RuyGoiaba

Viaje bem, viaje Guedestur

14.02.20

Nada me deixa mais feliz do que quando o Brasil escreve esta coluna por mim — ou, se não escreve, pelo menos levanta a bola redondinha para este goiaba cortar. Há temas que se impõem, e o de hoje não tem como deixar de ser Paulo Guedes demonstrando a sensibilidade social de Odete Roitman ou Caco Antibes: com o dólar baixo, até “empregada doméstica” viajava para a Disney.

Constatamos que o Bananão tem, além de um presidente tiozão do churrasco, um ministro da Economia vilão de seriado ruim da Globo (depois ele tentou consertar e ficou ainda pior: “Todo mundo tem que ir para a Disneylândia conhecer um dia, mas não três, quatro vezes por ano”. Tudo bem ir uma vez, mas vê se não abusa, ô pé-rapado). Ou o maior petista do Brasil, porque nem João Santana produziria propaganda tão boa — é só mostrar Lula falando “a elite odeia pobre andando de avião”, cortar e emendar com essa fala do Guedes.

O que ninguém percebeu até agora é a oportunidade de negócio na frase do nosso ministro Faria Limer/Lebloner: uma agência de viagens pelo Brasil, só com pacotes de baixíssimo orçamento para a pobraiada que sabe o seu lugar e não fica com essa história de viajar para a gringa. Vamos chamá-la de GUEDESTUR. E já tenho uma lista de destinos turísticos maravilhosos. Se você é empregada, tome nota; se você é patrão, mostre a lista para a sua empregada. Quem sabe ela para com essa audácia de querer ir pra Disney e subir pelo elevador social.

– Guarulhos Maravilhosa

Se você não pode viajar para a Disney, pode pelo menos ir para o aeroporto ficar vendo avião subir e descer. Depois completar com um rolê no Parque Shopping Maia – a atração número 1 da cidade, de acordo com o TripAdvisor — ou no Internacional Shopping. Mas cuidado para não juntar muito pobre nesse rolê nos shoppings, que senão alguém chama a polícia para descer o cacete.

– Cubatão Sedução

Cubatão era mais interessante nos anos 80, quando, como dizia a música do Premê, tudo era verde — incluindo casas e pessoas. Hoje, há no município um parque ecológico com belas cachoeiras, mas é obviamente mais legal passear pelas indústrias do polo petroquímico e aspirar a fumaça das chaminés.

– Fim de Semana em Long Beach

Praia Grande é um lugar clássico do litoral paulista para você viver intensamente o estereótipo do pobre. Leve frango com farofa, caixas de som e muita disposição de dar um tchibum nas águas 100% impróprias.

– Um Tour pela Avenida do Estado

Toda a delícia de flanar, às margens do Tamanduateí, pelo caminho mais feio do Ocidente. Lugar repleto de beleza essencial, naquele sentido usado por Saint-Exupéry no “Pequeno Príncipe” (“o essencial é invisível aos olhos”).

– Wet‘n’Wild na Enxurrada

Para que pagar caro por um dia no parque aquático? Aproveite as chuvas e a incompetência do poder público nas capitais brasileiras, pegue seu snorkel e seu pé de pato e mergulhe de cabeça nas enchentes — ou experimente a emoção radical do surfe na enxurrada. (Pacote com leptospirose não opcional.)

– As Emoções de um Arrastão no Rio

Esse vale apenas para o pobre que mora em São Paulo — ou em outras cidades que não sejam o Rio de Janeiro — e está muito curioso para saber como é ser assaltado em lugares diferentes. Os turistas também podem brincar de “miliciano ou traficante?” e até ganhar bala de brinde no final da viagem.

– Em Busca da Perna do Rei Roberto

A Guedestur leva muito a sério a sugestão do ministro para que os brasileiros viajem a Cachoeiro de Itapemirim, a Atenas Capixaba. “Vejam que bonito”, dirá o nosso guia, “exatamente aqui passava o trem que levou a perna do nosso querido rei Roberto Carlos! São tantas emoções, bicho.”

***

A GOIABICE DA SEMANA

Curti demais esse remake de “O Exorcista” que está sendo filmado no Vaticano. Ainda não descobri se é o Jonathan Pryce, de “Dois Papas”, ou o Max von Sydow no papel do papa Francisco, mas a participação especial de Lula como o homem possuído pelo Cramulhão é perfeita escalação de elenco. Sai, capeta!

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisÉ muito emocionante ver o papa Francisco em plena sessão de exorcismo

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Em busca de vergonha na cara,é meu conselho ao Goiaba,fazer troça do Roberto Carlos,que tem essa fase de sua vida como a mais sofrida,é no mínimo falta de respeito.Roberto é o "Cara",enquanto vc é o Bicho da goiaba. Já o achava um lixo,agora,nem isso.

  2. Sensacional!! Mais uma goiabada com muito bom humor e aproveitando bem essa avalanche de razões para fazer piada. A despeito de ocuparem lados opostos na dinâmica política, a inflação de gafes indica que usam no terreno das políticas públicas, os mesmo métodos risíveis.

  3. Sempre gosto muito, mas dessa vez achei de muito mal gosto a brincadeira com o triste acidente que ocorreu com a então criança, hoje cantor Roberto Carlos.

  4. Goyaba, vc pisou no meu calo novamente...como cambucetence legitimo, nasci, morei e estudei no Cambuci, tenho as melhores lembranças da Av. do Estado. Até mesmo quando ela transbordava e cobria totalmente o Fusca vermelho do meu pai....sacanagem falar que aquilo é feio ... Por falar em sacanagem, levanta a mão aí quem tá a fim de pagar férias na Disney pra faxineira....

  5. Cambada de hipócritas todos nós pensamos igualzinho ao Ministro quando estamos m Casa com os amigos ...De Goiabas e Goiabadas ando de saco cheio nos meus curtos 68 anos ... E tudo a lesma lerda ... todos querendo sair bem na fotografia ... inclusive o articulista ... Realmente o último reduto da mídia é composto pelos mesmos "cheirozinhos" a quem supostamente combatem ... Não tenho mais idade e saco para aturar esses Zé Goiabas que querem causar .. Um grande abraço e beijos "hipócritas" a todos.

  6. 🤣🤣🤣🤣 Nesta semana o Goiaba tá inspirado. Ri muito. Mas também né? Como ele diz, quando tem.piada pronta é só repercutir com bom humor. Só discordo sobre dizer que Guedes se inspirou em programas "ruins" de humor da Globo. Sai de Baixo era muito bom. E Falabella criou um ícone do humor, o inesquecível Caco Antibes. Do tempo em que, no humor, se fazia crítica politica e social sem precisar "lacrar".

  7. O exorcista III. Lula leva tão a sério o papel, que desde que aprendeu a fazer as obras do 😈, não consegue mais fazer nada que não tenha haver com o papel do tinhoso.

  8. Espetacular... difícil saber qual o texto mais gaiato... Um de alto teor para a turma dos Cumpanheiros só jogar o fósforo... A outra, pra turma do "meu jatinho minha vida" se esbaldar...

    1. Amei os textos do Goiaba e sua tirada “meu jatinho minha vida”. Kkkkkkkk

  9. Texto muito inteligente utilizando nossas mazelas como “pacotes turísticos”. Ri muito apesar da tristeza em saber que são verdadeiras as nossas mazelas

  10. Já recebi 6 vídeos do papa com a mão na cabeça do Lula e com essas frases: 1) Vá e não roubes mais. 2) Devolve o dinheiro/Do povo brasileiro! 3) Papa: Deus perdoe seus pecados. Lula: Não são meus, são de um amigo meu. 4) O Lula sempre foi religioso, em cada obra levava um terço. 5) Te benzo te curo com mijo de burro. 6) Te benzo te trato com bo-ta de rato.

  11. O Paulo Guedes foi infeliz na sua colocação quanto à classe humilde, porem o que fico indignado é que para a imprensa geral o que tem de deslize neste governo já caem matando. O que fizeram calados nestes treze anos em que a PTzada pintou e bordou pelo país e "ninguem viu" !?

    1. O Vaticano não é exatamente um exemplo a ser seguido...

  12. Kkkkk. Pode trazer a prancha tb pra surfar nas ondas chovidas do rio Arrudas em Beagá, uma cartela d doenças flanando nas águas pra lá d impróprias

  13. Com dólar baixo ou não, Praia Grande é bem melhor que a Disney, talquei! Na Disney, por exemplo, não tem o tiozinho da queijadinha nem a raspadinha de groselha, hehehe!!

  14. E o Lula fazendo um sacrifício ao viajar em voo comercial (mas na classe executiva) para visitar o Papa franciscano? Ninguém percebeu isso? O homem do povo que já confessou que só viajava em jatinho fretado não quis esnobar ao visitar o Papa vermelho.

  15. A Guedestur podia fazer pacotes de caravana também para a Vila Mimosa. Nego querendo ir pra Holanda fumar maconha e ver garota de programa em vitrine vermelha, quando tem aqui no Rio a oportunidade de turismo narco-sexual a preço de banana.

  16. Que canseira! Que gente hipócrita! Empregada doméstica, além de ter sido um símbolo, não tem que poder comprar o que não tem dinheiro para comprar. Ao menos é assim na lógica não socialista. Isso não tem nada a ver com pobre deixar de ser pobre, o que todos desejamos, mas só acontece para alguns, nunca para todos. Ou seja, se alguém deixar de ser empregada doméstica e ganhar mais, poderá ter dinheiro para gastar com o que não podia antes. É tão óbvio!

  17. É exorcismo dos brabos, só faltou a presença da Manuela D’Ávila e do Haddad, notórios comunistas, com aquelas caras de paisagem, mastigando hóstia como fizeram na campanha presidencial do poste lulista. O Papa, para lembrar Jesus, na passagem com os dois ladrões, escolheu mal, ficou com aquele que não se arrependeu, que o vulgo chama de o mau ladrão. Inaugurando assim uma nova fase para a Igreja que ‘ao invés da opção para os pobres’ temos agora a ‘opção pelos corruptos’.

  18. Goiaba, você é o bicho dela mais gostoso de devorar!!! Devorei enquanto me esbaldava de ...RIR!!!! São Lafrário CRAMULHÃO...

  19. pelo jeito a guedestur só tem pacotes para conhecer São Paulo, domésticas que moram em outro estado ficaram sem nada. o goiaba é bem exclusivista..

  20. Sem duvida nenhuma a melhor coluna do Rui Goiaba, desta vez ele se excedeu. Sugiro mais um pacote para incluir na Guedestur, Portugal de navio e a famosa cidade italiana de Fanculo

  21. Acrescente ao pacote de Cachoeiro de Itapemirim uma esticada da Marataizes - a praia mais sem graça do ESpírito Santo, local preferido por 11 entre 10 cachoeiranos para curtir o verão. Com as chuvas que assolaram a "Capital Secreta" e considerando a proximidade entre a foz do RIo Itapemirim - e não "Rio Cachoeiro", Roberto... - as águas da praia devem estar com um tom especialmente vivo de marrom. Perfeito para a proposta do Ministro.

  22. Sensacional. Adorei as opções da agência de turismo do Ministro que diz o que realmente pensa e deseja ao povo e tenho uma contribuição: Paranapiacaba no topo da Serra do Mar paulista, a cidade tem um ar de mal assombrada. As casas de madeira que abrigam museus são a versão ralé da mansão Adams, ao cair da tarde os becos que levam a estação ferroviária são perfeitos para mulheres serem atacadas. Tem até fog para completar o cenário perfeito a um Jack estivador dos trópicos.

  23. O Lula podia usar essa desculpa para seus malfeitos: falar que estava possuído pelo demônio, mas agora está salvo. Ia fazer um sucesso lascado com boa parte do eleitorado de certo adversário.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO