Danilo Verpa/Folhapress

O que falta para enxotar Bolsonaro do Planalto?

Notas de repúdio já não bastam contra um presidente que não governa, aposta no caos e afronta a democracia de modo cada vez mais escancarado. Independentemente da promessa de que irá baixar as armas, o país não aguenta mais tantas crises
10.09.21

Na última semana, um importante empresário de Santo André, município do ABC paulista, procurou Ciro Nogueira interessado em colher suas impressões sobre Jair Bolsonaro, com quem o ministro passou a conviver mais intimamente desde que assumiu o comando da Casa Civil, no início de agosto. Demonstrando certo fastio, Ciro não se preocupou em medir as palavras. “Está cada vez mais mercurial e incontrolável”, afirmou.

O diagnóstico perturbador do ministro recém-empossado com promessas de carta branca jamais cumpridas reflete o estado de ânimo atual de setores do Centrão e de boa parte do Congresso. Os fisiológicos, embora estejam bem-posicionados em postos estratégicos e se lambuzando no poder desde que o presidente lhes escancarou as portas do governo, já entenderam que a aliança tem prazo de validade – e que esse prazo não é longo. O presidente, para eles, é um político fadado ao infortúnio, seja pelo impeachment, pela cassação no Tribunal Superior Eleitoral ou pela derrota nas urnas no ano que vem.

Diante desse quadro, o desembarque do governo passou a ser debatido a sério entre os partidos que compõem o grupo. Temendo ficar ainda mais isolado, o presidente correu para avisar, por meio do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, que nomeações em estatais ainda em processo negociação podem ser destravadas imediatamente. Ainda há cargos nos estados a serem preenchidos, sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste, e Bolsonaro reabriu o balcão de negócios com o Congresso como parte do esforço para conter possíveis defecções em sua base de apoio.

O mais importante gesto de desespero, porém, veio já no fim da tarde desta quinta-feira. Dois dias depois de esbravejar contra o Supremo Tribunal Federal nos atos pró-governo do Sete de Setembro, Bolsonaro fez um inesperado aceno à corte, em um movimento que já pode ser considerado como o maior de todos os recuos já feitos por ele desde que chegou ao Palácio do Planalto, em janeiro de 2019. Em uma “Declaração à Nação” redigida pelo ex-presidente Michel Temer, chamado a Brasília para ajudar a apaziguar a relação com o STF, Bolsonaro disse que “nunca” teve “a intenção de agredir quaisquer dos poderes”. O presidente ainda reconheceu que “na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros” e que seus ataques foram embalados pelo “calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

Temer e Bolsonaro: o ex-presidente atua para esfriar a crise com o STF
O texto não foi tudo. Antes de publicá-lo na página oficial do Planalto, Bolsonaro falou ao telefone, por intermédio de Temer, com o ministro Alexandre de Moraes, principal alvo de sua ira. Na conversa, puxou totalmente o freio de mão: disse que não queria ofendê-lo e demonstrou interesse em pacificar a relação.
Nem parecia o mesmo Bolsonaro da antevéspera, que, falando a seus apoiadores, tanto em Brasília quanto em São Paulo, fez ameaças ao STF, anunciou que não mais cumpriria decisões de Moraes e disse que só sairia morto – ou preso – da Presidência. “Ou o chefe desse poder enquadra o seu (ministro) ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, disse na Esplanada dos Ministérios, referindo-se aos recentes despachos do ministro contra bolsonaristas. Mais tarde, já na Avenida Paulista, ele escalou o tom do discurso: “Tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos. Sai Alexandre de Moraes, deixa de ser canalha, deixa de oprimir o povo brasileiro”.

As reações imediatas aos ataques de tom golpista ao Supremo foram eloquentes. No Congresso, até partidos aliados começaram a discutir a possibilidade de apoio a um processo de impeachment. A leitura reinante era a de que, naquela toada, Bolsonaro se tornava ainda mais inviável como presidente e, como consequência, arrastava o país, ainda debilitado pela pandemia e com a economia em frangalhos, para o buraco. O presidente do Supremo, Luiz Fux, falou em “crime de responsabilidade”. “Ninguém fechará esta corte. Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança”, afirmou, em um pronunciamento chancelado pelos demais ministros da corte. O mercado também reagiu negativamente. O quadro, já caótico, se agravou. Bolsonaro sentiu.

Não se sabe ao certo se o recuo costurado por Temer – responsável pela nomeação de Alexandre de Moraes para o Supremo – será para valer. Mas uma coisa é certa: ele não altera o fato de que Jair Bolsonaro é um presidente que não apenas não governa como atrapalha o país com as sucessivas crises que cria. Hoje, o único discurso que eletriza suas bases é o de contestação ao sistema, em especial ao STF. Sem essa retórica, os 25% que ainda lhe devotam fidelidade se liquefazem – prova disso é que, nas redes, muitos se disseram decepcionados com a inesperada “Declaração à Nação”.

Nelson Jr/SCO/STFNelson Jr/SCO/STFApós ser chamado de “canalha”, Moraes recebeu um telefonema de Bolsonaro
Bolsonaro está acuado, débil politicamente e completamente perdido no comando do país, com estratégias mambembes, impensadas e especialmente perigosas. A falta de direções claras cria situações de curto-circuito até entre seus próprios apoiadores. Nesta semana, incentivados pela retórica do presidente, caminhoneiros fecharam rodovias em vários pontos do país. Era, em tese, uma manifestação de apoio a Bolsonaro e a sua cruzada contra o Supremo. Demorou um pouco para perceberem que a iniciativa jogava contra o próprio governo. Bolsonaro teve de enviar uma ordem unida às avessas, ironicamente por um áudio de WhatsApp que demorou a ser processado pelos caminhoneiros (eles duvidavam da veracidade da gravação), para que o movimento fosse interrompido. O presidente lhes que disse o óbvio: o movimento poderia aumentar ainda mais a inflação, ao dificultar o escoamento da produção.

O presidente age, em sua cruzada antidemocrática, como se não houvesse um país em frangalhos precisando ser consertado. No Brasil real, há 14 milhões de desempregados. A inflação, a maior em 21 anos, encosta nos dois dígitos. A pandemia, que já deixou mais de 585 mil brasileiros mortos, ainda está descontrolada. Não bastasse tudo isso, há uma crise hídrica batendo à porta que pode levar à necessidade de racionamento de energia elétrica. Na quarta-feira, 8, refletindo o clima tenso, o dólar subiu 2,87%. Foi a maior alta desde 24 de junho de 2020. A Bolsa registrou a maior queda desde a anulação da condenação de Lula pelo STF. “Depois do Sete de Setembro, houve uma mudança de patamar no grau de incertezas políticas. O presidente da República tem essa característica de testar limites e estressar as instituições. Essas incertezas geram um potencial maior de volatilidade”, diz a economista Zeina Latif.

Enquanto o Brasil derrete, a pergunta que se faz é o que falta para que o presidente, enfim, seja apeado do poder. “O campo democrático tem que se organizar. O poder organizacional golpista é muito maior. Falta sentar-se à mesa e negociar um pacto político não eleitoral para afastá-lo. As pessoas estão fazendo cálculos eleitorais, quando a eleição é apenas um dos elementos do problema”, diz o cientista social Marcos Nobre, professor da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Em Brasília, ainda há quem espere por um escândalo derradeiro, uma bala de prata — ou por muita gente na rua no próximo domingo, 12, nos protestos contra o governo organizados pelo Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, que estiveram juntos no impeachment de Dilma Rousseff. A linha vermelha, porém, já foi cruzada de maneira inconteste. À exceção das alas do Congresso que querem se aproveitar da debilidade do governo até o último instante possível, já existem saídas sendo costuradas nos bastidores. Logo após a barulheira do Sete de Setembro, as articulações afunilavam para o impeachment, ainda que não haja votos suficientes para colocar o plano em marcha com segurança – são necessários 342 na Câmara.

(José Cruz/Agência Brasil)(José Cruz/Agência Brasil)Como no impeachment de Dilma, o povo nas ruas pode fazer a diferença
Embora sempre pairem dúvidas sobre o apetite do vice Hamilton Mourão, o general, consultado nos últimos dias, disse que estará sempre à disposição para entrar em campo. Ele conta, inclusive, com o apoio de boa parte dos militares para assumir o país em um eventual mandato-tampão. Só não quer passar para a história com a pecha de traidor. Mas ninguém verá Mourão “no aquecimento”. Ele só vai na boa – ou seja, quando entender que o impeachment virou fato consumado.

As atitudes de Bolsonaro nas próximas semanas podem definir o quadro. Na avaliação do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que controla a terceira maior bancada da Câmara, a margem de Bolsonaro para barrar um impeachment está a cada dia mais “estreita”. “A base do governo já não é mais folgada, deve ser algo em torno de 200 parlamentares, um pouco mais”, disse, em entrevista à Folha de São Paulo. A opinião é compartilhada com outras figuras de relevo do universo político-partidário nacional. “Bolsonaro não tem mais a mínima capacidade de combater a fome, a inflação, os juros ou as mortes na pandemia. É absolutamente incompetente e incapaz de dar respostas”, diagnostica o deputado Marcelo Ramos, do PL, vice-presidente da Câmara.

É exatamente na Câmara que os próximos lances do jogo serão jogados. O comandante da casa, Arthur Lira, a quem cabe dar partida a um eventual processo de impeachment, ainda pisca para Bolsonaro. Na quarta, depois de consultar seus generais no Congresso, ele fez um pronunciamento lamentável, sem mencionar nem indiretamente o nome de Bolsonaro. A postura não surpreendeu. Lira e o Centrão são, hoje, sócios do governo. Ele, em particular, controla cargos-chave na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, e na Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU, e é também responsável por autorizar a execução das polpudas emendas de relator– o famigerado orçamento paralelo de Bolsonaro, usado para manter satisfeita a base governista (neste ano, o valor das emendas de relator saltou de 17 bilhões para quase 34 bilhões de reais).

Luis Macedo/Câmara dos DeputadosLuis Macedo/Câmara dos DeputadosGraças a cargos e emendas, Bolsonaro mantém a fidelidade de Arthur Lira
Bolsonaro entregou a chave do cofre para o grupo de Lira justamente em troca de proteção política. Como é notório que o Centrão não é afeito a abraçar um afogado, toda vez que é cobrado por empresários a explicar por que não dá andamento ao impeachment, o presidente da Câmara sai pela tangente. Nesta semana, ele seguiu na mesma toada. Lira diz preferir a “saída TSE” – ou seja, que o tribunal eleitoral aprecie as provas existentes nos procedimentos que investigam irregularidades na chapa de Bolsonaro por abuso de poder econômico e pelo disparo em massa de mensagens nas eleições de 2018. A alternativa, no entanto, é apontada por líderes partidários como implausível, em razão do tumulto institucional que uma eleição indireta causaria ao país. Pelo Artigo 81 da Constituição Federal, se houver cassação da chapa e os cargos de presidente e de vice ficarem vagos no último biênio do mandato, o presidente da Câmara assume o posto até a realização de eleições indiretas pelo Congresso.

Um empecilho político para a tal “solução TSE”, segundo parlamentares ouvidos por Crusoé, são os militares. “Quem já discutiu essa possibilidade com oficiais graduados desistiu rapidamente de apoiá-la. Sem falar na confusão que isso causaria e na dificuldade de escolher um nome para a eleição indireta”, diz um deputado da base do governo. O grande objetivo de Lira é se reeleger presidente da Câmara em 2023. Até por isso, correligionários dizem que ele só autorizaria o andamento de um processo de impeachment de Bolsonaro no caso de ver seu projeto em xeque. “Esse pode ser o ponto de inflexão”, arrisca um parlamentar da cozinha dele.

Nos últimos dias, o presidente da Câmara tentou posar de construtor de pontes. Na tarde de quarta, ele foi ao ministro Gilmar Mendes, ao lado de Ciro Nogueira, na tentativa de acender o cachimbo da paz. Percebeu o ar rarefeito. Gilmar tentava alinhavar uma alternativa jurídica ao impasse do rombo dos precatórios, que daria ao governo um respiro orçamentário, mas indicou que o caso não tem solução. Os dois representantes do alto comando do Centrão saíram de lá convencidos de que não havia clima para pacificação e transmitiram essa impressão a Bolsonaro. Isso fez com que o presidente da República recorresse a Temer para destravar o diálogo com o Supremo. Diante da urgência, Bolsonaro enviou um avião da frota presidencial para buscar Temer em São Paulo. O ex-presidente chegou a Brasília às 11h30. Os dois almoçaram e permaneceram juntos durante toda a tarde. Foi quando Temer redigiu a nota em que Bolsonaro tentou afagar o STF e pôs o presidente e Alexandre de Moraes em contato. Horas mais tarde, o ex-presidente, com ar de satisfação, se incumbiu de falar sobre seu feito. Segundo ele, a conversa entre Bolsonaro e Moraes foi pacífica, com direito até a uma metáfora futebolística. “A partir de hoje a nossa única divergência será que eu torço para o Palmeiras e você para o Corinthians”, teria dito o presidente ao ministro, de acordo com o relato de Temer.

Marcos Oliveira/Agência SenadoMarcos Oliveira/Agência SenadoCiro Nogueira foi a Gilmar Mendes e percebeu o clima pesado
O papel do cacique emedebista no “acordo de paz” entre Bolsonaro e Moraes ainda tem alguns pontos de sombra. Nas horas que se seguiram à divulgação do texto assinado pelo presidente, não faltaram especulações no meio político. Bolsonaro teria se rendido porque Moraes demonstrou ter, entre os vários inquéritos que conduz, provas capazes de derrubá-lo? Por que coube a Michel Temer, justamente quem indicou o ministro para o Supremo, a construção do acordo? Na internet, não faltaram piadas e memes. Um deles inverteu o vídeo da cerimônia de posse de 2019 para mostrar Jair Bolsonaro passando a faixa presidencial de volta para Temer. Houve quem observasse também, em tom de galhofa, que o MDB, mesmo fora da base, foi capaz de tomar o governo de assalto.

Até a noite desta quinta, Alexandre de Moraes não havia se manifestado. A ver como ele passará a proceder a partir de agora. A maior dúvida é se diminuirá o peso da caneta nos processos em que investiga as suspeitas de crimes que envolvem as falanges bolsonaristas. Por mais que, em meio aos ataques de Jair Bolsonaro, o ministro tenha recebido afagos e apoios de toda parte, seu estilo impetuoso está longe de ser uma unanimidade mesmo entre os críticos do governo. Em privado, muitos personagens relevantes do meio político avaliam que ele estica por demais a corda e, assim, acaba contribuindo para o tensionamento. Nesta semana, o vice Hamilton Mourão, que não é bem um defensor ferrenho de Bolsonaro, verbalizou a crítica, em tom sóbrio. “Juiz não pode conduzir inquérito”, disse. Isso não significa, obviamente, que o STF precise ser fechado, como bradava a turba bolsonarista, ou que seja aceitável um presidente da República não cumprir ordens judiciais.

A semana termina com uma enorme interrogação no ar. A dúvida, que só o tempo será capaz de sanar, é qual dos Bolsonaros vai sair do acordo surgido no pós-guerra: se será mesmo o sujeito manso da nota escrita por Temer ou se voltará à cena aquele outro, dos discursos golpistas inflamados do Sete de Setembro. Certeza mesmo há uma: nem um nem outro reúne mais as condições necessárias para conduzir o país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Temer do Cel. Lima e Bolsonaro dos " Rachids ". Veja só quem dirige os destinos da Nação. De onde partiu o conluio que derrubou Dilma ( mandou desbaratar o " Clube dos Empreeiteiros " ( por isso a derrubaram ) , Esvaziou a Lava jato e anulou os processos contra os ladrões do dinheiro público ? Bolsonaro sabe quem manipula os cordéis da nefasta política brasileira. A imprensa desinforma e contribui para isso.

  2. a qualidade dos três poderes no Brasil pós ditadura é o resultado do nosso atraso. mesmo que ainda nesse meio tivéssemos FHC o melhor de longe

  3. Não dá para aguentar tanta provocação.. Semana passada soltura de Geddel (amigo de LULA) o homem de 50 milhões em espécie, soltura de lider do PCC, Eduardo Cunha em estádio de futebol, anulação de processos contra LULA, nossa Elite inimputável por seus crimes econômicos contra o estado. Justiça e Polícia somente para punir os mais pobres que tentam subtrair renda dos do andar de cima. Muitos ataques VERDADEIROS à DEMOCRACIA. IMPRENSA MORREU. CROSOÉ que não se vendam a algum bilionário!!

  4. Vocês vivem em pais paralelo. Querem acreditar nas balelas que escrevem! Vocês fazem um desserviço à população. Ninguém vai enxotar o presidente eleito democraticamente porque o povo que o elegeu não vai deixar! E Vocês sabem disso

    1. Elegeram sim,como eu..Porem hj ele só tem 20 % de fanaticos..só;;;Iguaizinhos aos fanaticos do PT// Em 22 Bozo não leva nem p Síndico da Cohab Itaquera

  5. À Sergio Pardellas, Helena Mader e seus seguidores, o xororô é livre, por enquanto. Continuem nessa toada porque fazendo isso vocês estão fazendo campanha para o Capitão Presidente Bolsonaro. Com seus artigos longos cansativos e caluniosos ajudam em muito o Governo Bolsonaro, vocês são ótimos cabos eleitorais do atual ocupante do Palácio do Planalto. Os bolsonaristas agradecem.

  6. LULA LIVRE E BOLSONARO PRESO? E PIADA EM…..O PRESIDENTE FEZ O QUE TEM QUE SER FEITO, CHAMAR O DONO DO CACHORRO, PORQUE O CACHORRO PERDEU O CONTROLE. SE TEM UM CACHORRO NA RUA MORDENDO TODO MUNDO, O CERTO É CHAMAR O DONO DELE.

  7. Sem noção de nada, Bolsonaro, como um zumbi, pensa que pode dar a volta por cima. Já está com metade do corpo dentro da cadeia e vai levar junto seus filhos. Proponho a Bolsonaro que pegue seu boné e vá governar a casa de bonecas da sua neta (coitada). Por favor ao Brasil, renuncie imediatamente enquanto há tempo. negocie em troca sua liberdade e o patrimônio que amealhou mentindo e roubando, seu e de seus filhos. Vá p/ o inferno, desgraçado, vagabundo, canalha incompetente, assassino!

    1. Lira é BolsoNero em cópia fidelíssima, cafajestes da mesma laia, origem e forma.Tenho fé em Deus que estes dois terão o mesmo fim, para felicidade da maioria do povo brasileiro, honesto, trabalhador e abençoado por Deus verdadeiramente ..

  8. Enxotar um presidente com tamanho apoio popular expresso é uma verdadeira afronta à democracia. O impeachment de Dilma, ao contrário, teve o apoio e o clamor das ruas.

    1. e ela tinha os mesmo 25% que Bolsonaro. A maioria não quer nem Lula e nem Bolsonaro, um só se elege pelo medo do outro ser eleito, Bolsonaro é o pior presidente que o PT elegeu...

  9. MEUS CAROS AMIGOS BOLSONARISTAS... NÃO DISCUTAM COM PETISTAS COMUNISTAS..... ALÉM, DE SEREM IDIOTAS FUNCIONAIS... SÃO MUITO BAIXOS E A MAIORIA CHEIRA MAL.... SE NÃO É UMA COISA RUIM... TENHA CERTEZA ABSOLUTA, É OUTRA MUITO PIOR. VAMOS NOS FOCAR EM LIMPAR O NOSSO QUERIDO BRASIL 🇧🇷 E APOIAR O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JAIR MESSIAS BOLSONARO 🇧🇷 ORGULHO DE SER BRASILEIRA 🇧🇷 ORGULHO DE SER BRASILEIRA 🇧🇷 ORGULHO DE SER BRASILEIRA 🇧🇷

    1. Verdade Guilherme. Mas onde ele está. Desculpe a pergunta. Tem Brasileiro que caiba no seu perfil. Pelos vistos nem vc

    2. Ação dos membros do STF e simplesmente descabida querem controlar tudo, o Legislativo, o Executivo e a população brasileira, esse Congresso Nacional é merda e mesmíssima coisa, quem vêm alertando com tudo isso é o presidente Jair Messias Bolsonaro, o sistema globalista comunista cleptocrata do Brasil, formados pelos os partidos políticos: PT, PSOL, PDT, PSDB, PC do B, REDE, CIDADANIA, VERDE, A IMPRENSA VELHA(REDE GLOBO, CNN, BANDEIRANTE, E A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

    3. Petista é tão gado quanto bolsonarista, só muda o pasto, só muda o cerdadinho. Tanto petistas quanto bolsonaristas seguem bovinamente seus líderes populistas, corruptos e incompetentes. O Brasil merece um presidente menos ignorante e tosco do que um Lula ou um Bolsonaro, precisamos de pessoas melhores do que nós, não piores.

  10. Dois colunistas mequetrefes e pau mandado do vira casaca, agora italiano de Veneza, o Diogo Mainardi. Sérgio Pardellas e Helena Mader escreveram tanta bobagem, um artigo tão longo e cansativo que a maioria dos assinantes nem leem, fica pela metade. É só xurumelas de esquerdistas saudosos do cachaceiro de nove dedos ou defensores da 3a. via que não se concretiza por falta de apoio popular. Moto meus amigos já era, ele não vai dar nem as caras mais pra estas bandas, vai ficar nos EUA trabalhando.

    1. Meus Deus Sebastião, como vc é triste, burro e obtuso. Sua razão messiânica não o permite ver o óbvio. Sinto dona de vc e de tantos outros que acreditam neste meias de meia tigela.

    2. Essa história cansada de que “quem não está com o bolsonaro, é por está com os nove dedos” ( ou vice-versa) já foi tão batida que, acredite, não produz o menor efeito. Só mostra o quanto é impossível defendê-los com base em argumentos reais.

    3. Achei o texto bem enxuto, li muito rápido e achei bem prazeroso. Textos curtos próprios de redes sociais podem comprometer muito a cognição e o hábito de ler textos mais longos e complexos. Em tempo de líderes populistas como Lula e Bolsonaro, que adoram desfilar a própria ignorância como se fosse uma virtude, é necessário um mergulho na ideias que ultrapasse a superfície do pensamento fácil e preguiçoso do lugar comum.

  11. Lulla depois do "mensalão" e Bollsonaro depois da "rachadinha" se tornaram farinha do mesmo saco. Nosso País não merece tanta desgraça! É de lascar! ...

  12. Falta vocês ganharem as eleições ano q vem! Quem está levando chute na bunda e está revistinha medíocre, com assinantes medíocres !

    1. Sou assinante desta merda de revista, depois que ela levou um tranco do ministro do STF Antônio Toffelli, acabou-se, fuder-se.

  13. Quer dizer então que agora vocês estão defendendo as decisões fora da Constituição? Como advogado militante que sou, digo a vocês que o Lulinha vai fechar esses jornalecos e a maioria dessa imprensa que só vê um inimigo. Cuidem-se vocês e particularmente o Diogo Mainard.

  14. Depois de cruzoe virar a casaca, ainda fiquei de assinante para ver a metamorfose que a revista psdbista atravessaria , mais a conclusão que cheguei é que vive da cizânia, não é capaz de aceitar que o caitão é o elegido, e é merecedor de todo o apoio que podamos dar os filhos da mãe gentil. Espero conseguir me desligar da subscrição de essa revista que nasceu com tantas expetativas.

  15. O Diabo, sim o capeta do inferno pediu o Impitiman de Deus, na assembleia dos anjos... Pasmos os anjos perguntaram porque?? O Belzebu furioso é aos gritos bradou. " Deus não está jogando dentro da 4 linhas, nomeou lá no Brasil um Presidente da igreja dele que age como genocida, mente o tempo todo, se diz conservador mas tem várias familias, encrenqueiro, faz rachadinhas, e agora se juntou com o Temer, ex funcionário da família Adans, para enganar os caminhoneiros. Isso tudo é invenção minha.

    1. o bolsopetismo é a maior praga que o país já viveu. a verdadeira tragédia nacional, #NemLulaNemBolsonaro

  16. Argumentos sobre narrativas em detrimento da realidade. Escolhem as mensagens de meia dúzia de pessoas e os milhares são taxados com o mesmo pensamento. Acorda jornal! Será que não enxergam a expressividade de pessoas no movimento pacífico de 7 de setembro que marcaram presença pelo avanço do País e contra as arbitrariedades e inconstitucionalidades ocorridas nos últimos meses? Avante Brasil!! #Moro2022

    1. só gado diz que o movimento é pacifico. Múuuuuuuuuu!

  17. vcs deveria respeitar os seu leitores e ver as coisas com mais imparcialidade, deveriam ser mais profissionais, o presidente Bosonaro é um homem honesto e seu governo também, respeitem seus assinantes como eu que sou Golsonarista

    1. Honestidade onde?… Caro, mostre-nos o que de fato foi cumprida dentro das bandeiras elencadas durante a campanha do estelionatário Bolsonaro?… Eu votei nesse infame e o incapaz conseguiu ser pior do que a escória petista. Pena que nosso país é repleto de iletrados que possuem “bandidos de estimação”…

  18. Tempestade perfeita, seria a definição mais racional para o momento que vive o país: o vírus chinês, pandemia ainda fora de controle, gastos astrômicos, seca histórica, bandidos à solta com aval do STF, economia à deriva, briga de quadrilhas, um presidente insano, refém de si mesmo. Tudo que a nossa classe política sonha para manter o "status quo" e meter a mão no rico dinheirinho público, sem dono. Porque eles precisariam de "impeachment" para continuar continuar fazendo o mesmo de sempre?

  19. Espantoso que o principal não está sendo evidenciado. O POVO. Observem a quantidade de pessoas que se dispuseram, de forma pacífica, protestar e não reduzam à 25%. Não importa quem momentaneamente governa o país. À população quer mudanças. Enquanto a discussão for CONDUZIDA somente para a visão “míope” de que o presidente é incapaz de governar um país, deixamos juntos de lutar pelas modificações necessárias.

  20. Termos como "economia em frangalhos" são ou de gente que não conheceu Sarney e Collor, ou tem memória muito fraca ou de mais jornalistas, mais preocupados em derrubar o Bolsonaro, chutar cachorro morto, que em dar notícias verdadeiras. Isso prejudica, em frangalhos está a avó dele

  21. A fome e a vontade de comer deixam a Ilha do Jornalismo cada vez mais no chão depois que os concorrentes descobriram o toque de elegância da jogada do Mammata Connnecion, com o achado desse faturamento via a terra da garoa. Como a Ilha e os antas sabem que não vão chegar a boca do cofre governamental procuram serem melhores na critica ao governo que os Chefes do esquema deposição. A situação beira a loucura na quadrilha da nosso "livre" e comprometida imprensa. É o cofre ou a Republica!

    1. Estamos no mato sem cachorro. E agora quem poderá nos defender?

  22. JB é mentiroso, covarde é traidor do eleitorado. Mesmo depois da carta à nação, duvido que não esteja maquinando O GOLPE. Como dito no final da matéria supra, NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE CONTINUAR NO CARGO ou, com disse o ex Ministro CELSO DE MELLO, não está à altura do cargo. Impeachment já, MOURÃO ja. Moro em 2022

  23. O país para essa gange é um vaso sanitário ( principal psico característica do Psicopata), ou mais adaptado Políticopata.

  24. Arthur Lira vem de uma longa dinastia política corrupta. Bolsonaro é um falastrão. B1dão e um ser sem a menor inteligência que o tornasse capaz de presidir a nação. assim como a dilma e o lula. Mais focados em roubar. Infelizmente o outro lado da praça também é de corruptos que se blindam. Um triângulo c corrutos e indecentes nos 3 vértices e o povo no meio, que paga a conta.

  25. Falta um congresso firmado por políticos sérios, que honrem o país e o povo que os elegeram. então, o bolsonaro não vai ser enxotado. vamos ter que aguentá-lo por mais 16 meses e, até lá, o Lira vai estar fazendo o wue ele sempre quis: governar o país para se livrar da cadeia. olhem só o quadro que sustentamos.

  26. Falta um congresso firmado por políticos sérios, que honrem o país e o povo que os elegeram. então, o bolsonaro não vai ser enxotado. vamos ter que aguentá-lo por mais 16 meses e, até lá, o Lira vai estar fazendo o wue ele sempre quis: governar o país para se livrar da cadeia. olhem só o quadro que sustentamos.

  27. Enquanto isso nas estradas brasileiras os Bolstrouxas, continuam idolatrando o mito enchendo o rabo de rebite. É Zé Trovão, procurando Ana Raio para dar uma pimbada.

  28. é logico de bolsominion não lê, mas é engraçado citarem SUN TSU depois de elogiar a china até a literatura...rsrsr SUN TSU SI FU.....risos RISOS et gargalhadas

  29. Não há mais clima para acreditar nas “boas intenções” do presidente… O país tem pressa, quer ver resultados! O povo quer emprego, moradia, comida na mesa, vacinas! É o mínimo que se espera de um presidente eleito democraticamente, com o aval de 57 milhões de eleitores! O tempo de Bolsonaro acabou!

  30. Acho um absurdo vcs dizerem que os atos golpistas do dia 7 foram atos a favor do governo. Que governo? E lá bozo governa? Só vive em campanha eleitoral detonando o Brasil

    1. eu estive como milhões na Paulista pra apoiar o Presidente Eleito e pedir o fim das violações a Constituição pelos ministros do STF que tiveram o descaramento de livrar lula

    1. blogueiros medíocres cínicos e arrogantes como o Mecanismo que domina o Brasil desde 1988

    1. Eleitor, o que faz aqui? Já que leitor vc não é, visivelmente no " há muito".

  31. Arthur Lira, deixe de pensar no próprio umbigo e pense no sofrido povo brasileiro, cada dia c/ Bolsonaro no poder é + um dia de miséria para milhões de brasileiros. Corrupção, maracutaias, picaretagens, etc. Você e seus comparsas do centrão deveriam ter vergonha na cara em dar suporte a gente tão má, desumana e incompetente. Aplicam nosso dinheiro em milhares d mutretas, ninguém d vcs pensa no Brasil. Vc pode acabar c/ esse sofrimento, mude sua imagem e apresente os 131 pedidos de impeachment!!!

  32. Aliado a oportunista da estatura moral de Lira ,Ciro Nogueira etc ,que sugam o país ,o o capetao juntamente com o centrão ,continuam enchendo as cuecas em meio a 580 MIL MORTOS ,,MILHARES SEM TETO E SEM COMIDA ,e com a educação ,cultura ,economia e meio ambiente na latrina

  33. Bolsonaro convocou a tropa para o campo de batalha- eu fui porque não quero a volta do PT ( identidade verdadeira- PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros)-, e foi negociar com o inimigo os seus próprios interesses à revelia dos nacionais sob os quais manipulou a emoção das massas. Isto é canalhice do mais alto grau! Acabou! Namastê!

  34. Ainda bem que temos a Crusoé para abrir nossos olhos. Nem Bozo nem Lula. Queremos uma terceira via. Gratidão pela resistência Crusoé!!!Estamos juntos!!

    1. Então fica com o Ciro Gomes ou o Doria! Fina flor 🌺 do pior que o país tem a oferecer! Realmente vcscriticam o povo que foi às ruas no dia 7 apoiar seu presidente e não apresentam opção viável melhor neste mecanismo em ação! Que país é este! Só resta chorar 😪

  35. Não gosto da maneira tendenciosa como a CRUSOÉ faz suas reportagens. Sou um dos primeiros assinantes porque acreditei nos argumentos iniciais destes jornalistas. Não serei mais assinante

    1. É Flávio parece que vc está certo! Muita parcialidade

    2. Para de conversa fiada. Vai chorar noutro lugar. 😥😢😭😭😭😭😭😭😭. Moro Presidente 🇧🇷

  36. O Bolsonaro “paz e amor” não convence. Isso cheira a teatro. Toda vigilância é necessária. Ele deve ter recuado de forma a tomar impulso para um ataque de maiores danos.

  37. Como sempre reportagem ótima e esclarecedora; porém a capa me faz lembrar a da Veja, quando o Lula, então presidente, praticamente entregou os bens da Petrobras na Bolivia ao presidente "muy amigo".

  38. O Bolsonaro que emergirá desse acordo é o mesmo de sempre: incapaz, arruaceiro, protetor da própria família, aquele que não governa, etc. etc. Impeachment já!

  39. Gosto muito dessa revista, do Diogo, do Goiás. Adorava o Sabino tempos atrás, mas seus artigos ficaram chatos, com coisas pessoais, Paris e lega lega. Sabino, seja objetivo, simples e claro. Abra novo espaço para as reminiscências. Quem quiser, que o faça. Outra coisa, as matérias estão muito longas, tem com diminuídas pela metade com o mesmo teor e mais gente vai ler. Inglês tem tempo pra ler penduricalhos. Só estou atualmente Maynard e goiaba. Os demais uma chatice cansativa.

  40. É pena que o PR Bolsonaro ao vestir o manto presidencial nao tenha mudado e se livrado da imagem retrógrada cultivada na Câmara Federal. A população esperava outro Bolsonaro renovado pela bela conquista democrática e o que teve foi um PR mesquinho, sem empatia com os afetados pela Pandemia, preocupado apenas com a reeleição e quando está fugiu do seu radar, passou a tentar desestabilizar as Instituições e a própria democracia, sonhando se manter no poder através de uma medida de força.

  41. Reportagem precisa. Torcendo para que sua previsão se concretize. O Brasil não tem fôlego para aguentar o Capetão desgovernado por mais 13 meses. Será muito azar! Morte ou prisão pro do Capetão será vitória da Nação!

    1. A reportagem é cirúrgica nas suas colocações. Mas o choro é livre. vc😭😭😭. eu😁. Moro Presidente 🇧🇷

  42. A democracia brasileira derrete e eu não acredito que haverá mudança de atitude desse presidente. Infelizmente ,longos meses para se chegar em 2022 e não vejo união para que uma 3 via forte salve o Brasil.

  43. A classe política brasileira degenerou de tal forma que não há mais recuperação. Ao invés de brigarmos para afirmar que o corrupto defendido pelo outro do outro é pior que o nosso - o nosso tem uns atenuantes - vamos nos unir pele TERCEIRA VIA!

    1. Que terceira via? Vocês esquecem que o ex presidiário também era terceira via, passou 25 anos pregando a ética e a moral e todo brasileiro acreditou….. kkkkk e deu no que deu. Vocês acreditam mesmo que o Brasil tem jeito!!!! Com a turma da mesa do circo da CPI, ah ! Talvez um dos 3 primeiros seja a sonhada terceira via kkk

  44. No final das contas eles se encontram, trocam farpas, fazem acordos, emendas e outras coisas mais. Mas o mais importante, que é o povo, não estão nem aí. #ForaBolsonaro!

  45. que vergonha de texto nunca vi tão cínicos e medíocres tão arrogantes. vcs fazem parte da elite que governou o pai de 95 a 18 e ao invés de analisarem o desempenho de vcs querem enxotar o Presidente Eleito pra combater o Sistema vcs são o Sistema e se negam a ver os milhões que foram as ruas combater os crimes do braço implantado por vcs no STF. Vcs são os verdadeiros Negacionistas ao não perceber no que transformaram o Brasil em 2018.Vcs são os verdadeiros golpistas ao não relatarem o 07/09

    1. Ninguém representa melhor o sistema podre e corrupto no Brasil, do que o Bolsonaro. Ele e a sua família inteira, mais os agregados, vivem da política rasteira e das rachadinhas. Alçado a presidente, aos poucos foi escalando nas tramoias. Quantos esquemas corruptos foram descobertos no seu governo? Cloroquina, vacinas, VTC log... Contra o sistema, somente aquele que já foi contra o sistema, Moro. O ex-juiz não compactua com corruptos. Moro Presidente 🇧🇷

    2. Seu presidente não é homem nem pra manter a palavra! covarde! fracote! falastrão

  46. Um dos melhores textos analíticos que li até hoje na Crusoé - e sou assinante desde o surgimento da revista. Parabéns aos autores pela riqueza de informações e análise. (Que bom que o iliberal Bolsonaro está se ferrando, está aberto um amplo campo para a terceira via).

  47. O Ministerio da Saúde (não o deste desgoverno) recomenda NÃO CONFIEM -JAMAIS!- EM PSICOPATAS (mesmo aqueles substituídos por ex-pato-manco.

  48. Nunca pensei que ainda nessa minha vida (70 anos) veria um presidente pior que Dilma Rousseff ou tão corrupto quanto Lula. A nossa anta deve ficar muito feliz por ter sido "chutada" para o 2° lugar e a corrupção de Lula ganhou forte concorrência com nome bonitinho: rachadinha. Mas de uma coisa tenho certeza absoluta, outro, tão ruim ou pior que Bolsonaro, não aparecerá nos anos que ainda me restam. Se aparecer, os brasileiros que se cuidem, é praga divina, estamos na lista negra do Criador.

    1. comparar rachadinha de gabinete de parlamentar com o maior mecanismo de corrupção da história mundial como foi implantado pelo lulismo mostra a miopia cínica da oposição ao P.R. eleito em 2018

    2. Realmente, prezada Magda: pior não deve ter havido (este país é surpreendente…). O ptismo, salvo por ele, está exultante. Mas isto é impensável como solução, minha colega de opinião : Pt, Jamais! ter havido

  49. SEM NENHUMA DÚVIDA O LOUCO VAI DESCUMPRIR O ACORDO E ASSIM A CABEÇA DO DO GENOCIDA VAI ROLAR. ESPERO QUE NÃO DEMORE MUITO PQ A CADA DIA DESTE DEMENTE NO PLANALTO O RISCO BRASIL AUMENTA BEM COMO A INFLAÇÃO DESCONTROLADA, O DESEMPREGO EM ÍNDICE ALARMANTE E A PANDEMIA AINDA CAUSANDO A DESTRUIÇÃO DE FAMÍLIAS. ESTE É O CENÁRIO QUE AINDA TEMOS QUE SUPORTAR POR TER UMA QUADRILHA NO PODER. BANDIDOS SÃO TODOS IGUAIS PORTANTO DE DIREITA OU ESQUERDA E PRINCIPALMENTE DE CENTRO. MORO PRESIDENTE EM 2022🚔⚔☠✌

  50. Aqui está a lista das empresas que, segundo a Crusoé, patrocinaram o fracassado golpe Bozista: Boom do Brasil, Megaton Máquinas, Zaeli Alimentos e Dez Alimentos. Investiguem estas empresas e façam uma campanha nas suas redes para que as pessoas evitem produtos vendidos por elas. Vamos mostrar que consumidor brasileiro não tolera golpistas. Mãos à obra pessoal!

    1. Verdade Paulo. Estas empresas devem sentir no bolso o resultado das suas ações golpistas.

    2. Boa essa Jose. Quem apoia o mal é o mal. Se eu fosse auditor da Receita Federal, faria uma visita nessas empresas.

  51. Lamentável a situação do país e assustador ver que o país está nas mãos de corruptos! A única solução plausível é o afastamento do Insano da Presidência da República!

  52. Homem ou rato? Faz tempo que Bolsonaro escolheu ser o roedor. Ele não tem coragem, nem dignidade, de manter o que fala. Um dia ele é uma coisa e no dia seguinte, outra. Não tem vergonha de escancarar publicamente sua covardia. Nem a Dilma se rebaixava tanto.

  53. A história se repete mais uma vez. JB esperava novamente poder dar um golpe com seu exército de Bracaleone, mas seu neurônio ainda ativo mostrou q foi mais um tiro no pé. Aí nosso “heroi” chora pelos cantos arrependido e pede ajuda aos mais velhos mamadores da república. Vai posar de “paz e amor” até q ameacem seus filhos e amigos. O Brasil, inflação, fome. Desemprego…q aguardem. Nesse momento ele está ocupado em abrir o cofre pra liberar cargos e emendas pra se manter no poder.

  54. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para NÃO PAUTAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  55. Essa de “estrategista” é top! Se fosse a de “c.a.gã.o”, frouxo e aparvalhado ainda seria mais “comestível “.. caraco, o cara é mtíssimo “cara de pau” mesmo.. viiiixeee..

  56. Bolsonaro convocou a tropa para o campo de Batalha- eu fui, pensando tratar-se de uma causa, que seria a de contestar o STF, que anulou 07 anos de combate à corrupção, lançando Lula às eleições com a fantasia de mártir- mostrou poder de fogo e acenou ao inimigo para negociar seus próprios interesses. Canalhice! Decepção! Mesmo os que não alcançam entender o que ocorreu, sentem. Bolsonaro acabou como político. Namastê!

    1. Paulo. Preocupo-me com pessoas como você que se apraz em subestimar o próximo ao invés de cobrar de seus governantes, ética e responsabilidade com os interesses nacionais acima dos pessoais. Se isso é ser ingênuo prefiro me manter assim ao me pronunciar aqui com outros interesses que não sejam estes. Namastê!

    2. Enxergou???? antes tarde que mais tarde... Bolsonaro é um velho mimado e boçal até o limite

    3. 2- Bolsonaro já tinha se acabado politicamente faz tempo, só pessoas como vc não perceberam. E vc Vidal, acabou como cidadão. É um idiota útil para o sistema e um inútil para o NOSSO BRASIL. Moro Presidente 🇧🇷

    4. 1- VIDAL quer derrubar a nossa democracia. Vc por ventura era aquele chifrudo na Paulista? Você Vidal, quer lutar contra o sistema, com o Bolsonaro à frente dessa luta? Ou você é muito imbecil, ou é muito ingênuo. Vc tem noção da agenda oculta que ocorreu nesse recuo do Bolsonaro? Vc acha que o Temer não mostrou uma cartada que colocaria o Bolsonaro de joelhos, inclusive para os seus apoiadores? Tenho pena de pessoas como vc, que não conseguem inferir qual o jogo que está sendo jogado.

  57. Lira deveria colocar a mão na consciência e ver o quanto esse acordo de interesses pessoais arrasa o País. Assume logo uma postura em prol do Brasil e começa logo esse processo de impeachment, pois não estamos aguentando mais... BASTA!!!! E não acreditem na pose de recuo não. Ele não te um pingo de escrúpulos e competência só para o que não presta.

  58. Falta o mais importante que é a vontade popular, vontade esta manifestada nas urnas em 2018 e nunca respeitada por boa parte dos grupos de interesse do país. Deixe o cara terminar o mandato e, nas próximas eleições, se surgir um candidato mais apropriado, o que ainda não aconteceu, a instituição "população" elege outro, mas isso não vai ser na base de meias verdades fomentadas por boa parte dessa mídia ativista imparcial. O população tem sim memória.

    1. É inacreditável que alguém ainda dê um pingo de credibilidade ao sociopata da presidência...

    2. Mesmo com o Leão virando rato, a ruminancia continua devota. O bozo cloroquina rachadinha não governou o Brasil um dia sequer. Não possui intelecto para isso. É e sempre foi covarde, mentiroso, manipulador. Avante gado ! Sigam bovinamente seu lider, rumo ao frigorífico.

    3. Deixa de ser um imbecil. Bolsonaro ñ tem mais condição de governar o Brasil. E ñ faça referência ao sistema. Bolsonaro sempre fez parte desse sistema podre, como demonstra o Esquema das Rachadinhas. Se quisesse mudar algo, faria isso pelo exemplo. Ñ fez e não faz. Seus filhos moram em mansões, os gastos com cartão corporativo são obscuros, o Esquema da Cloroquina, o Esquema das Vacinas...Terminar o mandato? Seu governo vai afundar o Brasil cada dia mais fundo no buraco. Moro Presidente 🇧🇷

    1. Só pode ser um robô... um ser humano de verdade não seria tão sonso

    2. Sistema podre e bandido é o das milícias e das rachadinhas. o "sistema" que o bozo cloroquina rachadinha miliciano diz combater, apenas para encantar seus imbecis devotos, é o mesmo que ele é seus pimpolhos se serviram e servem há mais de trinta anos. Toca o berrante....

    3. Bolsonaro é parte desse sistema podre. Anos fazendo rachadinha. E agora, mesmo na maior crise de saúde e econômica que o Brasil enfrenta, seu governo está chafurdado na corrupção, com os filhos morando em mansões e corruptos fazendo esquemas, como o da Cloroquina e o das Vacinas. Moro Presidente 🇧🇷

  59. A Cruzoe, após sensurada pelo STF , voltou como uma revista tendenciosa , vermelha , comunista/socialista. Não renovarei minha assinatura. Eu e muitos outros. VÃO FALIR , COMO VARIAS OUTRAS. LAMENTÁVEL.

    1. Isso! Cancele mesmo para que não sejamos mais obrigados a te ver bostejando por aqui!

    2. Todo mundo sabe que bozista é medíocre e analfabeto. O Tonico zurrador é apenas mais uma prova do que eu falo. Da mesma forma como são o Paulinho decrépito, a Maria vai com os muares e o William muarino. No fundo, todas estas personagens são uma pessoa só, um imbecil que sobrevive ganhando umas poucas migalhas do gabinete do ódio e dos grileiros. Bozogenocidas, acabou. Entenderam? Acabou!

    3. Meu caro se você não gosta do conteúdo da Revista, faça o seguinte favor aos nossos olhos: Cancele sua assinatura! Pois assim, não serei obrigado a ler essas baboseiras bolsonaristas aqui também.

  60. É incrível o pantanal que entramos este Bolsonaro precisa sair imediatamente queiram o Sr Lira ou não o Bolsonaro não pode chegar presidente em 2022 sob pena de não termos mais um Brasil e sim um simulacro de desgraça miséria,fome e morte do nosso povo chega ,Fora Bolsonaro .

    1. novo palhaço da turma mambembe do circo do bolsogado.. diria que ou é da turma do charcot, pineu, analfabeto funcional, preguiçoso que só se informa por whatsapp ou é mau caráter mesmo.. está com as mãos sujas de sangue por defender um genocida. alem de ter mente binária: se não é bolsonaro é lula. como se somente existissem dois planetas no sistema solar..

    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  61. Semana ótima para Bolsonaro, para Lula, Centrão, Temer, STF e péssima para o país. Ao custo de uma cabeça de Zé Trovão, Bolsonaro viu sua capacidade de mobilização, mostrou que pode parar estradas, deve ter operação-padrão de Moraes nos processos da família; com TODOS os acima desinteressados em um impeachment, devemos carregar o ora na focinheira até a rodada final dele com o ex-presidiário. Única esperança é que dia 12 coloque o bafo das ruas no cangote desta turma.

  62. Além do povo, a ninguém mais interessa resolver este problema. Enquanto isto os problemas vão se acumulando. Bom para certos políticos, autoridades, muito ruim para o povo, em especial os pobres.

    1. sim, eles se xingam e se agridem depois resolvem com acordos $$$_ o povo passa fome e a inflamação castiga

    1. Isso é o bolsonarismo. O que me faria votar no Bolsonaro? Argumente.

  63. Alguem perguntou se essa montanha russa na bolsa não está deixando aqueles que detêm informação privilegiada na familia bilionários? Pode ser o maior golpe financeiro, disfarçado de político, depois de Eike; CVM com a palavra. Dificil acreditar q alguem pode ser tão idiota...

  64. Falta vergonha na cara dos deputados corruptos no congresso nacional, em especial do Lira, e certamente do outro escudo Aras. Aliás o Lira demostra cada vez mais ser um canalha, corrupto, mentiroso e demagogo.

  65. Resposta: talvez muito,muito mais do que falta p vcs serem enxotados da imprensa nacional. Q tirulo desprezível....ainda falam q mal educado é o Presidente...educação passou longe do berço de vcs À altura !!!!

  66. Chega a dar enjoo estas discussões todas. Um STF que não cumpre a Constituição, um presidente caótico, um Congresso medíocre. Só as ruas agora. Bom dia.

    1. O que mais tem no governo Bolsonaro é youtuber, blogueiros...mamando nas tetas. E pior, mamando nas tetas procurando a todo custo defender o indefensável. Vc mesmo está mamando nas tetas, então olhe para o seu rabo primeiro. Moro Presidente 🇧🇷

    2. ......e uma imprensa, parte dela estúpida, grosseira, e que, por não mais mamarem nas tetas dos cofres públicos, estão com ira !!

  67. os BOLSOTÁRIOS descobriram pela boca do jair JUDAS que: ele acabou com Lava Jato, que ele è centrão, e agora descobriram que Alexandre de Moraes é um GRANDE jurista... Ahhh sim descobriram também que BOI BOMBEIRO existe.

  68. Por favor...alguém pode me dar a luz de como manifestar desapareço a esse governo sem alimentar o "volta Lula"? Sim, pq atrás de cerca de 80% desse "fora Bolsonaro" há um "volta Lula" ...estão se fingindo de mortos pra surgirem na hora certa...o PT sempre foi bom nisso

    1. Sim...tem sentido mas seguindo esse meu raciocínio não consigo e externar meu desapreço pelo amador do Planalto...é fuêda

    2. Luís, sem Bolsonaro o capiroto não tem nenhuma chance Então, a resposta é #ForaBolsonaro

  69. Ficou muito boa a reportagem de vcs! Parabéns! (Da minha parte, gostaria muito que o Marcelo Ramos pudesse passar uns tempos na presidência da Câmara e colocasse na mesa algum processo de impeachment pra ser votado. Não aguento mais essa lenga lenga e todos os dias sentimos mais e mais os efeitos nocivos dessas inúmeras crises no cotidiano! Eu penso que o impedimento do presidente seria um recomeço para o país, apesar do Mourão...)

    1. kkk esse Marcelo Ramos é patético. O Amazonas não o reeleger.

    1. pelo menos agora colocaram camisa de força no estrategista.

    2. Salesio leso zurra de novo. É um estrategista mesmo. Matou 600 mil pessoas sem disparar um tiro. Usou guerra biológica para maltratar a população do seu próprio país.

    3. Ele até pode ser mas quem o segue é só im.be.cil mesmo

    4. Muito estrategista, inclusive o caos que o país vive é o resultado da sua “grande” estratégia! ACORDA!!!!

    5. Hahahahaha! Essa foi boa ! Muuuuuuuuu!

  70. Falta o povo (aquele de verdade) ir para as ruas , como o fez nas diretas já ! Sem pressão popular , nada mudará nesse país. Não há mais esperança de atitudes reais e concretas vindas de políticos.

  71. Plenamente de acordo com a conclusão. O país está à mercê de uma pessoa psicologicamente doente, talvez até um quadro psiquiátrico. 👏🏼👏🏼👏🏼💯👌🏼

  72. O "tem que manter isso, viu?" de Temer para Joesley Batista, dito tempos atrás, vale hoje para Jair Bolsonaro. Quanto será que o bombeiro, e redator, Michel "Queromeu" Temer vai levar por apagar esse incêndio? A presidência da Câmara em futuro próximo?

    1. temer o dono do PORTO DE SANTOS----CONCLUSÃO BRASILEIRO GOSTA DE BANDIDOS NO PODER

    2. O custo Temer deverá ser infinitamente inferior ao custo Centrão!!!

    1. Pois é.. melhor dar uma limpada nessa tua bola.. de “vridro” aí menina.. de cristal “só que não”.. cristal tá mto caro é raro..

    2. Esquecemos não, Gastão. Lula não ganhará no Nordeste.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO