Não há saída no curto prazo para a democracia liberal no Brasil
Mais cidadania é bom, é claro que é. Mas o preço a pagar por esse avanço não pode ser menos democracia
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Segundo os mais reconhecidos institutos que monitoram os regimes políticos no mundo, o Brasil não é hoje uma democracia plena ou uma democracia liberal. É uma democracia defeituosa (flawed, para a The Economist Intelligence Unit) ou uma democracia apenas eleitoral (para o V-Dem). Além disso, é uma democracia eleitoral parasitada por dois populismos: o populismo autoritário (dito de extrema direita) e o neopopulismo (dito de esquerda).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fredson Santos Rocha
2023-07-16 23:16:00Se depende da nova geração, dos jovens embalados pelo que temos hoje, vai ser um poço sem fundo.
Leticia Jota Piantino Merchioratto
2023-07-16 21:27:43Augusto de Franco sempre Brilhante e certeiro. Obrigada.Mil vezes Obrigada...
Francisco Claudio Rodrigues Holanda Junior
2023-07-15 06:47:33Canso de repetir, mas pra mim a solução passa pela instalação do parlamentarismo, por mais estranho que isso possa parecer. Se tirarmos a figura do presidente manda-chuva populista do caminho, inevitavelmente voltaremos nossa atenção para os parlamentares. Pra fechar, voto distrital ou distrital misto, pra população se identificar com seus congressistas e saber de quem cobrar ativamente.
Andr� Barbosa Lima
2023-07-14 13:56:43Concordo plenamente. Parece que nos falta uma cultura democrática. O problema não ė só Lula e Bolsonaro, ou os partidos políticos. Ė a própria sociedade que não cultiva os valores da Democracia. Exemplo: aqui, jornalistas defendem censura e Advogados defendem inquéritos ilegais no STF…