Sérgio Lima/Follha ImagemFábio Luís, o Lulinha: os milhões que ele recebeu agora estão sendo esquadrinhados pela polícia

A vez do Fenômeno

A Polícia Federal finalmente chega aos negócios milionários de Lulinha, o primogênito de Lula, com empresas do setor de telecomunicações
13.12.19

Em 2006, logo após virem a público notícia de que a empresa de telefonia Telemar despejara mais de 10 milhões de reais na Gamecorp, criada por Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o pai dele, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disparou uma frase lapidar, do alto de sua arrogância. “Que culpa tenho eu se meu filho é o Ronaldinho dos negócios?”, respondeu Lula ao ser indagado sobre a ascensão repentina de seu primogênito. Dez anos depois, em março de 2016, a Lava Jato batia à porta do petista para levá-lo para depor e inaugurava a extensa investigação cujos desdobramentos o conduziriam à prisão. Por muito tempo ecoou a pergunta: quando a operação se debruçaria sobre os negócios feitos por Lulinha à sombra do poder do pai poderoso? Em várias ocasiões, os investigadores tangenciaram o assunto. Ao tatear a relação entre Lula, as empreiteiras do petrolão e o sítio de Atibaia, por exemplo, descobriram que a propriedade estava formalmente em nome de dois sócios de Lulinha, Jonas Suassuna e Kalil Bittar. Ao esquadrinhar as contas da dupla, viram que por elas passaram volumes amazônicos de dinheiro cuja origem, quase sempre, estava nas empresas nas quais eles eram parceiros do filho do ex-presidente. Não era coincidência.

Nesta semana, finalmente, a resposta para a velha pergunta — quando chegará a vez de Lulinha — veio na forma da 69ª fase da Lava Jato, batizada de “Mapa da Mina” em alusão aos caminhos percorridos pelo filho de Lula e por seus sócios para fazer dinheiro. Os números gerais das transações realizadas pelas empresas dão a dimensão do portento. Segundo a Receita Federal, elas receberam em suas contas nada menos que 287 milhões de reais. Na lista de pagadores estão companhias investigadas ou ao menos citadas em esquemas de corrupção, como a Cervejaria Petrópolis (7,1 milhões de reais), órgãos públicos (44,9 milhões) e o grupo empresarial Oi/Telemar, aquele do negócio com a Gamecorp, que lidera o ranking (repassou 132 milhões às empresas que têm em Lulinha seu principal expoente e atrativo). Jonas Suassuna, o sócio principal, já estava sob investigação e exercia o papel de interlocutor do grupo com as grandes empresas. Era, por assim dizer, a cara da holding. Kalil Bittar, o outro sócio, também era proprietário formal do sítio de Atibaia, juntamente com Jonas. Ele e o irmão Fernando Bittar, outro “executivo” da holding de Lulinha, são filhos de Jacó Bittar, petista de Campinas, interior de São Paulo, e amigo do peito de Lula.

Quando Lula ainda era presidente, chamava atenção da vizinhança o vaivém em uma vistosa casa recém-comprada por Jonas Suassuna na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Era o endereço de algumas empresas dele, que experimentavam àquela altura seu auge no mundo dos negócios. O Grupo Gol, que apesar do nome nada tem a ver com a companhia aérea, reunia uma editora e algumas firmas ligadas ao universo digital. A mina da qual jorrava o dinheiro que abastecia as contas do emaranhado de pessoas jurídicas criado por Jonas estava nas empresas de telefonia. Eram elas as principais clientes do grupo, que, ao menos oficialmente, desenvolvia aplicativos e conteúdos digitais e os vendia para as telefônicas. Lulinha era frequentador assíduo da casa na Barra, embora não figurasse formalmente como sócio da Gol. Sua ligação com Jonas Suassuna estava em outro negócio, sediado em São Paulo: ele aparecia no quadro societário de outra teia de empresas ao redor da Gamecorp. Eram negócios cruzados, propositadamente cruzados, para evitar que ficasse tão explícito o papel do filho de Lula nos contratos generosos.

ReproduçãoReproduçãoLula e Lulinha na visita ao Grupo Gol, no Rio. Os irmãos Bittar aparecem ao fundo
A despeito das suspeitas que àquela altura já pairavam sobre a turma, só os órgãos oficiais tinham a real dimensão de seus negócios. Como o PT estava no poder, pouco ou nada podia ser feito. Foi com a Lava Jato que surgiram as primeiras chances de esquadrinhar o mapa da mina de Lulinha, que, antes de virar empresário de sucesso durante o governo do pai, era só um biólogo com um cargo modesto no Zoológico de São Paulo. Jonas Suassuna é peça-chave da estrutura montada ao redor do filho mais velho de Lula. Além de ser o dono, no papel, de parte do sítio de Atibaia, ele também é o proprietário formal do luxuoso apartamento de 335 metros quadrados para onde Lulinha se mudou com a família, na exclusiva Vila Nova Conceição, em São Paulo. Em documentos colhidos pela Lava Jato, como e-mails e extratos bancários, apareceram os sinais concretos de que por trás do sucesso estaria o interesse das empresas parceiras em se aproximar de Lula e do governo durante os mandatos do petista. É justamente esse o ponto central da investigação. A Polícia Federal e o Ministério Público suspeitam que as empresas de Lulinha não prestavam os serviços pelas quais eram remuneradas – quando muito, entregavam apenas uma parte do contratado. O objetivo central seria vender influência. O material já reunido pelos policiais e procuradores dá força à hipótese: ao mesmo tempo que ganhavam muito dinheiro, Lulinha e seus sócios tinham acesso a informações privilegiadas do governo, influenciavam a agenda do então presidente da República e facilitavam a vida das companhias que contratavam suas empresas.

Uma dessas mensagens, de 2008, chamou atenção dos investigadores. Enviado para Lulinha, Suassuna e outros funcionários da Gamecorp, o e-mail tinha por objetivo atualizar o faturamento do grupo: “Para conhecimento de todos abaixo está o resultado obtido pela equipe comercial nos últimos 12 meses. Foram expurgados os números de Brasil Telecom que por ser uma verba política poderia distorcer os resultados”. Eram tempos em que a certeza da impunidade permitia a menção explícita ao papel da “verba política”. E era assim mesmo que funcionava. Como Crusoé já publicou, executivos das companhias eram obrigados a chancelar, por ordens superiores, faturas que chegavam das empresas de Lulinha. Tudo em nome da manutenção da boa relação com Lula, numa lógica semelhante à das empreiteiras que pagavam vultosas propinas para obter benesses do governo.

Para a Lava Jato, parte dos milionários repasses para as empresas de Lulinha podem estar ligados ao processo de fusão da Oi, surgida da antiga Telemar, com a Brasil Telecom, um dos capítulos mais rumorosos do setor de telecomunicações brasileiro. Foi uma canetada de Lula que permitiu que o negócio, pelo qual as duas empresas trabalharam intensamente, saísse do papel. O pretexto? Ah, sempre há um. Desta vez, era criar um gigante brasileiro no setor de telecomunicações. Foram vários passos, um de cada vez. Primeiro a Telemar despejou dinheiro na Gamecorp de Lulinha entrando como sócia da empresa. Depois, passou a contratar os serviços oferecidos pelo Grupo Gol. Paralelamente aos pagamentos, a empresa via seus interesses junto ao governo serem atendidos. “Evidências indicam que o maior ativo que o grupo Oi/Telemar buscava na contratação da Gamecorp era o fato de que entre seus sócios estava o filho do então presidente da República”, disse o procurador Roberson Pozzobon, um dos integrantes da força-tarefa de Curitiba, horas após a deflagração da Mapa da Mina, na segunda-feira, 9.

Barriga com barriga: o petista cumprimenta Jonas Suassuna
Eram as necessidades de momento que orientavam o fluxo de pagamentos. Informações em poder da Lava Jato dão conta de que, em 2005, a então Telemar, mais tarde rebatizada de Oi, comprou um pedaço da Gamecorp a pedido de Lula porque o então presidente queria evitar que Daniel Dantas se aproximasse de seu filho – àquela altura, o banqueiro queria virar sócio da empresa. Para impedir a aproximação, o próprio petista teria pedido aos donos da Telemar, entre eles Sérgio Andrade, com quem mantinha uma amizade antiga, para atravessar o negócio. Pedido feito, pedido atendido. Anos depois, veio a necessidade de criar as condições legais para que a companhia se fundisse com a Brasil Telecom. Como os canais de comunicação com o governo estavam bem azeitados, o empecilho foi removido: um decreto presidencial assinado por Lula em 2008 abriu caminho para o negócio. A conta foi ficando mais alta. Era preciso arrumar um meio de fazer os pagamentos. Foi então que surgiu a ideia de repassar o dinheiro por meio de contratos para a prestação de serviços, muitos deles desnecessários. Havia, ainda, outras formas de fazer o dinheiro chegar. Embora as empresas de Lulinha tivessem atuação no setor de comunicação, um e-mail capturado pela PF revela um repasse de 900 mil reais da conta corporativa da presidência da Oi para Gamecorp a título de “assessoria jurídica”.

Ao longo da investigação, a Lava Jato também encontrou indícios de que dinheiro proveniente da Oi/Telemar pode ter sido usado na compra do sítio de Atibaia, o retiro de campo de Lula reformado à custa de empreiteiras como OAS e Odebrecht. Por um lado, as empresas da turma de Lulinha recebiam somas polpudas das operadoras telefônicas e, por outro, Jonas Suassuna e Kalil Bittar, sócios do filho do ex-presidente, bancavam a boa vida da primeira-família petista. Os dados da quebra de sigilo bancário de Jonas Suassuna mostram que a compra do sítio contou com dinheiro das empresas do Grupo Gol que, antes, haviam recebido valores da Oi/Telemar. Lula, que já foi condenado em segunda instância a 17 anos de prisão pelos favores das construtoras do petrolão que reformaram a propriedade, pode ser implicado nessa frente da Lava Jato. Uma coisa é certa: ele não pode dizer que não sabia dos negócios de seu primogênito. Logo após deixar o Planalto, acompanhado de seguranças, ele desembarcou na casa da Barra da Tijuca onde funcionava o quartel-general dos negócios “dos meninos”, como ele mesmo costumava se referir à turma do filho. Foi recebido com pompa. Lulinha estava lá, acompanhado de Jonas Suassuna e dos irmãos Bittar. O petista foi apresentado aos novos projetos do grupo – um deles, batizado com o sugestivo nome de GolGov, previa o estreitamento das relações (e dos negócios) com o governo. Em uma das paredes do QG a gratidão dos “meninos” ao petista estava literalmente emoldurada: como homenagem, um grande quadro mostrava o Lula sindicalista e o Lula presidente, com a faixa verde-amarela no peito.

Em 2006, meses depois de pronunciar a célebre frase comparando Fábio Luís a Ronaldinho, o comandante petista deu uma entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura. Indagado se não era no mínimo imoral a relação da Telemar com a empresa de Lulinha, ele disse que, do ponto de vista legal, não havia problema, mas defendeu uma possível investigação. “Eu não posso tomar as dores do meu filho. Se ele está errado, ele paga”, afirmou. A julgar pela última fase da Lava Jato, chegou a hora de o “Ronaldinho dos negócios” se explicar à Justiça. A ver se o pai dele, desta vez, posará novamente de perseguido ou manterá o que disse lá atrás. À frase, novamente: “Se ele está errado, ele paga”. Nunca é demais repetir.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro não difere muito de Lula no quesito pai rigoroso: disse com outras palavras o mesmo logo que seu filho Flavio se viu enredado no affair Queiroz, até hoje inconclusivo. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

  2. Familia de ladroes. Super protegidos pelo Tribunais Superiores e Inferiores e de um monte de gente "forte" financeira e politicamente neste pais grande, bobo e corrupto. Quando ser que o Luladrao e seus filhos e laranjas vao para na cadeia. Dizem que os "cangaceeiross justiceiros de Pernanbuco já estão com as balas nas garruchas e só esperando a chance de fuzilar todos eles, sem excecao ponto de interrogacao.

  3. Treze anos desde a derrama de dinheiro na empresa do "fenômeno" para só agora um inquérito ter andamento demonstra que a Polícia, o ministério público e a senhora cega andam a passos paquidérmicos. Por isso a justiça brasileira tarda e, muitas vezes, falha.

  4. Eita que mau exemplo essa familia dá para história do país!!! Enriquecimento ilícito, corrupção, desvios, canetada do mau, e por aí vai...

  5. Família PTRALHA. Todos bandidos. Infelizmente , tem a turma de cinco “ministros “ que soltam bandidos. Esse presidente do STF, é um escroto, e burro, igual todos os petistas.

  6. O conjunto de provas é substantivo, abundante. Tudo aponta para que #LULADRÃO seja processado e condenado mais uma vez. A sensação de impunidade é uma faca de dois legumes......Movimentar mais de 200 milhões ilegais é muita ousadia......

  7. E aonde fica nesta história toda o José Dirceu, Banco Espirito Santo de Portugal, Portugal Telecom, etc, etc...Foi lá que tudo começou.

  8. Sobre o sitio de Atibaia e outros imóveis comprados pela quadrilha montada para esconder patrimônio dos integrantes da mesma, acho importante que a PF publique o nome dos VENDEDORES, INTEMERDIARIOS E ANTERIORES DONOS, que certamente foram chamados a depor. e se não foram, seria falha do setor de inteligencia da PF e MP.

    1. porquê? você já vendeu algum imóvel? caso afirmativo, você fez questão de pesquisar a vida pregressa dos compradores para ter certeza de que o dindim tinha origem lícita? desde que os vendedores tenham declarado o valor correto da venda ao leão, não vejo motivo para que sejam penalizados pelas falcatruas desta quadrilha

  9. Ainda incrédula em relação a nossa Justiça e com a certeza de que o rapazola sairá ileso deste propinoduto,digo aos brasileiros de bem,se seu filho não estudar,vira Presidente da República,se estudar será perseguido e ameaçado como Sergio Fernando Moro,onde tudo começou.

  10. Raça podre. Pensam que vão partir como? Vão chegar do outro lado sem nada e com uma dívida difícil de pagar. Assassinato em massa. Estão lascados.

  11. Eu nem sei como todos nós brasileiros do bem conseguiu tapar o sol com a peneira deixando esta petralhada roubar tanto e por tantos anos. O que precisamos fazer é torcer para que estes caras apodreçam na cadeia literalmente. O dinheiro roubado não é da nação, é do povo brasileiro.

  12. Tudo isso aí descrito na reportagem , o Brasil inteiro pressentia!!! Agora que veio à tona por um minucioso trabalho da PF a Folha de São Paulo, através da página do UOL, publica em manchete: "Tentam implicar o Lulinha" .... Dá vontade de rir, parece que acreditam que na família Lula da Silva há árvores de dinheiro brotando da terra... Passou do limite essa imprensa e seguidores fanáticos tentarem vitimizar essa famigerada família.

  13. Lugar de ladrão é na cadeia. São números alarmantes. Depois de anos essa história está se confirmando. Em Palmas as histórias das Fazendas são recorrentes.

  14. Para nos livramos disso, colocamos no lugar uma família de milicianos com dezenas de imóveis no injustificável patrimônio. Só no bananão

    1. Anormal ou um desses imbecis da manada que segue o PT.

    2. Ney: via bater o cú na guia!!! Otário PTsta de merda..cai fora daqui ..kkkk

    3. Vc deve ser outro da quadrilha para defender um escândalo destes...

  15. Nem de longe os filhos de Bolsonaro interferem no governo como interferiram os filhos de Lula. Era um esquema de roubo sem precedentes. Mas para a esquerda o que compensa é detonar os filhos de Bolsonaro enqto escondem o roubo de Lula e filhos.

  16. Boa reportagem. Mas resta uma pergunta: e as fazendas no Pará? Há relatos, aqui em Palmas, que uma delas tem 120 km de lado. Não é perímetro. É lado. Ninguém investiga isso, não?

  17. E ninguém dava um pio sequer enquanto esses bandidos saqueavam o Brasil!! E ainda tem petista jurando que “não há provas”. Cadeia eterna é o menor dos castigos que essa gente merece.

  18. Não nos importamos com que “eles” dizem! Clamemos para que o Ministério Público e a Polícia Federal continuem investigando, que logo à frente teremos banido esses corrupios da vida dos brasileiros!

  19. Matéria muito boa, interessante e, com certeza, aguardada há muitos anos ver a Lava Jato fazer a casinha do Lulinha cair,,, Tal Pai...Tal Filho. Mas, enfim a laranja nunca cai longe do pé ........

  20. Engraçado é que essas falcatruas aconteciam e nunca se viu o "congresso" interferir, como faz agora em tudo. Ah! ... mas existia o mensalão. Daí, apoiavam tudo o que o mestre mandava.

  21. Essa corja de bandidos disfarçados de empresários, protegidos pelo bandido maior que já foi condenado na primeira e segunda instância estão arruinando com esse país. ATÉ QUANDO???? Só para saber, quando lula volta para a cadeia?

  22. Esse presidiário pai desse menino,não tem diferença nenhuma de João de Deus, a diferençasó nos crimes um é corrupto enrolou o povo brasileiro,o outro enrolou os doentes,mulheres pessoas com dificuldades,só tem um caminho para os dois o inferno.

  23. Na época do Pt,vamos lembrar que apareceu muito a revista Seleções Readers,enrolando muita gente será quentão era esse Jonas Suassuna metido nessa revista?foi no governo do Pt ,lembra?

  24. Maravilhosa faze 69° da LJ - Mapa da Mina. O cuidador de elefantes vai, finalmente, mostrar ao Brasil e ao mundo como se tornar um milionário em tão pouco tempo. Em toda esses crimes do ameba lula e sua família, o que me espanta é a quantidade de otários, capachos e idiotas que muitas vezes colocaram a cara à tapa para servir de laranjas. Vai todo mundo pro mesmo lugar: cana. Eu confio, AINDA, na justiça. Mesmo com um Gilmar e Toffoli a frente. Temos um time bom pelo Brasil.

  25. Por causa de que O Globo anda usando pesquisa do famigerado Datafolha ao invés do Ibope, de quem são fregueses antigos?

  26. Para termos toda a verdade privada, a polícia tem que prender alguns ex e atuais executivos da OI, aí vamos ver estes senhores contarem os detalhes, exatamente igual ao que foi feito com as construtoras

  27. La tête de Papa-aposto que o comandante mor foi o pp Lula..e não vai assumir pelo filho. Filho e Cia,farão delação premiada?!"Só falta,rsr Foi Papa...

  28. Após a Lava-Jato agora sabemos quem é Lula. Porém tão bandido quanto existem dezenas de empresários, juizes, ministros, companheiros de partido, membros da família, etc... todos coniventes! É realmente inacreditável o número de pessoas que compõem a quadrilha! O Brasil estarrecido se pergunta: quando serão todos presos? Como a imprensa continua a citar Lula como presidenciável e até simular cenários com Lula como candidato?? Lula não pode concorrer à nada, nem a síndico do seu

    1. A imprensa podre, bandida e corrupta sonha com a volta do Ninefingers a fim de ser abastecida novamente com "verbas". O Sistema composto de bancos, mídia, empreiteiras, políticos profissionais está sendo devastado pelas mudanças que estão ocorrendo. Mas há muito o que se fazer. Posso dizer que é só o começo da limpeza que esperamos. Aguardemos os passos que virão e nos engajemos nesta luta também. Cada cidadão no lugar onde vive pode ajudar a mudar o ambiente ao seu redor! Lutemos por isso!

  29. Só matando. Político no Brasil e uma forma de viver bem, muito bem, sem trabalhar e roubando a sub-raça. Só uma Gestapo, SS, IRA, ETA. Com tudo isso a roubalheira continua. Sabe quando esse safado vai pagar? Nunca. Tem dinheiro suficiente pra comprar até o STF. Que aliás já está comprometido com o pai, que os elegeram para cuidar dos seus negócios, dos filhos e dos amigos.

  30. A língua do Lula é enorme: “Ronaldinho Fenômeno dos negócios” e “Se ele deve ele paga”. Será que ele continua pensando dessa forma?

  31. O que me deixa espantando é a lentidão da nossa justiça de chegar até esse povo. A nossa justiça precisa de meios mais ágeis para detectar qualquer movimentação financeira anormal em qualquer CPF ou CNPJ e investigar e punir de imediato. Com tanta tecnologia no mundo. Isso é um absurdo.

  32. Eu já tinha conhecimento, embora não soubesse dos detalhes esclarecedores ora comentados pela Crusoé.O que espanta é o silencio do PSDB e outros partidos ditos de oposição ao PT certamente conhecedores do escândalo.

    1. São farinhas do mesmo saco. Se pesquisar vão achar. Essa turma está morta. Falta enterrar.

  33. "Aperfeiçoamento da legislação da jurisprudência e das doutrinas brasileiras" frase dita em uma festa que mais parece comemoração para conchavos com presidente de tribunal de justiça, desembargadores, juízes, governador, políticos e advogados. Felizmente não sou inocente para acreditar em falácias.

  34. Espero que a frase " Se ele está errado, ele paga " seja de fato concretizada. Já esperamos demais embora recentemente tenha ouvido outra frase parecida com relação ao senador Flávio Bolsonaro .

    1. Verdade, Mércia. Esperamos que a segunda geração não seja poupada dos seus malfeitos.

  35. "A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o fucinho", tal dito campeiro lembra essa turma que saqueou o Brasil e as condições prósperas dos brasileiros. Tarda, mas não falha. Saberemos mais...

  36. Ronaldinho dos negócios.....fico pensando em como nós, pagadores de impostos ficamos vulneráveis a esse tipo de achaque. Um analfabeto cachaceiro saqueou o país em dia claro e depois, simplesmente vem com uma explicação infame dessas - um deboche... e ia ficando tudo por isso mesmo. Se essa cambada de reelegesse, caminharíamos mais rápido para o fundo do poço. Penso que sem uma nova constituição, nós e as próximas gerações ficaremos sempre à mercê da honestidade dos “poderosos”. Triste realidad

    1. concordo a constituição comunista de 88 tem que ser totalmente alterada para que o Brasil possa se tornar o país que queremos e merecemos. AI-5. JÁ 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👉👉👉👉

  37. Só mesmo vendo a punição que receberá o Lulinha e seus comparsas, e se haverá punição , para crer que a Justiça deste País começa funcionar!

  38. No México as faixas de protestos diziam: O Socialismo/Comunismo pensam como MARX, governam como STÁLIN e vivem como ROCKEFELLER. O sítio, os apartamentos de luxo e mansões, explicam e justificam isto. A Justiça Social ficou só no papel, como se vê em Cuba, Venezuela, China e Coréia do Norte. Os filhos do Pai, nada fizeram mais do que aprenderam com o Pai: propinagem a rodo, para seus proveitos. Será que algum dia veremos estes corruptos condenados e presos? Pelo menos o bloqueio dos bens.

  39. Família de petralhas pilantras, tal pai tal filho, cana pra esta gente é pouco, pena no Brasil não ter nas leis prisão perpetua e nem pena de morte pra enquadrar os dois trastes.

  40. Espero em breve a criação, por esse grupo, de uma TV aberta, porém com a mesma independência jornalística com que age na Crusué e no Antagonista. Parabéns! Com a independência de vocês, o Brasil seria melhor conscientizado

  41. Estes " negócios " existem desde 1.500. Lembram do baile da ilha fiscal? Na fase da Gatunagem petralha os métodos ficaram mais sofisticados e os percentis subiram. Qualquer cidadão medianamente informado e com mais de 2 neurônios, poderia sentir que as falcatruas seriam enormes e o destino de todos será Pinhais/PR.

    1. Não entendi a referência ao baile da Ilha Fiscal. Poderia explicar?

  42. Ricardo, a dona Marisa morreu sim. E se livrou de ver tanta imundice. Dizem que foi que fez a primeira bandeira do programa mas não aguentou segurar o estandarte. A coisa é tão nojenta que nem o próprio filho (herdeiro dos bilhões roubados do povo brasileiro) foi receber o pai na saída da prisão. Só tinha oportunistas e desocupados e alguns deputados, pagos pelo povo pra fazer baderna em nome do comunismo.

    1. As seríssimas acusações contra Mariza Lula da Silva foram arquivadas quando da sua morte.

    2. Se a Dona Marisa é a “limpa” da familia, então ela deveria ser a Ronaldinha das vendas porta-a-porta...só assim para explicar seu patrimônio de cerca de R$80 milhões...

    1. Éx vergonhoso ! O time éo mesmo do Sítio de Atibaia! O volume de dinheiro entre atelemar e aOi, que ogovernob*

    1. Morreu para os golpista, mas continua viva no coração das almas mais honestas do Brasil, menos para o Lula que já embarcou noutra.

    1. É a pura verdade! A Crusoé sempre encima dos roubos! !”Follow de money” !

  43. Demorou muito. Parrece que agora vai. É crer na P.F. Só acho que esse tal de Lulinha não deveria ficar livre, como ficou. Pode prejudicar as investigações. Mas a juíza deve saber o que está fazendo. A esperança dos homens de bem do b\rasil é que essa corja toda seja presa e devolva tudo o que roubou. ÊTA FAMILIAZINHA COMPLICADA, COM DNA PODRE...

    1. Apolícia tem que preder estes camarsda, pois as hitórias estão cada vez mais escabrosas e o Lula vai querer fugir ! Pode ser até para mansão de cCuba!!

  44. Demorou !!! A turminha do mal do PT, chefiado pelo quadrilheiro sapo barbudo "pintou e bordou" ao longo do reinado petista. Agora chegou a vez de meter este filho querido na cadeia.

  45. O grupo Oi/Telemar pagou 132 milhões de reais à empresa de Lulinha, além de mordomias indiretas, e Lula editou o Decreto 6.654/2008, modificando a Lei Geral das Telecomunicações e viabilizar a fusão da Brasil/Telecom e Telemar/Oi. NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS A PRESIDÊNCIA FOI UM BALCÃO DE NEGÓCIOS DESSE CALIBRE.

    1. O MALUF deve estar se sentindo muito humilhado. No quisito político ladrão, ele que parecia ser o maioral, virou office boy de quinta categoria.

    2. Eu acho que antes existia sim estas tramoias mas não tinha internet. vide revista isto é de uns 25 anos atrás. políticos e famílias corruptas sempre existiu!!!

  46. PT não é partido, é a maior organização criminosa que já existiu no Brasil. E ainda tem muito poder nas instituições. A qualquer discuido ele volta com tudo

    1. alguém poderia dar uma desculpa razoável pq esse partido não foi cassado???

  47. Parabéns, Crusoé ! Não deixe esse assunto morrer. É uma "perna" criminosa que, investigada até o final, atinge o filho e os sócios do "homem mais honesto do Brasil. O Lula, como sempre, está enfiado até o pescoço nessa trama de bandidos, seus amigos de longa data.Somente fato estranho: porque só agora a PF resolveu avançar nessas investigações ?

  48. Sem mais delongas, Lulinha é desonesto igual ao pai. Não é necessário que a pessoa tenha mais que dois neurônios para entender toda essa roubalheira praticada pelos Lula da Silva. Cadeia neles!!!!

  49. Parabéns Crusoé! Sempre exemplar! Por acaso viram a entrevista do Marco A. Vitale- autor do livro-" O sócio do filho", o qual não li, no canal da Bárbara( Te Atualizei) na 4a dia 11? Alguma crítica?

  50. Fica clara, mais uma vez, a ansiedade de políticos e magistrados de altas cortes para melarem a Lava-Jato, estancando a sangria. Por essas e outras, a Lei de abuso de autoridade e a desidratação do projeto anticrime de Moro. Bandidos, corruptos, ladrões. F D P!

  51. Só uma dúvida: não teriam esperado a prescrição dos possíveis crimes? Se isso ocorreu, quero ver responsáveis por investigações na cadeia.

  52. O STF de Gilmar, Lewandowiski e Toffili não permitirá, a seletividade nas decisões destes é imoral! Os brasileiros que se fo...!

    1. Estou apostando na prescrição e quero ver responsáveis por investigações presos.

  53. Agora a juiza que não autorizou a prisão temporária do Lulinha a pedido da PF é bem cagona heim... Se fosse um Bretas ou Moro esse nhonhozinho já estaria em cana!

    1. Excelente definição ! Câncer e suas metástases... essa família Molusco e seus asseclas são a escória “in natura” !

  54. Como pode ter tanto PeTrouxa!! Sao eles cegos? surdos? nao sabem ler? nao tem acesso a midia? como pode alguem ainda dar suporte ao PT, olha projeto de lei que a Gleise avabou de lancar no congresso, o vies e super obscuro dando abertura sem fiscalisacao a mais roubo e corrupcao. Como o povo aguenta esse congresso esse senado, esses politicos que continuam fazendo de tudo para manter esses absurdos para continuarem assaltando o pais, e falta escola, falta hospital. So temos a Lava Jato e Moro!

  55. A investigação mostra não só os roubos do filho com sua turma como tbm de onde vieram o dinheiro da compra do sítio de Atibaia. Foi comprado com dinheiro de corrupção para servir aos caprichos do grande líder, Lula.

    1. Outra evidência disso foi a instalação da antena de celular próxima ao sítio de Atibaia. Um "presente" da Oi, claro.

    1. Ainda vcs acreditam que irão pra cadeia? Com esse STF ? Me poupem!!!!

  56. Um filho do Bolsonaro depositou em sus própria conta algumas vezes a quantia de 2.000 reais e faltou só o Cristo Redentor pra apoiar os ataques do PSOL. Naquela época a G. Lobo não piava.

  57. Cadeia não é nada para quem não tem vergonha. Tem que confiscar até as meias, quero ver Lurian sustentar com 13 mil que está ganhando na flauta como assessora de senador petista.

  58. parabéns pelo artigo de alto nível. esclarecedor e eta esperado por nós brasileiros esclarecer tamanha roubalheira tem que pegar todos os corruptos inclusive da "casa dos meninos" Vergonha ...

  59. Essa roubalheira toda do PT , não pode ser esquecida. Nunca mais poderão ter o poder, mau caráter está no DNA. Como fomos idiotas, deixando que manobrassem as instituições, para saquearam o país. Vermes.

  60. O Fórum de São Paulo se empresta frases/mentiras para discursar. Cristina (Maior ladra da Argentina) falou em seu momento que os milhões que tinha declarado eram produto de se considerar uma advogada exitosa. Vale dizer que nunca ganhou um caso como advogada. O Lulinha era millonario porque era o Ronaldinho dos negocios. Pelamor de Deus...tem muita gente que não é burra...

  61. Será que o Lulinha depois de preso, se resolver fazer uma delação premiada e acusar ao pai, ele vai dizer que o filho não é dele?????

  62. Para melhorar o Brasil: Lava Toga já; fim do foro privilegiado para políticos; e prisão após condenação em 2a instância. Chega de corrupção!

  63. Aguardem Lulinha Livre para breve... Que nada... Ele aparentemente poderá pagar aos impolutos profissionais da OAB para 'assessorá-lo' até a prescrição da pena. Afinal, a riqueza pode e deve ser dividida. Será mais uma contribuição da excelsa família para a redução das desigualdades. É Lula Lá e Lulinha Livre!

  64. O Maior Mentiroso de Todos os Tempos, continua discursando para o seu rebanho acéfalo, que é o Homem mais honesto do planeta e que os "mentirosos" de plantão ainda vão pedir desculpas a ele pela injustiça cometida! Mais uma Mentira! Simplesmente Ladrões.

  65. Deveríamos mandar embora Paulo Guedes e cia e contratar Lulinha Queiroz e Flavio Bolsonaro!! jamais alguém teve tanto sucesso em negócios q esses 3!! o q esta faltando p Bolsonaro cobtrata-los?

    1. A alienação leva mesmo à completa perda de noção.

    2. Carlos, o Flávio Bolsonaro não é honesto, sem dúvida, mas perto do Lulinha, não passa de um réles trombadinha.

  66. Deixando de lado a perplexidade das repetidas corrupções do Lula e sua trupe,vale apenas uma tímida e necessária indagação. Teremos nos,trabalhadores de pagar por mais esse roubo milionário? ou desta vez os meliantes irão restituir aos serviços públicos tão defasados a dinheirama usurpada .

  67. Essa lama toda e a maioria dos políticos calados, coniventes e omissos. Temos que selecionar com muito critério os futuros candidatos. O partido pt tem que acabar, junto com seus satélites.

    1. Penso que no momento precisamos apoiar o Presidente Bolsonaro e Sérgio Moro. Sem eles nada seria possível.

    2. Partido NOVO. Pelo jeito, é o único que está prestando.

  68. As investigações não podem arrefecer. Depois de tanto tempo de espera o povo tem o direito de saber como o "Ronaldinho dos negócios" chegou onde chegou. Vamos ver se :"se ele estiver errado, ele paga". Esperamos que sim, antes que prescrevam tais "erros"!

  69. O presidiário faz chacota o tempo todo de suas habilidades de batedor de carteira de "alto nível " A família desequilibrada só pensa nisso, como roubar os patetas, que somos todos nós, evidentemente. Agora, espantoso, super inacreditável como conseguiu enganar por 16 anos presidindo um país de 200 milhões de eleitores, um elemento chucro, mentiroso, sem instrução e boca suja. Bem, se aquele ditadores daquele país de mais idade e experiente conseguiram...

  70. vem a lembrança da aquisição da Play TV, onde via Tv Bandeirantes recebia dinheiro da Petrobrás, era o que se comentava.

  71. Essas famílias agem como as famílias de mafiosos da Itália. Resguardados por um congresso e por juízes das altas cortes também mafiosos. Precisamos de leis mais duras contra o crime organizado, mas o congresso não deixa isso acontecer. Pobres de nós, trabalhadores e pessoas de bem que pagam muitos impostos e não vem melhora da condição social do país. E não vemos autoridades e personalidades estrangeiras criticando esse tipo de coisa. Só falam de meio ambiente e Amazônia.

  72. Com tantas válvulas de escape que há no Brasil para quem quer roubar legalmente, esse pessoal se mostrou incompetente até para isso. Baratas no melado.

  73. Tá explicado o porque do "PT" não querer ver aprovado o cumprimento da pena em segunda instância. Esse partido deveria ser extinto.

    1. Senhor Marcelo, o dinheiro recebido da Líbia ( 1 mi US$), do Kadafi, em 2002, segundo o Palocci, já é mais do suficiente para fechar o partido das trevas, se for levado em conta a legislação eleitoral vigente. E, devemos lembrar o que falou aquele pastor Caio Fábio, sobre mais de 40 mi US$, também vindos da Líbia. O molusco asqueroso e seu grupo de bandidos, são bem piores que se imagina.

  74. Só mesmo nosso Brasilzinho pra ter tido um Presidente da República que utilizou de seu cargo para formação de quadrilha. Muito provavelmente foi porque nós merecemos, os pobres honestos pagadores de impostos.

    1. kkk, está saindo pelado, sem possibilidade de se cobrir

  75. Tai o maior embusteiro,canalha, safado,apedeuta, malandro, preguiçoso, ordinario ,traidor da pátria, cachaceiro , ladrão , bandido. Que usa até a mãe uma analfabeta para dizer que é o homem mais honesto desse pais. Comparando_se ate com Jesus Cristo. E o STF conivente com esse mar de lama.

  76. Tal pai tal filho !!! Ladrões !!! Que responda por seus atos, aprendeu a ser corrupto com o pai. Bela escola, espero q acabe na cadeia .

  77. Ele também afirmou que iria para Curitiba a pé!....não tem palavra,nem credibilidade. No Nordeste,principalmente em Pernambuco,chamamos esse tipo de gente de "Cabra Safado".

  78. Vergonhoso tudo isto! Este pessoal td deveriam ser fuzilados! Gastar dinheiro com estes bandidos, advogados nojentos, stf...meu deus, Gilmar, Lewandowski. Marco Aurélio....tudo um nojo!

    1. Concordo...fuzilamento para todos eles, parte do STF incluída...

  79. Cadeia neles... Justiça neles... O Brasil precisa ser passado a limpo.... E pra isso preciso que estes ladrões sejam presos...

  80. Depois disso, só há uma pergunta: como o Brasil não quebrou ainda? É corrupto de todo lado metendo a colher. Assim os pagadores de impostos não aguentam!!!

    1. Verdade Aulus! Essas conversas de bois e fazendas é bastante antiga.

  81. Mas dizem, dizem ainda que esse ordinario, ladrao e cara de pau e um dos maiores latifundiarios desse paiz, e tambem maior pecuarista e empresario no ramo de plantas de frigorificos, enfim, sao nao superou o pai na arte de roubar. POP que paiz e esse, so da ladrao.

  82. Como nossa justiça é leniente com os milionários.oa crimes cometidos pelo meliante datam de 2006 e somente agora 13 anos depois a polícia foi procurar alguma coisa e sabe-se que evitou entrar em determinada sala. Até quando o povo brasileiro vai ter que aturar esta injustiça? Porque o lula com mais de 7 mortes nas costas está solto? neste momento eu gostaria que nosso país fosse a China ou a Corea do Norte presidida pelo gordinho que se aborreceu com um tio q e mandou mata-lo.

    1. Impressionante mesmo. Será que essas autoridades não se envergonham de si mesmos?

  83. Levar quase 10 anos para conseguirem chegar a investigação mostra o quanto os órgãos públicos estavam envolvidos em proteger um ladrão

  84. Chegou, UFA!!!. O filho do RATO LADRÃO era BIÓLOGO do Zoológico SP??? Sei não! ou era funcionário e limpador de jaulas? " Ronaldinho dos negócios!; FENÔMENO! estava se referindo ao RONALDINHO CORINTIANO. AH! bom , esse pode ser porque cofundio MULHER com TRAVESTI. Tem palmito nessa salada dos dois. kkkk

  85. Levar quase 10 anos para conseguirem chegar a investigação mostra o quanto os órgãos públicos estavam envolvidos em proteger um ladrão

    1. Como? Com a Receita manietada? Para investigar primeiro tem que verificar se não é parente de algum Supremo Ministro ou portentado político.

  86. 🇧🇷 O que falta no Brasil é uma guilhotina aqui roubar o povo é um nobre ofício garantido por bandidos de togas gente medíocre que a única função no STF é inocentar bandido. 🇧🇷 A bastilha caiu e o congresso e o STF irão cair com o ódio do povo.

    1. Não precisa ser uma guilhotina. Alguns metros de corda e um poste (modelo Haddad não serve). Se não eliminar não conserta. Uma vez ladrão, sempre corrupto.

  87. Não sei a que classe ,gênero ou espécie essa raça de larápios pode ser enquadrada.Seja qual for a denominação o lugar mais condizente com tal proporção do crime é xadrez masmorra perpétua paredão ou qualquer coisa que o valha.Devolver até o último centavo roubado !Voltar de ita pro norte pra terra que lhes pariu.Simples assim. Nada de ficar preso alguns dias e voltar a gozar dos bilhões surrupiados do povo brasileiro! SUS nos covardes !

    1. Ita. A verá se refere à música: Peguei um Ita no Norte e vim pro Rio morar Adeus meu pai minha mãe Adeus Belém do Pará. 🙂

  88. Parabéns a todos os Brasileiros responsáveis por esta operação! Todos sabíamos que havia mutreta grande nos negócios desses filhos picaretas. Finalmente é chegada a hora. Vamos em frente até o fim. O crime precisa deixar de compensar para termos uma nação de verdade.

  89. Hj 13 6ofeira, passados 13 anos....através da Lava Jato a justiça bate às portas dos maiores laranjas de Lula. Vergonhosa nossa "JUSTIÇA ". REVOLTANTE!!!!!NOJO.....

    1. Pai, mãe, filho, irmãos, tios, é teia sem fim meu amigo!

  90. A menos que ele explique de modo muito convincente como conseguiu em tão pouco tempo engordar tanto no corpo quanto no patrimônio, o destino mais adequado a ele é o cárcere ao lado do pai, para em conversa reservada concluirem porquê estão presos. E.T. Não vale explicar ao STF, porque esses entenderão, apoiarão e o absolverão. Tem que explicar à Polícia e ao povo.

    1. Guispan tanto o Lula clã como o não clã teem que ser investigados e pagar pelos crimes. No meio do caminho tem duas barreiras que precisam serem vencidas. O STF e o congresso que está mostrando que vai sacanear na votação da 2a estância.

    2. Lulinha é passado? Tá perdoado então? Prescreveu seus crimes? Sou absolutamente a favor que a justiça seja feita no caso de Flavio Bolsonaro e que a Crusoe de forma tão imparcial como sempre faz nos mostre os fatos aqui. Mas Lula, lulinha, e companhia limitada devem sim serem julgamos a altura de suas irresponsabilidade com “nosso dinheiro”.

    3. André, você mesmo admite que Flavio cometeu crime de rachadinha. Vou além, também o empréstimo de Jair Bolsonaro a Queiroz é indício de roubo de dinheiro público. Ladrão é ladrão e não deve ficar solto e muito menos ocupar o Senado nem a Presidência... A tempo: pau no c.u da sua mae!

    4. Pau no seu cu vagabundo! Vc quer comparar uma possível rachadinha de gabinete com a comprovação de desvio de centenas de milhões de dólares, quem sabe BILHÕES? Vai te catar meu filho. Com esse senso de proporções vc não deveria nem ter direito de respirar.

    5. É o passado, mas, compactuou com roubalheiras e está solto, esquerdopata.

  91. Desta vez o pênalti foi batido pra fora, ou o goleiro defendeu, ou bateu na trave, ou o mais provável é que o Ronaldinho Lulinha de Arake tenha escorregado e caiu de bunda no chão. A petralhada vai dizer que era só futebol.

  92. Serei chamado de racista, bolsominion, etc., mas vai valer a pena, afinal " é menos custoso se fingir de burro do que de inteligente..." Para está turma de ladrões gerar algo de bom para este País só teria um jeito: Prisão Perpétua, com trabalhos forçados e exibição em Tb aberta. ( Sim, um BBB terapêutico, para servir como repelente para outros canalhas que venham a surgir, seja de esquerda, direita, centrão ou nove dedos. Simples assim, PUNIÇÃO EVITARIA DISSIMULAÇÃO.

    1. À primeira vista, seria didático. Mas, provável, o custo suplantaria os benefícios. A ’turma’, ‘habilidosa’ que é, convenceria a ‘nós’, multidão desinformada, de que os bandidos seriam os bravos abnegados que formam a Lava Jato, e eles, os da ‘turma’, as vítimas das ‘zelites facistas’. Melhor não lhes dar o que seria mais esse big holofote.

  93. Ufa!!! Como demorou pra chegar a vez do “Ronaldinho dos negócios”. Mas vai ser complicado, pois “quem sabe é a Marisa”. Só podemos contar mesmo é com a abnegação e a coragem dos grandes profissionais da Lava Jato. Que Deus os abençoe sempre.

  94. É aviltante o enriquecimento do Ronaldinho dos Negócios de simples funcionário de zoológico a milionário já que não acreditamos em lâmpada de Aladin! Espero cadeia longa para ele, sem benesses do STF.

    1. Seria bom termos neste país a prisão perpétua! Ou então suspender esse negócio de sair depois de cumprir um sexto da pena. Isso é ridículo. Tem de cumprir a sentença inteira, como foi decidido no julgamento.

    1. Só uma mente esquerdista deformada pode comparar uma suspeita de rachadinha de gabinete de deputado com o desvio comprovado de centenas de bilhões de dólares! Petistas não deveriam ter o direito de se expressar. Não tem dignidade moral pra isso.

    2. Pode ser , mas será por pouco tempo porque o caso do Lulinha é para prisão perpétua! Quem sabe ñ faz um grupo de truco com o pai , Zé e Zeca Dirceu ? Podia até se autointitular : os demônios !!!!

  95. Se não me engano, o presidente de turno disse a mesma coisa, ipsis litteris, a propósito das investigações que rondam seu primogênito!!! Pois então que paguem!!! Poderiam até compartilhar a mesma cela, e assim teríamos a oportunidade de ver os dois pais encontrando-se a cada vez que fossem à cadeia no dia de visita a seus respectivos “Ronaldinhos” !

    1. Opa, José ! Não entendi teu comentário? Acaso você é um robô rachadinha? Eu não tenho bandido de estimação, nem à esquerda, à direita, nem ao centro..

    2. Creio que "um dos pais" não precisará sair da cadeia para visitar seu filho...

  96. Lembro da reportagem onde o 9 dedos se referia ao filho como “o Ronaldinho dos negócios”, numa analogia ao jogador de futebol de sucesso à época, Ronaldo “fenômeno”.

    1. Antes tarde do que nunca, pois este atraso, para mim, constitui-se numa luz no fim do túnel, que virá clarear a ética, a honestidade e a esperança de dias melhores para os verdadeiros patriotas

    2. Brasileiros defendem ladroes sejam de kal facção for ou de estimação. A má distribuição de renda no país, para nos advogados, pois os mesmos recebem dos corruptos e não repassam. Ninguém fica milionário trabalhando, mesmo um biólogo ou um deputado/senador/empresário, fazendo “negócios” ficam. Nosso País é dito do futuro há pelo ao menos uns 50 anos e ainda estamos aki defendendo vagabundo. Se a justiça não fosse vendada ( ou vendida ???) o tempo não duraria tanto.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO