LeandroNarloch

A OMS adverte: “Love”

17.04.20

O pandemônio das últimas semanas rendeu declarações assustadoras e intrigantes. Segure-se que lá vão alguma delas:

“Deveríamos tornar o confinamento permanente para combater o aquecimento global”.

“A pandemia evidencia a crise do capitalismo.”

“É só uma gripezinha.”

A mais perturbadora de todas apareceu na minha timeline ontem, quinta-feira, 16, às 14h45. No Twitter, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus (doravante Dr. Tedros), declarou solenemente:

“Love.”

Só isso mesmo, leitor: “amor” e ponto final.

Todo o dia o Jornal Nacional, naquele tom didático e moralista, me manda seguir as recomendações da OMS. Fui ver as recomendações da OMS e elas diziam:

“Love.”

A OMS é fonte de toda a autoridade científica sobre o vírus, dizem os jornalistas. Então seria o amor a nova cloroquina? Estaria o diretor-geral da OMS recomendando amor em vez de ficar em casa? Não, né. O amor aproxima as pessoas, tudo o que não precisamos nesta quarentena.

Acompanho o perfil da OMS e do dr. Tedros porque espero respostas para as pataquadas da organização durante essa crise. A OMS agiu no início da epidemia como marionete da China, fingindo que a situação estava sob controle. Em 14 de janeiro, avisou pelo Twitter:

“Investigações preliminares conduzidas pelas autoridades chinesas não descobriram evidências de transmissão entre humanos do novo coronavírus identificado em Wuhan.”A essa altura, Hong Kong já sabia de uma epidemia de pneumonia no sul da China. Já tinha aumentado a inspeção de viajantes vindos de Wuhan, já havia restringido visitas a hospitais, já discutia a necessidade de uma quarentena. Mas a OMS preferiu confiar nas autoridades da ditadura chinesa.

Estudos mostram que o coronavírus seria contido localmente se a China, em vez de perseguir médicos e jornalistas que alertavam sobre o problema, tivesse agido três semanas antes. Mas o dr. Tedros preferiu fechar os olhos para isso e elogiar seus financiadores: “De muitas maneiras, a China está definindo um novo padrão para a resposta a surtos. Não é exagero”, disse ele em 30 de janeiro. Não é exagero: é amor.

Catorze dias depois, quando o vírus já se espalhava pela Itália, Irã e França, um executivo da OMS disse que a epidemia estava controlada no mundo. “Não há aumentos dramáticos de transmissão fora da China”, disse.

Como conta o Cedê Silva no vídeo “Os Interesses Inconfessos da OMS”, de O Antagonista, uma das primeiras ações do Dr. Tedros na direção da organização foi nomear Robert Mugabe embaixador da boa-vontade. Decidiu revogar a decisão no dia seguinte, pois não pegou bem dar um título desses para um dos mais desastrosos ditadores da África.

Por que o Dr. Tedros toma tantas decisões erradas? Não deve ser falta de caráter nem ignorância. Deve ser outra coisa: “love”. Dr. Tedros ama demais – mas ama as pessoas erradas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Seu uma pessoa dessas, fez e, muito provavelmente, ainda faça, coisas pavorosas como essa, como podem os países aceitar ele ainda no comando da organização se o mesmo não tem a moral e a isenção que o cargo exige? Porque os jornais, incluindo no Brasil, não dão o peso de direito a esses fatos? Como confiar em uma empresa que, no geral, adota dois pesos e duas medidas?

  2. Os EUA prenderam um consagrado Professor de Harvard que está sendo investigado por receber 150 mil dólares por mês além dos salários como CONSULTAR DA CHINA PARA ASSUNTOS DO CORONA VIRUS!!!!!! Eu desconfio que há alguma azeitona nesta empada.........

  3. O Diretor da OMS deveria ser julgado por omissão ou, até mesmo, por dolo. Atuou deliberadamente a favor da China, na tentativa de abafar o caso. Foi conivente ao abafar a gravidade e doloso enquanto segurou a situação, evitando declarar a pandemia. Isso teria salvo milhares de vidas, economias, etc. Portanto, merece total desprezo e pressão para ser julgado. E a OMS deve ser revista ou extinta, não é eficiente e trás apenas gastos aos países. Esses recursos devem ser melhor aplicados localmente.

  4. quero ver meu comentário publicado, ainda sou assinante. E meu comentário não tem nada de agressivo, talvez contrarie os editores mas agressivo não é. É liberdade de expressão somente.

  5. Ótimo texto. Honesto intelectualmente.Siga o exemplo de Ana Paula e vá para Revista Oeste. Gostaria de ler seus artigos lá, pois não renovarei minha assinatura da Crusoé por motivos óbvios

  6. Parabens pelo comentário! Voce é a Ilha!!! O resto fazendo ativismo e fofoca! Perdemos a Ana que faz muita falta. Perderei suas sensatas e pertinentes analises ja que nao renovarei a assinatura.

  7. Lamentável ter que escrever isto, mas Leandro Narloch é o único comentarista com lucidez nesta inexplicável Crusoé...os demais, pelo que leio, são "paus mandados" dos políticos de ocasião...até o moço de Veneza, a quem tantas e tantas vezes aplaudi, por seus comentários lúcidos e verdadeiros, diga-se de passagem, agora "virou o fio"...

    1. O problema do moço de Veneza não é o que ele escreve (de resto desimpirtante) mas como ele escreve: muito ao contrário do Sabino, do Norloch e do Goyaba, escreve mal pra bruto!

  8. Até aí de receber dinheiro estava tudo bem com o Dr. Tedros, temos essa tendência em defender, agora nomear Robert Mugabe embaixador da boa vontade? Um ditador corrupto, não respeitava os direitos humanos, comunista, 30 anos no poder, errar por ignorância até dá para perdoar, agora ciente do caráter corrompido de Mugabe, ainda nomeia? não dá para confiar em uma pessoa dessas.

  9. Tedros...Tedros, não seja inocente, sabemos que o dinheiro das contribuições poupudas da China, Estados Unidos e outros falam mais alto, mas o preço da irresponsabilidade e muito mais ainda...Tedros!

  10. Uma organização a serviço do comunismo. escondeu o holocausto chines. Parabéns OMS. Vocês são um dos maiores responsáveis pelos milhões de mortos no mundo.

  11. Esse marxista vagabundo tem que ser responsabilizado pelo que fez e consequentemente ser condenado a prisão perpétua, caso não seja possível fuzilá-lo. Quanto à DITADURA chinesa (isso sim srs., é ditadura, não a que vcs dizem que houve aqui), depois do que afirmou o Dr. Montagnier (Nobel de Medicina), dizendo que o virus chines foi criado em laboratório, deverá ser julgada num tribunal internacional e pagar pelo desastre que causou. COMUNISMO É O CANCER DA HUMANIDADE!

  12. A OMS é puro cabide de emprego de corrúptos. Viram a última fala do Tedros? Parafraseou o Bolsonaro...Sabe como é...o Trump segurou a grana....

  13. A o OMS passou a agir politicamente e não cientificamente..... tutelada pela China após a manipulada eleição do Dr. Tedros com a alteração no corpo dos eleitores, conforme vídeo de Cede Silva em O Antagonista

  14. Inadmissível a posição da OMS. Como pode manter um sujeito, no mínimo incompetente, em sua gestão. Mais ainda, me admira a entidade ser regida por alguém de um Após que sequer tem Maia de 3 ou 4 hospitais... sem preconceito, mas um conceito.

  15. >>> Lucidez em meio ao Distúrbio Mental do BolsoVírus. >>> OMS é uma grande ONG como as Nações Unidas - ONU -, sustentadas em grande parte pelos Estados Unidos da América ...

  16. A resposta a sua última pergunta é clara. A ONU é povoada por esquerdistas, e é claro que neste caso este senhor e sua equipe considerou isto em todas as decisões, isto é, proteger a China e seus ditadores.

  17. Como vc mesmo falou, a OMS foi marionete da China e trouxe muitas mortes ao mundo. Vamos ver se alguma coisa vai acontecer com ela!

  18. Perfeito. Precisamos reagir de forma mais critica ao que se diz sob a tutela de "marcas mundiais"; elas estão caindo uma a uma graças aos seus inconsequentes mandatários.

  19. A OMS preferiu confiar nas autoridades chinesas... naaaaaaaao.... mananinanao... eles são capacho da ditadura chinesa. A china está para a OMS assim como Jorge Jesus está par ao Flamengo... o q passar disso, é falácia.

  20. Esse Love me parece um $O$ por piedade e caridade. As virtudes Fé Esperança e Amor (Caridade) são discutidas por Bergoglio e Skorka no capítulo 13 Sobre a Pobreza in Sobre el cielo y la tierra. Vale a pena ler a discussão sobre os diversos sentidos de amor e caridade.

    1. Muito bom seu texto!!! A velhaChina comprando tudo!!!! Até a OMS e quem estiver à venda, ou seja, TODOS!!!!!!!

  21. Excelente texto! O que eu acho incrível que todo o jornalismo mundial só se baseia pela OMS. Ainda bem que jornalistas como vc expõe essa situação absurda!

  22. Leandro, obrigado pelo texto, uffffaaaa... salvou-se uma visão clara da situação. Como está gente tem medo do Partido Comunista Chinês, único responsável por esta tragédia mundial.

  23. Interessante, quando algum político brasileiro fala isso, o presidente, o filho ,02 ou qualquer outro, é linchado pela imprensa e (falta de) opinião pública. Seria o complexo de vira-lata do brasileiro???

  24. OMS! Jiunto com os comunistas chineses é a maior culpada da disseminação do vírus pelo mundo!! Agora a Inês é morta!! Isolem a China e não enviem mais recursos para os comunistas da OMS!!

  25. ONS é uma organização política e nunca foi científica , a não ser para o demitido tardiamente ministro, detentor do monopólio da ciência. Agora resta aos seus seguidores substituir a ciência por LOVE. Para tanto já atacam o novo ministro por ter falado sem nenhum LOVE, sobre a escolha de Sofia, como se não o fizesse como um alerta e não uma proposta

    1. Caro Xará, este pessoal que está na OMS são médicos fracassados , médicos que não tem clientela . Veja se a turma Top do Einstein, do Sírio Libanês, do H cor aceitam cargo destes. Nunca, até porque a remuneração não é alta em se tratando de alguém competente.

    1. Germano, impagável é um termo corrente do idioma. O Magri criou o imexível!!!

  26. Tem certeza que esse "LOVE" ´é mesmo o velho e conhecido love companheiro da peace do movimento hippie e não alguma sigla? Tipo "Low" qualquer coisa?

  27. Parabéns Leandro. Você é um dos poucos da Cruzoé que faz eu continuar com a assinatura. O contra ponto são alguns da Cruzoé que parecem que fizeram estágio na folha de são paulo, veja, globo lixo, etc.

    1. Por causa desse cara da oms o Brasil não usa a cloraqina. que todos sabe.os é eficiente. uma pena. tantas vidas poderiam ser salvas.

    1. Adoro as musicas dele como do personagem em si, mas detesto o ser humano que escreve coisas tão lindas e praticava outras horríveis como "abraçar" e glorificar os maiores genocidas de então, além de ser um ingrato com a tia que o criou. Um personagem maravilhoso dentro de um ser desprezível.

  28. Excelente comentário que deve ser divulgado pelas pessoas de bom senso, não é possível que o povo brasileiro tenha emburrecido tanto , talvez pelos anos negros do petismo que passamos. Deveria ser encaminhado e lido pelos governantes imbecis que recentemente elegemos, Doria, Witsel, Caiado e outros coronéis do Brasil

  29. Seu artigo é parte da pouca coisa que se pode aproveitar desta revista que se considerava ser "da boa imprensa". O que aconteceu com a Crusoé?

  30. E o que isso tem a ver com o Brasil? Temos um “amigão” na Casa Branca que vem sendo alertado pelos próprios assessores e serviços de inteligência, desde 18 de janeiro, de todos os riscos inerentes à pandemia, com estimativas alarmantes de número de mortes, prejuízos econômicos e recomendações de fechamento de fronteiras, isolamento social etc. E o que fez Trump? Preferiu o negacionismo, não alertou seus maiores puxa-sacos na América Latina nem o povo americano. Causando inúmeras mortes...

    1. Em qual quadrante do Universo q vc vive q a Covid19 tornou-se um MOSTRO no Brasil?

    2. ...Trump e o Brasil nunca dependeram da OMS para obter informações ou recomendações sobre a pandemia e mesmo cientes da gravidade da crise, preferiram negá-la e procrastinar, traindo seus próprios povos. Tal qual ocorreu com China e OMS, interesses políticos impediram EUA e Brasil de atuarem de forma transparente e honesta de modo a preservar vidas. Mas é conveniente para um ideólogo direitista desonesto, como Narloch, omitir os pecados da direita e jogar toda a culpa no colo da “esquerda”.

  31. essa OMS e seu Dr. Tedros é um vexame internacional, acompanhei desde o início as declarações da OMS e era mais que evidente que se tratava de uma pandemia e que o governo chinês tentava abafar de qualquer jeito.....deveriam ser processados china e OMS pela morte de tanta gente , muita mentira e irresponsabilidade. o Trump está certo em cortar a verba e o Brasil que faça o mesmo , não cumpriram a missão deles.

    1. Que argumento mais inteligente e educado, Álvaro. Já ouviu falar em projeção?

    2. Ô xara. Concordo contigo e acrescento: faltou o multiplicador 2 (ao quadrado) a respeito do aludido personagem-burro ao quadrado. AlvaroCosta/df

    3. Eduardo, você pra ser burro só falta as penas porque coice você já sabe dar

    4. Ora, se era evidente que a OMS estava mentindo, por que confiaram nela e seguiram suas orientações. É um contra-senso. Se até você percebeu...

  32. A ONU se tornou pior um pouco desde a militância do Celso Amorim e países associados do esquerdistão; essa desgraceira, o Sérgio Amaral, Ricupero e outros formalistas do Itamaraty não pontua no mesmo tom de jeito nenhum do que pontuaram na questão chinesa recente ou em relação ao Flávio Bolsonaro. A esquerda latino americano é só lambança. Tá com dó? Lembre-se do apoio dela a Venezuela pra instalação do regime chavista do fim do mundo.

  33. A canalhice e o despreparo são comuns tanto na Esquerda como na Direita. E tanto quanto no tal Centro, consequente acomodação intermediária. Elas são inerentes à infalível e nociva sobreposição da política aos puros idealismos e às ideologias idem. Sempre que se der espaço a um político, por mais belas que sejam as suas intenções, dificilmente ele se livrará das piores tentações de se transformar em uma besta cruel e selvagem. Daí os ‘freios’ das Constituições...

  34. Muito boa a matéria Leandro. Um pouco de oxigênio na mídia faz muito bem a todos nesta pandemia. Lamentável o posicionamento do partido comunista chinês e mais ainda o papel conivente da OMS.

  35. "Dr." Tedros, como perfeito idiota etíope que é, tem o mesmíssimo comportamento de um perfeito idiota latino americano ptralha, ou um perfeito idiota europeu de "centro-esquerda" . Quando a coisa aperta, e não tem como esconder suas atitudes canalhas, apelam para o "amor"...que lindo!

  36. Leandro, seja mais cuidadoso e se informe. As agências das Nações Unidas trabalham sempre com dados oficiais dos países, elas não têm autonomia para fazer estatísticas independentes. Os números das safras que a FAO apresenta são dos Ministérios da Agricultura, e assim por diante, E mesmo com essas limitações fazem um bom trabalho. Nesse momento, apesar de caber ajustes, as criticas irresponsáveis à OMS me parecem mais uma busca desesperada de culpados por quem não vê o próprio rabo.

  37. Leandro, ninguém mais que a China (o seu politburo, diga-se), ama o capitalismo e vice-versa. Investidores do mundo e a casta da elite politica e executiva chinesa são apaixonados. Toda essa crise cruel que aterroriza a humanidade, inicialmente abafada, principalmente pela mídia, é produto desse amor desavergonhado. Louco eu? A História contará...

  38. Tedros é etíope, foi naquele país que nos anos 70, o comunistas deram um um golpe de estado e mataram o rei, não por coincidência depois a Etiópia virou sinônimo de fome e coloca fome nisto, e morreram milhões, o comunistas juravam que era por causa das secas, mas secas acompanham aquele povo há milênios e nunca foi causa de tamanhas tragédias, pois este Tedro da Oms veio desta trupe e hoje quer nos convencer a ficar em casa, não sei se eu devo rir ou chorar.

  39. O que estranha são alguns fanáticos defensores da OMS, não sou favor a sua extinção, até porque ela já teve papel relevante. Porém, atual gestão precisa responder por negligenciar informação!

  40. Fico admirada que os países ainda participem dessa organização, mais um meio de espalhar o comunismo pelo mundo às custas dos trouxas.

  41. Meus aplausos, Leandro. Um pouco de luz através desta cortina de fumaça que nossas mídias e políticos estão erguendo faz um bem danado!

  42. Ah! cusoé...descobriu agora .... aleluia! O vírus chinês foi gerido e parido lá...logo... é chinês! E nisso não há nenhum racismo, é óbvio e incontestável! Quanto a esse pilantra da oms ... só está lá porque a china COMPROU governos africanos para votarem nesse cara... Esquerdalha , precisa desenhar!

  43. Narloch é lúcido, não tem o rabo preso , gosto da sua coragem em apontar o que a maioria da imprensa nega-se a fazer. Que a OMS é braço da China e também quis esconder a origem e as consequências do covid-19.

  44. a OMS merece TODAS as acusaçoes que lhe são feitas por TRUMPP. Orgão INUTIL e IRRESPONSAVEL que só quer $$$ dos paises ricos para ficar viajando e discutindo "o sexo dos anjos" mundo afora, se hospedando em hoteis de luxo em TODOS os paises e sendo reverenciado por ditadores , que facilmente compram" seu silencio" quanto às situaçoes detectadas em seus paises !!!

    1. Aliás a ONU toda já cumpriu seu papel como liga das nações, hoje é apóio da esquerda mundial, dentro dos Estados Unidos.

  45. É fato, a China atrasou comunicações e medidas e quase dois mêses, a organização internacional OMS como outras tantas respondem aos interesses dos que mandam no mundo, não havia e não há ainda uma capacidade organizada de responder a estes riscos sistêmicos. A metodologia: tentativas e os culpados são outros!

  46. Perfeito como sempre, Leandro. O jornalismo de aluguel é complacente com o senhor Tedros diante deste e de outros males que assolam o mundo. Com certeza, esse veículos têm fundada$ razõe$. Aproveito para lhe pedir, Leandro, que Crusoé nos explique os motivos da suspensão dos comentários na seção " Diário ". Seriam os mesmos motivos da censura rasteira em O Antagonista, ou desrespeito a quem como eu pagou por uma assinatura?

  47. O autor esquece um pequeno detalhe. As recomendações da OMS não foram e não são criadas pelo Dr. Tedros. Há um corpo técnico que há muito trabalha nisso. Como no Brasil, as questões políticas só tem atrapalhado. Qualquer semelhança entre o Dr. Tedros e um certo capitão não é mera coincidência

  48. Gostaria de entender o motivo para q informações como essa circulem pouco! Acho isso tão importante, não podemos confiar nas autoridades e isso torna tudo mais complexo

    1. Putz grila. Até que enfim um comentário razoável e aproveitável. Caracooo! Fiquei fã dessa japinha, ou tailandesa, ou vietnamita, tanto faz. AlvaroCosta, só tem um, e sem assento.

    2. Estou aqui só esperando pelo século 22 porque esse já pirou. A ciência confrontada pela religiosidade estúpida e filosofia de botequim. O século do narcotráfico, dos direitos humanos de quem vive às custas de quem produz,dos bons diálogos com terrorismo, do flerte com ditaduras ,enfim, o século do amor. Viva o amor.

  49. É só oque faltava , agora a culpa é da OMS . Isto é o desespero dos líderes De vários países e seus seguidores de tentarem desviar as suas próprias responsabilidades !

    1. Pois é, a culpa é da OMS que um certo presidente e seu "ctrl+c, ctrl+v" estavam desmerecendo a pandemia quando ela já infectava milhares por dia na Itália, Espanha, Alemanha, etc, e matava centenas por dia nos dois primeiros. Fácil culpar a OMS agora (que cometeu seus erros, é verdade), mas coronavírus já era piada recorrente em janeiro. Só foi surpreendido quem quis.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO