um set seu.

  22. Temos que ficar atentos aos livros de história nos próximos anos! Os amigos PETRALHAS das universidades perderá ocultar a verdade deste período obscuro.

  23. Pois é, minha cara Ana, não dá pra encontrar coerência nessa turma que fala mal dos EUA e se sente honrada com uma indicação de prêmio tradicional da terra do Trump. Que contraditório, que non sense!

  24. Concordo com a Ana Paula Henkel: o filme deveria entrar TB na disputa de melhor comédia do ano...as chances aumentariam muito.... Petra Costa, vá em frente .. continue lutando pelas mamatas do PT para a sua empresa...

  25. Não havia pensado nisto: Hollywood e este "documentário" realmente se merecem! Ana, craque nas quadras e agora craque no texto! Amazing!!!

  26. Ana Paula, tua lucidez e clareza na colocação das palavras, me enchem de satisfação e orgulho. Dilma ser homenageada, para mim é um escárnio. Poderia ser homenageada na cadeia, pelos assaltos que cometeu. Teus artigos colaboram muito, colocando luz sobre os problemas e nos permitindo sonhar com um caminho melhor para nosso futuro. Parabéns.

  27. A colunista mais uma vez comete o pecado de demonstrar claramente seu vies politico ao escrever o artigo,,,esperar o que de quem imputa a Ronald Regan o titulo de maior estadista que conheceu,,,,,,,muito fraco, tanto o texto quanto o assunto,,,no mais mora ha 10 anos em um estado democrata, em uma cidade democrata,,,fico aqui perguntando porque náo no iterior do Texas,,,acho que prefere respirar

  28. Parabéns pela sacada, E tem colega tua do esporte que é apaixonada por Dilma e Lula. O que interessa agora nesta semana é divulgar aquela entrevista do Lula elogiando Hitler. Sai filme aí?

  29. Senhora Ana Paula Henkel, muito obrigado por esse artigo. Normalmente leio a sua coluna e admiro suas percepções da realidade, mas nessa a senhora se superou. Conseguiu colocar no papel o asco que milhões de brasileiros sentem por essa mesquinharia petista x empreiteiras x produtoras de empreiteiras. Um lixo abominável. Parabéns senhora Henkel. A senhora catalizou em poucas palavras, toda a percepção da parte saudável da Nação Brasileira.

  30. Comentário absolutamente brilhante!!! Parabéns. A sugestão para o filme dessa escrota Petra Costa ir para a categoria comédia foi sensacional Parabéns!!!

  31. Brilhante! De longe, a melhor colunista do país. Discordo, é claro, da torcida pelo Óscar. A maior parte do público desconhece os bastidores da premiação e o prêmio daria uma aura de legitimidade a uma narrativa que nada tem de legítima.

  32. Quanto ao texto, Excelente! No que diz respeito aos comentários, estava dificil achar um com viés de esquerda, ainda que com um pouco de vergonha de tentar defender o indefensável, mas não é que consegui achar. Mas como diz uma vinheta publicitária: "eles nao desistem..."

    1. Idem .Defender o indefensável. O texto fa Ana é um primor.

  33. Que delícia foi ler sua explanação!!! Me sinto informado em mais uma área contra os petistas e sua turma. Se todos não se calarem e informarem sempre, conseguiremos reduzir essa raça à extinção, em todos as áreas e níveis da nossa sociedade.

    1. Aos comentaristas ... alguém de vcs seriam capaz de falar sobre qq assunto sem emitir sua indignação por atos de pessoas q deveriam nos conduzir a melhores dias ou ser “ boi preto” ??? Não são todos q sentem a dor do outro em não ter: saneamento educação trabalho alimento segurança e Paz, então não se sinta constrangido em ser egoístico,desumano e sem noção.

  34. Excelente artigo! Esperar o quê de uma cineasta que mantém vínculos íntimos com os poderosos do PT e muito menos de uma Academia cuja máscara já caiu há muito tempo.

  35. Que pena, Ana Paula que o Ricky Gervais não vai apresentar o Oscar. Adoraria vê-lo espancando, como fez no Golden Globe 2020, as carinhas sem-vergonha dos hipócritas de Hollywood.

  36. Bom demais o seu texto Ana Paula. Chegou no meu coração e a minha cabeça como farpas que nunca mais conseguiremos tirar das nossas vidas. O mal que o PT fez para o Brasil não pode ficar impune. Pior ainda, ser glamourizado. Revoltante.

    1. Analice! Isso mesmo!!! A gente ainda vai ter que assistir, made Hollywood, toda a glamourização que esse maldito PT fez de mal para com o Brasil!!!!

  37. Já era fã desta menina jogadora de vôlei, poeta, jornalista e filósofa com autonomia moral e crítica inquestionável. Sua matéria é uma reflexão revigorante aos espíritos sintonizados nas vibrações do bem e do que é correto. Agradecido garota!

  38. Era fã da Ana Paula quando brilhava nas quadras levando o Brasil no lugar mais alto do pódio. Agora sou fã,seguidor e apoiador de suas matérias jornalísticas. Quanta qualidade, cultura e beleza em uma mulher que sempre soube o seu lugar. Parabéns pela matéria, assisti o filme e fiquei enojado, indignado mesmo com tanta mentira, partindo de uma herdeira da Andrade Gutiérrez Que, nos meus tempos de empresário conheci muito bem. Portanto, concordo com tudo que ela disse sobre a farsa "Democracia"

  39. Concordo em tudo que você falou, porém não acho que a premiação seria bom para nós , pelo menos internamente, pois apesar de Hollywood ser o que é, o prêmio daria muita corda para este grupo comunista que ainda se acha....

    1. Desarmada, incisiva, clara e elegante. Estava faltando você no cipoal de mesmices. Uma bela mulher! Uma ilustre pena!

  40. Maravilhoso artigo, impecável. Chego a pensar que ser uma das melhores jogadoras de vôlei tenha sido um desperdício de talento. Seu lugar é na ABL.

  41. “O PT não cometeu erros, o PT cometeu crimes”. Essa frase tem que ser escrita em todos os para-choques de caminhão do país.

    1. Partido não, pessoas cometem crimes. Em nome do partido, de si ou do que for.

    1. Sem dúvida, é uma das poucas cabeças pensantes da revista.

  42. Texto primoroso e conteúdo cada mais lúcido o dessa moça. "Você tem 20 anos para tirar a mão daí!" é uma sacada de mestre mesmo.

  43. segundo o Sr João sou um energúmeno. O energúmeno aqui ainda não entendeu o que tem haver teste do sofá com a indicação do documentário ao Oscar. O documentário é um produto comunista. Ok...mas...mas...mas...o sofá...onde entra?

  44. Muito Mimimi essa colunista ! todos nós sabemos que o documentário é comunista. qual a novidade? ela tem opinião manipulada por comunismo e não percebeu ainda

    1. Se você já sabe tudo, não precisa perder seu tempo lendo sites de jornalismo e muito menos pagando assinatura deles. Afinal, é tudo "perda de tempo" falar o que você já sabe, não é? Eta, figura ridícula...

    2. Esse chavão de "opinião manipulada" é um saco! Quanta bobice+tolice em tão poucas linhas..

    3. no dicionário tem três significados para o que você me definiu. Devo te responder em qual deles?

  45. Brilhante. Concordo com tudo o que você escreveu. Triste país onde os socialistas de bar não conhecem o trabalho duro que a maioria da população faz. Parabéns por falar a verdade sobre o Me too. Uma vergonha para as mulheres que se prestaram a este papel.

  46. Sem querer desmerecer ninguém - longe disso -, mas, a meu ver, se Crusoé só tivesse os artigos de Ana Paula Henkel, já valeria a pena usar nosso tempo para assiná-la e lê-la.

  47. Fez muito bem em reivindicar um extra por insalubridade à Crusoé, Ana Paula. Não tenho estômago para assistir a esse filme. Só de ler as notícias quando foi lançado deu ânsia de vômito. Eco!

  48. Mais uma vez vc é perfeita em sua colocação. Aproveito TB para te parabenizar pela sua participação no programa Grande Circulo. Vc conseguiu colocar os babacas petistas, capitaneados pela besta Milton Leite, nos seus devidos lugares. Mais uma cortada perfeita da nossa musa.

    1. Assisti ao Grande Círculo, e gostaria de aproveitar a oportunidade para tbem parabenizar Ana Paula. Time de abutres preparados para destroca-la , e não conseguiram. Articulada e educada, não escondeu suas convicções e deixou a turma com cara de babaca. Excelente aqui na Crusoé tbem.

    2. Mário , concordo plenamente com seu comentário: o artigo de hoje, mais um show! A participação no Grande Círculo foi pra lavar nossa alma, sensacional!!

  49. Análise quase perfeita, mas, como artista amador, acho uma cretinice e burrice a arte se dobrar ao socialismo q contradiz tudo q a própria arte ecoa

    1. Por piores que eles sejam, são melhores que os seus comentários.

    2. Sempre! Em todas as matérias está lá o jose (ze-verme). Francamente...!!! Nojento, sempre!!!!

    1. Quando o time for exibido aqui é só boicotar. Ninguém assiste. Simples assim !

    1. Viajou na maionese o cheiradão. Ataque de bipolaridade ou de dilmismo mesmo?

    2. Esse era o tipo de artigo que fazia sucesso em 2014 e que levou a muita gente a acreditar e seguir jornalistas, colunistas, palpiteiros, etc, que escreviam artigos com obviedades e superficialidades criticando a hipocrisia do PT e de artistas que os apoiavam, achando que os escribas escreviam motivados pelo senso moral. Hoje sabemos que a maioria fazia isso movida por outros interesses, sejam pessoais, sejam de grupos políticos pelo qual apresentam a mesma devoção que os criticados têm pelo PT.

  50. Lucidez nos dias de hoje é como colírio para os olhos inflamados, como bálsamo para a alma ferida diariamente com tanta mentira escrita e falada pela esquerda reacionária brasileira. Parabéns Ana pelos saques precisos e cortes certeiros.

  51. Ana Paula sendo Ana Paula: inteligentíssima, honestíssima, de uma lucidez invejável, de uma capacidade de se expressar com rara erudição, de uma franqueza que falta ao Brasil - e que incomoda o Brasil, e de rara beleza, e da qual nunca precisou fazer uso para se impor. Escolheu sua grandeza para isso!

  52. Nada como mudar de assunto quando as coisas começam a ficar difíceis. Após a morte de Suleimani e em pleno julgamento de impeachment de Donald Trump, nossa Kellyane Conway decide tratar de um tema absolutamente irrelevante para o Brasil e o mundo. Espero apenas que nos próximos artigos sobre política americana, demonstre o compromisso com a verdade e a honestidade intelectual que cobra da cineasta petista. É verdade, boi preto conhece boi preto.

  53. o teste do sofá já era sabido ? era obrigatório? que confusão. a pessoa se dispõe a fazer o que for pela fama e pelo dinheiro e depois condena a própria decisão? É isso?

  54. Sempre tive por você Ana, um grande apreço, como esportista e, agora ao ler seu artigo, minha admiração por você aumentou em muito. Parabéns pela lucidez em sua brilhante descrição da realidade.

  55. Parabéns pelo excelente artigo, Ana Paula! Lúcido, coerente, claro. Felizmente existem pessoas, boa parte da população brasileira, que não caem mais no engodo petista. Concordo quando comparas a corrupção de que fomos vitimas com outros tipos de abuso , onde a perversidade que assola seres humanos em busca de poder e dinheiro se sobrepõe à vida digna. Mais uma vez parabéns.

  56. Ana Paula, parabéns pelo teu texto. Muito verdadeiro, lúcido, claro. Felizmente, existem pessoas, uma parte significativa da população brasileira, que não caem na miséria intelectual provocada pelo engodo petista.

  57. Bem no estilo de ROLEIÚDE, trata-se de uma ideia antiga da academia, onde se pega um bandido assassino e o transforma num herói. Fizeram isso com todos os bandidos do velho oeste norte americano. Só faltou nos letreiros finais um aviso de que se trata de uma obra de ficção.

  58. É inacreditavel!!! As manobras ilusionistas não tem fim!!! E ainda tem quem banque esta palhaçada! E a lava jato não para de destapar esgotos de merda! Pobre povo ignorante! Massa de manobra de Lobões Renans e tantos outros! Pobre Brasil! Condenado a ser uma latrina!

  59. É lamentável a hipocrísia desses esquerdopatas, pregam o socialismo como uma mãe extremamente cuidadosa com seus "filhinhos pobres" e ao mesmo tempo, sem nenhum pudor, se lambuzam no bom e velho capitalismo. Haja insanidade!!!

  60. Perfeito Ana Paula! Você traduziu com perfeição a realidade dessa pseudoobra ci ematografica! Dá vontade de vomitar, já no início!

  61. Ana Paula. Parabéns. Não se precisa dizer mais nada sobre o assunto. "Matasse a pau", diria o manezinho de Floripa.

  62. Parabéns pela lucidez no excelente artigo. Uma pena que soframos falta de mentes esclarecidas como a sua na nossa entorpecida sociedade. Mas torço para que a mentira dessa ficção não vença.

  63. Excelente crônica. A sensação de mal estar ao ver a apologia da mentira é enorme. Entretanto, pode ser que ajude a divulgar a verdade. Pessoas que ignoravam nossa história podem querer conhecer o outro lado. E nossa revolta pode ser necessária para mantermos a guarda.

  64. Crônica perfeita! Eu não tive coragem de assistir! quanto a Hollywood sua.mascara caiu com o velo discurso do apresentador do Globo de Ouro.

  65. Ana Paula, parabéns pela visão lúcida, profunda e coerente sobre o fato. Só nos cabe torcer para que o documentário infame e distorcido não suje ainda mais a estatueta, cada vez mais desacreditada pelo mundo afora.

  66. Ana Paula, sua matéria é divina! Mostra com clareza a hipocrisia hollywoodiana. O verdadeiro bastidores daqueles que mudaram o objetivo da academia. Hoje não é mais a qualidade da obra que importa, mas sim o idealismo político de seus interlocutores. Parabéns pela matéria.

  67. Como sempre, crônica extremamente lúcida da Ana Paula ! É um maravilhoso mix de Nelson Rodrigues e Arnaldo Jabor ! Maravilha !

  68. Interessante. Ela detesta o lugar onde vive, mas continua morar lá. Ela acredita muito no novo Brasil, mas mora nos Estados Unidos. Ela fala de honestidade intelectual, mas a viola em cada artigo que escreve. Qual a diferença entre a Ana e a Petra? Nenhuma! Ambas possuem as mesmas características dos bozolulistas que atrasam este país. Na verdade há uma diferença sim. A Petra foi indicada para o Oscar, enquanto a Ana não. Ana, não chore! Afinal de contas a Petra é sua irmã siamesa.

    1. Ela não detesta o lugar onde vive - ela critica a hipocrisia de Hollywood, dos artistas esquerdinhas "progressistas". Você acha que Los Angeles é só Hollywood? Bom, que você não sabe ler, isso já não é novidade. E não adianta vir me chamar de "bozista" (dããã). Este é um termo totalmente estúpido que, para mim, não quer dizer nada. Agora, você - pelo que escreve - é um caso perdido.

    2. Os bozistas sairam das profundezas do esgoto hoje. Eles estão ouriçados. Deve ser porque o nazista predileto deles foi demitido. Nem o Bozo conseguiu aturar!

    3. Zé-Verme, você pensa dessa mesma forma que os personagens são chico buarque, artistas e intelectuais brasileiros de esquerda mas que moram em Paris?

    4. Ze-verme, cala sua boca suja seu insignificante “comentarista”!

    5. Antonio — Pois é. Quando a Ana ganhou um destes títulos, você viu alguém escrevendo um artigo dizendo que ela ganhou porque fez o teste do sofá com os juízes, treinadores ou dirigentes? Possivelmente não, certo? O meu ponto principal é que do ponto de vista ideológico eu não vejo nenhuma diferença entre a Petra e a Ana. Ambas deturpam a realidade para defender os seus ídolos. A diferença é que a Petra pode ganhar alguma coisa que o Brasil nunca ganhou na terra onde a Ana mora. Isto gera ciúmes.

    6. José, em seu período de atividade como jogadora de vôlei, defendendo a seleção brasileira, Ana Paula foi tricampeã do Grand Prix (1994, 1996 e 1998) e medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta. Bem mais que a indicação ao Oscar, que a Petra precisaria ganhar três vezes para empatar. Além disso, ficou nos EUA pois casou-se com um americano e para estudar. Nada que tenha relação com os novos emigrantes que buscam, em Portugal, fugir das mazelas do Brasil.

    7. Deixa de ser ridiculo. Sinto uma vergonha alheia pelo seu comentário. Não digo para vc calar a boca pq este ainda é um país livre, mas presta atenção na idiotice que vc escreveu. Anos de sócio construtivismo fazem isto com a cabeça: por o chapéu e doer de vez quando, pensar nunca.

    8. José, pega a tua pipoca e vai assistir ao "documentário ". Mas a compre com dinheiro do teu bolso, tá bom?

    9. José!!!! Vc precisa ir ao seu médico!!! Não aquele que comprou uma vaga com dinheiro público, mais aquele que nasceu na favela e por esforço próprio entrou numa USP.

  69. Parabéns Ana Paula! Colunas como estas resgatam nossa moral e nos enche de orgulho. Que Deus esteja sempre contigo e te conserve neste caminho.

  70. O objetivo da vertigem é manter tonta parcela dos eleitores petistas, para que a debandada dos que tem resquícios de caráter não seja completa, garantindo o elenco de walking deads para mais algumas temporadas.

    1. Parabéns Ana! Você, como sempre, brilhante! A sua crônica é perfeita. Bem escrita e com uma análise real desse absurdo. Estou me sentindo envergonhada de saber que esse “documentário” foi indicado ao Oscar!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO