SergioMoro

A Corte Superior Anticorrupção (da Ucrânia)

10.09.21

Quis custodiet ipsos custodes?” ou, na tradução literal, quem vigia os vigilantes, é uma questão clássica e recorrente na história.

Em determinada perspectiva, é uma questão direcionada ao controle de excessos na aplicação da lei por policiais, promotores ou juízes. No afã de aplicar a lei e punir criminosos, agentes da lei se excederiam no rigor e os excessos teriam que ser censurados. No Brasil, críticos da Operação Lava Jato alegam incessantemente que teriam havido excessos, muito embora tenham dificuldade de identificá-los ou descrevê-los. No fundo, não houve excesso nenhum — apenas a novidade da aplicação da lei a casos de grande corrupção, para o espanto daqueles acostumados com a impunidade.

Existe outra perspectiva bem interessante para a referida questão, a da insuficiência da ação dos vigilantes. Nessa, eles pecariam pela omissão e não pelo excesso. Agentes da lei, encarregados de investigar crimes, formular acusações e julgar processos, deixariam de atuar conforme exigido por seu ofício. Em casos criminais, o resultado da omissão é a impunidade, o que é bastante grave.

Para responder a graves omissões e, por conseguinte, à impunidade na violação de direitos humanos, a comunidade internacional reuniu-se e criou, em 1998, o Tribunal Penal Internacional, TPI. Veja-se que aqui a percepção é a de que os vigilantes nacionais precisam ser vigiados em suas omissões por vigilantes internacionais, de forma a assegurar que graves violações a direitos humanos não permaneçam impunes. Desde então, o TPI tem tido uma atuação positiva global. Interessante notar que as críticas a ele direcionadas têm maior relação com a falta de atuação em alguns casos apontados, como de graves violações de direitos humanos — mais uma vez pela omissão, do que propriamente por sua atuação nos processos que já julgou.

À semelhança do TPI, já defendi em artigo anterior nesta Crusoé a criação de uma Corte Internacional Anticorrupção. Ainda é um projeto em desenvolvimento, muito longe da efetivação, mas há um potencial.

Alguns países, para enfrentarem as omissões dos vigilantes tradicionais em relação à grande corrupção, buscaram soluções próprias, algumas bem interessantes. Um desses casos é o da Ucrânia. Após a assim denominada Revolução da Dignidade, de 2013 a 2014, e que envolveu a deposição do então presidente, houve impulso enorme para realização de reformas amplas nas instituições ucranianas. Entre os problemas identificados como de solução necessária, encontrava-se a recorrente impunidade da grande corrupção, com a dificuldade de os casos serem investigados e punidos pelas cortes de justiça tradicionais. Como resultado, desenvolveu-se na Ucrânia uma cultura de impunidade da corrupção, que afetou a credibilidade da Justiça criminal e, em parte, do próprio sistema político.

Uma das respostas foi a criação de uma Corte Superior Anticorrupção, com competência especial para processar e julgar casos de grande corrupção. Resultado: o álibi de que não havia tempo ou recursos para julgar os casos complexos de grande corrupção foi eliminado. Afinal, foi criada uma estrutura exclusiva para que esses casos recebessem a solução necessária. Um ponto fundamental dizia, porém, respeito à composição desse novo tribunal. Como garantir que fosse ocupado por magistrados éticos, imparciais e comprometidos com a missão básica, de que casos de grande corrupção, observado o devido processo, não ficassem impunes? Como evitar que a Corte Superior Anticorrupção não caísse nas mãos de juízes pouco comprometidos com o ideal que levou à criação da nova instituição? A resposta foi recorrer ao auxílio da comunidade internacional, por meio de organizações como o FMI, o Banco Mundial e a União Europeia. Magistrados, advogados e professores de direito ucranianos poderiam se apresentar, atendendo alguns requisitos específicos de idade e formação jurídica, como candidatos para a posição de magistrados da Corte Superior Anticorrupção. Foi, no entanto, criado um painel formado por especialistas internacionais, com o poder de veto sobre as candidaturas (“Public Council of International Experts”). A comunidade internacional indicou doze especialistas para formar o painel. Desses, seis foram selecionados pelo equivalente ucraniano ao Conselho Nacional de Justiça. O painel de seis especialistas realizou, então, um verdadeiro procedimento de due diligence, com entrevistas, checagem de antecedentes e de patrimônio dos 343 candidatos que se apresentaram para as 38 vagas de magistrados da Corte Superior Anticorrupção. O critério de avaliação dos candidatos adotado pelo painel foi o da dúvida razoável, barrando-se aqueles em relação aos quais houvesse questionamentos sobre a sua integridade. Veja-se que a dúvida não contava a favor do candidato, já que se buscava uma composição de um tribunal dedicado à anticorrupção e sobre o qual não poderiam pairar sombras sobre questões éticas. O recurso a um painel de especialistas internacionais, embora tenha envolvido certa disposição em relação à própria soberania, representou um expediente hábil, já que profissionais estrangeiros estão menos suscetíveis a pressões ou influências internas.

Os novos magistrados tomaram posse em abril de 2019. Nos primeiros 16 meses de operação, a Corte Superior Anticorrupção da Ucrânia havia proferido 23 condenações criminais. Em comparação, nos quatro anos anteriores, todas as cortes ucranianas haviam proferido apenas 33 condenações por corrupção, a maioria em decorrência de acordos criminais. Ainda é cedo para uma completa avaliação dos resultados, mas a Corte Superior Anticorrupção da Ucrânia representa uma promessa de uma nova fase no enfrentamento da grande corrupção naquele país. A experiência nos ajuda a refletir sobre as respostas possíveis para a questão colocada por este artigo: como fazer que as cortes de Justiça se tornem operantes em relação à criminalidade complexa, entre elas a grande corrupção? A solução ucraniana foi inovadora e contou com o apoio da comunidade internacional. Às vezes é preciso buscar uma solução fora da caixa. Talvez algo parecido seja recomendável nestas paragens.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Concordo plenamente. O senhor tem que se candidatar a PRESIDÊNCIA. No 1 turno, o Bolsonaro chegará apenas com sua base, e tiramos o presidente. No 2 turno, o Lula não terá argumento contra o senhor e o antipetismo voltará representado pelo senhor, bastanfo falar da corrupção nos governos do PT.

  2. O futuro do país vai piorar com o Bolsonaro ou Lula. Por favor, com FÉ que ainda haja pessoas boas no país para votar no senhor para PRESIDENTE. Não mudará nada o senhor no Senado. NÃO faça a BESTEIRA de ir pro Senado!

  3. Não tem nexo o Sr. no Senado. Só o Sr. para nos livrar do BolsoLula. Sei que o caminho é difícil, mas tire o Bolsonaro no 1 turno e, depois, ganhe do Lula no 2 turno. O Bolsonaro está fraco e o Lula perde força se for contra o Sr.

  4. A formação do Senado no momento não é ruim. O Alessandro Vieira, a Simone Tebet, os senadores do Podemos, já são bons quadros. Deixe eles trabalhando lá! O problema está no Executivo e Câmara. Então esqueça o Senado e vá para a PRESIDÊNCIA. POR FAVOR!

  5. Eu apoio a criação de uma corte internacional de combate a corrupção, apoio o fim do foro privilegiado e prisão em segunda instância. #VemMoro2022

  6. As pessoas que dão vida aos três entes federativos são movidas pela corrupção. Um governante pode " manter a tampa da chaleira " controlada mas nunca apagará o " fogo da corrupção ". Este mantém a vida institucional da Nação. O caminho é : Fiscalização nas execuções orçamentárias ( obras , etc. ), modernizar o sistema produtivo em favor da " massa " desempregada nas grandes cidades. MORO com auxílio do Sen. Orivisto... #M22.

  7. Por aqui essa solução não ia rolar, até porque o problema não está só nas cortes superiores, com destaque para o stf sempre preparado para inocentar corruptos, mas, principalmente no sistema político sempre ávido para editar leis benevolentes para criminosos.

  8. Otimo artigo. Soluções existem mas 1 coisa de cada vez. 1o nos livrar em 2022 das 2 figuras mais nefastas de uma só vez e para isso contamos com sua ajuda. #lulaebolsonaronuncamais

  9. Sou moro. Gostaria muito de telo lo como candidato. Mais lutar contra mafiosos politicos fica quase impossivel de vencer. Caso fosse eleito presidente Moro teria muitas dificuldades em escolher um PGR ou mesmo um ministro do STF. Pensei bem não será fácil mais meu voto é seu.

  10. Vc não apoia impeachment de sinistros (via Senado, que deveria estar sob o controle do povo - leia-se RECALL, candidatura avulsa, dois turnos, livre criação de partidos e ZERO de dinheiro público para partidos), MAS quer que juízes gringos venham mandar na gente (no supreminho tb?). Patético, patético... aprenda o que é democracia DE VERDADE aí nos “estaites” e areje suas ideias positivistas globalistas...

  11. Sua solução é “alugar o Brasil”; é assinar “atestado de incompetência”; é declarar-se “incapaz”. Bobo, infantil, iludido, entreguista, “puxa” de gringo, “pequeno” são os adjetivos “mínimos” que posso usar. Típico pensamento de positivista antidemocrático. PAÍS DE VERDADE não aceita isso! O POVO PRECISA controlar o JUDICIÁRIO. Já q está morando em um país de verdade, aprenda alguma coisa por aí - inclusive q juiz é só um funcionário passível de demissão - e não venha c/ tais ideias entreguistas.

    1. Sr./Sra LSB! Agora estou seguro que não leu o artigo(conforme o aparte abaixo)...e que talvez por similaridade o efeito de seu distúrbio tenha a ver com sigla alucinógena!Quando mais sereno/a estiver recomendo que leia entrevista do Sr Francisco Rezek ao Crusoé desta semana.

    2. Ser/Sra LSB!Suas aleivosias configuram justamente que o Sr/Sra LSB ou não leram o artigo/ou leram e não entenderam ou então fazem parte do grupo de adepeutas que que se limitam a ou negar a ciência e usarem as cloroquina ou ivermectina e sob esse efeito tentarem escrever! Aconselho que se desintoxique!

    1. Vai te vender para os chineses... se é q vc entendeu a mentalidade do entreguista no artigo...

  12. Me orgulho de sua tenacidade, sugestão ideal para o nosso país é o q é preciso ser feito. País arrasado com tantos bandidos com poucas pessoas sérias e com ideais patrióticos . Dr. Sérgio Moro 2022 .

    1. Seu sonho é entregar o Brasil para alguém administrar... como quer o Moro...

  13. ALVISSAREIRA ( se verdadeira ) a notícia : " Moro vai reunir-se com empresários em Curitiba para tratar de assuntos políticos ". Nada mais animador. Com auxilio de Álvaro Dias , Orivisto ( positivo ) Guimarães ( PODE ) e um projeto moderno para o Brasil teremos uma candidatura viável. Biografias como as de Sérgio Moro e de Orivídio Guimarães dizem tudo o que queremos para nosso País. #M22.

  14. Sim. O Brasil precisa dessas estratégias de anti-corrupção, mas no momento isso parece um sonho bem longínquo, infelizmente.

  15. Ficam muitas perguntas . Como desenrolar o novelo , de " lan " ou de linha da corrupçao , engrenagem mais que enferrujada. Quanto tempo demora um processo para " pegar " um corrupto ? Quantos corruptos temos no Brasil ? O Lula "pego", o Lula solto nas ruas pre-candidato ao mesmo posto que ofendeu. Quantas horas , quanto tempo perdido de nossas vidas vamos dedicar a esses ofensores cada vez mais organizados para a toda pratica de corrupçao ? O nepotismo ?

  16. O Brasil está de um jeito, que a gente nem tem esperança mais. Um Tribunal como o da Ucrânia, infelizmente, não tem chance nenhuma de ser criado aqui...

  17. Este é o cara! Não é a toa que Brasilia ( os 3 poderes) estremecem só de se falar na eventualidade dele vir a ser candidato a presidente do Brasil. Estamos juntos nesta luta por um país justo.

  18. Parabéns, Dr. Sérgio Moro, por este seu artigo que bem demonstra sua visão do todo para buscar soluções para a parte de grande complexidade, como é o caso da corrupção sistemática no Brasil.

  19. O brilhante e incansável Moro sempre focado em encontrar um meio de eliminar o mal que impede o Brasil de ser uma grande Nação. Isso me leva a pensar de quantos Moros precisaremos para tamanha empreitada...Mas é certo que, quando deparamos com uma grande batalha, o mais correto a fazer é colocar as mãos na massa e nos lançarmos ao trabalho. Que em 2022 possamos eleger não um "grande líder", mas um tenaz trabalhador. Moro não merece o atual Brasil, mas o país precisa do Moro que tem!!!

  20. Esta corte aqui no Brasil teria que ser independente do STF e suas decisões não poderiam ser questionadas pelo mesmo. Não sei se isso é possível , pois o STF é o maior protetor de bandidos dessa nação.

  21. Muito interessante essa tentativa em país com problemas crónicos de corrupção, como o nosso. A aguardar com atenção o trabalho desse tribunal com mais tempo de atuação.

  22. Dr.Moro! Seu artigo é auto explicativo para soluções que visem nos tirar deste "imbróglio" que os "super togados " nós metem! Agora foi a do Ed.Cun.!A dupla "GiLew" literalmente borrifou-se para o que saudoso colega "Teori Zavascki " fez!Este enviou o processo do ED.Cun.para a vara de Curitiba e agora esses "cujos salários"são pagos por nós criam o Manual " Como soltamos bandidos sem contraprova mesmo depois das três outras instâncias ter cond nado"Chega de nos fazerem de idiotas!

  23. Mais uma excelente abordagem, trazendo algo que pode ser uma alternativa de solução para o problema da corrupção do nosso país. De fato, a cultura da impunidade tem se estabelecido em nosso país. Lamentavelmente é um legado histórico. E o que é mais lamentável: sob os olhos omissos dos que ganham muito bem pra nada fazerem. Aliás, analisando o conjunto da obra, eles não estão de todo errados, porque fazer alguma coisas neste país nesse sentido é carregar um fardo terrível de hostilidades!

  24. Mais fácil, no curto prazo, buscarem uma aliança com representantes de outros países para punirem o sr. Moro pela (suposta) audácia de julgar imparcialmente os maiores poderosos do Paraná e do Brasil. Um grupo de países como França, Cuba, Nicarágua, Rússia, Venezuela e Argentina indicam os juízes que avaliarão os juízes e procuradores da Lava-Jato original e suas ramificações em SP e RJ. O espírito de EngavetAras estará institucionalizado por décadas.

  25. Realmente, uma corte nestes moldes seria o que de melhor poderia ser feito no Brasil para COMBATER A GRANDE CORRUPÇÃO, já que nossa Suprema Corte é claramente favorável aos criminosos de colarinho branco. A LENIÊNCIA DO STF É UMA VERGONHA NACIONAL. 🤮

  26. Mas infelizmente no Brasil o horizonte é sombrio . Nenhuma perspectiva de sair da lama da corrupção. Pelo menos sonhamos um pouquinho com vocês da Lava Jato. Obrigada

  27. Uma excelente reflexão para nós. Mas a arrogância de políticos e de seus seguidores gera uma certa descrença se aqui no Brasil poderíamos usar isso como inspiração para mudarmos, mas é aquilo: a Fé e a Esperança nunca pode acabar.

  28. Aplausos..... é de sugestões desse calibre que precisamos em vista da baixíssima qualidade de atuação de nosso ST(pc)F, Supremo Tribunal ( protetor de criminosos ) Federal

  29. Excelente artigo e ideia. Se fosse possível que nossa maquina de corruptos aceitasse uma coisa parecida aqui, nos livraríamos do excessivo poder do STF politico sobre casos criminais e nossa corte poderia ser somente constitucional. Seria uma verdadeira maravilha.

  30. Dr. Mouro, sou seu admirador, mas precisamos de mais ação de sua parte. Mais atitude menos discurso. Em fim, o Sr. será candidato a presidente ou mesmo comporá uma chapa presidencial ? Abraço.

  31. ministros do supremo deveriam ser eleitos pelo eleitores em lista triplice. Afinal de contas é o melhor emprego, sai com 75 anos de idade.

  32. É uma luz no fundo do túnel. Em se tratando de Brasil, temos muito que avançar.Nos últimos tempos, com a quase extinção da lava jato, regredimos demais nesse quesito.

  33. Muito bom artigo. No entanto coloco aqui outra questão: como implementar uma iniciativa como a ucraniana em um país em que as instituições são tomadas por corruptos, em que até mesmo os altos escalões do judiciário fazem julgamentos casuísticos?

  34. A indicação dos integrantes do STF deveria ter regra similar. Assim evitariamos o presente aparelhamento e blindagem dos grandes corruptos

  35. certamente o senhor destacou o ponto principal : a escolha da corte que julgará os corruptos. Formação, ética e independência para julgar. No Brasil, carecemos dos três critérios para julgamento da corrupção.

  36. Parabéns, dr Moro! Mais uma ótima iniciativa a ser posta em prática em seu futuro governo. Poderia ser utilizada parte da estrutura da justiça trabalhista, em franca decadência. Aproveite para incluir nas reformas a exigência para que todos os ministros do STF sejam oriundos da magistratura, além do fim do quinto constitucional para composição dos tribunais.

  37. seria uma alternativa , mas hoje o principal entrave por aqui são nossas escolhas políticas , principalmente o senado federal onde quase 80 % são as velhas raposas sendo reeleitos indefinidamente , quando saem é só para se reelegeram para outro cargo e ainda deixam de suplente o parente mais próximo , e a câmara é igual, o dia que brasileiro principalmente dos estados menores e mais pobres deixarem de ter políticos de estimação e pensarem mais no seu futuro e no futuro do país , aí andaremos.

  38. Excelente iniciativa, que deve ter seus resultados acompanhados. Por óbvio, sua adoção no Brasil enfrentaria resistência gigantesca, mas não podemos parar de sonhar.

  39. Sim senhor Sergio Moro aqui seria recomendável o exposto, mas infelizmente já temos a Corte Superior Anticorrupção da Banânia.

  40. SERGIO MORO tem mostrado através de seus artigos, publicados nesta Revista, as razões que justificam sua candidatura a Presidente. Vamos em frente! SERGIO MORO Presidente

  41. "As vezes é preciso buscar soluções fora da caixa" para combater a grande corrupção no Brasil. De que forma? Promover mudanças nesse sistema institucional, como reformas de profundidades, assim como ocorreu na Ucrânia. Enquanto não eliminarmos a grande polarização, as escaladas de autoritarismo e o velho ciclo vicioso de proteção mútua, etc, etc, será impossível o combate a corrupção e o desenvolvimento do Brasil.

  42. Anticorrupção. é a bandeira para a eleição de 2022. Não vejo outra candidatura para nós representar senão o próprio Sérgio Moro.

  43. Parabéns pelo texto! Peço que resista à tentação de se candidatar nas próximas eleições. A política ainda não está pronta para o senhor nem é merecedora de recebê-lo. Sua hora virá, com certeza, quando sua presença será muito melhor aceita pelas casas do Congresso. Por enquanto, aproveite sua família e seu novo trabalho. Por aqui continuaremos a torcer pelo senhor. Sempre.

  44. (Parte 03) - Ainda sobre o assunto "Quem vigia os vigilantes", gostaria de um 02 parte segundo sua ótica. Quem vigia os excessos das Supremas Cortes? Quando se sabe que um processo de impeachment de um ministro da Suprema Corte é bastante incomum e, mesmo nas questão de recursos na própria Corte, o corporativismo judicial acaba influenciando as decisões. Como a sociedade deve lidar com excessos do juiz dos juízes? Seria bom estar pensando em alternativas factíveis e legais para esta questão!

  45. (Parte 02) - Ainda sobre o assunto "Quem vigia os vigilantes", gostaria de uma 02 parte segundo sua ótica. Quem vigia os excessos das Supremas Cortes de cada país? Como coibir um inquérito INCONSTITUCIONAL, no caso o das Fake News, que passou a incluir tudo (de censura a matéria "O amigo do amigo do meu pai", passando aos ataques aos ministros até mentiras disseminadas na internet)? Como a sociedade lida com estes excessos? Era bom estar pensando alternativas factíveis e legais para esta questão

  46. Um pseudo-jornalista ( ex-ator gay), um hacker, um Juiz Travesti ( Carmen Miranda), enterraram a maior investigação das Américas. E aínda é possível o dinheiro da propina ( dinheiro público) voltar para os ladrões e vagabundos. O Brasil desgraçadamente, não teve povo para defender o mais destemido juiz federal que já teve. A acertou às falácias de vagabundos que não citarei os nomes. Dr. Moro, o Brasil atualmente está na UTI. Em 2022 talvez seja o fim.

  47. E por aqui um comunicado pedindo arrego, redigido pelo ex- presidente das conversas nas garagens, o acusado, o ministro acusador, o ministro que liberta bandidos e outras pessoas interessadas. Fique onde estás, Dr. Moro! Invista em seu bem-estar e dos seus. Este país não merece pessoas como o Senhor!

  48. Sempre bom seus textos, futuro PRESIDENTE em 2022. Ainda sob o mote "Quem vigia os vigilantes", gostaria de uma parte 02 segundo sua ótica. Quem vigia os excessos das Supremas Cortes? Como evitar que um Gilmar Mendes liberte em série tantos investigados? Como coibir um inquérito inconstitucional como o de Fake News, onde o corporativismo judicial tornou constitucional algo inválido? Futuro PRESIDENTE, seria bom estar pensando em alternativas factíveis e legais para estas questão.

  49. É um sonho a ser perseguido e urgente, haja vista que nossas cortes superiores não se dispõem ao combate à grande corrupção. Vários são os exemplos , bastando citar o mais recente: GEDDEL VIEIRA LIMA.

  50. Um exemplo bem racional e interessante,mas no Brasil seria taxado de perda de soberania. Nossa Suprema Corte não deveria ser nomeada pelo Pr,pois a tendência partidária é inevitável!

  51. Na nossa paragem, há um réu na Presidência da Câmara representando bem a classe política; há o relator de uma CPI cujos muitos inquéritos juízes mataram no peito e ainda há outros que terão o mesmo destino. A Lava-Jato foi criticada e extinta por defensores dos corruptos. Resumo: corrupção não é crime no Brasil.

  52. Excelente inovação essa da Ucrânia! Sensacional! Cairia como uma luva aqui no Brasil. Mas, para implementá-la, precisaríamos de alguém, lá em cima, verdadeiramente comprometido com o combate à corrupção. Precisaríamos, por exemplo, de um Sérgio Moro Presidente 2022. Eu e muitos milhões de brasileiros continuamos acreditando fortemente em Moro. Grande parte tem esse sentimento bem claro, vivo, pulsante. Noutros, isso está latente e eclodirá, certamente, com o anúncio de sua candidatura. Moro 2022

    1. Penso exatamente da mesma maneira Marcelo! Façam minhas, as suas palavras! #Moro2022! E se ele (por enquanto) achar que o ambiente jurídico aqui ainda esteja muito tóxico, temos outros como João Amoedo, Sen.Alessandro, Gen.Santos Cruz e milhares de nomes de gente do Bem! Antes porém, FakeNews e Destruição de Reputações, armas mais utilizadas por extremistas de esquerda e direita por aqui, precisam entrar na lista de crimes inafiançáveis!

  53. Brasil é um país estranho. Aqui até o passado é incerto. As imagens de um assassino cometendo o crime não valem e ele é um "suposto". As conversas de magistrados com criminosos pode (até para saber se o bandido está bem) e quando um deles é acusado pode determinar a abertura de inquérito, manda investigar e julga. Sem falar que se "mexer com um, mexe com todos".

  54. Nessas paragens, nunca ficou tão explícito, graças ao Capitão Mor, o quão frágil é nossa democracia, e o tão falho é a legislação e os critérios do sistema jurídico, do STF, da PGU etc. O Brasil está à mercê da rede criminosa de Curruptos, do Fórum Privilegiado e da Impunidade perpetuada. O mal está dominando o bem. O que fizeram com a Lava Jato e anulações de sentenças é uma grande vergonha, criminosa. A iniciativa da Ucrânia indica uma opção bem promissora, uma nova esperança nascendo.

    1. Infelizmente, a sociedade não tem memória. P.ex., vejam o que os deputados federais e mesmo senadores estão fazendo nesse governo. Fazendo mudanças na legislação e nas políticas públicas, as quais favorecem a rede criminosa de corruptos, e perpetuação da impunidade e do crime organizado?? Mas o povo humilde e ignorante não enxerga nada. A sociedade não sabe quem são essas pessoas e quais partidos, ou seja, quem é quem (?), que precisam ser expostos e pressionados, e não mais serem eleitos!?!?

    2. Essa rede anticorrupção poderia ter uma plataforma ou observatório, ué teria entre outros objetivos, a divulgação de materiais educativos, com linguagem popular, tanto para crianças como para a sociedade em geral. Promover eventos. As mudanças necessárias passam pela escolha nas eleições de novos políticos. A pressão da sociedade. Organizar um portal virtual com dossiês resumindo histórico dos políticos e gestores das instituições, e impactos para a sociedade: transparência sobre quem é quem.

    3. Acredito que o Sérgio Moro poderá ter um papel mais expressivo no combate à corrupção, se conseguisse formar uma rede anticorrupção. P.ex., englobando ONGs, Instituições de Direito, Associações de Juristas, e buscando parcerias internacionais. Que também possam influenciar novas gerações de advogados, juízes e gestores públicos, quiçá de políticos. Processo de médio a longo prazo. Muitas mudanças dependem de uma profunda reforma Legislação, Jurídica e da Constituição. Novos critérios e Congresso

  55. Sérgio Moro, meu Cumpade, eu estava me perguntando em que lugar se escondeu os camaradas da "terceira via" que não se posicionava quanto às atitudes arbitrárias do STF. Libertar criminosos perigosos, fatiar julgamentos, anular provas de corrupção, acabar com operações de combate ao crime organizado... Enfim, eis que VC, até o presente momento, foi o ÚNICO que se manifestou. Não atacando instituições, mas mostrando COMO resolver o problema. Bravo! Bravissimo!

  56. Artigo excelente do Dr. Moro, contribuição valiosa à discursão interna, Brasil, para construção de uma justiça mais confiável

  57. MORO PRESIDENTE! VAMOS LÁ GUERREIRO ESTAMOS ESPERANDO POR ESSA DECISÃO QUE MUDARÁ A HISTÓRIA DO PAÍS. CONTE CONOSCO QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA A GUERRA CONTRA ESSA CORRUPÇÃO NOS PODERES. VAMOS VENCER!! AOS BRAVOS COMBATENTES EX INTEGRANTES DA LAVA JATO NOSSOS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS. SERÁ O FIM DESTE CICLO DE MALFEITORES QUE CORROEM AS NOSSAS INSTITUIÇÕES E PROPORCIONA CRISES SANITÁRIAS, ECONÔMICAS, HÍDRICA E POR FIM ÉTICA. MORO PRESIDENTE E EX INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO🚔⚔☠

  58. Parabéns, Moro. Conte com meu humilde, mas combativo apoio para qualquer missão que se proponha a cumprir. Devemos-lhe muito!!

  59. Achei muito interessante o exemplo da Ucrânia, mas aqui estão acabando com a Lava Jato. Como essa corte vai ser criada no Brasil? Quem vai conseguir?

  60. Excelente texto, bastante esclarecedor. Continue ensinando aos brasileiros que precisam e querem aprender. Aos que sempre o considerarão Juiz Sérgio Moro.

  61. Moro, sensacional! Quando olhamos para as nossas instituções, vemos que os três poderes estão apodrecidos. Parece que a única solução é parar e começar de novo. Mas ainda que o fizéssemos, como garantir que não incorreríamos nos mesmos erros? Como garantir que o novo não seria pior ou ainda mais autoritário do que o velho? Essa experiência da Ucrania faz muito sentido. Tem lógica. Poderia ser uma esperança para nós. Mas aqui o nosso STF e legislativo não deixariam ideias como essa prosperarem.

    1. Os membros das instituições não tem visão de Estado e de futuro. O máximo que enxergam é o próprio contra cheque, os acordões escusos e os cálculos políticos para as próximas eleições.

  62. Contra Dr. Sérgio Moro: Lula, alma mais honesta do mundo Dilma Rousseff, mãe Pasadena FHC, Paulo Preto Temer, Rocha Loures Sarney, o castelo das areias BOLSONARO, milícia rachadinha… Renan Calheiros, fazendeiro oculto Jader Barbalho, perereca Geddel, dinheiro na mala Collor, aquilo roxo Palicci, o amigo do amigo

  63. Prezado senhor Moro, seria muito interessante esse conselho anticorrupção, mas como iria reagir a OAB, STF,STJ,TRIBUNAIS FEDERAIS,ADVOGADOS , hoje todos com viés políticos? e o CNJ? e o certo esse conselho deveria ser todos juízes de toga, sem indicação de políticos, senão a gente já sabe no que vais dar.

  64. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP Dr. Maurício Valeixo, PF Dr. Armínio Fraga, Privatizações Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento Dr. Paulo Hartung, Casa Civil Dra. Luíza Trajano, Indústria Dr. Gilberto Gil, Cultura Dr. Dimas Covas, Saúde Dr. Mozart Neves, Educação Dr. Gustavo Loyola, Economia Dr. Pérsio Arida, Petrobras Dr. Gustavo Franco, BC Dr. Suemi Koshiyama, Agricultura

  65. Dr. Sérgio Moro É UM LEGÍTIMO REPRESENTANTE DOS IDEAIS ILUMINISTAS: Igualdade de oportunidades, Liberdade de expressão, Fraternidade entre o povo brasileiro.

  66. Dr. Sérgio Moro ESTÁ PREPARADO PARA CONDUZIR O BRASIL AO BOM CAMINHO: Disciplina, Igualdade de oportunidades e paz social!

  67. Mais um excelente artigo trazendo uma ideia muito interessante para o país! Espero que o Sr. se candidate a presidente. É uma luta dura, mas o Sr. é a nossa esperança para o Brasil!

    1. Nossa! Isso está intalado na garganta! Acha que somente uma derrota desse senhor em 22, recolocara as coisas em seus lugares. Isso foi e será uma vergonha para a história de STF.

  68. Brilhante como sempre . É um começo . Se não sair candidato , 2023 , abrem 2 vagas no STF. Vamos saber eleger um presidente digno , para termos Dr Moro no STF

  69. Não falo tão bem, mais no Brasil tem excesso de políticos. Deveria ser bom, mais elegemos uma classe desprezível. Nem pensa em nós. E são responsáveis pelo STF que é outro ninho de desqualificado s

  70. Moro sempre traz exemplos de boas práticas para combater a corrupção. Suas ideias e propostas são fundamentais para tirar nossa justiça do pântano putrefato. Um dia elas vão vingar ...

  71. Aplausos... para o Senhor Dr. Moro em nos brindar com essa notícia, e também à esse país que amo tanto (tenho um filho nascido lá) da UCRÂNIA, por ter tido essa ideia brilhante em prol de soluções ágeis no enfrentamento à Corrupção. Tomara que seja implantado esse modelo em nosso país, mas que a implantação seja mediante mecanismo rigoroso dos candidatos a fazer parte dessa possível Corte.

  72. O senhor tem tanta força na eleição de 2022 que já estão tentando tirar o senhor do páreo com esse Novo Código Eleitoral. Tenho a esperança de ter seu nome na urna em 2022. #Moro2022

    1. Pleno acordo Marco! Nada mais esclarecedor da força de nosso #MoroOrgulhoDoBrasil do que a tentativa execrável de criarem leis que punem quem antes ousou prender corruPTos e Boçais! Destruir reputações e FakeNews são as maiores armas usadas por poderosos corruptos e com muita grana roubada guardada! #Moro2022!

  73. Brilhante dr Moro. Insista em divulgar essas suas mentalidades nobres, objetivas, quem sabe uma hora brota aqui uma corrente de gte boa determinada a levar esse país a sério 👏👏👏👏 Obrigada por mais essa visão

  74. Moro com meus 67 anos de vida só espero uma coisa para 2022 se candidate!! O país merece outra alternativa. um supremo corrupto sem credibilidade! as liberdades de expressão estão sendo reprimidas por este judiciário.Temos que mudar este país ou mudar deste país!!!!

  75. Felizmente, dr. Moro, há uma faixa enorme de brasileiros que comungam desse ideal de ver o Brasil no caminho de intolerância à corrupção; mas também há o contrário: muita gente, inclusive intelectuais, na contramao do combate à corrupção. Pode ser que o seu espírito de Missão, pela perseverança, nos conduza a essa realidade. Parabéns.

  76. Moro é o único herói brasileiro que reconheço. Ousou condenar boa parte da cleptocracia que saqueia rotineiramente o Brasil. Está pagando um preço alto, como eu, por ter apoiado o Bozo psicopata.

    1. Sem dúvida. É a nossa esperança. Quem sabe? É muito triste constatar a cegueira de alguns milhões de brasileiros. Quanto atraso, quanta ignorância, quanta mentalidade tacanha. Salve-nos, Moro!!!

  77. Excelente, nosso herói ! 😀 O mundo precisa saber o que se passa aqui. Falsos juízes sem notório saber jurídico, sem conduta ilibada e sem apreço ao trabalho. Advogados de partidos e não do povo, sequer foram juízes de 1a instância, não tem experiência ou capacidade de julgar. Tribunais políticos e sem capacidade de aplicação da Justiça necessária.

  78. Perfeito o seu artigo Sergio Moro. Temos que pensar fora da caixa p/ enfrentar os principais gargalos do NOSSO BRASIL. Veja só, o ex-presidiário Lula sistematizou o maior esquema de corrupção da história. Bolsonaro já usava o artifício corrupto da rachadinha e o seu governo é MAIS DO MESMO, com inúmeros esquemas de corrupção. O senhor e a Lava Jato foram contra o sistema, mandando para a cadeia diversos corruptos, simplesmente aplicando a LEI. Ñ tenho dívidas q o senhor será um ótimo PRESIDENTE.

  79. Não acredito no direito romano, não tem pais, Italia, Espanha, América Latina etc, com este direito que vai para frente. Tudo tem que ser julgado do zero! Qtos casos jugam por ano a suprema corte dos USA?

  80. Seria bom demais uma corte anticorrupção no Brasil. O problema seria os supremos do STF. Gilmar, Tofolli, Lewandovki & Cia. Eles não aceitariam não poder liberar seus corruptos de estimaçao

  81. Essa é uma excelente ideia para a Itália e o Brasil, por exemplo. Sempre que a corrupção dificulta as investigações e julgamentos de casos de grande corrupção (com pessoas ricas de dinheiro público e influentes no judiciário), a participação de juízes sem vínculos locais deve ser estabelecida. No caso Italiano, o heróico e admirável juiz Giovanne Falconi foi assassinado pelo histórico trabalho na Operação Mãos Limpas, precedente da Operação Lava-jato. Os brasileiros são gratos ao dr. Moro!

    1. O tema está lançado a tantos quantos desejem e possam ajudar o país a sair desse imbróglio judiciário em que estamos metidos. Estão moralmente convocados pela força da honradez e coragem do ilustre Sérgio Moro. Amém!

  82. Sr Moro ao invés de apresentar sua defesa às acusações e condenação de parcialidade no julgamento de Lula que trará gravíssimas consequências ao país o Sr tem a desfarcatez de falar na Ucrânia?? admita seus erros causados por ambição e arrogância

    1. Sr.Fernão!Só para relembra-lo além do Dr.Moro ,os 4 juízes do TRF também condenaram o Larápio e o STJ fez ...o mesmo!Dez juízes e todos erraram por ambição e arrogância! A tripla GiLewFoli apenas inventou uma história bisonha processual de que o foro era outro e depois a pirotecnia de validar informações obtidas por hacker. Sr . Fernão ...por favor poupe-nos de comentários descabidos.bfds

    2. Não há do que se defender. Não houve nenhuma parcialidade, a não ser a do Gilmar Mendes, Lewandowski e outros ao julgarem essa questão. Não há nada de errado em o Juiz conversar com o Ministério Público (o fiscal da lei), em busca da verdade real (conforme já bem dito pelo Ministro Fux, juiz de carreira e que já foi promotor de Justiça). Não houve nenhuma prova forjada nem qualquer conversa nesse sentido. Se Moro fosse ambicioso, teria ficado quieto e aceito a vaga no Supremo. MORO 2022!!!

    3. Putz grilo Fernao.. “desfarçatez” de novo?? Caracoo!

    4. O pior cegueira realmente é a cerebral!!!!

    5. Quando Moro demonstrou ser arrogante e ambicioso? Quanto ao caso do ex-presidiário Lula, é só analisar por quantos magistrados ele foi condenado. Moro Presidente 🇧🇷

    6. 1.Esse tb culpa o ex juiz p/ tudo,nessa eterna falta de argumentos de todo bolso-lulista.Bolso-lulista,sim,pois são todos farinha do mesmíssimo saco.2.A palavra é desfaçatez,meu caro.3.Se Moro fosse ambicioso teria cedido aos "argumentos" do psicopata.Q povo é esse q,qdo ñ adora um populista,oportunista,analfabeto funcional,amoral (às vezes imoral),corrupto e mentiroso,adora outro cujo sonho é ser o Hitler tupiniquim.Qdo teremos EDUCAÇÃO de verdade nesse país?Mas isso ñ interessa aos políticos..

  83. Talvez? O difícil será contornar a habilidade dos poderosos brasileiros em mancomunarem-se e usarem argumentos hipócritas como a "soberania nacional " para matar o projeto antes do seu nascimento.

  84. Parabéns pela lucidez de sempre Dr. Sérgio Moro. Que venha nossa última esperança em 2022. Temos que demonstrar no apoio. Não aos Senhores das Trevas. Após os últimos sofríveis acontecimentos somente um nome como Sergio Moro trará um pouco de alento ao povo brasileiro.

  85. Parabéns pelo artigo! Percebo que Sergio Moro tem lançado ideias neste espaço que comporão a sua plataforma de governo. Eu o apoio integralmente. Moro é a verdadeira terceira via contra o ex-presidiário Lula e o psicopata Bolsonaro.

  86. Excelente artigo. Merece ampla reflexão. O combate à grande corrupção requer soluções inovadoras. Do jeito que está é que não pode ficar!

  87. Muito bom! É isso. Foi direto ao ponto. E o ponto de partida de tudo que estamos vivendo, hoje, no Brasil, está na corrupção seguido da impunidade - ação derivada e/ ou retroalimentar da própria rede de corrupção.

  88. Mas a continuar nessas narrativas pouco relacionadas às dificuldades advindas do desgoverno atual, creio que nosso Moro, prossegue numa trajetória meio nebulosa ao nível das esperanças de uma grande parte da população interessada numa 3ª via, ainda não configurada. Adiante-se Moro, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

  89. É fato que Moro, se contorce em dúvida qto a concorrer a cargo majoritário em 2022. Com essa abertura dada pela Câmara, retirando do texto da reforma eleitoral o período de abstenção obrigatória a juízes e etc para serem candidatos em 2022, abriu-se um campo seguro para a possibilidade de Moro aventurar-se. Teria um grande impacto na atual conjuntura se Moro , finalmente, abrisse sua caixa de Pandora. Com essa “ca.gan.ça” do Jair em recuar, ainda que premido pelas circunstâncias Moro cresceu.

    1. Meu também e de toda a minha família, por favor, Sergio Moro, candidata-se, só a vossa excelência é a terceira via.

    2. O meu tbm!! Preciso ter esperança de novo! Há 40 anos venho tentando!

    3. O meu tbm. Preciso ter esperança de novo. Venho tentando há 40 anos!!!!

    4. O meu rambém. Oreciso ter esperança de novo . Há 40 anos cengo tentando!!

  90. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  91. A operação Lava Jato foi desmantelada e condenados foram soltos. A mentalidade de ver certos acusados de corrupção como um amigo ou amigo do amigo, apesar da penca de provas contra eles, parece justificar toda sorte de posicionamento.

  92. Sem dúvida, precisamos melhorar nossa governança e esta é uma ideia que deve ser debatida. A governança atual é muito falha. O Senado tem um papel fundamental, mas a performance é sofrível.

  93. Excelente artigo! Moro, sempre PERTINENTE... Ou IMPERTINENTE, dependendo de quem leia o artigo. Posso imaginar muitos beiços caídos, contrariados com essa sugestão. O que só me faz apoiá-la ainda mais ;-)

  94. Penso que Sergio Moro a quem devemos tributo e homenagem ao excelente trabalho de juiz na Lava Jato, deve deixar expresso que não irá concorrer à Presidência da República - a fim de evitar pronunciamentos de puxa-sacos como aqui se lê- porque é isso que se deduz de seu silêncio, em face das arbitrariedades do STF que lhe fez a primeira vítima, mas que arrastou consigo toda a nação. Namastê!

  95. Bastante interessante. Mas é preciso querer e por estas paragens o que mais querem é uma corte subjugada ou corrupta ou "amiga". Não sabemos escolher nossos representantes ou sabemos escolher muito bem? Que povo é este?

  96. Em um país tão contaminado por idéias estranhas como o nosso , e com instituições tão comprometidas com interesses diversos que não o bem-estar e justiça social, um olhar de fora seria bem-vindo. Mas com tanta gente perturbada e sociopata aqui dentro , já pensou na resistencia ?!?!?!

  97. Gostei. Os valores que são negociados pela grande corrupção - de tão significativos - envolvem transações financeiras com o exterior. Por que não fazer uma interlocução com o exterior - como a Ucrânia - fez para ajudar a resolver o problema? Infelizmente, no Brasil, até para nomear juízes de instâncias inferiores, a má política das indicações tem um peso significativo, afetando a isenção. Qual ou quais as possíveis respostas a esta última pergunta do artigo? Assunto para o Papo Antagonista?

  98. Interessante essa sugestão. Faltam-nos propostas como esta para tentar solucionar nossos principais problemas. É aí que o senhor faz a diferença. Obrigada.

  99. Muito Bom! Excelente! Lamentavelmente a maioria dos políticos no Brasil serão totalmente contra qualquer coisa que atrapalhe a grande corrupção.

  100. os candidatos brasileiros a essa Corte encontrariam uma maneira de faturar e muito nas suas sentenças também. O Sr. vai se candidatar a Presidente? Outubro está aí.....

  101. Parabéns, dr. Moro! Conte com meu humilde apoio e minha admiração sempre! O senhor é minha foto de capa do Facebook. Para ser sempre lembrado e exaltado pelo trabalho feito, apesar de, a cada dia, mais ter certeza que a corrupção domina todos os ambientes de Brasilia. Mas vamos continuar na luta por um Brasil melhor. Educação Saúde Justiça Trabalho.

  102. Lendo esse testo me leva a pensar que o que acontece nas cortes superiores do Brasil não é a falta de tempo para julgar. É a preguiça. Com a Lava Jato o trabalho dobrou e a desculpa e usaram esse fator como desculpa. O jeito foi acabar com a Lava Jato e soltar os grandes criminosos. Nós sabemos que muitos juízes ficaram podres de ricos com o dinheiro desviado dos cofres públicos pelos políticos e empresários. A prova maior é o LULADRÃO está fora da cadeia. Ele e seus amigos. Todos muito ricos.

    1. O ódio e a inveja que Gilmar, levandowisk e a corja toda, tinham da lava jato, do honrado Moro e honrados promotores JAMAIS pode ser adjetivada de preguiça!

    2. Preguiça? Santa ingenuidade!! Pode-se adjetivar juízes do supremo de qualquer coisa, menos de preguiçosos. Trabalham muito, sim. O problema é: para quem trabalham?

  103. O caso ucraniano de sucesso no combate à grande corrupção, aqui revelado por Moro, tem como pressuposto básico a “Revolução de Dignidade”. Para perceber a necessidade de tal revolução é necessário um povo de razoável nível cultural, caso dos ucranianos. Por aqui, somos vítimas perenes da sórdida armadilha preparada há muito pelos políticos: “Não te dou cultura, mas, também, você não precisa trabalhar para viver. Tem programas sociais.” Sem cultura, sem demandas importantes. Crime perfeito!

  104. O caso ucraniano de sucesso no combate à grande corrupção, apresentado por Moro, tem como pressuposto básico a “Revolução da Dignidade”. Para, perceber a necessidade de tal revolução é necessário que o povo tenha atingido um razoável nível cultural, caso dos ucranianos. Por aqui, somos vítimas perenes da sórdida armadilha preparada há muito pelos nossos políticos: “Não te dou cultura, mas você também não precisa trabalhar para viver. Tem programas sociais.” Sem cultura, demanda. Só votos.

  105. Dr. Moro, o Senhor nos traz esperança de dias melhores. Pense nisso e, principalmente, escolha um partido minimamente comprometido com o povo por ocasião de sua candidatura, pela qual rezo todos os dias

  106. Quando veremos algo assim no Brasil? Quando o poder dos Corruptos será detido? Quando poderemos ver no Brasil uma justiça sem reis, sem gilmares e toffolis?

  107. Moro, infelizmente aqui, banana tá comendo macaco. As condições políticas, criadas pela LJ foram perdidas, com a eleição do "capetão" de fancaria. Vc já deu sua contribuição. Obrigado. Cuida da vida e da família. Sorte e saúde.

  108. Obrigada! Dr Moro pela reflexão, infelizmente, nas terras tupiniquim temos uma colcha de retalhos do oportunismo, da impunidade e do patrimonialismo, a CF 88, que se intitulou cidadã, criadora de castas familiares do poder não permitiria a criação de um tribunal desses meninos moldes contra a corrupção. Seria factível através de uma revolução do povo ou de uma nova constituinte.

  109. #ObrigadaMoro quero tanto o seu bem que não desejo vê-lo entrando na política...concorrendo com tantos sujos...mas...se por acaso optar por isso sempre terá meu apoio.

  110. Pessoas com a sua inteligência e coragem, precisam ajudar esse país a sair desta lama... Vamos seguir na luta ... Escolha ser candidato ou apoiar alguém .. Vamos em frente !!

  111. Fazer a coisa certa sempre! Um modelo muito interessante! Mas o desafio, no nosso caso, será o processo de escolha dos membros da nova corte, tendo em vista os processos de escolha previstos na Constituição Federal ( Art. 49, XIII; e 52, III) para cargos de alta relevância, sem falar dos processos de julgamento dos mesmos cargos. Quem está, de fato, disposto a abrir mão de poder para “consertar” o Brasil?

  112. Deveria existir no Brasil, os mesmos critérios para ser candidato a qualquer cargo público, que os servidores têm que atender... Idoneidade Moral e Reputação Ilibada! Se é permitido ter mil e um processos nas costas, o que já caracteriza suspeitas, pode se candidatar... o resultado dá nisso, só tem bandido na política... tirando algumas pouquíssimas exceções!!!

  113. Show Dr., ontem caiu a restrição que tentaram inventar, sei que vai ser duro, mas tem uma nação apoiando punição à altura para os bandidos políticos e também os de toga.

  114. Interessante esta composição. O grande problema que vejo serão os políticos aprovarem alguma coisa parecido. A maioria é bandido e corruptos, fora na esfera judiciária. Tem um STF que descontou toda a Lava Jato e solta todos os bandidos e pilantras. Talvez nas próximas gerações podermos ter pessoas melhores ocupando funções políticas, a começar pelo Sr. em 2022.

  115. Esse sentimento de injustiça que há neste país surgiu pelo desejo de vingança de ministros do STF - Gilmar Mendes, Lewandowski e Toffoli - contra Sergio Moro e contra a Lava Jato. Quem esse juizinho de primeira instância pensa que é por querer punir corruptos de nossa estimação? Tem de haver um organismo com participação de outras nações civilizadas que seja capaz de reverter injustiça como essa praticadas por juízes do mal e com mais poder.

    1. Sei que está demorando Mas EU ESPERO MORO.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO