LeandroNarloch

Greta Thunberg precisa ler este livro

13.12.19

O fato de Greta Thunberg ser a personalidade do ano da revista Time diz menos sobre ela e mais sobre o ano. Não é lisonjeiro para 2019 ter sido marcado por uma adolescente de discurso apocalíptico, radicalismo religioso e propostas equivocadas para a preservação do meio ambiente.

Mas deixem a revista Time no seu canto — melhor falar sobre o grande equívoco ambiental de Greta e dos movimentos que a apoiam, como o Extinction Rebellion. Eles defendem menos produção e consumo como forma de evitar mais devastação do meio ambiente. “Use menos. Viaje menos. Produza menos. Importe menos. Consuma menos”, diz uma mensagem do grupo.

Essa recomendação é herdeira do degrowth, “decrescimento”, corrente dos anos 1970 que recomendava menos atividade econômica para poupar a natureza. Como disse em 2007 o ambientalista George Monbiot: “Tragam a recessão.”

Não é uma proposta razoável nem necessária. É difícil convencer os 700 milhões de miseráveis do planeta — além de outros bilhões que já saíram da extrema pobreza, mas gostariam de enriquecer um pouco mais — de que precisamos de menos carros, móveis, eletrodomésticos, viagens ou alimentos.

Queiram os ambientalistas ou não, essas pessoas não torcem por recessão — querem ficar na fila das Lojas Americanas para aproveitar a promoção da Black Friday.

A chave não é deixar de produzir ou consumir, mas fazer o crescimento da economia se dissociar da devastação ambiental. Parece mágica, mas isso já está acontecendo.

É o que diz o pesquisador do MIT Andrew McAfee, no excelente livro More from Less, lançado em outubro. Em quase toda a história, mais prosperidade significa mais exploração de recursos naturais. Hoje, porém, a inovação e a tecnologia nos tornam capazes de produzir mais utilizando menos recursos e causando menos impacto ambiental.

Uma lata de refrigerante usa hoje 14 gramas de alumínio — seis vezes menos do que em 1994. Os carros, mais leves, consomem metade do combustível do que em 1975. Por causa de todo esse aumento de eficiência, os países desenvolvidos estão usando menos commodities (com a exceção importante do plástico). Em 2015, os americanos consumiram 32% menos alumínio, 40% menos cobre e 15% menos aço do que em 2000 (e isso contando importações). Entre 2008 e 2017, enquanto a economia americana cresceu 15%, o consumo de energia caiu 2%.

O Brasil tem exemplos excelentes dessa mágica. Desde 1980, a produção de arroz aumentou 43%, mas a área destinada a esse cultivo caiu 70%. Os agricultores brasileiros produzem hoje 582% mais algodão, 274% mais feijão, 257% mais trigo por hectare do que em 1980. Por causa da mecanização do campo, dos fertilizantes, defensivos agrícolas e espécies selecionadas, produzimos mais em menos espaço.

“Não precisamos puxar o volante da economia e da sociedade para outra direção; precisamos somente pisar no acelerador”, diz McAfee. Só a tecnologia e a inovação conseguem aliar fim da pobreza, prosperidade e preservação ambiental.

É esse tipo de visão realista e otimista que a personalidade do ano da revista Time deveria conhecer.

Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ler um comentário desses aí acima nos reanima com a firma convicção que temos pensadores consistentes de formação e informação,oposto a um monte de despreparados ou tendenciosos destas baboseiras ditas ao vento sobre o tema climático. Isso é graças a internet da comunicação digital que está desestabilizando esses impostores históricos , arrogantes e pretensiosos em fazer a cabeça alheia , e que agora com a comunicação direta da internet vai por liquidar esse grotesco atentado as verdades .

  2. Desaceleração forçada? Causaria desemprego em massa e desestruturação geral da economia mundial. Não acho nem um pouco inteligente com o propósito de preservar nosso meio ambiente. Teria o efeito contrário, receio.

  3. Excelente. Critiquei uma coluna anterior na qual o autor só colocava um problema sem propor solução. Aqui foi bem diferente.

  4. Sinto muito, mas com os bilhões de seres humanos que virão proximamente (digamos, 50 anos) vai ser preciso muita tecnologia para vestirem, morar, se alimentar, (para se dizer o mínimo dos mínimos) sem exaurirem nossos recursos naturais.. Nosso futuro como espécie é negro. Quem sabe uma "exo-terra", controle da natalidade ou outros venham á ajudar ...

    1. Um dos alicerces da continuidade de um povo é a procriação, reduzindo-a corre-se o risco de extinção, sendo suplantada ou misturada. Muito cuidado com a imigração. Sem filhos, vem a imigração. A moda é a imigração árabe, com religiosidade fantástica, a grande maioria sem escolaridade (países sem escolas) e sem profissão. Uma catástrofe, que o diga a Europa.

    2. O controle de natalidade é evidente hoje no Brasil a taxa de natalidade é bem menor do 2, isso faz projetar um decréscimo de população a longo prazo.

  5. Só a Greta não, aqui no Brasil boa parte dos Ecofascistas, ecochatos, ecoxiitas precisam ler também! Queria ver a ceia de Natal dessa raça, eles andam de carro, avião, barcos, e ficam enchendo a porra do saco com sustentabilidade! No dos outros é refresco.

  6. Belissima reportagem do jornalista Leandro. A primeira manifestação dessa jovem, gerou aquela polemica com uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro. A minha primeira impressão sobre ela nao foi boa. Eu achei ela muito carrancuda. Um semblante nada amistoso. E agora nessa segunda aparição, com toda atencao do mundo, me pareceu ainda mais amarhace odiosa. Sera que estou sendo injusto nessa percepção de uma jovem celebridade e inteligente??

  7. O discurso apocalíptico está restrito a grupos radicais desinformados. No Brasil, e.g., o agronegócio vai muito bem e alavanca nossa economia. O foco aqui deve ser o saneamento básico, ainda precário, e no fim dos lixões a céu aberto.

  8. Texto absolutamente certo! O mundo não pode retroceder. O que temos que fazer é desenvolver uma maneira de crescer sem devastar. Com tecnologias e pesquisa, com gente séria e competente no comando. A histeria de uma aborrecente não nos serve de nada.

    1. O Planeta está em ótima saúde: melhor pesquisar antes de emitir sentenças...

  9. Resumo da ópera: não precisou nem descontar a inflação do período, TODAS as quatro commodities escolhidas tiveram redução de preço mesmo sem descontar a inflação do período. O periódico The Guardian fez uma extensa reportagem em 1991, quando esta aposta foi cobrada por Simon, deixando seus críticos com a cara no chão. A cegueira na área ambiental é histórica. Não adiantam as evidências em contrários, virou uma espécie de religião. A guru do momento é esta tal Greta, que deveria voltar à escola.

  10. Leandro, sua sugestão é inútil. Essa menina já deixou a escola e parece que não vai aprender mais nada. Aliás, esta ideia do desenvolvimento ser capaz de minorar os problemas econômicos e do meio ambiente já foi defendida por Julian Simon, em 1981, numa publicação histórica na revista científica Science. Gerou tanta polêmica que grupos ambientalistas fizeram uma aposta com ele de que, pela escassez, os preços de algumas commodities teriam seu preço nas alturas em dez anos.

  11. O maior e mais grave problema do Brasil nessa área é a irresponsabilidade e inconsequência da extrema esquerda e a mídia podre brasileira. Eles claramente estão conspirando abertamente contra a nação brasileira..

  12. Uma lata de refrigerante vindo me hoje UM SEXTO do que consumia em 1994. Nada pode consumir menos 100% do que consumia, pois isso representaria não consumir mais nada. Muito menos MENOS 600%!

    1. Ah, matemática, essa tão sofrida, desconhecida e aviltada!!! 1/6 = 600% !!!??? Oh, Senhor, dai-me paciência para suportar os tolos!!!

  13. verdade. Mas se a população humana parasse de aumentar, seria mais confortável a perspectiva do futuro. E o pior é que o crescimento ocorre principalmente entre os menos favorecidos social cultural e economicamente. isso é preocupante!!

  14. De fato, esta moça que na Itália já é chamada de "pequena Greta" (Gretina), tem muito a aprender ainda. Mas ela age como ventríloqua dos próprios pais que são notórios fanático militantes ecologistas. A "Gretina" poderia também ler o que o papa do ambientalistas - James Lovelock - escreveu no famoso ensaio Gaia: um Novo Olhar Sobre a Vida na Terra: o cientista explica que o nosso planeta sobrevive 4 e 1/2 bilhões de anos e nem todas as atômicas explodindo não acabariam com a vida...

  15. É bonito que ela seja uma adolescente tão engajada, mas realmente tem muito a aprender. Aos 16 anos achamos saber de tudo, mais tarde notamos como ainda havia tanta coisa a compreendermos.

  16. São revolucionários privados de fundamentas, qua não tem nem querem ter nenhuma ideologia á não ser a de conquistar, consolidar e aumentar o próprio poder

  17. Parabéns pelo texto! Essa adolescente é mais uma idiota a procura da fama, sem conhecer a realidade da vida, em fim, sem nenhum conhecimento técnico e, a revista que lhe deu este premio consegue ser mais hipócrita do que a homenageada!

  18. Teu argumento e o do livro estão com razão. Mas a personagem Greta não diz respeito a esta história e argumentação. Há um outro protocolo político ideológico amalgamado na projeção e uso da figura da adolescente. Sugiro começar pela "desconstrução TAVISTOK". Vão entender o esquema e o investimento na premiação.

  19. O intrigante é que essas informações estão ao alcance de quem se interessa pelo meio ambiente. Os seguidores dessa pirralha (o que ela realmente é) parecem mais um bando de atoleimados.

  20. Esse artigo precisaria ser lido e entendido por todos os falsos ambientalistas. Sugiro enviar uma cópia para a Greta e toda sua companhia canhota.

  21. A pirralha é manipulada. Todos sabemos disso. Faltou à escola, não leu o livro, vomita ordens sem saber do que está falando e não se preocupa com a fome no mundo. Pirralha pateta! seus pais deviam ser processados.

  22. Na última entrevista, onde se perdeu numa resposta de um jornalista canalha, ela mostrou toda sua fragilidade. Deu pena ao ver uma menina com problemas ser manipulada....Os abutres a usam sem dó....

    1. A esquerda não tem escrúpulos de manipular uma menor vulnerável. Ela tem síndrome de Asperger (um autismo mais brado). Penteiam ela sempre de trancinhas para parecer mais jovem. E a promovem, premiam e a fazem repetir a mensagem da Fundação Soros. Se alguém criticar a mensagem, a esquerda grita indignada, como se o crítico fosse um monstro. Lamentável.

  23. Estou numa dúvida: há muitos anos quando programa a e vendia computadores, apresentei um projeto em uma empresa, demonstrando a velocidade, eficiência e economia da gestão e o proprietário contrapôs "mas quantos funcionários vu ter que demitir?" Isso seguidamente vêm a lembrança, carros sem motorista, bancos sem funcionários, campos sem lavradores, enfim: o progresso é pra que mesmo?

    1. O progresso é pra por todo mundo no comércio/serviços. O que está degradando nosso progresso são duas coisas: corrupção e avareza. Precisamos só de salários justos...

  24. Abrir a boca e sair tagarelando sobre se ter desenvolvimento com menos consumo e blá blá blá qdo se mora num país abastado é fácil, quero ver essa menina passar uns dias em meio a seca, morando em palafita ou tendo o esgoto correndo na porta de casa e ver um mundo todo de coisas e oportunidades passando à sua frente numa tv, a vida correndo e nada acontecendo. Aí ela ia ver o que é a realidade de quem nem é lembrado por políticos corruptos num país que nem o nosso e em outros. Mto fraquinha!

  25. Gostei do artigo. Está 50% correto quando mostra os processos mais eficientes que fazem mais com menos e quando lembra que os menos favorecidos também merecem os benefícios do desenvolvimento. Estaria 100% correto se mostrasse a necessidade sim de os "desenvolvidos" reduzirem o consumo e o desperdício. De bens, energia, alimentos etc. Podemos viver mais felizes sendo mais simples!

  26. A revista Time considerou Hitler (1938), Stalin (1939 e 1942), e o Aiatolá Khomeini (1979), como "personalidades do ano". E agora, de acordo com os esquerdopatas que a dirigem, consideram que "personalidade do ano" não é nenhum dos que protestam em Hong Kong contra a ditadura chinesa, ou mesmo os vencedores do Premio Nobel que conquistaram uma grande vitória na luta contra o cancer, mas sim uma PIRRALHA que, instruída por seus mentores, viaja pelo mundo falando asneiras, ao invés de estudar.

  27. Enfim um jornalista lúcido sobre questões de agronomia. Ufa. Eu já estava cansado de ver “especialistas” falando sem consultar ou considerar a evolução da ciência agronômica e da tecnologia em geral a serviço da produtividade dos processos.

  28. Muito bom! Perfeito! Quanto a jovem, com todo o respeito que merece, digamos que deram "corda" e muita visibilidade a mesma num momento propício. E ela, claro, aproveitou pra "surfar na onda".

  29. Nossa! Que abordagem fantástica! Gratificante leitura. Você e o Caio Coppolla merecem algumas horas de convivencia. Certeza que vão curtir. E de repente nos beneficiam com uma live de Boas Festas 2019/2020. Mas também estou agradecendo por essa oportunidade.

  30. O maior mal no mundo atualmente é a preguiça de pensar, raciocinar...vivemos na era do delivery...do fast food...entao nada mais cômodo do que alguém chegar e dizer-nos para agirmos assim...assado...já vem pronto e tudo o que precisamos fazer é nos vangloriar, do quanto somos bonzinhos...preocupados com o planeta e etc...e tal...

  31. Essa menina arranjou uma bela e interessante bandeira para deixar de estudar. O assunto é muito importante para ser mundialmente conduzido por uma adolescente, porque requer a consciência política das nações.

  32. Leandro, me desculpe mas acredito que você entendeu errado. a ideia não é pedir pra quem está na miséria não consumir. Isso é um erro. O que se prega é que os que já consomem reduzam o seu consumo até pra permitir que os recursos existentes possam ser usados por quem não tem condições de consumir.

    1. Perfeito Alexis ela critica o consumismo predatório sem consciência. O uso de plásticos e a a mudança na direção de renovações e hábitos perversos de muitos !!!

    2. O que mais degrada o planeta é a miséria, não existe preservação, onde há fome, carência básicas, como saneamento por exemplo e, isso custa DINHEIRO, então sem crescimento econômico, não há como preservar, veja a Índia hoje e olhe pra trás e veja como era a Coreia do Sul, Hong Kong....Pra resumir vou ser um pouco chulo: falar é fácil, fazer é que são elas...

    3. Ela critica, como muitos, o estilo de vida consumista e predatório. Aí vem esse Narloch repetir a fantasia de um negacionista americano de que não precisamos mudar nada, que seremos salvos por algum milagre tecnológico ou, quem sabe, mudaremos para Marte. Ideologia cega.

  33. George Soros fala pela boca de seu fantoche de trancinhas. Ambos já ganharam a homenagem de personalidade do ano do grupo Time/Warner. Cuidado: criticar a mensagem podre que sai da boca do fantoche equivale a criticar indefesas criancinhas.

  34. Para que a tese de Narloch e McAfee tenha sentido, precisamos atingir um grau de produtividade (apertar o acelerador) que reduza a pressão sobre recursos naturais vitais como ar e água. Também é fundamental a redução na emissão dos gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global. Não estamos nem perto desse ponto e aposto que ninguém sabe quando chegaremos lá. Enquanto isso os efeitos do aquecimento já são sentidos. Gente, pensem antes de sair aplaudindo bobagem.

    1. Amândio, idiota é quem usufrui de inúmeros avanços científicos e, quando convém, desdenha da ciência.

    2. A tentativa de abortar utopias sempre foi uma obsessão autoritária. Não sem razão, assistimos ao massacre imposto à menina Greta, eleita personalidade do ano pela re- vista “Time”, por sua luta em favor do plane- ta. Nas redes sociais, reações de ódio e ofen- sas à criança revelam o desejo de proibir os sonhos e o livre pensar dos jovens. Um pla- no ressentido de aniquilação do futuro. Triste associação em tempos natalinos: ca- da época tem o seu próprio Herodes

    3. O idiota útil, de tão idiota que é, não sabe que o é. Se fosse um pouco menos idiota, não o seria. O óbvio só é óbvio para as mentes preparadas. Infelizmente, a mente de um idiota só está preparada para seguir idiotices. Ninguém pode ser contra o aquecimento e o esfriamento global. Isso é um fato. Ocorre em ciclos há milhoes de anos. Não se surpreendam se acreditarem, em breve, que as erupções solares também são causadas pela influência humana......

    4. Chará, minha opinião está de acordo com a quase totalidade dos climatologistas do planeta. Entre cientistas sérios essa discussão já está superada. O aquecimento global é fato, como é fato que o homem tem contribuído para o problema. É o que diz a ciência, meu amigo. Na minha seita cultuamos a ciência e a razão. E na sua?

  35. Essa menininha mimada deveria estar na escola para aprender um pouco mais e sair da ignorância em que foi colocada por espertos que a manipulam. Ela vai fazer seu nome e sua fortuna, pois daqui alguns anos ela vai entrar na política, conseguir um cargo político e administrativo, ganhar dinheiro e parar de encher o saco de todo o mundo. É uma imbecil.

  36. Greta é uma adolescente, sem conhecimento técnico e da vida, que está sendo usada pelos grupos que faturam bilhões com o discurso eco-radical-chato.

  37. Os ecologistas são comunistas. Os técnicos ambientais não têm conhecimento suficiente para fazer um estudo de mitigação. Só atrapalham o país, inviabilizando grandes projetos imprescindíveis para o nosso desenvolvimento.

  38. A razão sempre desbanca o fanatismo. Não sabia destes números. Quanto à Greta, creio que o foco não devia ser atacá-la, mas sim aos seus manipuladores adultos. Já dizia a trupe de rock cômico, a felicidade do povo é um crediário nas casas Bahia.

  39. Trabalhei por 15 anos como técnico agrícola no Oeste Catarinense (até 1983). Na época a produtividade de milho alcançava 50 SC/ha, hoje chega a mais de 200 sc.

  40. Me pergunto como pessoas esclarecidas se deixam envolver entorpecidamente por um fato sem buscar todos os seus aspectos. A Crusoé está de parabéns, novamente, por mostrar o lado que os entorpecidos não querem ver e por isso se entorpecem. O primeiro parabéns foi para aquela reportagem sobre quem estava por trás daquela marcha de nicaraguenses rumo aos USA. A reportagem escancarou a exploração descarada daquelas pessoas. O jornalista precisa explorar todos os lados possíveis de um fato.

  41. Na minha santa ignorância, o mal está na superpopulação. Vc acredita em equilíbrio ecológico? Eu acredito. E nós o quebramos primeiro com a revolução sanitarista e depois com o advento do antibiótico, que não veio acompanhado com o controle da natalidade.

    1. Falou certo, Mário, ainda que dados óbvios e ululantes...

    2. Mario, estou de pleno acordo com sua opinião. Não é possível que a população mundial continue a crescer no ritmo atual! Será que só pensaremos a sério no problema quando formos 50 bilhões de pessoas no planeta?

  42. Caro Leandro. Mais brilhante artigo que vc publica na Cruzoe. Tenho 40 anos de atividade agricola e acompanhei o progresso que vc menciona no artigo !!

  43. É o primeiro artigo que leio na CRUSOE, Leandro Narloch é sensacional pois com pesquisa e dados desfaz as loucuras e a ignorância que hoje permeiam o debate. Fantástico artigo.

  44. Como todo adolescente rebelde, está em "crise de identidade", a mocinha Greta. Deveria estudar mais. É recomendado nessa idade.

  45. Excelente. Atuo profissionalmente na área do direito ambiental há 20 anos e afirmo: histeria ecológica é um grande erro, sob quase todos os aspectos. E é 100% contraproducente ao debate.

  46. A ciência é o caminho para fazermos mais usando menos recursos e energia. A fé sem ciência só gera polemicas e mídia fugaz. O consumismo desembestado também é ridículo. Muita SUV, ostentação, modismos e outras besteiras podem muito bem ser substituídos por produtos mais funcionais e simples.

  47. Deixem a menina em paz, é uma vítima. Identifiquem quem a manipula, quem banca as despesas e a instrui. Estes sim, querem ver o terceiro mundo mantido na miséria enquanto usam e abusam de todos os benefícios do progresso.

  48. Todas as pessoas esclarecidas sabem o porque dessa "pirralha" estar em evidência, sabem a que grupo ela serve. Essa discussão a respeito do clima têm por finalidade encobrir um problema que nos afetará de maneira apocalíptica nas próximas décadas, que é a superpopulação do planeta. É como se não existisse esse problema. Claro que esse grupo globalista já está tomando as providências, por baixo dos panos - de uma forma dramática para a população mundial - Por isso deve permanecer em segredo.

  49. A falta de líderes em todo mundo tornou árdua a tarefa da imprensa, que tradicionalmente p elege nessa época pessoas de destaque. Assim apareceu essa adolescente mau humorada e bastante manipulada como falso lider. A Time deveria ter deixado a capa em branco.

  50. Greta não sei de quê está perdendo tempo. Ao invés de matar aula nas sextas feiras e ir fazer biquinho em frente ao parlamento sueco, devia se aplicar mais aos estudos e tornar-se uma brilhante cientista que criasse um método infalível para aniquilar a humanidade, inimiga do meio ambiente, em poucas horas. Daí todo problema estaria resolvido. Sem pessoas no planeta, o ambiente estaria salvo. (Atenção! Este comentário contém ironia...)

  51. Parabéns !!!! Perfeito !!! A Greta não me convence e a muitos q conhece. Assisti uma entrevista com diversos jornalista e seu desempenho foi decepcionante, se não tiver o discurso ensaiado se sai mal.

    1. Não penso assim Eduardo.Que tal apresentar suas justificativas para esta avaliação?

    2. Análise superficial, precária e enviesada do jornalista.

  52. Raciocínio capenga, Narloch. O consumo per capita diminui mas a população aumenta. Gastamos menos alumínio numa lata de refrigerante mas produzimos muito mais latinhas. A verdade é que, se metade da população mundial atingir o nível econômico de um americano médio, o planeta não aguenta. Estamos sim, mantidos os atuais hábitos de consumo, caminhando para a extinção. É uma projeção bastante realista. Greta é um símbolo, alguém que chama atenção, que provoca a discussão. E é isso que importa.

    1. Carlos, aconselho-o a consultar o "Pai dos Burros", também conhecido como Dicionário e ler o significado da palavra "pirralha". Verá que significa "menina", "criança", "guria". Não há ofensa nenhuma ao chamar a Greta de pirralha. Da minha parte, a considero uma pirralha idiota que só fala besteiras e que como corretivo deveria levar umas boas chineladas no traseiro, Se você achar que é ofensa, o problema é seu.

    2. Perfeito. E sem precisar ofender ninguém de pirralha como fazem abaixo os leitores de Crusoé.

  53. A verdade é que a vida no planeta continuará depois de nós. Portanto, a natureza não está nem aí para os seres humanos. Ela já passou por mais de seis extinções em massa. Deveríamos nos preocupar mais com a nossa própria natureza para sobrevivermos mais tempo aqui.

  54. Sensacional essa reportagem. Essa "pirralha" precisa voltar pra escola e ler mais um pouco pra poder dar opiniões a respeito de um assunto tão importante.E claro que essa menina é manipulada por alguém....

  55. Mas a equação ambiental nunca é simples. Desde 1980 perdemos arras enormes de Amazônia e cerrado principalmente para o gado (nao citado por Leandro). O ciclo hidrologico no interior do continente segue afetado pela menor recarga hídrica promovida por estes biomas.

    1. A tese do Narloch é superficial e pueril. Nessa área, ser otimista é ser irresponsável.

  56. Excelente artigo! Nada como uma boa informação para desmistificar essa narrativa batida desses grupos de esquerda, sobretudo a essa suposta defesa do meio ambiente.

  57. O que ninguém conta é que Greta Thunberg é portadora da Síndrome de Asperger. Ou seja, é autista. Como os pais da menina conseguem dormir em paz?

  58. Excelente Narloch. Uma crítica arrasadora que denuncia a fragilidade do argumento deles e deixa um espaço para se tentar entender esse espírito que incensa jovens como líderes messiânicos. Abraço

  59. Esperemos, nos próximos anos, a revolução que advirá da produção em massa de carros, caminhões e aviões elétricos... Um ou outro emir do Golfo já deu início à transformação de seus países em entrepostos comerciais, para não dependerem exclusivamente do petróleo. Os outros grandes exportadores, despreparados para o mundo que virá, tenderão a promover conflitos com os vizinhos, na vã tentativa de manterem influência e apropriarem a riqueza alheia. Um desses disruptores faz fronteira com o Brasil..

    1. Oc chineses já estão colaborando diretamente com a causa ambiental: estão fazendo menos filhos e adotando o slogan - fazer mais com menos. Superpopulação é o verdadeiro problema! Esse é o nome do JOGO!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO