RuyGoiaba

Também quero viver no universo paralelo

10.09.21

Cría cuervos y te sacarán los ojos. Colocar a pasta de dente de volta no tubo. Prender a serpente dentro do ovo depois de chocá-lo. Fazer o gênio, uma vez solto, retornar à garrafa. Escolham a metáfora que quiserem para descrever o que aconteceu com Jair Bolsonaro e os seus caminhoneiros bolsoafetivos nos últimos dias — um Monty Python de baixíssimo orçamento e só com gente burra, ou um esquete dos Trapalhões com o roteirista loucaço depois de misturar pinga e rebite. Talvez tenha sido a única coisa engraçada pós-7 de Setembro, em meio ao golpismo descarado do pato manco que (ainda) ocupa a Presidência.

Vou resumir, já que mais uma vez o Brasil se encarregou de escrever a coluna por mim: Zé Trovão, caminhoneiro foragido com esse apelido ridículo de personagem de novela da finada TV Manchete (e que pode ser preso enquanto escrevo este texto), convocou sua turma para “trancar todo o Brasil”, fechando as rodovias, em apoio a Bolsonaro. Até o presidente, pessoa com os pés no chão (e as mãos também), percebeu o risco de dar merda big time: desabastecimento de combustíveis e alimentos, mais pressão sobre a inflação, prováveis conflitos entre polícia e caminhoneiros, explosão de impopularidade forçando Arthur Lira a parar de sentar sobre uma pilha de pedidos de impeachment. Enfim, tiro no pé.

Ato contínuo, Bolsonaro grava um áudio em que diz aos bolsocaminhoneiros coisas na linha de “é melhor a gente parar com isso daí, talquei? — e eles NÃO ACREDITAM. Foi necessário que Tarcísio de Freitas fizesse um vídeo para assegurar que o áudio do presidente era real, e não uma imitação feita pelo Marcelo Adnet. Em resumo, um governo perito em disseminar fake news não consegue convencer seus aliados de que uma fala é verdadeira: o conteúdo do áudio contraria o pensamento deles, logo “não pode ser verdade”. É nisso que dá se alimentar de lixo, da junk food literal que é a desinformação: a pessoa acha que a realidade está aí para ser exatamente do jeitinho que ela quer e destrói os dois neurônios — no máximo — que ainda estavam positivos e operantes.

“Ah, mas eles só desconfiaram desse áudio específico do presidente”. Sinto dizer, caro leitor, que você está muitíssimo enganado: vídeos que circularam pelas redes nesta semana comprovam que muitos minions carga-pesada decidiram se mudar de vez para o universo paralelo. Houve caminhoneiros chorando de alegria com o “estado de sítio”, que Bolsonaro não decretou, e com a “queda dos 11 ministros do STF”, que continuaram se reunindo no tribunal. Essa gente não passa ilesa pelo mata-burro nem pelo psicotécnico, não faz ideia de onde fica o rabo do cavalo, mas está por aí, dirigindo caminhão pelo Brasil afora e entregando encomendas sabe Deus de que jeito; como já escrevi aqui, um amigo classificaria isso como “mais uma vitória do movimento antimanicomial”.

Confesso que, no fundo, sinto profunda inveja dos bolsocaminhoneiros e da versão Leblon deles, que é Paulo Guedes dizendo que a economia está voando, a inflação no Brasil não é um problema e as reformas vão sair na semana que vem: queria muito poder me transferir para um desses fantásticos universos paralelos. Em vez disso, todo dia acordo e saio para trabalhar no Bananão real, esse lugar com pandemia, inflação, desemprego e crise institucional bombando — e ainda repleto de brasileiros fazendo brasileirices por todos os lados. Só me resta esta adaptação canhestra de Kafka: “Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Ruy Goiaba encontrou-se em sua cama não metamorfoseado em um inseto monstruoso, mas ainda e tragicamente brasileiro. Abriu a boca com ambas as mãos; tentou se suicidar à maneira de Didi Mocó. Faiô.”

***

A GOIABICE DA SEMANA

É verdade que todos os caminhoneiros bolsoafetivos citados no texto principal bateram recordes mundiais de cretinice, mas eu não tenho medalhas para distribuir a tanta gente. Dou o troféu da semana, portanto, a Nelson Piquet, o tricampeão de F-1 que achou o máximo servir de motorista de Uber a um golpista no 7 de Setembro. Aposto que nem Ayrton Senna nem Rubinho Barrichello passariam essa vergonha — o primeiro porque já morreu faz tempo (e só por isso), o segundo porque dificilmente chegaria antes de 8 de setembro.

(Se o prêmio fosse de Arregão da Semana, Bolsonaro seria hors-concours.)

Alan Santos/PRAlan Santos/PRJair Bolsonaro e Piquet, seu motorista de Uber; ontem campeão, hoje retardatário
 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ou o Bananão entra nos eixos ou o humorismo vai ser profissão extinta, tal é qual a de linotipista (entre outras tipo kardecista)...😁

  2. Rui Goiaba,vcs precisam dar nome aos bois ,ou vacas,se la... Quem estava à frente da " invasao de Brasilia", chafurdando ,financiando e dando a voz de comando,sao os periféricos do agro negócio. Agencias de maquinas agricolas, vendedores de insumos ,setor de transporte e a gauchada que vem aumentando a fronteira agricola. Tombar arvores,passar o correntão, vender colhetadeiras ... Sao esses que os estavam chorando por um estado de sítio.

  3. Muito bom, Ruy. Nada como humor inteligente para nos deixar de bem com nós mesmos e vermos o mundo de outro ângulo. Sem humor a vida não tem graça. Namorei uma mulher q não entendia nenhuma piada. Eu tinha q explicar. E depois tb tinha q explicar pq era engraçada. Ninguém merece.

  4. Até dá pra entender Zé Trovão e os caminhoneiros num universo paralelo. Faltam-lhes educação, cultura,, informação, salário dignos e outras coisas. Mas ver Piquet, Paulo Guedes e outros que têm tudo isso é inacreditável. É o Brasil na vanguarda, na vanguarda da estupidez!

  5. Foi a comédia mais estressante que vi: O xabu do Gopi do Califadoaubrasil pelo Talibãn dos cretinosdashariabozo. l

  6. Gosto do seu sarcasmo rotineiro mas dessa vez você está mais pra Leandro Karnal que fica indignado com a passividade do brasileiro como se ele fosse um príncipe da monarquia revoltado com a falta de atitude de seus vassalos.

  7. Excelente! Eu sempre admirei o Piquet pelos comentários que fazia sobre o idiota do Galvão Bueno. Agora descubro que ele também não passa de um idiota! ...

    1. Maria minha filha deixa de ser snob cai na real, brasileira e muuu!!

    2. Pensar diferente não é crime. " Toda unanimidade é burra". Desmerecer alguém por opções diferentes só fermenta essa polarização idiota a que estamos submetidos.

  8. Barrichello: 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios, vice campeão em 2002 e 2004, correndo na Ferrari, equipe do Schumacher. Com esses números Goiaba, ele chegaria no dia 7 de setembro. Mudando de assunto: o noticiário informa que a Noruega é o 1º país europeu a acabar com as restrições da pandemia. Na sequência diz que vereadores do Rio receberam 3 milhões de reais em auxílio combustível, com a grande maioria trabalhando em home office. No Brasil o "movimento antimanicomial" já ganhou faz tempo.

  9. Um dos melhores textos da literatura goiabística! A situação é triste, mas o Ruy, a exemplo dos memes, tornam nossos dias mais leves. Muito bom!

  10. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Goiaba, obrigada por fazer minha sexta-feira menos triste😂😂😂😂😂😂 juro que depois da cartinha de desculpas, eu estava esperando seu artigo, e você se superou 😂😂😂😂😂😂😂😂 ver minions chorando e caminhominions acreditando em estado de sítio foi demais para mim 😂😂😂😂😂😂😂

    1. Como faz falta nosso saudoso Stanislaw Ponte Preta... Que país é esse?

  11. Bolsonaro é um imbecil, isso ñ é novidade p/ ninguém, nem agora, nem nunca. Ñ conseguir inferir o q ocorreria com o Brasil, caso essa palhaçada dos caminhoneiros fosse levada adiante, é nível débil mental. Mas Bolsonaro ñ está só. Veja às decisões de ministros do STF à favor do ex-presidiário Lula. Esses ministros são cultos, mas completos idiotas, pois o q vivemos hoje, É GRANDE PARTE CULPA DELES. Fazer uma longa cadeia de pensamento dedutivo ñ é p/ qualquer um, sobretudo p/ imbecís. Moro 🇧🇷

    1. Pois é Paulo não sei se Moro terá vez neste clima que vivemos no Bradil! Basta ver o texto desta Giabice e os comentários que vemos na Cruzoe! Não sei por que ainda assino está revista. Bem sei se leem meus comentários! Agora ouço que deveriam começar a processar ambos Bolsonaro e Alexandre de moraes e botar para começar o Lula de volta na cadeia! Sem isto não da para ver luz no fim do túnel!

  12. Muito bom, nunca é tarde para passar vergonha, basta viver o bastante. O bananal é uma ópera bufa, tem de tudo: [email protected], caminhoneiro zumbi, general escondidinho, militar gordo, gângster de último modelo e o circo passa ao vivo na tv, 24 horas por dia, tudo pago com o dinheiro do contribuinte. O problema é que vc não consegue mudar o canal e assistir algo melhor, além disso, tem que conviver com a inflação, o desemprego, as crises hídrica e energética. Melhor seria acordar desse pesadelo

    1. Nada, provavelmente. Ele é milionário. Foi cretinice mesmo. Que loucura é está que deixa as pessoas idiotizadas? Abraços

  13. Destaco nesta foto a irresponsabilidade do Presidente da Republica e dos pais destas crianças colocadas sem segurança neste carro. Usou as crianças como escudo.

    1. Já penso se ela da uma balinha de cloroquina pra elas?

  14. Ninguém fala mais besteira, asneira e estultice (acreditando em todas elas) do que a imprensa. Se vcs tivessem alguma noção da grandeza da ignorância q destilam todos os dias, teriam vergonha de rir de um cão atrapalhado. No mais, tenho certeza que vc já ficou deveras excitado com movimentos estudantis que iam mudar o mundo (ninguém de humanas passa incólume pela faculdade); enfim, se uns analfabetos dirigem caminhão, os demais “analisam” a Nação e vivem de dar “lições”. Patética a cegueira...

    1. Gente, um bolsominion apareceu do nada. Estava num universo paralelo. Daqui a pouco ele some. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    2. Verdade terta. No 16 anos de Lula, os rico ganharu 4 trilhões de reais em renúncia fiscal e o bolsa família levou 10% disso

    1. Quem é anti democrático afinal? E genocida da liberdade de opinião alheia! Vcs meus caros! Não da para suportar ! Me levam a sentir simpatia a quem vcs atacam! Civilidade nem pensar né? Bando de mal educados !

  15. Piquet deve ter pensado em mandar o filho. Mas, os minions devem ter ficado com medo do sujeito resolver jogar o carro no muro, pra mudar, na tora, o resultado da corrida, como fez na F1.

  16. doravante todo caminhao terá que ter teto (solar) retrátil , para que os genios caminhoneiros possam trabalhar com os chifre para fora. traidos e humilhados....vão ficar de mimimi até quando ,senta a bunda na boléia e atenção na estrada.

  17. O Piquet pagando um mico desses... Para vocês verem que não é só pobre que vive num mundo paralelo de desinformação alheio da realidade.

    1. É um alienado aloprado como todos os cretinos...

    2. Vem cá manu. Motorista de corrida tem tem cérebro de taxista abobado

    1. Aplausos , aplausos e muito mais risos de desespero desta nossa ópera tosca surreal.

    1. Lamentável ver a emoção do caminhoneiro anunciando o estado de sítio supostamente decretado pelo p.r. A falta que faz uma escola capaz de ensinar a diferença entre realidade e fantasia. Constituição e lei . Um desrespeito desse louco mentecapto que nos desgoverna , diante daqueles que sustentam gente ordinária como ele e outros como Lula. Não vejo saída nem solução para o Brasil nem na próxima década. Triste.

    2. Melancólico ver a emoção do caminhoneiro ao anunciar o estado de sítio supostamente decretado pelo p.r. A falta que faz uma escola que ensine o básico sobre REALIDADE e FANTASIA. Usar a credulidade de pessoas ingênuas é mais uma face do desrespeito de bolsonaro com quem carrega com seu trabalho e impostos a corja que manda, rouba e desmanda no povo brasileiro.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO